Grêmio e Palmeiras fazem duelo dos clubes brasileiros com mais vitórias na Copa Libertadores

Grêmio e Palmeiras fazem duelo dos clubes brasileiros com mais vitórias na Copa Libertadores

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

Grêmio e Palmeiras começam nesta terça-feira (20) a disputar uma vaga na semifinal da Copa Libertadores de 2019. Os dois clubes são os brasileiros com mais vitórias na história da competição continental.

O Tricolor gaúcho chegou ao centésimo triunfo na vitória sobre o Libertad (PAR), na volta das oitavas de final, e alcançou a marca centenária em 189 partidas. O Palmeiras, por sua vez, saiu de campo vitorioso em 97 dos 182 compromissos no torneio. Os clubes ainda são, ao lado do São Paulo, recorditas de participações entre times nacionais na Libertadores com 18 aparições.

O Cruzeiro é o terceiro brasileiro no ranking, com 95 vitórias em 166 jogos, seguido pelo São Paulo com 90 em 183. O Santos fecha o top5 com 71 em 130.

O confronto desta terça será o quinto entre os clubes na Liberta. Na edição de 1995, eles estavam no mesmo grupo e o Alviverde venceu por 3 a 2, no Palestra Italia, e houve empate sem gols no Olímpico. Eles voltaram a se enfrentar nas quartas, quando o Tricolor fez 5 a 0 no Sul e avançou ao perder por 5 a 1, no Palestra. Os gaúchos eram treinados por Luiz Felipe Scolari e foram campeões daquela edição.

Será a primeira vez que Palmeiras e Grêmio jogarão na Arena pelo torneio continental e na volta o estádio também será inédito, afinal o clube paulista mandará a partida no Pacaembu, dia 27 de agosto, em razão dos shows da dupla Sandy e Junior no Allianz Parque.

  • Rafael Bullara

    Rafael Bullara

    Formado em jornalismo, foi editor do Lance!, onde ficou por 12 anos. MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios