Promessa de milhões: Palmeiras vence concorrência e contrata volante Vitor André, do Ituano

Meia destaque da Copinha assinou por três temporadas com o Verdão e terá multa rescisória de mais de R$ 400 milhões

Um dos principais destaques do Ituano na Copinha, o volante Vitor André, de 16 anos, acertou com o Palmeiras em definitivo até 2025, com multa rescisória de 80 milhões de euros – cerca de R$ 430 milhões. O Verdão comprou 80% dos direitos econômicos do jovem, sendo 50% na consumação da venda e outros 30% diluídos ao longo das três próximas temporadas, enquanto 20% permanecem com o time de Itu. A informação dos valores foi divulgada inicialmente pela TV Tem, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, e confirmada pelo NOSSO PALESTRA.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Para concretizar a vinda da promessa, o Alviverde teve que vencer a forte concorrência de outros seis times que disputam o Campeonato Brasileiro da Série A, entre eles o Corinthians e o Flamengo. O jogador tinha vínculo com o Ituano até o final de 2023, o que tornou o negócio mais difícil.

Apesar da pouca idade, a nova Cria da Academia, nascida em 2005, já estava integrado ao elenco profissional do Ituano, que disputou o Paulistão e a Série B do Campeonato Brasileiro. A ideia do Galo de Itu era dar maior minutagem ao jogador durante o ano, que apenas ficou no banco de suplentes durante o campeonato estadual, sendo inclusive relacionado ao duelo contra o Palmeiras.

Na Copinha, os 252 minutos de Vitor dentro das quatro linhas foram suficientes para chamar atenção do Brasil e do futebol internacional. Eliminado ainda na primeira fase, o volante foi titular em todas as partidas do Ituano, permanecendo os 90 minutos nas derrotas para Fortaleza (2 a 0) e Corinthians (5 a 0) e por 72 voltas no ponteiro no empate por 1 a 1 diante do União Suzano. O jovem se destacou pela boa marcação, bom passe e chegada dentro da área, conceitos presentes entre os principais meias revelados pelo Palmeiras nos últimos anos.

Meia destaque da Copinha assinou por três temporadas com o Verdão e terá multa rescisória de 80 milhões de euros
Vitor André foi monitorado por vários clubes brasileiros e da Europa (Foto: Paulo Pinto/Ituano FC)

Vale ressaltar que a expectativa inicial do time do interior paulista era receber uma proposta oficial de um clube português em março, logo após o término do Campeonato Paulista, mas as conversas não evoluíram. O clube buscava negócio semelhante ao do atacante Gabriel Martinelli, comprado pelo Arsenal diretamente junto ao Ituano. O jogador só pode se transferir ao futebol europeu quando completar 18 anos, em outubro de 2023, e permaneceria na equipe interiorana até a data.

Vitor já estreou com a camisa 8 do Palmeiras Sub-17 neste sábado (23), na vitória palestrina por 4 a 0 diante do Atlético Guaratinguetá, em partida válida pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da categoria, certame no qual o Verdão lidera seu grupo.

Vitor André em ação pelo Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-17 (Foto: Divulgação / Instagram)

Agora, o jogador deve realizar sua estreia em competições nacionais pelo Palestra italia. Nesta quarta-feira (27), às 15h (de Brasília), a equipe comandada por Rafael Paiva inicia sua caminhada na Copa do Brasil Sub-17. O Alviverde enfrentará o Saint Germain, de Rondônia, na Academia de Futebol II, em Guarulhos, pela primeira fase do certame. A peleja será disputada em confronto único.

Campeão em 2017 e 2019, o Verdão se classificou para a Copado Brasil Sub-17 desta temporada após ser vice-campeão paulista de 2021, perdendo a final para o Corinthians, no Allianz Parque.

LEIA MAIS