Luxemburgo perto da ‘nota de corte’ de Galiotte na presidência do Palmeiras

Técnico que aguentou mais tempo sem vencer foi Mano Menezes, com cinco jogos. Luxa está há quatro

Eduardo Baptista, Cuca, Roger Machado, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes e agora Vanderlei Luxemburgo. Essa é a lista de treinadores efetivos do Palmeiras na era Maurício Galiotte como presidente, desde 2017.

Desses, Mano Menezes foi quem mais teve a “paciência” do mandatário máximo alviverde antes de ser demitido. Com Mano, o Verdão ficou cinco jogos consecutivos sem ganhar até a queda após o revés para o Flamengo por 3 a 1, no Allianz Parque.

No mesmo dia o então diretor de futebol, Alexandre Mattos, deixou o clube e Galiotte anunciou uma mudança de postura dentro do futebol profissional. Vanderlei Luxemburgo foi contratado dias depois.

Luxa, aliás, não vence uma partida há quatro jogos. Contra o Athletico Paranaense, nesta quarta-feira (19) na Arena da Baixada, pode igualar a marca negativa de Mano em caso de novo tropeço.

Galiotte, em entrevista à TV Gazeta neste domingo (16), disse ter confiança no treinador, mesmo sabendo que o time pode oferecer mais. A confiança de outrora durou no máximo cinco jogos e Luxa pode entrar na nota de corte justamente em Curitiba.

Técnicos efetivos na era Galliote:

2019 – Mano Menezes: chegou sob desconfiança da torcida e durou só 20 jogos. Caiu após cinco jogos sem vencer: empates contra Corinthians e Bahia e derrotas para Grêmio, Fluminense e Flamengo.

2018/2019 – Felipão: retornou ao clube e conquistou o Brasileiro em 2018. No ano seguinte, caiu no Paulista, Copa do Brasil e Libertadores. Foi demitido após duas derrotas seguidas para Grêmio, no torneio continental, e Flamengo, no Brasileiro. No total, ficou no banco em 77 partidas.

2018 – Roger Machado: iniciou a temporada e perdeu a final do Paulista para o Corinthians. No Brasileiro, perdeu o cargo após uma derrota para o Fluminense três partidas depois da pausa para a Copa do Mundo da Rússia. Comandou o Palmeiras em 44 compromissos.

2017 – Cuca: Retornou ao clube cinco meses após ganhar o Brasileiro do ano anterior, mas o trabalho não foi o mesmo. Durou somente 34 jogos e foi demitido após dois jogos sem vencer: derrota para o Santos e empate diante do Bahia.

2017 – Eduardo Baptista: Primeiro técnico de Galiotte como presidente. Ficou cinco meses no cargo e comandou o time 24 vezes. Caiu na semifinal do Paulista para a Ponte Preta e a demissão veio após a derrota para o Jorge Wilstermann, na Bolívia, pela Libertadores.

*Técnicos interinos na gestão Galiotte: Alberto Valentim, Wesley Carvalho, Paulo Turra e Andrey Lopes

LEIA MAIS:
Galiotte e seus escudos
Presidente defende Luxemburgo