Palmeiras investe em nova tecnologia para prevenção de lesões

O moderno aparelho de monitoramento cardíaco também pode auxiliar na performance dos atletas

O Palmeiras investiu em uma nova tecnologia de monitoramento cardíaco para acompanhar dados fisiológicos dos jogadores em tempo real. O ‘First Beat’ (nome do aparelho) já foi, inclusive, utilizado durante a última semana.

A intensa carga de jogos em curtos intervalos, após uma paralisação de quatro meses, gera preocupação no clube quanto a lesões musculares de seus atletas. E, além da prevenção de contusões, o novo equipamento pode auxiliar na performance dos jogadores.

De acordo com Daniel Gonçalves, coordenador científico do Verdão, “esse equipamento, que usa um algoritmo desenvolvido para atletas de futebol, nos possibilita perceber em tempo real como eles estão assimilando a carga de treinos e jogos”.

O fisiologista Vinicius Ponzio, o coordenador científico Daniel Gonçalves, o estagiário Joãzinho (E/D), da SE Palmeiras, e o professor Andre (D), durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

O cientista complementa sua afirmação: “Através dos dados mostrados na tela por meio do software, interpretamos se o atleta está fadigado, se precisa de um tempo a mais de recuperação, ou o inverso. Caso ele esteja bem recuperado, podemos prolongar um pouco mais a atividade. Essa ferramenta permite à comissão técnica a fazer intervenções em tempo real nos treinamentos.”

Gustavo Magliocca, coordenador médico da equipe, também ressalta o cuidado do Palmeiras com a saúde física do elenco ao investir em uma nova tecnologia de prevenção de lesões: “O Palmeiras se preocupou muito nesta temporada em aprofundar o controle da carga interna, que são as respostas fisiológicas. Correlacionando-a à carga externa, de velocidade e metros percorridos, vamos entender os jogadores ainda melhor e fazer correlações importantes.”

Fala, Willian!

O atacante Willian Bigode exaltou o preparo do clube para diminuir riscos aos jogadores diante do elevado ritmo de partidas que se manterá até o fim do ano:

“O Palmeiras está sempre buscando o melhor para nós, atletas. Vai facilitar o controle da fisiologia e do Núcleo de Saúde e Performance. Sabemos desse calendário maluco que vamos enfrentar, dessa sequência de jogos. Então o controle que o clube nos oferece para monitorar vai ajudar muito para prevenir e preservar os atletas na carga do treinamento. Parabenizo o Palmeiras por esse cuidado, sempre com profissionalismo, trabalhando para não perder atletas durante as competições.”

LEIA MAIS:

 Weverton pede melhora após 4º empate seguido

 Chegou a hora de Wesley?

 Amendoim da Guia: ‘Quando surge o Alviverde imponente?’