Arquivos tag-torcida única - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-torcida-unica/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sat, 30 Sep 2023 00:38:10 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Opinião: ‘Sabor de uma torcida visitante’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-sabor-de-uma-torcida-visitante/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-sabor-de-uma-torcida-visitante/#respond Sat, 30 Sep 2023 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=136288

Torcida única é uma afronta para os amantes do futebol!

O post Opinião: ‘Sabor de uma torcida visitante’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há um bom tempo, os jogos na Argentina não têm torcida visitante, independentemente do confronto. Aquela velha estratégia de tentar acabar com a violência proibindo pessoas de irem aos estádios. Vai entender… No Brasil, essa medida está apenas em alguns clássicos regionais, como em São Paulo, por exemplo. Outros estados também adotaram essa ideia, mas alguns vão na contramão e implementaram até torcida mista em clássicos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcidas de Boca e Palmeiras fazem festa pós jogo. Confira vídeos!

Torcida La 12 canta após término da partida. (Vídeo: Acervo Pessoal – André Costa)
Festa e resposta da Mancha Verde depois da partida. (Vídeo: Arquivo pessoal – André Costa)

Esta semana, estive na Argentina para acompanhar o Maior Campeão do Brasil em mais uma batalha em solo estrangeiro. Durante os dias pré-jogo, senti a hostilidade por parte dos ‘xeneizes’ e hospitalidade pelo lado dos ‘milionários’.

Andando nas ruas, desfilando as cores verde e branco, muitos argentinos nos abordavam e diziam que o Palmeiras tinha que ganhar na quinta-feira: “El jueves tenemos que ganar!”. Não eram só torcedores do River Plate que falavam conosco, mas também de outros clubes do país. Em Buenos Aires, metade da população ama o Boca Juniors e a outra metade odeia.

O povo argentino é apaixonado por futebol e vive a rivalidade diariamente. Se vê muito pelas ruas camisas de clubes do país e não aquele monte de Manchester City, Real Madrid e PSG que vemos Brasil afora. Aqui o futebol nacional é elevado à última instância e o amor pelos clubes é algo imensurável.

Apesar de todas as complicações com a polícia local no trajeto até La Bombonera, os palmeirenses entraram no estádio e alguns, como eu, perderam os cinco minutos iniciais do jogo. Apesar de estarem com poucos integrantes, a Mancha Verde fez uma grande festa e foi apoiada por todos os torcedores alviverdes que tiveram o prazer de assistir a uma semifinal de Libertadores no místico estádio ‘xeneize’.

A maior organizada do Boca, a ‘La 12’, também fez grande festa com fumaça, papel picado e músicas embaladas pela banda de metais. Porém, o estádio só cantou por completo em dois momentos na partida e por pouco tempo, mas deu para sentir a estrutura balançando.

Ao final da partida, os torcedores do Boca mataram a saudade de ter uma torcida visitante em sua frente. Após o apito final, a organizada continuou cantando e provocando os palmeirenses que ainda teriam que ficar aproximadamente por mais uma hora no estádio. Quando terminaram, foi a nossa vez! Como forma de resposta, começamos os cânticos do Verdão até que eles fossem embora de uma vez por todas.

A torcida visitante é fundamental para uma partida de futebol. A torcida única é uma afronta para os amantes do esporte! Se não tivessem os palmeirenses na Argentina, com certeza a ‘La 12’ não ficaria por quase uma hora cantando e festejando. Que usemos tudo isso agora a nosso favor! Eles virão para o Brasil e farão uma grande festa, tal qual a Mancha na La Bombonera.

Agora cabe a nós e ao elenco de Abel Ferreira espantar esse fantasma do Boca Juniors para longe e fazer com que o Palmeiras possa eliminá-los pela primeira vez na história da Libertadores.

O post Opinião: ‘Sabor de uma torcida visitante’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-sabor-de-uma-torcida-visitante/feed/ 0 Opinião: 'Sabor de uma torcida visitante' Torcida visitante é fundamental para uma partida de futebol. Torcida única é uma afronta para os amantes do esporte! Abel Ferreira,Boca Juniors x Palmeiras,Coluna,La Bombonera,Libertadores,Nosso Palestra,Opinião,Palmeiras,tag-torcida única,torcida visitante,Verdão,Visitante,palmeiras Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil Palmeiras hoje: Verdão empata Choque-Rei no Morumbis Atuações NP: São Paulo x Palmeiras – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Verdão segue preparação para Choque-Rei
Talibancada intolerante https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/talibancada-intolerante/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/talibancada-intolerante/#respond Tue, 03 Dec 2019 21:27:55 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/03/talibancada-intolerante/

Amigo do meu irmão um dia foi ao Morumbi ler um livro durante o jogo do São Paulo. 1984 – o ano, não o filme. Ficou lá sem ser importunado. O senhor de 67 anos que se trajou para ler Marx no Allianz Parque até ser convidado a se retirar pela ação de torcedores que […]

O post Talibancada intolerante apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Amigo do meu irmão um dia foi ao Morumbi ler um livro durante o jogo do São Paulo. 1984 – o ano, não o filme. Ficou lá sem ser importunado.

O senhor de 67 anos que se trajou para ler Marx no Allianz Parque até ser convidado a se retirar pela ação de torcedores que se acham mais torcedores e censores do que outros é mais uma prova da intolerância apedeuta das talibancadas contaminadas pelas redes sociais. Dos mesmos criadores de outros intolerantes que, no mesmo dia, expulsaram dois torcedores que não vestiam a camisa do clube e não se manifestavam como "torcedores" (SIC) em infeliz jornada de torcida única como a sinapse comprometida.

O futebol está cada vez mais parecido com a vida.

Em sua pior acepção.

O post Talibancada intolerante apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/talibancada-intolerante/feed/ 0
Nota quase oficial a respeito da torcida única https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-quase-oficial-a-respeito-da-torcida-unica/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-quase-oficial-a-respeito-da-torcida-unica/#respond Sun, 01 Dec 2019 01:04:50 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/01/nota-quase-oficial-a-respeito-da-torcida-unica/

NOTA QUASE OFICIAL: A torcida é parte fundamental do espetáculo e, na visão do Palmeiras, qualquer partida deve ter a participação de todos. Sobretudo os que pagam muito caro seus ingressos no Allianz Parque. E quem não tem dinheiro, por obséquio, nem chegue perto do estádio. No entanto, a segurança é um bem maior a […]

O post Nota quase oficial a respeito da torcida única apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

NOTA QUASE OFICIAL: A torcida é parte fundamental do espetáculo e, na visão do Palmeiras, qualquer partida deve ter a participação de todos. Sobretudo os que pagam muito caro seus ingressos no Allianz Parque. E quem não tem dinheiro, por obséquio, nem chegue perto do estádio.
No entanto, a segurança é um bem maior a ser preservado, e a Polícia Militar e o Ministério Público são as autoridades competentes (na teoria) para avaliar as condições de segurança de um evento, até porque são agentes ativos no processo, por mais que sejam cada vez mais passivos e permissivos.
O Palmeiras não tem elementos técnicos e nem coragem para discutir e/ou vontade para debater e para avaliar ou julgar as medidas de segurança recomendadas pela Polícia Militar ou Ministério Público e irá respeitar as orientações das autoridades competentes e da CBF. Por mais que sejam incompententes.
O Palmeiras lamenta profundamente que ainda tenhamos esse tipo de situação no futebol brasileiro, mas não é agente de segurança pública e não possui ingerência para posicionamento contrário. E nem vontade para fazer algo mais duro e necessário para preservar o real espírito do futebol, como também pouco faz para liberar o cerco ao Allianz Parque, elitismo sem fundamento que há três anos afasta o torcedor do clube, como também pouco tem combatido a ação de torcedores que levam a essa situação absurda. De todos os clubes.
De toda forma, o Palmeiras roga para que tenhamos um grande evento esportivo sem maiores intercorrências neste fim de semana, e desde já propõe que autoridades e entidades esportivas, de prática e de administração, se unam para buscar uma solução definitiva e satisfatória para o problema da segurança, que não passe por restringir os direitos de torcedores.

Cada vez mais sem direitos.
Cada vez menos torcedores.

O post Nota quase oficial a respeito da torcida única apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-quase-oficial-a-respeito-da-torcida-unica/feed/ 0
Palmeiras aceita pensamento e tolice única da falta de autoridade e de público https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-aceita-pensamento-e-tolice-unica-da-falta-de-autoridade-e-de-publico/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-aceita-pensamento-e-tolice-unica-da-falta-de-autoridade-e-de-publico/#respond Fri, 29 Nov 2019 21:14:26 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/11/29/palmeiras-aceita-pensamento-e-tolice-unica-da-falta-de-autoridade-e-de-publico/

A institucionalização da intolerância que é a torcida única chega aos níveis da barbárie ao impedir a torcida do Flamengo de assistir ao clássico ("amistoso") contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Não estamos resolvendo a violência nos estádios e nas ruas tirando gente dos campos. Não estamos educando os mais jovens que não vão saber […]

O post Palmeiras aceita pensamento e tolice única da falta de autoridade e de público apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A institucionalização da intolerância que é a torcida única chega aos níveis da barbárie ao impedir a torcida do Flamengo de assistir ao clássico ("amistoso") contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Não estamos resolvendo a violência nos estádios e nas ruas tirando gente dos campos. Não estamos educando os mais jovens que não vão saber como ganhar de ninguém, como empatar com alguém, como perder para todos sem aprender a ganhar, empatar e perder.

As autoridades tiram o sofá da sala. O despudor público não quer público e não é capaz de exercer o poder institucional de garantir segurança mínima para donos da casa e visitantes.

O Palmeiras aceita sem bater o pé. O Flamengo corretamente lamenta, e com sólido argumento de que é prejudicado por ter recebido palmeirenses no turno no Maracanã, e, agora, não poder ter sua torcida na casa rival. Reciprocidade e isonomia zero como a competência do comando da segurança nos estádios em São Paulo.

Não ter torcida em clássicos locais já é uma derrota da civilidade e respeito. Não ter agora em disputas interestaduais é uma federal incompetência geral.

O post Palmeiras aceita pensamento e tolice única da falta de autoridade e de público apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-aceita-pensamento-e-tolice-unica-da-falta-de-autoridade-e-de-publico/feed/ 0
Punição aos violentos. A todos os violentos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/punicao-aos-violentos-todos-violentos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/punicao-aos-violentos-todos-violentos/#respond Fri, 18 Aug 2017 15:21:06 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/08/18/punicao-aos-violentos-todos-violentos/

A responsabilidade objetiva é instituto do direito que faz com que o Palmeiras sofra – ou a nossa torcida pague — a punição imposta pelo STJD. Tribunal que entende que, por ser próxima da Arena Pernambuco a zona de conflito no jogo contra o Sport, as punições são mais cabíveis que outras… google_ad_client = "ca-pub-6830925722933424"; […]

O post Punição aos violentos. A todos os violentos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A responsabilidade objetiva é instituto do direito que faz com que o Palmeiras sofra – ou a nossa torcida pague — a punição imposta pelo STJD. Tribunal que entende que, por ser próxima da Arena Pernambuco a zona de conflito no jogo contra o Sport, as punições são mais cabíveis que outras…

google_ad_client = "ca-pub-6830925722933424";

google_ad_slot = "5708856992";

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

Tem a sua lógica. Não fosse o STJD o STJD.

O clube é “responsável” pelos irresponsáveis (sem aspas) que desuniformizaram os estádios, as ruas e, pelos males inoculados, acabaram criando a deplorável torcida única, prova cabal do despudor público e da incompetência privada, a pavorosa institucionalização da intolerância.

Não é a melhor medida punir também o clube pela barbárie, mesmo que eventualmente tenha sido fruto de emboscada.  As torcidas profissionais são culpadas mesmo com provas a favor.

Mas algo precisa ser feito. Ainda que puna a maioria responsável e festiva.  Ainda que o órgão punitivo seja o STJD. Tribunal que nem sempre age com o mesmo rigor exibido agora. E que muitas vezes pune o cimento a punir pessoas.

O post Punição aos violentos. A todos os violentos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/punicao-aos-violentos-todos-violentos/feed/ 0