Fifa anuncia regras temporárias para contratos durante guerra na Ucrânia
Objetivo da entidade máxima do futebol é amparar atletas e treinadores estrangeiros, sem prejudicar clubes envolvidos
Devido ao agravamento da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Fifa decidiu adotar regras temporárias para contratos de jogadores e técnicos durante o período do conflito. A entidade máxima do futebol publicou nesta segunda-feira (7) a lista de normas excepcionais para o momento.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A principal medida diz respeito à suspensão dos vínculos entre clubes ucranianos e atletas e treinadores estrangeiros, com efeito imediato e sem necessidade de ação judicial de qualquer uma das partes. A princípio a rescisão durará até o dia 30 de junho deste ano, final da temporada na Ucrânia.
Outro tópico aborda a relação com os clube russos, que deverão entrar em um acordo com os estrangeiros membros de seus planteis até o dia 10 de março. Caso contrário, os jogadores e técnicos poderão rescindir o contrato de forma unilateral, também até a mesma data.
A ideia das regras especiais é proteger os atletas e demais funcionários que atuem em clubes próximos a zonas de conflito, além de amparar os times ucranianos e evitar imbróglios judiciais.
Ainda de olho em oportunidades de mercado, o Palmeiras deve observar a situação de jogadores que ficarão sem contrato. Formado nas categorias de base do clube, o atacante Fernando foi vinculado ao Verdão por portais esportivos na última semana, mas não houve proposta.
LEIA MAIS:
- Leila Pereira se torna primeira presidente mulher campeã internacional na América do Sul
- Zé Rafael e Weverton exaltam título inédito pelo Palmeiras e valorizam legado
- EXCLUSIVO: Marcelo Lomba destaca início no Palmeiras e título da Recopa: ‘Aproveitar todas as oportunidades’