Arquivos Mauro Beting nosso palestra - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/mauro-beting-nosso-palestra/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Mon, 31 May 2021 14:25:25 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Opinião do Mauro Beting: Caim e Abel https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-do-mauro-beting-caim-e-abel/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-do-mauro-beting-caim-e-abel/#respond Mon, 31 May 2021 14:25:18 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=33794

Confira a coluna de Mauro Beting para o Nosso Palestra: Caim e Abel Abel Ferreira merece ser criticado pela derrota diante do campeão e melhor time brasileiro desde 2019 (e que só não tem dois dos titulares daquele Flamengo fantástico de Jorge Jesus). Guardiola merece ser criticado pelas escolhas infelizes que também levaram à derrota […]

O post Opinião do Mauro Beting: Caim e Abel apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Mauro Beting para o Nosso Palestra: Caim e Abel

Abel Ferreira merece ser criticado pela derrota diante do campeão e melhor time brasileiro desde 2019 (e que só não tem dois dos titulares daquele Flamengo fantástico de Jorge Jesus). Guardiola merece ser criticado pelas escolhas infelizes que também levaram à derrota na Champions. Eu mereço ser criticado por estar escrevendo menos do que eu deveria. Você merece ser criticado por estar se exercitando menos. Governadores e prefeitos que mal versaram recursos no combate à pandemia merecem o presidente que elegemos.

Todos merecem e precisam ser avaliados o tempo todo. Mas ninguém merece ser detonado e muitas vezes perseguido mesmo como o treinador do Palmeiras.

Não falo pela torcida, que não é e não deve ser única. Una. Uniforme. Cabrestada. Ainda mais tão cabreira como ê.

Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Mas por porte da imprensa que parte pro pau ou pra edição ensaiada de tudo que fala o treinador português. Ele também extrapola e generaliza com ela do jeito que exagera nas reclamações com a arbitragem. Mesmo quando tem razão, Abel a perde por extrapolar na emoção. Na beira do campo, perdendo a estribeira na entrevista.

O que ele disse antes do clássico no Rio sobre a saudade da família é saudável. Em qualquer campo. Talvez não fosse o momento. O local. Mas pra quem está servindo muito bem como ele está, e para quem é família comandando outra muito sanguínea e briguenta como ele, a reação dele é tão natural quanto a reação contrária a tudo que faz e fala.

Abel merece críticas quanto ao jogo por vezes apenas reativo, pelo posicionamento muito atrás, pela pouca chegada de gente à área rival, algumas das escalações iniciais, outras escolhas durante o jogo, a escola de jogo que professa. Muitos dos questionamentos são válidos.

Mas quando se reclama dele do jeito que ele reclama com os árbitros, as várias partes erram. Tão feio quanto os que não entendem que saudade da família é tão futebol quanto o nosso time.

LEIA MAIS:

O post Opinião do Mauro Beting: Caim e Abel apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-do-mauro-beting-caim-e-abel/feed/ 0
Mauro Beting: A partida do pai https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-a-partida-do-pai/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-a-partida-do-pai/#respond Mon, 17 May 2021 16:46:54 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=32731

João Paulo Faria tinha 9 anos quando com o pai foi em cima da hora ver o Palmeiras no lotado Palestra… Para perder absurdamente para o XV de Jaú e oficialmente viver então a sua maior fila de títulos, no SP-85… Encharcados pela tromba d’água e pelas lágrimas pela derrota inesperada por 3 a 2, […]

O post Mauro Beting: A partida do pai apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

João Paulo Faria tinha 9 anos quando com o pai foi em cima da hora ver o Palmeiras no lotado Palestra… Para perder absurdamente para o XV de Jaú e oficialmente viver então a sua maior fila de títulos, no SP-85…

Encharcados pela tromba d’água e pelas lágrimas pela derrota inesperada por 3 a 2, seu João comprou para o filho uma camisa do maior craque alviverde naqueles anos de chumbo e choro– Jorginho Putinatti. Quando voltaram ao Chevette marrom, ele estava tão encharcado quanto eles. O vidro tinha sido quebrado e o Motorádio, levado. O pai do João mandou o filho ficar no banco de trás (o que não era obrigatório…) e resolveu inventar um outro final de jogo, como se estivesse narrando no rádio furtado. Nele, o Palmeiras vencia pelo mesmo 3 a 2. Com gol de falta de Jorginho inventado pelo pai.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Aquela vitória que só existiu na cabeça e do coração de Seu Jones para sempre ficou na alma do filho João Paulo.

Quase 36 anos depois, neste 26 de março, logo depois do empate contra o São Bento em Volta Redonda, o seu Jones partiu. Covid. Como em 2012, uma semana depois de um empate no mesmo local que rebaixou o Palmeiras no BR-12, o meu pai teve a consciência rebaixada por um AVC que o levaria quatro dias depois.

Uma semana antes do Dérbi em Itaquera que classificou o Nosso Palestra para a final do SP-21, João Paulo Faria sonhou com o pai pela primeira vez.

E escreveu o texto abaixo:

“E o palmeirense João (Seu Jones para os amigos) se foi. Quando da notícia, toda a sua família acreditava que ele seria um palmeirense que ganharia a QUÁDRUPLA COROA com a vitória sobre a doença. Infelizmente, Deus não quis assim. Ele se foi para o lado de Dele.
Para ele era isso. Família e Palmeiras. E era tudo a mesma coisa para ele. Se era Palmeiras, era família. E vice-versa.
Ele partiu desse mundo levando sua corneta passa-pano como um dom, uma marca tão palestrina e comum a nós. Xingava e elogiava na mesma frase ou no mesmo minuto. Era incrível ver jogo ao lado do meu pai.
Ele estava nesse mundo, mas foi deixando de ser daqui. Nesse mundo intransigente, beligerante e confuso onde se briga por tudo, pelo amarelo contra o azul, ele preferia ser VERDE.
Todos eram verdes para ele. Era desses que sentado na antiga bancada do velho Palestra conseguia fazer um amigo no tempo normal do jogo. Algo tão raro hoje em dia em que todos buscam heróis e vilões unifacetados e inflexíveis nos seus acertos e erros.
Não há culpados, exceto a doença. Não há heróis, exceto os profissionais da saúde e Deus.
Disso tudo, o pior, fora a dor da sua partida, é ver que diante de um milhão de narrativas, quase nenhuma acertada, é a sensação da dúvida que tanto diz que me diz traz.; a falsa ideia de que “falhei”. não protegi meu Ademir da Guia como o seu amigo Dudu faria.
Não façam isso com ninguém mais.
Respeitem.
Não tenham perguntas ou opiniões capciosas diante de tanta dor e impotência que essa doença traz para os doentes e sua família.
Protejam-se e aos seus. Escutem mais e debatam menos. Cornetem menos. Empatizem mais. Está todo mundo precisando.
Obrigado, amigos.
Meu pai está no céu. Foi um grande ser humano, um batedor de pênalti igual Evair, cabeceava como Leivinha (nos tempos de várzea), um grande contador de histórias e o melhor amigo de quem pôde tê-lo como amigo. Um pai e palmeirense para a Eternidade”.

Lindas palavras do filho. Como as da última vez que conseguiu falar com o pai. Foi 12 dias antes da partida, seis dias antes do aniversário de 72 anos dele: “2 a 0. Gol do Papagaio”. O no final do jogo contra a Ferroviária, no Allianz Parque. Foi a última vez que o filho falou com o pai. Falou de um gol no fim do Palmeiras. Sempre o começo de tudo.

O último Dérbi que viram juntos foi o 4 a 0 no Allianz Parque, em janeiro. O 2 a 2 em Itaquera no começo do SP-21 não puderam ver. 0 2 a 0 na semifinal foi o primeiro que eles sentiram juntos.

“O Palmeiras era a cura dos nossos males. Tinha que ser o motivo da nossa última conversa um gol do Papagaio… Uma vez fomos brigados ao Allianz. Coisa de família. Fomos mudos até entrar no estádio. Fizemos as pazes no portão. Era isso. O milagre do Palmeiras. Ninguém pediu desculpas. O Palmeiras nos bastava. E o jogo foi outro milagre palmeirense. O Prass catou tudo e ganhamos sem saber como do Rosário, por 2 a 0, na Libertadores de 2016”.

Eu não falei para o meu pai em 2012 que o Palmeiras havia sido rebaixado. Mas imagino que ele soubesse, 10 dias antes de partir.

O João Paulo não conseguiu falar para o Seu Jones que o time de Abel venceu de novo em Itaquera.

Mas como naquele diz de paz entre pai e filho no Allianz em 2016, não é preciso dizer nada. Só torcer por todo o nosso Palmeiras.

Naquele dia de milagres, Prass fez tudo e muito mais. Como a filha do João Dalberto, a Daniela, fez de tudo e muito mais no hospital pelo pai e por tantos filhos que Deus chamou.

Ele sabe.

Ela precisa saber: e, desta vez, o pai e o irmão precisam fazer outro “milagre” para dizer mais uma vez para ela e para todos sem palavras que o amor, como o Palmeiras, vence tudo. Vence todos. E nos faz ganhar sempre.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: A partida do pai apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-a-partida-do-pai/feed/ 0
Mauro Beting: Dudu de casa https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-dudu-de-casa/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-dudu-de-casa/#respond Sun, 16 May 2021 15:45:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=32597

Baixola, você é do tamanho da nossa idolatria. A casa é sua

O post Mauro Beting: Dudu de casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Mauro Beting para o Nosso Palestra: Dudu de casa

Dudu, quando você chegou numa manhã de domingo de 11 janeiro de 2015, a notícia que se esperava era que você escolhesse entre “Marina Ruy Barbosa ou Bruna Marquezine. E você optou pela Regina Cazé”, como escreveu um tuiteiro que bombou então.

Mas que hoje apagaria a mensagem.

Você estava entre São Paulo e Corinthians. O alvinegro já tinha até separado camisa para você na Florida Cup. O tricolor pretendia montar um ataque com o ex-palmeirense Alan Kardec.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Ninguém nem cogitava o Palmeiras na jogada.

Mas aquele tuíte seco como se escrevia então parecia “pegadinha do Mallandro”. Para um tuiteiro, “o Palmeiras pagou caro por um lixo”. Para outro incrédulo como a maioria, “hackearam o site. Só pode. E o Twitter também”. Outro: “já estamos em primeiro de abril”?

O Palmeiras que acabara de escapar da queda não parecia ter dinheiro, ousadia e planejamento para tirar alguém como Dudu não só do Grêmio. Também do São Paulo vice brasileiro, e do Corinthians que acabaria campeão do Brasil em 2015.

Seis anos e meio depois, Dudu volta bicampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, e paulista. E tendo participado da fase inicial da conquista da América. Em um clube de novo campeão da Copa do Brasil.

Mesmo sem o maior jogador da década palmeirense. O maior ídolo do período.

A melhor contratação dos últimos anos. Agora o melhor negócio da história: volta ao clube depois de um empréstimo caríssimo. Nesse ano sabático sem Dudu, o Palmeiras conquistou Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores.

Ele volta a um time ainda competitivo. Como o clube voltou a ser quando ele chegou. Muito pela ousadia da direção e parceiros então. Demais por tudo que ele aportou ao clube e ao torcedor. Superando desconfianças que eu e muitos tinham. Ganhando respeito, admiração e títulos como aquele Palmeiras que só passava o chapéu pedindo ajuda passou a dar chapéu desde 2015.

Hoje ele volta na madrugada de domingo. Dia de Dérbi.

Ainda não se sabe o que vai ser em Itaquera na semifinal do SP-21. Mas já se imagina o que será a partir de agosto.

Baixola, você é do tamanho da nossa idolatria. A casa é sua.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Dudu de casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-dudu-de-casa/feed/ 0
Mauro Beting: Sempre criticamos – Palmeiras 3 x 2 Santos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-sempre-criticamos-palmeiras-santos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-sempre-criticamos-palmeiras-santos/#respond Fri, 07 May 2021 17:12:28 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=31892

Confira a coluna de Mauro Beting para o NP sobre a vitória do Palmeiras diante do Santos: Sempre criticamos. Eu (comentando na transmissão da TNT Sports); PVC (no Premiere); você palmeirense cornetando em qualquer lugar aos 30min30s do segundo tempo: quando Lucas Esteves pisou no gramado do Allianz Parque no ótimo clássico que estava empatado […]

O post Mauro Beting: Sempre criticamos – Palmeiras 3 x 2 Santos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Mauro Beting para o NP sobre a vitória do Palmeiras diante do Santos: Sempre criticamos.

Eu (comentando na transmissão da TNT Sports); PVC (no Premiere); você palmeirense cornetando em qualquer lugar aos 30min30s do segundo tempo: quando Lucas Esteves pisou no gramado do Allianz Parque no ótimo clássico que estava empatado por 2 a 2 (o que era péssimo para os dois finalistas da Libertadores há apenas 96 dias), provavelmente pensou do mesmo jeito… Lucas Esteves é o mais versátil palmeirense com Abel. Jogou na dele como lateral-esquerdo. Quebrou galho e a bola como ponta, como meia, como volante e como ala pela esquerda. E entrou para atuar aberto como ponta agora pela direita.

Versátil. Disposto. Atuando em todas. Mas jogando pouco (e ao mesmo muito tempo) em todas elas.

Talvez não tenha dado tempo para cornetar o voluntarioso e jovem atleta e o não menos jovem e feliz treinador: 112 segundos depois ele apareceu livre na pequena área, na ponta direita, para aproveitar outro erro de Rafael Elias e outro acerto (ofensivo) no cruzamento de Viña, depois de belo lançamento de Zé Rafael. O gol da vitória palmeirense. Outra dolorida derrota para o Santos. Outra que veio da solução de banco que quase ninguém pensou, e quase todos desaprovaram quando subiu a placa: Breno Lopes no Maracanã, Lucas Esteves no SP-21.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

A hashtag #NuncaCritiquei subiu nas redes mais do que Breno Lopes contra Pará para meter na rede a Glória Eterna da Libertadores de 2020. Lucas Esteves só não calou mais bocas verdes por elas estarem abertas ou gargalhando pelo (mais um) inusitado do futebol e deste clássico. Como foi inesperado o jogo tão bom (embora este clássico costume ser historicamente ótimo). O Palmeiras esgarçado e com apenas Weverton e Viña dos titulares. O Santos ainda sem Sánchez e Sandry, mas com quase todos os atuais titulares possíveis. Criando mais chances (9 x 6), indo buscar o empate duas vezes. Mas falhando demais atrás, em três gols indefensáveis pelo espaço e facilidade dados aos palmeirenses.

Se os gols do Santos também nasceram de falhas do rival (Viña no bote do primeiro gol, e o pênalti infantil de Wesley, ainda mais em dias de VAR), os erros santistas podem ser ainda mais terríveis. A classificação para o mata-mata foi pro saco. E até risco de rebaixamento ainda corre se perder para o São Bento na última rodada. Deplorável lástima mesmo com a maratona e as perdas do elenco. No frigir das bolas: em três jogos dos 11 do SP-21, o Santos teve no máximo três desfalques, e em outras três partidas teve ao menos cinco titulares desde o apito inicial.

Correr esse risco não tem desculpa. Só a possibilidade de lutar para não cair é absurda. Bizarro como o regulamento do SP-21 que provavelmente punirá o Palmeiras que não se deve se classificar, mesmo com a quinta melhor campanha jogando direto, e no máximo com 4 titulares em um dos 11 jogos.

A única sorte santista neste momento é que se fosse Abel o seu treinador já teriam subido mais rápidas as hashtags #Vergonha #Vexame do que a #NuncaCritiquei no gol de Lucas Esteves.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Sempre criticamos – Palmeiras 3 x 2 Santos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-sempre-criticamos-palmeiras-santos/feed/ 0
Mauro Beting: Nos engana que a gente gosta – Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nos-engana-que-a-gente-gosta-palmeiras-del-valle/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nos-engana-que-a-gente-gosta-palmeiras-del-valle/#respond Wed, 28 Apr 2021 15:40:57 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=31221

Esperava uma vitória apertada palestrina. Deu o quarto 5 a 0 nos últimos seis jogos de Libertadores no Allianz Parque

O post Mauro Beting: Nos engana que a gente gosta – Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Mauro Beting para o NP sobre a goleada do Palmeiras contra o Independiente del Valle: Nos engana que a gente gosta

O Palmeiras de Luxemburgo estreou na Libertadores de 2020 numa terça-feira ganhando do Tigre por 2 a 0, na Argentina. No mesmo dia, pela semifinal da Copa da Grécia, o PAOK venceu por 3 a 2 (de virada) o Olympiakos, que saiu na frente com dois gols em 9 minutos. Naquele mesmo 4 de março, há mais de um ano, o Athletico treinava para o Paranaense, depois da vitória dos aspirantes contra o Operário de Ponta Grossa, no sábado anterior.

Você já imagina aonde quero chegar – onde não delirava como palmeirense até outubro: a Glória Eterna do bicampeonato da Libertadores, em 30 de janeiro de 2021.

Aquele Palmeiras que ganhava sem convencer na primeira fase (ainda que pela terceira vez seguida com o melhor desempenho nos grupos) acabou com a segunda melhor campanha de um campeão de Libertadores desde 1960 (com ao menos 10 partidas).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Naquela estreia em março de 2020, se eu perguntasse a quase todos os palmeirenses – e a mim mesmo e outros colegas – quem era Abel Ferreira, só o Rafa Oliveira conheceria. Se eu dissesse que Danilo (quem conhecia esse
baita todo-campista em março de 2020?) lançaria quilometricamente para Rony milimetricamente colocar a bola na cabeça de Breno Lopes no gol da vitória aos 98min28s de Maracanã… Quem teria alguma ideia de quem era aquele atacante que só jogou cinco jogos pelo Furacão e marcou um gol em 2020, até voltar ao Juventude?

No frigir das bolas: não sabemos nada sobre qualquer coisa.

Mas não podemos desdenhar de quem se prepara. E nem desenhar uma partida que só o jogo conhece.

Abel enfim preparou os titulares para o segundo jogo na Libertadores. Não deu nem uma semana depois da sofrida vitória merecida no Peru contra o fraco Universitário. Esperava uma vitória apertada palestrina. Deu o quarto 5 a 0 nos últimos seis jogos de Libertadores no Allianz Parque. Contra um bom Independiente del Valle que ainda tem no time base sete que meteram 5 a 0 no Flamengo, na temporada passada. Mas que sentiu demais a ausência de Ortiz (quem mais assiste, chuta, dribla e marca no ataque equatoriano).

A equipe que sabe jogar, ficar com a bola (em média tem impressionantes 66% por jogo, e ficou com ela nos 0 x 5 por 63%!). Mas que perdeu bolas que normalmente passa bem e inverte melhor desde a saída de jogo. Com botes precisos palmeirenses nas vezes em que o time de Abel apertou e foi feliz no seu 3-4-1-2 com a bola (5-3-2 sem).

O primeiro de Rony, o segundo de Luiz Adriano, e o terceiro de Patrick de Paula (o gol 12 mil da história palestrina) foram bolas retomadas no campo de ataque. Tanto por mérito tático e disposição dos alviverdes quanto por falhas técnicas equatorianas. O quarto gol (o segundo de Rony) foi todo um lance bem trabalhado. O quinto foi de bola parada, com Danilo Barbosa.

Mais alguns poderiam ter acontecido não fosse o bom goleiro Ramirez e as falhas finalizações palmeirenses com 10 ótimas chances. Como o Independiente del Valle teve a metade. Duas delas só não foram gol porque Weverton segue numa fase impressionante que já vem desde 2018 na meta palmeirense.

Como desde 1914 (pelo que se vê por aí) o Palmeiras só goleia pela fraqueza rival. Só vence o próprio palmeirense que corneta e vibra como sempre.

Não é o “contra tudo e contra todos” pedido por Abel – que também sabe jogar pra galera. Mas acaba mesmo sendo por ser o palmeirense tão corneteiro que ele até parece palmeirense.

E somos todos.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Nos engana que a gente gosta – Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nos-engana-que-a-gente-gosta-palmeiras-del-valle/feed/ 0
Mauro Beting: Mais porco, menos picho https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nosso-palestra-mais-porco-menos-picho/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nosso-palestra-mais-porco-menos-picho/#respond Sat, 17 Apr 2021 21:40:08 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=30283

Todos somos 11. Muito mais do que um

O post Mauro Beting: Mais porco, menos picho apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leia a coluna de Mauro Beting para o Nosso Palestra: Mais porco, menos picho

Sim. O meu picho é contra quem picha.

Sim. O time não está legal. E ninguém estará bem ao jogar três decisões (uma delas muito bem) e um clássico em dois países e três cidades diferentes em 10 dias nas quatro primeiras partidas logo depois de metade das férias depois de ganhar no talo a Libertadores e a Copa do Brasil há dois meses.

Sim. Luan tem errado demais. Nem Gómez tem acertado todas. Weverton teve que bater pênalti. Viña perdeu a cabeça. Felipe Melo perdeu o ritmo. Zé Rafael tem perdido muito. Os laterais-direitos perderam a forma. Luiz Adriano ainda não se recuperou. Rony ainda não é o dos últimos meses. Lucas Lima, o de 2015. Scarpa faz gol e dá gol. Os zagueiros reservas não estão bem. Nem todo jogo Willian acerta. Nem todo jogo o Palmeiras vai ganhar.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Todo dia é de Palmeiras. E quase todo dia tem jogo do Palmeiras. Logo, não vai dar pra ganhar sempre. E nem sempre vai dar pra ganhar lindo. Ainda mais com um elenco que é dos melhores do continente que ganhou.
Mas não tem o melhor time. E nem o melhor futebol.

Vamos oscilar como os 3 Porquinhos dos 3 canecos. Danilo, Menino e Patrick mal tem um ano ótimo de Palmeiras. Já ganharam pela vida.

E tem gente que picha e puxa pra baixo tantas conquistas. Fosse naquela imprensa sempre de mal ou querendo o pior palmeirense, normal. Pior e natural é que a corneta é das bestas do aporcalipse.

Parece que não ficaram 16 anos até 12 de junho. Parece que não viram 2002. 2012. Parece que exigem o Palmeiras ser campeão como não parecia que seria até 30 de outubro.

Quando anunciaram Abel para redescobrir a América.

Hoje parece que foi há séculos. Como desde 1914 somos cornetas.

Mas não podermos ser burros. Ou insensíveis e intolerantes.

Devemos exigir da diretoria que dê mais condições a quem deu tanto sem tantas condições.

Mas cobrar Abel como ele cobra a arbitragem é perder a razão como ele está se perdendo.

E também isso não podemos nos perder.

Todos somos 11. Muito mais do que um.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Mais porco, menos picho apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-nosso-palestra-mais-porco-menos-picho/feed/ 0
Mauro Beting: Luan e os erros desumanos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-luan-erros-desumanos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-luan-erros-desumanos/#respond Mon, 12 Apr 2021 15:15:35 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=29757

Força e luz a Luan e família pelo assédio boçal e bovino. Forca e trevas aos que forçam uma situação desumana e desrespeitosa

O post Mauro Beting: Luan e os erros desumanos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leia a coluna de Mauro Beting para o NP: Luan e os erros desumanos

Luan é ótimo zagueiro. Dos melhores que temos no Brasil. Profissional correto, agrega muito no ambiente pela capacidade e caráter. Passe muito eficiente, ajuda na construção de jogo do Palmeiras. Mas tem errado além da
conta em jogos decisivos. Mesmo quando o time é vencedor como muitas vezes foi também por ele, e não apesar de Luan.

Já falei isso algumas vezes. E vou seguir falando sempre como cidadão, jornalista e, por ultimo, pela condição que mais gosto de ser – palmeirense.

É UM CRIME O QUE FAZEM COM LUAN E A FAMÍLIA.

E escrevi em caps lock por ter gente que só lê e escreve assim – zurrando, berrando, querendo ter mais razão do que se atentar aos fatos. Ainda mais com uma pessoa como ele. Com a família que ele tem. Com filhas muito fofas e muito mais palmeirenses do que alguns dos justiceiros de redes antissociais.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Claro que Luan está errando além da conta. Mais claro ainda é que ele ainda se sustentava como titular pelas cornetas nos armários e não ensarilhadas nas arquibancadas vazias e sempre exigentes. Infelizmente, mais cristalino
parece ser que parece insustentável a permanência dele no Palmeiras que tão bem defendeu. Uma negociação para fora do país (para não reforçar rivais diretos) seria o melhor para evitar ainda mais desgastes por erros que são deles. Mas não apenas deles. E não só ele merece expiar.

Luan não merece sofrer assim. Como o torcedor de boa vontade também não merece sofrer por erros que são maltratados como desumanos.

Força e luz a Luan e família pelo assédio boçal e bovino. Forca e trevas aos que forçam uma situação desumana e desrespeitosa.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Luan e os erros desumanos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-luan-erros-desumanos/feed/ 0
Mauro Beting: Hiper Supercopa do Brasil – Flamengo 2 a 2 Palmeiras (6 a 5 nos pênaltis) https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-hiper-supercopa-flamengo-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-hiper-supercopa-flamengo-palmeiras/#respond Sun, 11 Apr 2021 19:15:11 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=29721

Mais um grande confronto histórico de uma dupla que promete mais grandes histórias em 2021

O post Mauro Beting: Hiper Supercopa do Brasil – Flamengo 2 a 2 Palmeiras (6 a 5 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leia a coluna de Mauro Beting parra o NP – Hiper Supercopa do Brasil

Supercopa de superfutebol brasileiro. Uma das melhores partidas dos últimos anos. Digna de um bicampeão brasileiro x campeão da Copa do Brasil e também o campeão da Libertadores contra o vencedor de 2019. À altura da rivalidade enorme desde 2016. Vencida por quem finalizou com mais eficiência, mesmo criando menos oportunidades, em um jogaço que foi ainda mais emocionante nos pênaltis mais bem defendidos do que necessariamente perdidos pelas duas grandes equipes. Com uma virada espetacular do Flamengo depois de perder
duas cobranças.

Ainda que com menos time, elenco, atletas desequilibrantes, mais desgastado fisicamente e com menos ritmo de jogo, o Palmeiras foi melhor do que a encomenda contra o Flamengo que jogou menos do que pode. O golaço de Raphael Veiga com 1 minuto não fez o time de Abel ficar tão retraído como em outros jogos decisivos – mesmo quando vencedores. A imensa qualidade rubro-negra foi ditando o ritmo até o empate aos 22, com Gabriel, depois de lindo lance de Filipe Luís aproveitando-se de um desvio infeliz de Luan.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Breno Lopes aos 28 só não desempatou pelo meio-campista Diego ser o monstro que é ao salvar sobre a linha como se fosse o xará Alves, e um menino como tantos rubro-negros. Aos 40, em mais um perigoso contragolpe paulista, Wesley foi derrubado por Isla. Leandro Vuaden marcou pênalti que eu não teria marcado na hora, e depois o árbitro corrigiu em lance muito discutível (se a infração foi sobre a linha da área ou não). Diego Alves fez uma defesaça na cobrança de falta de Veiga. Como Weverton faria outra mais impressionante aos 43, quando Bruno Henrique ficou cara a cara e só não marcou pelo melhor goleiro no Brasil fazer a primeira das três grandes defesas dele. Mas nem ele conseguiu evitar o golaço do craque Arrascaeta, aos 48, aproveitando-se da zaga exposta pelo Palmeiras.

Também por isso Abel voltou corretamente (e talvez devesse até ter começado…) com Danilo e Gabriel Menino. Embora o Flamengo tenha tido ótimas chances no contragolpe (uma delas inacreditável com Gabriel Barbosa), o Palmeiras foi melhor, foi empilhando mais chances e empatou aos 28, num pênalti muito bem batido por Veiga, depois da infelicidade de Rodrigo Caio ao cometer falta desnecessária em Rony.

O Flamengo então cresceu (mesmo sem Diego e com Everton Ribeiro mal) e só não virou de vez por Weverton ter feito um milagre que foi abençoado com a bola na trave que voltou para as mãos dele. Ele ainda salvaria sobre a linha a última chance com Gabigol sem ângulo.

Um jogaço que não merecia perdedor. E não teve mesmo.

Nos pênaltis, se era possível, ainda mais emoção no duelo entre dois grandes goleiros e pegadores de cobranças. E muitas cobranças muito bem executadas. Outras nem tanto. Filipe Luís, de grande atuação, cavou o dele mandando no travessão, na segunda batida carioca. Matheuzinho não bateu mal o dele, mas Weverton foi muito bem no canto direito. Luan poderia ter definido o título, mas o gigante Diego Alves defendeu no alto para a equipe carioca. Danilo ainda tinha a bola da Copa. Catimbou bastante. E foi infeliz ao carimbar a trave de Diego. Gabriel ainda precisava fazer o dele. E bateu em câmera lenta tão bem que nem Weverton todo esticado conseguiu defender.

Nas cobranças alternadas, Gabriel Menino emulou o chute de Luan no canto alto direito, e Diego defendeu do mesmo jeito. Na sequência, foi a vez de Weverton repetir o lado e a defesa na cobrança rasteira de Pepê. Mayke jogou à meia altura no canto esquerdo e lá foi Diego fazer sua terceira defesa. Rodrigo Caio foi mais feliz. Jogou na rede lateral esquerda de Weverton, que desta vez esperou e nem foi para a bola que foi muito bem tratada em Brasília.

Ao menos ela.

Mais um grande confronto histórico de uma dupla que promete mais grandes histórias em 2021.

E contando.

LEIA MAIS:

O post Mauro Beting: Hiper Supercopa do Brasil – Flamengo 2 a 2 Palmeiras (6 a 5 nos pênaltis) apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/mauro-beting-hiper-supercopa-flamengo-palmeiras/feed/ 0