Arquivos Liverpool - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/liverpool/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 12 Apr 2024 02:29:26 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Estêvão marca primeiro gol pelo Palmeiras, e time vira para cima do Liverpool-URU na Libertadores https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/estevao-primeiro-gol-palmeiras-vira-cima-liverpool-libertadores/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/estevao-primeiro-gol-palmeiras-vira-cima-liverpool-libertadores/#respond Fri, 12 Apr 2024 02:02:33 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=154060

Aníbal Moreno e Flaco López foram os outros jogadores que comandaram a vitória palmeirense no Allianz Parque, na segunda rodada do torneio

O post Estêvão marca primeiro gol pelo Palmeiras, e time vira para cima do Liverpool-URU na Libertadores apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras saiu perdendo no Allianz Parque, mas mostrou que é “o time da virada” e venceu o Liverpool-URU por 3 a 1, pela segunda rodada da Libertadores. Os gols alviverdes foram marcados por Aníbal Moreno, Flaco López e Estevão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Estevão é ovacionado pela torcida do Palmeiras na Libertadores

Modo “ressaca”

O Palmeiras entrou em campo já levando um sufoco do Liverpool. Com menos de dois minutos, Rodríguez bateu direto de fora da área, Weverton espalmou para dentro e Rosso, na sobra, mandou para o fundo do gol. O árbitro ficou sem comunicação com a cabine do VAR, e só depois de seis minutos o placar foi oficialmente aberto e validado.

Depois do gol, somente Estevão e Luis Guilherme tentavam alguma jogada de perigo, enquanto Veiga não conseguia finalizar e Ríos cedia contra-ataques. O time do Abel Ferreira demonstrava muitos erros técnicos e, assim, apenas o adversário dava trabalho. Apesar disso, aos 49′ o camisa 23 cobrou escanteio no primeiro pau e lá estava Aníbal Moreno para aproveitar e igualar tudo de cabeça. 1 a 1 e intervalo.

Aníbal comemora gol marcado na Libertadores (Foto: Conmebol)

Presente e futuro

O Palmeiras voltou diferente para o segundo tempo, principalmente por conta da mudança de postura de Veiga, que começou a buscar mais o jogo. Logo aos 12′, o meia encontrou um ótimo passe pelo alto para Flaco López, que só precisou resvalar para tirar do goleiro e virar o jogo. Não demorou muito até que Estevão, aos 20′, deixasse o dele também.

Para marcar o primeiro com a camisa alviverde, o garoto de 16 anos recebeu um cruzamento na medida do camisa 23 e mandou de cabeça para o fundo da rede. 3 a 1 no placar e um time que se comportou de forma diferente para virar um jogo importante e se despedir da torcida no Allianz com 3 pontos.

Campeonato

O Verdão assume a liderança do Grupo F com quatro pontos somados ao lado do Independiente Del Valle. Liverpool e San Lorenzo seguem com um.

E agora?

O Palmeiras se prepara para fazer a estreia no Brasileirão já no domingo (14), às 18h30 (de Brasília), diante do Vitória no Barradão.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 1 LIVERPOOL-URU

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: 11 de abril de 2024, quinta-feira, às 21h
Árbitro: Angel Arteaga (VEN)
Assistentes: Antoni García (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Benjamin Saravia (CHI)
Público e renda: 28.365 torcedores / R$ 2.820.210,00
Cartões amarelos: Flaco, Aníbal Moreno (PAL); Samudio, Cayetano, Diego García, Agustín, Ignacio, Ocampo (LIV)
Gols: Rosso (0-1, 2’/1ºT), Aníbal (1-1, 49’/1ºT), Flaco (2-1, 12’/2ºT), Estevão (3-1, 20’/2ºT)

PALMEIRAS: Weverton; Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan, aos 40’/2ºT); Aníbal Moreno (Menino, aos 22’/2ºT), Richard Ríos e Raphael Veiga; Flaco López (Endrick, aos 40’/2ºT), Luis Guilherme (Rony, no intervalo) e Estevão (Mayke, aos 22’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

LIVERPOOL: Lentinelly; Kevin Amaro, Jean Rosso, Matías de los Santos, Agustín Cayetano (Bregante, aos 23’/2ºT) e Miguel Samudio (Ignacio Rodriguez, aos 16’/1ºT); Martin Barrios (Diego Rodriguez, aos 16’/1ºT), Lucas Lemos e Diego García (González, aos 23’/2ºT) ; Luciano Rodriguez e Matías Ocampo (Franco, no intervalo). Técnico: Emiliano Alfaro.

O post Estêvão marca primeiro gol pelo Palmeiras, e time vira para cima do Liverpool-URU na Libertadores apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/libertadores-da-america/estevao-primeiro-gol-palmeiras-vira-cima-liverpool-libertadores/feed/ 0 Estevão marca primeiro gol pelo Palmeiras, e time vira para cima do Liverpool-URU na Libertadores Aníbal Moreno e Flaco López foram os outros jogadores que comandaram a vitória do Palmeiras no Allianz Parque, pela segunda rodada do torneio Estevão,Libertadores,Liverpool,Pàlmeiras,Verdaõ Palmeiras x Liverpool-URU Aníbal comemora gol marcado na Libertadores (Foto: Conmebol) Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil Palmeiras hoje: Verdão empata Choque-Rei no Morumbis
Palmeiras se inspira nas próprias origens e mostra mãos dadas de passado com modernidade https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-se-inspira-nas-proprias-origens-para-promover-tatica-atual/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-se-inspira-nas-proprias-origens-para-promover-tatica-atual/#respond Sun, 09 Feb 2020 14:26:07 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/02/09/palmeiras-se-inspira-nas-proprias-origens-para-promover-tatica-atual/

Foto: César Greco/Ag. Palmeiras Por mais estranho, e até pouco lógico, que pareça ser essa inspiração no passado como prática de algo que é atual, a realidade mostra consideráveis semelhanças. O lendário time da Era Parmalat, como lembrou Vanderlei Luxemburgo, em coletiva após a vitória deste sábado, em Campinas, tinha uma trinca de ataque na […]

O post Palmeiras se inspira nas próprias origens e mostra mãos dadas de passado com modernidade apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

Por mais estranho, e até pouco lógico, que pareça ser essa inspiração no passado como prática de algo que é atual, a realidade mostra consideráveis semelhanças. O lendário time da Era Parmalat, como lembrou Vanderlei Luxemburgo, em coletiva após a vitória deste sábado, em Campinas, tinha uma trinca de ataque na qual o centrovante por vezes atuava mais próximo ao meio campo, como alguém com capacidade de construir o jogo e abrir caminho para os outros dois atacantes que compunham a linha de frente daquele time.

Evair, Edmundo e Edílson

Viralizou por todos os portais e rodas de bate papo esse tema/comparação levantada por Luxa. A questão, agora, é lembrar desse funcionamento, mas também em dados. Em uma amostragem de 15 partidas, notamos que Evair funcionou como assistência ou passe gerador para a assistência em pouco menos de 50% dos gols marcados. Desse tanto, pouco mais da metade vieram dos atacantes que faziam parceira com o camisa 9. Ou seja, o trio de ataque, seja no passe ou no gol, teve responsabilidade por algo além dos 60%. Um número enorme.

Atualidade inglesa

Se a referência citada pelo treinador ficou na história para mais de 20 anos atrás, a realidade mostra que o príncipio tático, em essência, acontece HOJE e no melhor time do planeta: o Liverpool de Klopp. E que aqui se registre, de antemão, que as comparações ficam num espectro de projeção, de ideia, afinal, qualidade individual, tempo de trabalho e orçamentos são infinitamente díspares.

O trio Firmino, Salah e Mané tem feito história. Potencial campeão invicto da Premier League, campeão Europeu e do Mundo. E esse trio tem o coração da equipe. Um ponta construtor, um ponta definidor e agudo e um camisa 9 de presença, mas que constrói fora da pequena área. Busca a bola, acha um drible, encontra um passe, movimenta a zaga rival e gera espaços. Produz movimento e, por consequência, chances de gol.

Termos e práticas

O princípio se assemelha à idea comentada -e bem executada- pelo Palmeiras de Vanderlei que, por sua vez, fala de forma mais simples sobre isso. O nove que "negocia a bola". A base é a mesma e a ideia, também.

Ainda incipiente, em aprendizagem, em construção, mas é uma prática antiga e extremamente atual. O que ainda prova que o futebol se reescreve, mas se baseia nas origens

Nem sempre é preciso rebuscar o futebol em fala, coletiva ou nomes. É preciso funcionar e ser claro pra quem acompanha. Foi o que aconteceu na importante noite deste sábado. Uma mostra bem relevante sobre como presente e passado se assemelham e se reutilizam.

Evolução e tempo

Não será do dia pra noite e em um jogo de Paulistão que as coisas serão definitivas. Nem pra bem, nem pra mal. Luiz que não servia mais pro Luiz que virou Bobby. Não será assim. Há um rastro de boa ideia sendo praticada e que demanda fé no trabalho e tempo. Nos maus dias, inclusive. O conceito de modernidade é relativo e também não se mostra por idade ou palavras. É na prática. E a projeção é bacana, saudável e com potencial.

É preciso paciência e compreensão.

O post Palmeiras se inspira nas próprias origens e mostra mãos dadas de passado com modernidade apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-se-inspira-nas-proprias-origens-para-promover-tatica-atual/feed/ 0
Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/#respond Sat, 15 Jun 2019 00:38:38 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/15/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/

O recorte que consegui fazer para responder essa pergunta envolve os últimos cinco jogos de cada equipe em seus torneios nacionais e a opinião de um comentarista que acompanhou o Liverpool de perto na Champions League, assim como acompanha o Palmeiras diariamente por aqui. Observei fundamentalmente números que, de um modo geral, nos entregam um […]

O post Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O recorte que consegui fazer para responder essa pergunta envolve os últimos cinco jogos de cada equipe em seus torneios nacionais e a opinião de um comentarista que acompanhou o Liverpool de perto na Champions League, assim como acompanha o Palmeiras diariamente por aqui. Observei fundamentalmente números que, de um modo geral, nos entregam um panorama do que foi produzido em campo durante 90 minutos. De acordo com o que tive acesso e vou trazer aqui, Palmeiras e Liverpool têm estilos bastante diferentes, embora Felipão acredite que os times atuam de forma parecida.

“Nós jogamos como o Liverpool. Reto, para frente, não tem o ‘tiki-taka’. Mas têm outros que jogam dessa forma e obtém resultado, depende da característica do jogador e da equipe”, afirmou Luiz Felipe Scolari em coletiva de imprensa após a vitória sobre o Avaí por 2 a 0, no Allianz Parque. Vamos, então, aos números de alguns quesitos específicos dos últimos cinco jogos de Palmeiras e Liverpool em seus torneios nacionais antes de tirarmos qualquer conclusão:

As estatísticas do Palmeiras nos últimos cinco jogos em seu campeonato nacional:

Palmeiras 2 x 0 Avaí (20º colocado) – Gols aos 32′ e 66′

  • 52% de posse de bola
  • 416 passes trocados (78% certos)
  • 60 bolas longas (58% certas)
  • 17 cruzamentos (41% certos)
  • 13 finalizações – 5 certas
    ADVERSÁRIO TROCOU 379 PASSES (81% CERTOS), FINALIZOU 8 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 42 BOLAS LONGAS (43% CERTAS)

Palmeiras 1 x 0 CAP (12º colocado) – Gol aos 80′

  • 43% de posse de bola
  • 304 passes (78% certos)
  • 50 bolas longas (56% certas)
  • 18 cruzamentos (39% certos)
  • 21 finalizações (3 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 406 PASSES, FINALIZOU 7 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 43 BOLAS LONGAS (44% CERTAS)

Chapecoense (17º colocado) 1 x 2 Palmeiras – Gols aos 37′ (Chape), 32′ e 45′ (Palmeiras)

  • 46% de posse de bola
  • 356 passes (78% certos)
  • 53 bolas longas (51% certas)
  • 10 cruzamentos (30% certos)
  • 14 finalizações (6 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 410 PASSES (81% CERTOS), FINALIZOU 18 VEZES (4 CERTAS) E TEVE 42 BOLAS LONGAS (52% CERTAS)

Botafogo (7º colocado) 0 x 1 Palmeiras – Gol aos 62′

  • 38% de posse de bola
  • 254 passes (70% certos)
  • 46 bolas longas (52% certas)
  • 20 cruzamentos (35% certos)
  • 17 finalizações (2 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 444 PASSES (84% CERTOS), FINALIZOU 8 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 37 BOLAS LONGAS (49% CERTAS)

Palmeiras 4 x 0 Santos (2º colocado) – Gols aos 06′, 19′, 52′ e 88′

  • 33% de posse de bola
  • 245 passes (69% certos)
  • 60 bolas longas (42% certas)
  • 17 finalizações (8 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 479 PASSES (83% CERTOS), FINALIZOU 13 VEZES (4 CERTAS) E TEVE 40 BOLAS LONGAS (53% CERTAS)

As estatísticas do Liverpool nos últimos cinco jogos de seu campeonato nacional:

Liverpool 2 x 0 Wolverhampton (7º colocado) – Gols aos 17′ e 81′

  • 59% de posse de bola
  • 603 passes (84% certos)
  • 66 bolas longas (47% certas)
  • 18 cruzamentos (17% certos)
  • 13 finalizações (5 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 427 PASSES, FINALIZOU 7 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 81 BOLAS LONGAS (39% CERTAS)

Newcastle (13º colocado) 2 x 3 Liverpool – Gols aos 20′ e 54′ (Newcastle), 13′, 28′ e 86′ (Liverpool)

  • 70% de posse de bola
  • 677 passes trocados (84% certos)
  • 72 bolas longas (49% certas)
  • 14 cruzamentos (5 certos)
  • 11 finalizações (4 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 294 PASSES (69% CERTOS), FINALIZOU 14 VEZES (7 CERTAS) E TEVE 69 BOLAS LONGAS (39% CERTAS)

Liverpool 5 x 0 Huddersfield (20º colocado) – Gols aos 1′, 23′, 46′, 66′ e 83′

  • 70% de posse de bola
  • 726 passes (88% certos)
  • 42 bolas longas (45% certas)
  • 14 cruzamentos (21% certos)
  • 21 finalizações (7 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 306 PASSES, FINALIZOU 5 VEZES (1 CERTA) E TEVE 60 BOLAS LONGAS (22% CERTAS)

Cardiff City (18º colocado) 0 x 2 Liverpool – Gols aos 57′ e 81′

  • 77% de posse de bola
  • 619 passes (86% certos)
  • 43 bolas longas (49% certas)
  • 20 cruzamentos (40% certos)
  • 17 finalizações (6 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 193 PASSES (55% CERTOS), FINALIZOU 7 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 64 BOLAS LONGAS (22% CERTAS)

Liverpool 2 x 0 Chelsea (3º colocado) – Gols aos 51′ e 53′

  • 61% de posse de bola
  • 646 passes trocados
  • 57 bolas longas (53% certas)
  • 24 cruzamentos (13% certos)
  • 15 finalizações (7 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 401 PASSES (80% CERTOS), FINALIZOU 6 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 52 BOLAS LONGAS (50% CERTAS)

1 – NÃO HÁ QUALQUER SEMELHANÇA EM POSSE DE BOLA

A equipe de Klopp faz questão de ter a bola consigo, independente de local de jogo, placar da partida ou força do adversário. Nesse recorte, a média de posse de bola do Liverpool é de 67,4%, enquanto a média palmeirense é de 42,4%. Embora os estilos sejam diferentes, é muito interessante dizer que os objetivos foram atingidos nas 10 partidas, já que os clubes venceram todas elas.

2 – A VERTICALIDADE ALVIVERDE NÃO APARECE NO FUTEBOL DO TIME INGLÊS

A posse de bola poderia até entregar isso, porém, ainda não seria suficiente para tirar essa conclusão. O ideal para entender se há grande diferença nessa verticalidade é o número de passes trocados aliado ao número de finalizações, pois são justamente esses dados que vão nos mostrar se o Liverpool conclui muito mais do que o Palmeiras, já que tem maior posse de bola e é considerado tão "vertical" quanto o Verde na visão de Felipão.

O Liverpool finalizou 77 vezes, obtendo média de 15 conclusões por jogo dentro desse recorte. Foram 3271 passes trocados nessas cinco partidas, o que significa que o time inglês troca cerca de 42 passes para cada finalização. Enquanto isso, o Palmeiras acumulou 82 finalizações, ou seja, 16 por partida, tendo trocado 1575 passes, gerando uma média de troca de 19 passes para cada conclusão a gol. Não há dúvidas de que o Palmeiras é bem mais vertical do que o Liverpool.

3 – LIVERPOOL E PALMEIRAS GOSTAM DAS BOLAS LONGAS E DOS CRUZAMENTOS

Palmeiras tem 269 bolas longas ao todo nesses cinco jogos, enquanto o Liverpool acumula 280 passes longos nesse mesmo recorte. Isso mostra que o discurso da "pobreza" da bola longa é superficial. Se ela é apenas um chutão, é pobreza tática. Porém, se há treinamento e objetivo no passe longo, ele passa a ser arma de times brasileiros ou europeus, como se vê nos números.

Em números de cruzamentos na área, o Palmeiras acumula 73 jogadas do tipo nesses cinco confrontos, enquanto o Liverpool tem 90 desses lances registrados durante essas cinco partidas, também mostrando que o discurso de vazio tático na bola aérea só existe se ela não é treinada. Quando trabalhada, passa a ser arma importante em qualquer equipe do futebol mundial.

CONCLUSÃO

Palmeiras e Liverpool têm diferenças e semelhanças que merecem destaque. Na minha visão, não carregam estilos parecidos em campo, embora invistam em construções ofensivas semelhantes. Aproveito então, mais uma vez, para dizer o que costumo falar sobre modelos táticos e estilos de jogo: não existe o certo e o errado no futebol, mas existe o que funciona e o que não funciona com aquilo que você tem em mãos para trabalhar em um elenco. Klopp e Felipão, na minha concepção, trabalham posturas diferentes, mas alcançam resultados parecidos. E, no fim das contas, é o que importa para o torcedor.

Aproveitando o ensejo, perguntei ao jornalista palmeirense Mauro Beting, que acompanhou o Liverpool em jornadas de Champions League pela TNT/Esporte Interativo, o que ele achou da comparação: "Não gosto dessa comparação. Assim como o Palmeiras não era o Real Madrid das Américas, não é também o Liverpool do Brasileirão. O Palmeiras não necessariamente tem o melhor futebol, mas tem a filosofia Scolari que não tem apenas de ser respeitada, mas admirada. Quem achava que ele estava ultrapassado tem de admitir que é difícil ultrapassar o time dele". Para concluir a análise, nada melhor do que dizer que estou de acordo com o que diz Mauro Beting.

O post Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/feed/ 0