MP-SP pede adiamento de clássico entre Corinthians e Palmeiras; entenda

Organização teme que haja conflito entre torcidas, já que Dérbi não será único grande evento esportivo na cidade

O Ministério Público de São Paulo entrou com um pedido de adiamento do clássico entre Corinthians e Palmeiras, que está para acontecer no domingo (3), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo Brasileirão.

A solicitação enviada à CBF, Federação Paulista de Futebol e Polícia Militar foi baseada em um temor de conflito entre torcidas, segundo informação inicial divulgada pela “ESPN”.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O São Paulo recebe o Coritiba no mesmo dia no Morumbi, algumas horas mais tarde, às 20h30 (de Brasília). Com isso, o MP calcula que pelo menos 70 mil torcedores dos dois mandantes possam usar os meios de transporte da cidade ao mesmo tempo.

– Nós vamos ter 50 mil torcedores do Corinthians saindo de Itaquera e 40 mil torcedores do São Paulo indo para o Morumbi. O perigo de confronto é muito claro – disse o procurador Paulo Castilho à “ESPN”.

O pedido enviado também ressalta que o domingo está repleto de eventos na cidade, bem como o The Town, festival de música que acontece em Interlagos, impossibilitando, assim, que haja um reforço pontual e massivo de segurança nos locais de possível confronto. Apesar disso, a tendência é que o clássico não tenha a data alterada.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Elenco do Palmeiras envia mensagem de apoio para atacante Dudu

Isso se dá por conta de reuniões realizadas entre todas as instituições competentes. Segundo a PM, cabe aos organizadores garantirem a segurança e ordem pública.

– Em relação aos eventos esportivos organizados pela CBF e FPF para o próximo dia 3 de setembro, a PM contatou o Ministério Público informando sobre a concomitância das quatro partidas envolvendo as equipes confederadas e seus desdobramentos na gestão de segurança pública. Em que pese o parecer técnico emitido, coube aos organizadores a manutenção dos quatro eventos na mesma data – disse a Polícia Militar em nota oficial.

A FPF também indicou a impossibilidade do adiamento do clássico entre Corinthians e Palmeiras já que houveram inúmeras tratativas no sentido de encontrar solução alternativa à satisfação das necessidades de todos os envolvidos.

– Em caráter excepcional, a partida entre Corinthians e Palmeiras não será passível de alteração, razão pela qual solicitamos os costumeiros préstimos de V.Sas. (Vossas Senhorias) na garantia de segurança e manutenção da ordem dos torcedores nas praças esportivas em questão – concluiu.

Vale lembrar que os clássicos dentro de São Paulo são realizados apenas com a torcida do clube mandante em questão, justamente por questão de segurança, com o intuito de coibir conflitos entre adversários.