Arquivos Abel Ferreira diretoria Palmeiras - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/abel-ferreira-diretoria-palmeiras/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Mon, 28 Jun 2021 05:50:25 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/#respond Mon, 28 Jun 2021 07:31:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=36383

Pode ser que a bola entre e os gestores vençam sua arriscadíssima aposta (que, inclusive, ajudou a fritar o próprio treinador). Mas pode ser que ela não entre e, assim, um ano que poderia ter sido salvo por uma ou duas peças pontuais seja desperdiçado por pura omissão

O post Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Guilherme Paladino para o Nosso Palestra: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’

Neste domingo (27), pela segunda vez seguida, o Palmeiras precisou de um gol após os 45 minutos do segundo tempo para vencer um adversário tecnicamente inferior no Allianz Parque. Entre as duas vitórias ‘na bacia das almas’ diante de América-MG (2 a 1) e Bahia (3 a 2), o time havia sido derrotado fora de casa por 3 a 1 pelo Red Bull Bragantino, em um jogo que o Alviverde ficou atrás no placar desde os 10 minutos do primeiro tempo até o apito final.

Não por acaso, nas três rodadas acima mencionadas, o Palmeiras sofreu seis gols, algo incomum para um time que era conhecido pela solidez defensiva. Ocorre que, dos cinco nomes ideais do sistema defensivo palmeirense, três são desfalques há semanas por causa de convocações para as suas seleções nacionais: Weverton, Gustavo Gómez e Matías Viña. Além destas baixas, problemas musculares também provocaram ausências importantes para Abel Ferreira ao longo da última semana: foram os casos de Luan, Jailson e Danilo, que não puderam atuar em Bragança, e Rony, que foi cortado do duelo diante do América.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Devido a este contexto, o time ainda encontra imensa dificuldade para se impor, seja contra o Juventude em Caxias do Sul, contra o Red Bull em Bragança, ou contra o Corinthians, América-MG e Bahia no Allianz Parque. Mas as redes ainda estão sendo balançadas ‘no limite’ do cronômetro e o clube ainda segue vivo, aos trancos e barrancos, na disputa pela liderança do Brasileirão. Só que a equipe não precisaria de tanta turbulência se não fosse a omissão da diretoria na temporada 2021.

Em seu último ano na presidência do Palmeiras, Maurício Galiotte optou por não investir um centavo em reforços para Abel Ferreira, o treinador que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, as competições que dão as maiores premiações em dinheiro para os times brasileiros. O presidente, através do discurso de “saúde financeira”, criou uma narrativa que colou na imprensa e na torcida, como se fosse impossível fazer qualquer tipo de adição ou substituição no elenco sem comprometer as finanças do clube com uma das contas mais equilibradas do país.

Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Parece que, a fim de não correr qualquer tipo de risco no fim do atual mandato, a diretoria acreditou piamente que, com o elenco vencedor da tríplice coroa na temporada de 2020, seria possível competir à altura na temporada de 2021 sem contratações. Apenas esqueceram de considerar que seria impossível manter o rendimento com a equipe vivendo uma sequência insana de jogos desde agosto, sem intervalo entre uma temporada e a outra. Algo que, inevitavelmente, além da oscilação em campo, provocaria inúmeros desfalques por lesões musculares, exatamente o que ocorreu constantemente nos últimos meses, e segue ocorrendo.

Aparentemente, também ‘esqueceram’ que a Copa América e as Eliminatórias da Fifa esfacelariam o sistema defensivo do clube por mais de um mês, com rodadas cruciais da Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores agendadas para este período. Isso sem contar as Olimpíadas, que, na convocação, poderiam ter sido mais cruéis do que foram com o clube que ostenta um das categorias de base mais promissoras do país; apenas Gabriel Menino ter sido chamado foi um alento.

O resultado de tal planejamento fenomenal é um clube que precisa improvisar atletas em posições diferentes em todas as partidas possíveis, além de, ultimamente, flertar demais com o azar. Há jogos em que a bola entra aos 49 minutos da etapa final, mas há jogos em que o time chuta 30 vezes, nenhuma bola entra no gol, e ele acaba eliminado em casa, do torneio que ele mesmo conquistou há menos de quatro meses, por um oponente que está na segunda divisão nacional.

Os desfalques de Gómez e Viña para a Copa América eram previsíveis há mais de um ano (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

E para quem subestima o poder de uma contratação ‘inocente’, vale lembrar que o título da Libertadores veio com um gol de cabeça de Breno Lopes, trazido por R$ 7,5 milhões de um clube da Série B. O mesmo Breno Lopes que marcou o gol aos 47 minutos do segundo tempo contra o Bahia, garantindo a vitória e, assim, mantendo o Palmeiras firme na briga pela liderança. Qual seria o destino do clube se a diretoria não tivesse buscado esse reforço pontual em meados de 2020?

E será que, no início da temporada de 2021, era mesmo impossível ter se planejado para buscar outros ‘Brenos Lopes’, como, por exemplo, para a lateral esquerda? Alguém que não comprometesse tanto na defesa e que oferecesse um leque maior de opções para construir jogadas? Talvez, se isso tivesse sido feito, o clube não teria prejuízo esportivo e financeiro na Copa do Brasil, só dizendo.

E é sempre bom pontuar que o Palmeiras ainda tem um futuro a construir no ano, mas está gravemente desfalcado em rodadas fundamentais do Brasileirão. Pode ser que a bola entre no momento certo e a diretoria vença sua arriscadíssima aposta (aposta essa que, inclusive, ajudou a fritar parcialmente o próprio treinador entre alguns torcedores e uma considerável parte da crônica esportiva). Mas também pode ser que a bola não entre e, assim, um ano que poderia ter sido salvo por uma ou duas peças pontuais, seja desperdiçado por pura omissão.

LEIA MAIS:

O post Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/feed/ 0 61d5deac-d1e5-4b68-a13f-585168db00a9 Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) 51109161196_d8e300bb48_c
Entenda a insatisfação de Abel Ferreira com a diretoria do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/entenda-a-insatisfacao-de-abel-ferreira-com-a-diretoria-do-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/entenda-a-insatisfacao-de-abel-ferreira-com-a-diretoria-do-palmeiras/#respond Thu, 24 Jun 2021 20:59:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=36041

Frustrado e desgastado, treinador português vive momento conturbado no comando técnico do Verdão

O post Entenda a insatisfação de Abel Ferreira com a diretoria do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
Em colaboração com João Gabriel Falcade, Rafael Bullara e Giuliano Formoso

A reportagem do NOSSO PALESTRA apurou que Abel Ferreira está emocionalmente desgastado e frustado com a diretoria do Palmeiras. Os problemas vividos pelo clube dentro e fora de campo atualmente foram previstos pelo treinador com bastante antecedência, mas a direção do clube não atendeu aos seus pedidos.

A estratégia da diretoria do Palmeiras para a temporada 2021 é conhecida há tempos. Contando com Abel Ferreira no comando técnico, a alta cúpula palestrina sempre afirmou que iria conter gastos e priorizar a saúde financeira do clube, mas que isso não significaria não contratar. Tal discurso, no entanto, não se concretizou. 

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Sempre foi entendido, também, que o time precisava de reforços. Pouco após a sua chegada, Abel relatou à diretoria todos os setores que precisariam ser melhorados. No entanto, o momento econômico ruim não permitiu grandes apostas e, por isso, o Verdão foi atrás de Breno Lopes, um atleta ‘dois em um’, como afirmou Abel Ferreira, em entrevista ao SporTV há alguns meses.

– Quando cheguei ao Palmeiras, pedi um lateral esquerdo, que só tínhamos um, um zagueiro canhoto, um meia e um centroavante. Pela dificuldade da pandemia, contratamos o Breno, um dois em um. Depois, descobrimos um jogador que poderia jogar de volante, que foi o Emerson. Eu só quero que todos percebam que as expectativas que criamos, que os torcedores têm, temos que as acompanhar, ou sermos verdadeiros com eles.

Com o tempo, o técnico encontrou soluções e utilizou, com frequência, as Crias da Academia. Danilo, Patrick de Paula e Gabriel Menino formaram o trio de meio-campo palmeirense na semifinal contra o River Plate, na Argentina, por exemplo. Assim, a equipe conseguiu ter boas atuações e conquistou títulos. 

Crias da Academia comemorando o título da Copa do Brasil  (Foto: Cesar Greco)

Para o português, porém, era evidente que o Palmeiras não poderia ter os jovens como alicerce. Soube o NP que o técnico alertou a diretoria sobre o uso indiscriminado das Crias, afirmando que o elenco não poderia ser centrado nos garotos, principalmente após as conquistas. Isso porque, após os títulos, o comportamento delas se alterou, como é natural e esperado nesses casos.

Em campo, Gabriel Menino e Danilo caíram de rendimento e perderam a condição de titular. Patrick de Paula é o único que teve grandes problemas além dos gramados. Pouco após ser multado por entrar com um piercing numa partida e, com isso, desfalcar o Verdão por quase sete minutos, o volante foi avistado saindo de um evento noturno e foi afastado pelo departamento de futebol. Com isso, o elenco, que já era enxuto, ficou ainda mais curto.

Para a temporada 2021, Abel entregou à diretoria um extenso relatório com todas as necessidades do elenco. O técnico ouviu que receberia novos nomes para encorpar o time, mas, ainda quando estava de férias em Portugal, passou a entender que isso não iria acontecer. 

Por isso, optou por focar nos jogos e treinamentos, para evitar maiores prejuízos e não sofrer um grande desgaste emocional. No entanto, a cada derrota, a comissão técnica vê o trabalho ser questionado e o português entende que, caso tivesse recebido os poucos nomes pedidos, o Alviverde não passaria pela queda de desempenho vivida atualmente. 

Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

As promessas descumpridas da diretoria fazem com que Abel Ferreira se sinta cada vez mais isolado dentro do Palmeiras. Além disso, declarações recorrentes do presidente Maurício Galiotte publicamente diminuindo os questionamentos do treinador também aumentam a insatisfação e a frustração.  

Recentemente, Abel voltou a reclamar da falta de reforços. Desde o título da Copa do Brasil, a diretoria tentou a contratação de diversos nomes, como Atuesta, Taty Castellanos e Ademir – além de contar com as voltas dos empréstimos de Deyverson e Dudu. 

Após a derrota para o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, Galiotte foi a público expôr a visão do clube e voltou a afirmar que as reclamações do técnico não “agregam em nada”, além de deixar claro que o treinador faz parte do processo de tomada de decisões e tem plena ciência de tudo que ocorre internamente no Palmeiras.

– Em relação à declaração, o que eu posso dizer é que não agrega, não soma, até porque ele sabe de todos os detalhes. Isso não soma nem pro Abel, nem pros jogadores, nem pra direção e nem para o torcedor. Acaba expondo situações já tratadas internamente pelo clube. A gente sabe exatamente o que está acontecendo. Eu também quero reforçar a minha equipe, ter um time imbatível, mas, nesse momento, a gente tem que ter muito equilíbrio nas nossa ações. O Abel sabe disso, trabalhamos com muita transparência. Todos aqui têm o mesmo objetivo: vencer – disse Galiotte em entrevista ao SporTV.

Deste modo, Abel Ferreira encontra-se muito desgastado emocionalmente no comando do Verdão. Todas as situações vividas atualmente, já haviam sido alertadas e previstas, pelo treinador, que repassou os pedidos à diretoria. Apesar das adversidades, o treinador português é extremamente grato pelo carinho da torcida e gostaria de ter a experiência de trabalhar com o Allianz Parque cheio. Ele não pensa em pedir demissão do Palmeiras.

LEIA MAIS

O post Entenda a insatisfação de Abel Ferreira com a diretoria do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/entenda-a-insatisfacao-de-abel-ferreira-com-a-diretoria-do-palmeiras/feed/ 0 51016146176_527a4f888a_h 61d5deac-d1e5-4b68-a13f-585168db00a9 Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Abel elogia equipe do Palmeiras, mas cobra diretoria: ‘Já que nenhum reforço entra, que ninguém saia’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-cobra-diretoria-reforcos-mas-elogia-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-cobra-diretoria-reforcos-mas-elogia-palmeiras/#respond Wed, 12 May 2021 03:29:30 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=32201

Técnico também confessou que dividiu com os jogadores a tarefa de elaborar uma estratégia para jogar na altitude, dado que nunca havia passado por esta situação

O post Abel elogia equipe do Palmeiras, mas cobra diretoria: ‘Já que nenhum reforço entra, que ninguém saia’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Nesta terça-feira (12), Palmeiras venceu sua quarta partida nesta fase de grupos da Libertadores 2021, contra o Independiente del Valle, e confirmou sua classificação para as oitavas da competição. Após a vitória em Quito, Abel Ferreira elogiou o esforço da equipe alviverde, mas também cobrou a diretoria em relação às peças do elenco, esperando que o clube não venda Rony.

– Hoje, competimos não só contra o adversário, mas também com a situação da altitude. Mais uma vez, quero reforçar: é um orgulho ser treinador desses jogadores, dessa equipe. É um orgulho pertencer a essa família. Quando todos somos um, somos muito, muito fortes – afirmou.

– Espero que a diretoria do Palmeiras não venda o Rony. Já que ninguém entra, espero que ninguém saia também – declarou, taxativamente.

Abel revelou ainda que dividiu com seus jogadores o planejamento da partida, uma vez que esta era apenas sua primeira vez comandando um time na altitude.

– Eu, juntamente com meus jogadores, pensamos em como jogar. A estratégia do jogo foi partilhada com eles, tivemos uma conversa entre nós. Foi minha 1ª vez na altitude como treinador. Quis ouvir meus jogadores, os mais experientes e os mais jovens, e traçar uma estratégia entre nós – confessou.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Além disso, o treinador analisou a estratégia da equipe frente ao time equatoriano e defendeu a forte postura defensiva, que minimizou os riscos e garantiu mais uma vitória para o Alviverde.

– A minha função, enquanto treinador, é estudar adversários, ver o que eles fizeram no passado e no presente, e entender que as equipes que vieram aqui nos últimos anos não conseguiram ganhar. Os que vieram aqui e procuraram jogo em alta intensidade saíram daqui humilhados – concluiu o técnico do Verdão.

Seguindo o calendário apertado, o Palmeiras volta a campo já nesta sexta-feira (14) contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pelas quartas de final do Paulistão 2021.

LEIA MAIS:

O post Abel elogia equipe do Palmeiras, mas cobra diretoria: ‘Já que nenhum reforço entra, que ninguém saia’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-cobra-diretoria-reforcos-mas-elogia-palmeiras/feed/ 0
Abel quer respaldo para ser ‘levado a sério’ e Palmeiras vê relação interna controlada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-ferreira-respaldo-palmeiras-relacao-controlada/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-ferreira-respaldo-palmeiras-relacao-controlada/#respond Wed, 21 Apr 2021 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=30509

Manifestações públicas demonstram incômodo do treinador com o momento atual e viagem ao Peru ajuda no entendimento entre clube e técnico

O post Abel quer respaldo para ser ‘levado a sério’ e Palmeiras vê relação interna controlada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
Com João Gabriel Falcade

Abel Ferreira voltou das férias diferente. A impaciência do treinador tem sido notada nas entrevistas coletivas e o incômodo passa desde o nervosismo à beira do gramado até a cobrança pública para com a diretoria. O treinador vive o primeiro momento de oscilação no trabalho, até aqui muito vitorioso, e esperava uma posição diferente vinda das pessoas que comandam o futebol alviverde.

Abel confidenciou a pessoas próximas que logo após o retorno das férias desejava encontrar reforços para dar continuidade ao trabalho. Aficionado por vitórias, ele acredita que, para seguir no mesmo caminho da última temporada, é necessário qualificar o elenco. Até o momento, somente Danilo Barbosa foi contratado e há tratativas em andamento pelos atacantes Taty Castellanos, do New York City, e Ademir, do América-MG.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

A falta de novos jogadores e o início de temporada oscilante fizeram com que o treinador fosse “apresentado” ao futebol brasileiro. Depois das derrotas na Recopa e Supercopa, críticas de parte da torcida chegaram e até o muro do Allianz Parque foi pichado. O perfil aberto e verdadeiro de Abel foi refletido nas declarações em coletivas. O fato de se posicionar de maneira isolada o incomodou a ponto de querer ser ‘levado a sério’ pela direção. Ele entende que o respaldo é necessário, principalmente, nos momentos conturbados, algo novo em mais de cinco messes no país.

Por outro lado, a atual cúpula alviverde tem o perfil de resolver as questões internamente e seguirá desta forma. Ela entende que a relação com Abel Ferreira é boa, tanto que o treinador agradeceu o esforço feito para que ele pudesse passar alguns dias com a família em Portugal. O comandante foi e voltou no avião particular de Leila Pereira. Em relação ao muro pichado, o Palmeiras entende que é desnecessário dar relevância a uma minoria.

A longa viagem de São Paulo até Lima, na última segunda-feira (19) serviu para que Maurício Galiotte, Abel Ferreira e Anderson Barros conversassem bastante e a visão é a de que o papo, necessário, foi produtivo para todas as partes. Dessa forma, o Palmeiras tenta reencontrar o caminho das vitórias nesta quarta-feira (21), contra o Universitário, às 21h (horário de Brasília), quando começa a defender o título da Copa Libertadores conquistado sob o comando do português.

LEIA MAIS:
Veja as reclamações e queixas de Abel Ferreira

O post Abel quer respaldo para ser ‘levado a sério’ e Palmeiras vê relação interna controlada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-ferreira-respaldo-palmeiras-relacao-controlada/feed/ 0