O que faltou para o Palmeiras ser campeão? Colunistas analisam

Colunistas do NOSSO PALESTRA opinam sobre a atuação da equipe na derrota diante do São Paulo na final do Campeonato Paulista de 2021

Na tarde deste domingo (23), o Palmeiras foi derrotado pelo São Paulo, no Morumbi, por 2 a 0, e ficou com a segunda colocação do Campeonato Paulista de 2021. A equipe de Abel Ferreira, que ainda não havia perdido como visitante na temporada, foi superada sem grandes dificuldades pelo Tricolor.

Porém, o que faltou para o Palmeiras ser campeão? Após o duro revés, fizemos essa pergunta para integrantes do NOSSO PALESTRA. Veja a resposta de cada um:

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

– Coragem! Faltou o coração quente de outrora e uma organização para superar o cenário adverso. Compreendo a sensação de missão cumprida nas tarefas recentes, mas finais são finais e merecem um algo além. Um repertório além. Uma solução além. Uma ousadia além. Foi pouco e precisa ser alerta para não faltar novamente.

JOÃO GABRIEL FALCADE (@GFalcade21)


– Concentração. A equipe entrou em campo extremamente desconexa com o que pedia a partida. Isso pesou tanto na parte técnica, quanto na tática e resultou em um jogo muito abaixo da equipe do Abel Ferreira. Venceu quem encarou a final como decisão. Méritos para Hernán Crespo e para o São Paulo.

ANDRÉ GALASSI (@_andregalassi)


– O Palmeiras perdeu três finais seguidas e em todas não usou o melhor do clube nos últimos tempos que foi a base. Abel Ferreira, mais uma vez, preteriu as Crias da Academia e precisou mudar o curso durante a partida, para consertar o prejuízo. O trabalho no Paulista foi usado como laboratório para os garotos e eles mereciam estar presentes como protagonista na decisão.  

RAFAEL BULLARA (@RBullara)


– Faltou coragem do Abel para montar uma estratégia mais ofensiva e não apenas jogar para segurar o São Paulo. Mesmo na partida de ida, com o rival fragilizado por não ter Luciano, Benítez e Daniel Alves, o Palmeiras sempre parecia satisfeito com o empate e não fazia nada para pressionar o adversário. Além disso, faltou coerência na escalação do duelo de volta. Patrick de Paula vinha tendo grandes atuações e foi colocado na reserva para a entrada de Danilo Barbosa, que não foi bem recentemente. Isso sem mencionar a opção de escalar Victor Luís na equipe titular e nem sequer utilizar Matías Viña ao longo do jogo.

GUILHERME PALADINO (@G_Paladino_)


– Cabeça. O Palmeiras não soube lidar com o jogo. Até aqui, em todas as grandes partidas, a equipe tinha ido bem psicologicamente. Hoje foi mal, muito mal. Abel peitando o Liziero, jogadores nervosos, não conseguindo criar, errando passes. O Abel não soube trabalhar o psicológico de ninguém, nem dele mesmo. O treinador estava muito nervoso e suas alterações não fizeram a equipe render.

JOÃO SUNDFELD (@jphsundfeld)


– Faltou entender o peso do jogo, entrar na partida. Sabemos que o clube não entrou no Campeonato Paulista até as fases finais e isso pesou muito na decisão. O Palmeiras não levou tão a sério, como já tinha levado em outras disputas. Faltou garra, vontade e obviamente alguns ajustes técnicos e táticos. Faltou insistir em meninos, como Danilo e Patrick, que já se mostraram muito eficazes em grandes jogos e hoje foram esquecidos. Sabemos que o Abel prioriza experiência nesses momentos, mas é terceira vez que ele faz isso e a terceira vez seguida que dá errado. Ele é convicto no que pensa, mas da convicção para teimosia é uma linha tênue. Hoje ele foi teimoso!

CELSO ARDENGH (@CelsoArdengh)


– Compromisso com a competição. Não é algo ruim, faz parte do planejamento, mas tem suas consequências. O São Paulo chegou, nitidamente, mais preparado para vencer. Enquanto o Palmeiras levou a decisão em uma perspectiva de “se ganhar, ótimo, mas se perder, não tem problema”. Somado a isso, a desconcentração impactou na atuação da equipe, que foi abaixo também pela escalação e estratégia de jogo. Ao final, acho que dá para separar em duas principais causas: a estrutural, ou seja, o que o campeonato representava para o time; e a conjuntural, que diz respeito à péssima performance nos 180 minutos.

ARTUR ABRAMO (@arturabramo)


– Concentração. O Abel entrou com uma escalação que não deu certo, isso faz parte, treinadores têm suas convicções, eles sabem o que será melhor para o jogo. O Palmeiras até iniciou bem, mas foi anulado pelo São Paulo. Muita troca de passes entre os zagueiros sem progredir, Luiz Adriano saindo da referência e indo buscar a bola, o Rony as vezes atuando aberto em amplitude a as vezes atacando em profundidade, mas a bola não chegava, a equipe foi anulada. Obvio que tinha um adversário do outro lado que foi o melhor clube do Paulistão e teve méritos, porém o Palmeiras poderia ter feito mais. Faltou mais ousadia e inteligência do Abel, que deveria ter mudado peças para surgir algum efeito.

ÍCARO CALDAS (@10icarocaldas)

LEIA MAIS: