Especial Primeira Academia 1965 - líder! Palmeiras 3 x 2 América

Especial Primeira Academia 1965 - líder! Palmeiras 3 x 2 América

O América em 1963 dera Djalma Dias ao Palmeiras. Em 1965 já não era equipe tão competitiva. Mas reforçada com meio time emprestado pelo Bangu, que seria campeão do Rio em 1966, nominalmente era muito forte. Embora, na prática, não tenha dado liga.

Mesmo se tivesse, no Pacaembu tinha pela frente o Palmeiras que goleara na rodada anterior o Vasco, no Rio. Filpo achara a equipe e um jogo fluido e rápido. Bonito de ver. Como o primeiro gol na partida. Rinaldo veio pela esquerda e buscou Tupãziniho. Ele se livrou de Mário Tito e tocou para Ademir passar por Leônidas e tocar na saída de Aldo, aos 20 minutos.

O Palmeiras seguiu no seu ritmo avassalador e fez 2 a 0 aos 33. Dudu entrou pela esquerda e foi derrubado. Pênalti que Rinaldo bateu como sempre: forte, sem defesa. Na sequência, de tanto reclamar, Zezinho foi expulso.

Mas o América melhorou mesmo com um a menos. Amorim deu menos espaço a Dudu que fazia o que até 1976 repetiria: quando O Divino estava muito marcado, eles trocavam. Ademir protegia mais a zaga, Dudu saía pro jogo para armar.

Aos 40, pênalti de Djalma Dias em Paulo Borges (que teria pálida passagem pelo Palmeiras). Parada descontou.

Na segunda etapa, o ritmo foi menos intenso. O Palmeiras, mais lento. Mas bastava Djalma Santos acionar Gildo que saía coisa rápida e boa. O ponta foi ao fundo e meteu no coco de Servílio, emérito cabeceador. 3 a 1 Palmeiras.

Aos 40, lei do futuro ex: Paulo Borges dividiu com Djalma Dias e a bola enganou Valdir. 3 a 2 Verdão.

Placar justo pelo excelente primeiro tempo palmeirense. Djalma Dias foi o melhor na zaga. Dudu e Ademir, sempre bem. "Trabalho magnífico da dupla", destacou O GLOBO. Gildo e Tupã também mandaram bem.

Com a terceira vitória, o Palmeiras era líder do torneio, dois pontos à frente do Flamengo. O América era o lanterna.

PALMEIRAS 3 X 2 AMÉRICA-RJ
Torneio Rio-São Paulo/Turno de Classificação
Domingo, 14/março (tarde)
Pacaembu
Juiz: Armando Marques
Renda: Cr$ 19 985 100
Público: não disponível
PALMEIRAS: Valdir; Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina e Geraldo Scotto; Dudu e Ademir da Guia; Gildo, Servílio (Mazinho), Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Júlio Amaral)
Gols: Ademir da Guia 20, Rinaldo (pênalti) 33 e Parada (pênalti) 40 do 1º; Servílio 26 e Paulo Borges 40 do 2º
Expulsão: Zezinho 35 do 1º

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.