EXCLUSIVO: JP Sampaio fala sobre sucesso de Endrick e Luis Guilherme pelo Brasil: ‘Confirmando expectativas desde os 11 anos’

Coordenador das categorias de base ressaltou que o Verdão é a equipe que possui mais convocados pela Amarelinha nos últimos anos

O Palmeiras aumentou o investimento na base nos últimos anos e tornou-se referência na formação de jovens atletas, conquistando importantes títulos no futebol profissional com a participação decisivas de diversas Crias da Academia. Coordenador das categorias de base do Verdão, João Paulo Sampaio concedeu entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA na última terça-feira (19).

Com olhar especial para a dupla Endrick e Luis Guilherme, de 15 e 16 anos respectivamente, Sampaio destacou que as atuações dos jovens apenas comprovam a expectativa do Alviverde sobre eles.

Apesar da pouca idade, ambos foram campeões da Copinha em janeiro, com Endrick sendo o craque da competição, mesmo atuando com jogadores até seis anos mais velhos (apesar de ser um torneio sub-20, atletas de 21 anos foram permitidos por conta da pandemia que impediu a realização do campeonato em 2021).

– Todos os cinco palmeirenses foram muito decisivos, claro que os dois (Endrick e Luis Guilherme) chamam muito a atenção. A gente está apenas confirmando as expectativas que tínhamos sobre eles desde os 11 anos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Luis Guilherme tem conversas adiantadas para assinar seu primeiro contrato profissional nos próximos dias, como antecipou o NP nos últimos dias. Ele completou 16 anos no último mês de fevereiro.

Sampaio comentou o destaque de atletas do Alviverde com a camisa da Seleção Brasileira. Na última semana, o Brasil conquistou o Torneio de Montaigu Sub-17, na França, com a presença de cinco palestrinos.

– É uma consequência, a Seleção Brasileira está colhendo os frutos que fazemos aqui no clube. Todos os cinco meninos do Palmeiras que estiveram na França no Torneio de Montaigu estão aqui desde o Sub-11 – destacou.

Com o goleiro Cesar, o zagueiro Felipe Jack, os meias Figueiredo e Luis Guilherme, e o atacante Endrick presentes no elenco que esteve na França, o Palmeiras também é o clube brasileiro que mais cedeu atletas para seleções de base nos últimos seis anos. Em 2022, o Verdão iniciou a temporada com dez Crias da Academia convocadas, sendo duas para a equipe Sub-20 e oito para o time Sub-17.  

Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 2019, 17 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 e 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.

– A Seleção usufrui do Palmeiras. Nos últimos ano somos o clube com mais convocados e liberamos os atletas independentemente de qualquer coisa. Por isso também que demoramos para chegar bem na Copinha, em janeiro sempre tinha o Sul-Americano e outros torneios. A Seleção é importante para a formação deles […] Para a gente a Seleção não é negociação e sim uma convocação – afirmou JP.

Além da dupla, Sampaio enalteceu o restante da geração 2006 do Palmeiras, tida como uma das principais equipes em atividade no clube. Campeões da Nike Cup e do Campeonato Paulista Sub-15 na última temporada, os jovens vivem a expectativa de iniciar seus primeiros passos no Sub-17.

– A geração 2006 é muito forte. Tem o Figueiredo também, o Cesar, o Jack, além do Kauan Firmo e o Victor que já foram para a Seleção. Ganharam a Copa Nike e o Campeonato Paulista na última temporada e a gente fica feliz de ver eles brilhando pela Amarelinha – finalizou.

O Palmeiras já conquistou quatro títulos nas categorias de base em 2022 e visa aumentar a marca nas próximas competições. Com o calendário retornando ao normal após dois anos de pandemia, o clube venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, pela primeira vez, a FAM Cup Sub-17 e os Festivais TSFC Sub-15 e Sub-17 durante os quatro primeiros meses da temporada.

LEIA MAIS