Endrick e Luís Guilherme: a dupla do Palmeiras que promete bagunçar na Copinha

Grandes promessas da base do Verdão, os jovens de apenas 15 anos formam, desde 2017, uma parceira conhecida dentro e fora dos gramados

Inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022, a dupla Endrick e Luís Guilherme fazem umas das parcerias mais promissoras do futebol brasileiro nas categorias de base e prometem ser uma das grandes atrações do Palmeiras na atual edição da Copinha.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Companheiros de longa data, os atletas se conheceram em uma viagem do Sub-11 do Palmeiras, em 2017, para a disputa da Go Cup, tradicional torneio de base realizado em Goiânia (GO). Após o encontro, não demorou para que o meia e o atacante selassem uma parceira de amizade dentro e fora do campo.

Promovidos ao Sub-17 em 2020 e efetivados no início da temporada 2021, os jovens de apenas 15 anos têm recebido as primeiras chances no Sub-20, último passo para a chegada ao profissional do Verdão. O coordenador da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, explica que a utilização nas categorias acima faz parte de uma estratégia de acelerar a maturação de garotos com grande potencial, estimulando o desejo de evoluir.

– A gente não tem como parar a força da natureza […] Fogo morro acima e água morro abaixo são como jogador talentoso. A única coisa que você tem de fazer é desafiá-lo. Foi o que aconteceu com Gabriel Jesus, Veron, Luan Cândido, Vitinho e Artur, entre outros. Quando o menino chama muito a atenção, a gente atropela os processos – disse o coordenador geral do Centro de Formação de Atletas, João Paulo Sampaio ao site do Palmeiras.

Ainda para o diretor, a dupla pode ser considerada a mais precoce desde a chegada de Sampaio ao clube, em 2015.

– São os atletas mais precoces com quem trabalhei em quase sete anos de Palmeiras. A gente os desafia sempre e a resposta tem sido positiva. É evolução atrás de evolução – completou.

A PRIMEIRA VEZ

Com idade para atuar sub-15, a dupla já jogava no sub-17 desde a temporada passada, na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. A experiência no sub-20, no entanto, pegou tanto o atacante quanto o meia de surpresa.

Nascido em Brasília no dia 21 de julho de 2006, Endrick soube na véspera do clássico contra o Corinthians, em agosto, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, que seria relacionado para o clássico disputada no Parque São Jorge, casa do rival.

– Na hora, nem consegui entender direito. Depois, quando a ficha caiu, fiquei muito feliz. Gosto de desafios. Sempre que visto a camisa do Palmeiras, esqueço a idade e só penso em vencer – contou o jovem ao site oficial do clube.

Da mesma forma, Luís Guilherme se surpreendeu com a notícia de que atuaria com garotos de até cinco anos mais velhos. Natural de Aracaju, onde nasceu em 9 de fevereiro de 2006, ele debutou na categoria em outubro, diante do Internacional, também pelo Brasileiro

– Foi uma alegria enorme. Estava fazendo musculação quando me contaram que viajaria para Porto Alegre. É sinal de que tenho feito um bom trabalho no Sub-17 – completou Luís.

O apoio de atletas que já foram usados pela comissão técnica do profissional, como o lateral Garcia e o volante Fabinho, vem facilitando a adaptação e ambientação da dupla na nova categoria, treinada por Paulo Victor Gomes.

– Fomos bem recebidos por todos. O único problema é o trote; tive de subir em uma cadeira para me apresentar e fazer uma dancinha. Foi feio demais – brinca Luís Guilherme, que ainda soma apenas uma partida no Sub-20.

SONHO DO PROFISSIONAL

Admirador de Felipe Melo, Endrick disputou 13 partidas pelo Sub-20 e marcou cinco gols. No Palmeiras desde os 10 anos, o centroavante aponta a intensidade do jogo como uma diferença entre atuar pelo Sub-15 e pelo Sub-20.

– Você tem de pensar mais rápido e enfrentar jogadores mais experientes, que entendem melhor o futebol. Jogar com eles tem sido importante para me desenvolver e ficar mais maduro – analisou.

Por fim, contou que a dupla ‘se procura’ em campo e desejou que a parceria se estenda até a equipe principal.

– A gente se conhece bem, um sempre procura pelo outro no campo. Tomara que essa parceria continue por muito tempo – finaliza Endrick.

Já Luís, que tem Dudu como grande inspiração, sonha com a oportunidade de, no futuro, atuar pelo time principal do Verdão – de preferência ao lado de Endrick, como acontece desde o Sub-11.

– A gente vê que o Palmeiras tem hoje várias Crias da Academia em seu elenco. Isso é algo que nos incentiva a treinar cada vez mais – finalizou Luís.

Com a dupla, o Palmeiras inicia a trajetória rumo ao título da Copinha no dia 05 de janeiro (quarta-feira), às 15h15 (de Brasília), no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema. A equipe volta aos gramados no sábado (08) e na terça-feira (11), diante de Real Ariquemes e Água Santa, respectivamente.

LEIA MAIS