Arquivos tag-Emerson Leão - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-emerson-leao/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 23 Jul 2020 17:18:49 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Ídolo na acepção do termo: 70 anos de Leão https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/idolo-na-acepcao-do-termo-70-anos-de-leao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/idolo-na-acepcao-do-termo-70-anos-de-leao/#respond Thu, 11 Jul 2019 22:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/idolo-na-acepcao-do-termo-70-anos-de-leao/

“Foi o melhor que eu vi jogar com a nossa camisa”. Claro e simples na afirmação, um homem além dos 50 anos e alguns muitos títulos garantiu a mim, com o verde nos olhos, que Emerson Leão é esse cara. Por ventura, o pai deste que vos escreve ainda arrematou a discussão dizendo que foi […]

O post Ídolo na acepção do termo: 70 anos de Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“Foi o melhor que eu vi jogar com a nossa camisa”. Claro e simples na afirmação, um homem além dos 50 anos e alguns muitos títulos garantiu a mim, com o verde nos olhos, que Emerson Leão é esse cara. Por ventura, o pai deste que vos escreve ainda arrematou a discussão dizendo que foi o ídolo mais chato que ele já teve.

Contradições típicas dos improváveis e evidentes candidatos à história dos clubes. A idolatria nunca chega aos de pouca personalidade. Seja ela explosiva ou silenciosa, a descrição não combina com a adoração de uma família. Leão é o exemplar perfeito do falastrão, do líder, do folgado, do ousado.

Do Palmeiras.

Exaltado em defender seus pontos e vistas, não é alguém que se submeta ao momento. Sempre fez o momento. Defendeu rivais do time em que se posicionou no panteão. Deu as mãos com Santos ou divindades, mas foi humano de fazer a carreira em outras freguesias. E isso não desmerece a história. Qualifica. Engrandece. Torna vulnerável e apaixonante.

WhatsApp-Image-2019-07-11-at-17.33.21

É quem mais vezes esteve de mangas longas e luvas ostentando um distintivo verde e branco no peito. Ninguém nos defendeu em tantas oportunidades. Fez o Palmeiras chegar ao gol do país. Fascinou o mundo. Chocou os próximos com talento e como autenticidade. Se existe uma combinação mais identificada ao Parmerismo, confesso desconhecer.

Emerson Leão está na primeira fileira da centenária e feroz história alviverde. Chega aos 70 anos, hoje, e merece ter seu espírito reavivado no coração do torcedor que o viu e os que não tiveram essa sorte, como eu, que faço essas palavras baseadas nas emoções dos meus próximos.

WhatsApp-Image-2019-07-11-at-17.33.22

E por mais imprescindível que tenha sido em campo, a fera fascinava também as garotas da época. Galã fora das quatro linhas, Leão conquistava fãs de muitas maneiras e todos e todas são eloquentes em afirmar que o aniversariante é um enorme, gigante, quase imbatível e nem sempre tranquilo, ídolo da Sociedade Esportiva Palmeiras.

O post Ídolo na acepção do termo: 70 anos de Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/idolo-na-acepcao-do-termo-70-anos-de-leao/feed/ 0 WhatsApp-Image-2019-07-11-at-17.33.21 WhatsApp-Image-2019-07-11-at-17.33.22
Especial Robertão-69: a estreia, Flamengo 2 x 1 Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-robertao-69-a-estreia-flamengo-2-x-1-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-robertao-69-a-estreia-flamengo-2-x-1-palmeiras/#respond Thu, 10 Jan 2019 15:21:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/01/10/especial-robertao-69-a-estreia-flamengo-2-x-1-palmeiras/

Desde a perda da decisão da Libertadores-68 e da péssima campanha no SP-68 no primeiro semestre, o Palmeiras precisou modernizar o departamento de futebol e o elenco. Para isso o presidente Delfino Facchina deu o comando a José Giménez Lopes. Carioca, era Fluminense até ver o Palestra Italia jogar, em 1934. Virou casaca. O único […]

O post Especial Robertão-69: a estreia, Flamengo 2 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Desde a perda da decisão da Libertadores-68 e da péssima campanha no SP-68 no primeiro semestre, o Palmeiras precisou modernizar o departamento de futebol e o elenco. Para isso o presidente Delfino Facchina deu o comando a José Giménez Lopes. Carioca, era Fluminense até ver o Palestra Italia jogar, em 1934. Virou casaca. O único de uma família de corintianos.

Logo deu passe livre a bandeiras históricas como o goleiro Valdir, o lateral Djalma Santos e o volante Zequinha (os dois últimos bicampeões mundiais pelo Brasil, em 1962, todos com quase ou mais de 10 anos de Palmeiras). Saíram também os pontas Gildo (Atlético Paranaense, por 50 mil cruzeiros novos) e Rinaldo (Coritiba, por 30 mil). O lateral Ferrari foi para o Paulista por 100 mil. O atacante Tupãzinho foi trocado pelo lateral-esquerdo Zeca, com o Grêmio. O goleiro uruguaio Maidana ganhou passe livre. O meia-atacante Servílio foi para o Corinthians por 80 mil cruzeiros novos. Outro goleiro (Perez) acertou com a Portuguesa Santista.

No segundo semestre de 1968, o Palmeiras fez a reformulação necessária no elenco. Foram contratados 15 jogadores. Mais de 3 milhões de cruzeiros novos foram investidos. Era necessário. E, como sempre, parte da imprensa achou que gastamos muito… Do Botafogo de Ribeirão Preto veio o lateral-direito Eurico (titular absoluto da Segunda Academia, a partir de 1972). Do São Bento, com apenas 18 anos, Luís Pereira (o maior zagueiro da história do clube), o goleiro Chicão e o ponta-direita Copeu. Do América de Rio Preto veio o zagueiro Nelson Coruja. Da Portuguesa Santista o lateral-esquerdo Dé e o meia-atacante Serginho. Do Flamengo voltou em definitivo César Maluco, além do goleador argentino Artime, que chegou do Independiente. O atacante Cardoso foi contratado do Guarani. Além de outros menos votados como Joaquim (Hercílio Luz), Marco Antonio (Francana) e Cassiano (Itápolis).

Da estrutura-base só ficaram os eternos Dudu e Ademir da Guia. A zaga manteve o miolo com Baldochi e Minuca. Já em 1969 chegou Leão, jovem goleiro do Comercial. O técnico Filpo Núñez foi mantido dede 1968.

O reformulado Palmeiras de 1969 fez boa campanha no primeiro semestre no Paulista. Mas Pelé desequilibrou no quadrangular final. Santos tricampeão estadual. Verdão foi vice. Logo depois de ganhar do Corinthians e ficar com o segundo lugar, Filpo falou mal de cartolas e de alguns jogadores que teriam “se vendido” para o Santos nos 3 a 0 dolorido no Palestra… O papo em um restaurante chegou até os cabeças que cortaram a do treinador.

Assumiu em 2 de julho de 1969 o jovem Rubens Minelli. Um dos maiores treinadores da história. Mas ainda desconhecido e muito combatido desde o início do trabalho no clube. Numa noite de sexta-feira, Giménez Lópes acertou com ele, por telefone, o desligamento do Guarani. A ideia inicial era contratar alguém de peso como o ex-santista Lula ou o também jovem mas já vitorioso técnico Zagallo, do Botafogo. Mas faltava dinheiro. Minelli era mais barato – então.

Giménez tinha uma filosofia de trabalho que era sempre necessário renovar. Jogadores não poderiam ficar mais de 4 anos num clube – a não ser que fossem Ademir e Dudu. Treinador, no máximo uma temporada.

Minelli era uma aposta. Mas conhecia o clube. Como treinador da base palmeirense, ganhou 10 títulos até 1964, quando resolveu ser treinador de equipes profissionais.

Ele estreou em amistoso em Maringá. Vitória por 1 a 0. Mais duas semanas começou a turnê internacional pela África e Europa, com excelentes resultados: 10 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. Na mala o primeiro dos três Ramón de Carranza do clube. Vitórias contra Real Madrid e Barcelona, em amistoso. Esta apenas quatro dias antes da estreia no Robertão de 1969. O torneio que começara em 1967 e que o Palmeiras conquistou de cara. (Veja no ESPECIAL ROBERTÃO-67 em O NOSSO PALESTRA todos os jogos da campanha). Palmeiras que seria finalista também em 1968. E que seria bicampeão em 1969. Apesar dos problemas iniciais.

Sem Ademir da Guia, sem contrato, Dudu foi adiantado para jogar onde se destacou na Ferroviária na partida inaugural do torneio, no Rio. Como armador. Mas o time ficou muito fechado. Defensivo. O Flamengo de Tim acabou vindo pra cima.

Aos 18 abriu o placar, quando o ponta-esquerda Arilson recebeu de Rodrigues Neto. Aos 29 o atacante Cardoso empatou, de fora da área, em chute de bico que desviou em Guilherme e ainda bateu no travessão.

No intervalo, Rubens Minelli quis fazer a equipe mais ofensiva. Trocou Dudu por César Maluco, recuando o meia-atacante Serginho para a armação. Deu certo por 10 minutos. Depois o Flamengo voltou a crescer. E desempatou aos 33, quando Dionísio marcou de cabeça, depois de escanteio.

A única boa notícia daquele dia de estreia no Robertão-69 foi a contratação do ponta-direita Edu. A Portuguesa aceitou vendê-lo por 250 mil cruzeiros novos e mais o goleiro reserva Neuri. No final das contas, Neuri ficou em Perdizes e o clube pagou mais 50 mil pelo atacante. Edu viraria Bala e jogaria no Verdão até 1977. Seria o 7 da Segunda Academia. Veloz, driblador e dono de patada de perna direita. Um senhor jogador.

Ótimo reforço para o Robertão-69 que começava mal. E ficaria ainda pior.

FLAMENGO 2 x 1 PALMEIRAS
Roberto Gomes Pedrosa – 1ª fase
Quarta-feira, 10/setembro (noite)
Maracanã
Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Agomar Martins (RS)
Renda: NCr$ 41 569
Público: não disponível
PALMEIRAS: Chicão; Eurico, Baldochi, Minuca e Dé; Zé Carlos, Jaime e Dudu (César);
Copeu, Cardoso e Serginho
Técnico: Rubens Minelli
Gols: Arílson 17 e Cardoso 27 do 1º; Dionísio 34 do 2º

O post Especial Robertão-69: a estreia, Flamengo 2 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-robertao-69-a-estreia-flamengo-2-x-1-palmeiras/feed/ 0
Leão torce para que Jaílson quebre o seu recorde no Palmeiras: “De coração e não da boca pra fora” https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-leao-torce-pela-invencibilidade-de-jailson-no-palmeiras-de-coracao-e-nao-da-boca-pra-fora/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-leao-torce-pela-invencibilidade-de-jailson-no-palmeiras-de-coracao-e-nao-da-boca-pra-fora/#respond Thu, 22 Feb 2018 21:29:35 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/22/cha-verde-das-5-leao-torce-pela-invencibilidade-de-jailson-no-palmeiras-de-coracao-e-nao-da-boca-pra-fora/

Jailson é um dos grandes ídolos recentes da história do Palmeiras. Nas últimas duas temporadas o camisa 42 foi muito importante para o clube, inclusive conquistando títulos e marcas históricas. Diante da Ponte Preta no último domingo, o goleiro chegou à sua 29º partida sem saber o que é perder, igualando a marca de Velloso […]

O post Leão torce para que Jaílson quebre o seu recorde no Palmeiras: “De coração e não da boca pra fora” apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Jailson é um dos grandes ídolos recentes da história do Palmeiras. Nas últimas duas temporadas o camisa 42 foi muito importante para o clube, inclusive conquistando títulos e marcas históricas. Diante da Ponte Preta no último domingo, o goleiro chegou à sua 29º partida sem saber o que é perder, igualando a marca de Velloso (29 jogos invictos entre 23/01/1996 e 07/05/1996).

Em toda história, apenas um goleiro possui marcas melhores do que as impostas por Jailson e por Velloso: Emerson Leão. O ídolo alcançou uma série de 34 jogos invictos, entre 04/04/1973 e 18/11/1973 (sua segunda melhor marca), e outra de 42 jogos, entre 05/12/1971 e 07/09/1972 (a sequência recordista).

Jailson é o goleiro que está mais perto de alcançar essa incrível marca do Leão.

No ‘Chá Verde das 5’ desta quinta-feira (22), Emerson Leão foi o convidado do bate-papo de Alex Müller e Mauro Beting e o ex-goleiro do Verdão comentou sobre a humildade de Jaílson e torce muito para que o jogador alcance a sua marca no Palmeiras e faça história no clube:

“Eu tô torcendo. Sinceramente, porque eu nem sabia que era recordista (de jogos invictos). O Jailson é simpaticíssimo. Tive oportunidade de chegar no Palmeiras ou dia, quando fomos homenageados como campeões de 1972, quando jogamos cinco campeonatos e ganhamos cinco, quando ele tava lá fazendo tratamento, sozinho, solitário, como é o goleiro, e voltou a jogar. Tá maravilhosamente bem. Portanto, vamos torcer pra ele, mas torço de coração e não da boca pra fora. Ele é um cara simples. Nós chegamos lá com todos aqueles campeões, todo mundo vivo e tirando fotografia e ele estava lá. Eu fui até ele na piscina e brinquei, depois ele sentou conosco e me disse: Eu vou me recuperar. Parabéns, porque ele se recuperou mesmo”, disse.

ASSISTA O CHÁ VERDE DAS 5:

O post Leão torce para que Jaílson quebre o seu recorde no Palmeiras: “De coração e não da boca pra fora” apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-leao-torce-pela-invencibilidade-de-jailson-no-palmeiras-de-coracao-e-nao-da-boca-pra-fora/feed/ 0
Jailson iguala sequência invicta de Velloso e tem clássicos e Libertadores para chegar em Leão https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/jailson-iguala-sequencia-invicta-de-velloso-e-tem-classicos-e-libertadores-para-chegar-em-leao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/jailson-iguala-sequencia-invicta-de-velloso-e-tem-classicos-e-libertadores-para-chegar-em-leao/#respond Mon, 19 Feb 2018 09:00:20 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/19/jailson-iguala-sequencia-invicta-de-velloso-e-tem-classicos-e-libertadores-para-chegar-em-leao/

Jailson chegou a 29 jogos consecutivos sem perder pelo Palmeiras no empate sem gols contra a Ponte Preta neste domingo (18), em Campinas. Ele se juntou a Velloso com a terceira marca invicta entre goleiros na história do clube e o ex-goleiro conseguiu o feito durante a temporada de 1996. As duas maiores séries pertencem […]

O post Jailson iguala sequência invicta de Velloso e tem clássicos e Libertadores para chegar em Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Jailson chegou a 29 jogos consecutivos sem perder pelo Palmeiras no empate sem gols contra a Ponte Preta neste domingo (18), em Campinas. Ele se juntou a Velloso com a terceira marca invicta entre goleiros na história do clube e o ex-goleiro conseguiu o feito durante a temporada de 1996.

As duas maiores séries pertencem a Emerson Leão. A primeira é de 42 jogos, entre 1971 e 1972, e a segunda de 34 partidas, de 1973. Faltam cinco compromissos para Jailson alcançar Leão, porém até lá terá dois clássicos e a estreia na Libertadores.

Das 29 partidas invictas são 19 vitórias e dez empates. O goleiro palmeirense tem 43 partidas pelo clube.

O post Jailson iguala sequência invicta de Velloso e tem clássicos e Libertadores para chegar em Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/jailson-iguala-sequencia-invicta-de-velloso-e-tem-classicos-e-libertadores-para-chegar-em-leao/feed/ 0
Chá Verde das 5: Ex-técnico Emerson Leão revela que aceitaria ser diretor executivo do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-ex-tecnico-emerson-leao-revela-que-aceitaria-ser-diretor-executivo-do-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-ex-tecnico-emerson-leao-revela-que-aceitaria-ser-diretor-executivo-do-palmeiras/#respond Thu, 09 Nov 2017 18:37:46 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/11/09/cha-verde-das-5-ex-tecnico-emerson-leao-revela-que-aceitaria-ser-diretor-executivo-do-palmeiras/

No Chá Verde das 5 desta quinta-feira (9), o colunista do Nosso Palestra Alex Müller, contou com a presença do ex-goleiro e ex-técnico Emerson Leão. Após a derrota do Verdão diante do Vitória, nomes de possíveis técnicos para 2018 surgiram entre os torcedores, inclusive o de Leão. Questionado sobre a possibilidade de comandar o clube […]

O post Chá Verde das 5: Ex-técnico Emerson Leão revela que aceitaria ser diretor executivo do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

No Chá Verde das 5 desta quinta-feira (9), o colunista do Nosso Palestra Alex Müller, contou com a presença do ex-goleiro e ex-técnico Emerson Leão. Após a derrota do Verdão diante do Vitória, nomes de possíveis técnicos para 2018 surgiram entre os torcedores, inclusive o de Leão.

Questionado sobre a possibilidade de comandar o clube alviverde, o ex-goleiro disse que aceitaria outro cargo.

“Meu nome vai fazer parte, sempre, ao lado ou junto com o Palmeiras, porque lá adquiri toda minha identidade. Eles sabem como sou, como eu penso, acredito na minha honestidade. Esse é um legado que eu levo para sempre. E se precisarem de um homem para o posto, eu diria até de um diretor executivo, podem contar comigo. Para dar apoio, para pegar no pé, não para orientar, somente. Mas para definirmos as coisas. Acho muito perigoso o cargo, porque é um cargo de confiança”, concluiu Leão.

Emerson ainda comentou sobre o trabalho de Valentim. Confira na íntegra do Chá Verde das 5:

O post Chá Verde das 5: Ex-técnico Emerson Leão revela que aceitaria ser diretor executivo do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cha-verde-das-5-ex-tecnico-emerson-leao-revela-que-aceitaria-ser-diretor-executivo-do-palmeiras/feed/ 0
LIVED: Cuca voltou na hora errada e há muitas escolhas erradas, critica Leão https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lived-cuca-voltou-hora-errada-muitos-fazem-escolhas-erradas-critica-leao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lived-cuca-voltou-hora-errada-muitos-fazem-escolhas-erradas-critica-leao/#respond Mon, 14 Aug 2017 17:56:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/08/14/lived-cuca-voltou-hora-errada-muitos-fazem-escolhas-erradas-critica-leao/

Emerson Leão fez críticas referentes à atual situação do Palmeiras via Facebook Live. O ex-goleiro e ex-técnico do Verdão falou sobre a volta do atual treinador Cuca. “Eu acho que o Cuca fez muito pelo Palmeiras e se licenciou. E estava esperando um novo convite. Mas foi feito na hora errada. Ele voltou prematuramente porque […]

O post LIVED: Cuca voltou na hora errada e há muitas escolhas erradas, critica Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Emerson Leão fez críticas referentes à atual situação do Palmeiras via Facebook Live. O ex-goleiro e ex-técnico do Verdão falou sobre a volta do atual treinador Cuca. “Eu acho que o Cuca fez muito pelo Palmeiras e se licenciou. E estava esperando um novo convite. Mas foi feito na hora errada. Ele voltou prematuramente porque a casa não era igual e nem ele era igual. Torço para que o ano termine o mais rápido possível para que possa acontecer algo melhor”, criticou.

Leão também falou sobre os diretores e escolhas dos jogadores. “Não sei quem foi — não conheço por dentro o Palmeiras agora —, mas quem escolhe está escolhendo errado. Que tem muita gente, tem”, disse.

 

Assista à Live com Mauro Beting, Alex Müller e Leão na íntegra:

O post LIVED: Cuca voltou na hora errada e há muitas escolhas erradas, critica Leão apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lived-cuca-voltou-hora-errada-muitos-fazem-escolhas-erradas-critica-leao/feed/ 0