EXCLUSIVO: Palmeiras doa material esportivo para time de Rondônia e presidente agradece: ‘Está marcado na história’

Ação ocorreu depois do triunfo palestrino por 10 a 1 sobre o Sant German, de Rondônia, na Copa do Brasil Sub-17

Na última quarta-feira (27), o Palmeiras goleou o Sant German, de Rondônia, por placar de 10 a 1, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17. Terceira maior goleada do Verdão na história da competição, os gols palmeirenses foram anotados por Luis Guilherme (x2), Mateus Patolino (x2), Gilberto, Vitor André, Figueiredo, Luighi, Cauê e Lucas Lima. Hiago, de pênalti, descontou para os rondonienses. Esse foi o primeiro encontro de ambas as equipes na história.

Após o apito final, os jogadores do Verdão doaram materiais esportivos para os atletas da equipe adversária. A situação foi semelhante ao realizado pela equipe na última edição da Copa do Brasil, em 2021, quando os jogadores presentearam os atletas da Desportiva Paraense, do Pará.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A atitude foi bem-vista pelo diretor de futebol no clube rondoniense, Luciano Almeida. Mesmo sem acompanhar o clube diretamente de São Paulo, o dirigente foi quem intermediou a conversa com o Palmeiras e o delegado da partida. Ainda em Ji-Paraná, sede do clube, o diretor cuidou das questões de logística e burocráticas do clube.

Em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, Luciano ressaltou a postura do Verdão – principalmente de João Paulo Sampaio, coordenador da base palestrina. Aos olhos do dirigente, a organização interna do Verdão ajuda a explicar o sucesso obtido dentro das quatro linhas.

– Desde antes da partida, na reunião técnica com o delegado da Federação Paulista de Futebol eu fiz questão de enaltecer todo o suporte que o Palmeiras nos deu. Olhamos a grandeza do Palmeiras e os resultados que são conquistados e temos noção o porquê tudo isso tudo acontece. São profissionais extremamente qualificados, comprometidos com o clube e pessoas de uma humildade fora do comum – destacou.

Atual presidente do Sant German e presente na delegação que viajou mais de dois mil quilômetros até São Paulo, Wagner Silva também conversou com a reportagem do NP, ressaltando que não imaginava a recepção que receberia. O dirigente foi convidado a conhecer a Academia de Futebol na manhã que antecedeu o duelo e visitou todos os setores do clube.

– Foi uma experiência muito boa, sabíamos da dificuldade da que íamos enfrentar em relação à equipe do Palmeiras, que é muito preparada.  Eu não estava esperando que o clube ia oferecer para nós – iniciou.

– O Sant German sai de São Paulo sem lamentar o resultado. Acabou ficando em segundo plano, pois o que o Palmeiras fez por nós realmente vai ficar marcado para o resto da história e na vida de todos os nossos atletas – acrescentou.

Jogadores do Palmeiras e do Sant German-RO, confraternizaram após o jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP. (Foto: Fabio Menotti)

O cartola ainda relatou um feito inusitado que ocorreu pouco antes da bola rolar na Academia de Futebol II, em Guarulhos, centro de treinamentos e casa da base alviverde. Indo ao local do jogo, o ônibus do time de Ji-Paraná quebrou e foi socorrido pelo transporte que levava a delegação do Palmeiras.

–  O nosso ônibus estragou, aconteceu um acidente e logo atrás estava vindo o ônibus dos atletas do Palmeiras. Imediatamente eles pararam e colocaram a gente dentro do ônibus deles e nos levaram até o local do jogo.

A doação foi vista com bons olhos pelo adversário, que está já fazendo o uso do material. Fundado em 2015, o Sant German possui um trabalho direcionado para a formação de atletas de alto rendimento e desde 2017 integra o quadro da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER).

– O Palmeiras está onde está não é à toa. Está colhendo frutos do bom trabalho que vem fazendo desde as categorias de base. Todos os atletas aqui estão utilizando o material que foi doado para nós. A gente precisa, nossa realidade aqui é outra, mas o trabalho continua – disse o presidente do clube rondoniense ao NP.

Atletas do Palmeiras e do Sant German-RO, após duelo válido pela primeira fase da competição. (Foto: Fabio Menotti)

Para finalizar, Wagner revelou os projetos futuros do clube rondoniense, que disputa novamente o campeonato estadual visando uma vaga na competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o cartola, o Sant German espera enfrentar o Verdão novamente em breve, além de contar com representantes palestrinos em uma competição local.

– Vamos participar novamente do estadual para buscar essa vaga na Copa do Brasil Sub-17 do ano que vem. Se tiver que enfrentar o Palmeiras de novo, vamos com toda alegria no coração, pois o que tivemos em São Paulo de recepção foi grandioso – enalteceu.

–  Nós temos uma competição que é tradição em Rondônia, a Copa da Criança, ela é realizada em todo o mês de outubro e nós queremos trazer alguém do Palmeiras.  Antes não estava no nosso planos, mas agora virou prioridade. Que possam colher bons frutos aqui em Rondônia, o estado é um celeiro de atletas – finalizou.

A vitória do Palmeiras sobre o Sant German foi a terceira maior goleada da história do Verdão na Copa do Brasil Sub-17. Campeão em 2017 e 2019, o placar da última quarta-feira (27) só não foi mais elástico do que as vitórias por 11 a 2 diante do Náutico, em 2019, e por 10 a 0 contra o Confiança no ano passado.

Após o triunfo, a equipe comandada por Rafael Paiva duela com o Remo nas oitavas de final da competição nacional. Na primeira partida, disputada na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, o Verdão bateu os paraenses por 7 a 0, com gols de Thalys (x3), Lucas Lima (x2), Figueiredo e Estêvão.

O duelo de volta pelas oitavas de final será nesta quarta-feira (11), às 20h (de Brasília), no Baenão, em Belém, no Pará. Para avançar às quartas de final do torneio, o time palestrino pode perder até por seis gols de diferença.

LEIA MAIS