Especial Libertadores-99: River Plate 1 x 0 Palmeiras, em 19/05/1999

Especial Libertadores-99: River Plate 1 x 0 Palmeiras, em 19/05/1999

Felipão montou o time mais defensivo na Libertadores-99, contra o River, na primeira semifinal, em Buenos Aires. Já perdia muita saída pela esquerda sem o suspenso Júnior. Trancou o meio com três volantes. Soltou um pouco mais Zinho para armar com Alex mais adiantado ao lado de Paulo Nunes. Time muito fechado. Atraiu o ótimo River Plate para cima. Não deu certo.

Só não goleou o dono da casa porque Marcos estava em noite de Marcos. Com 4 minutos já fez uma de suas maiores defesas na carreira, a da foto, depois de tiro à queima-luva de Saviola. Na cobrança do escanteio quase saiu o primeiro gol portenho, em pancada de Gallardo. Marcos fez outro milagre.

Com muita liberdade ao camisa 10
Muñeco (desde 2014 treinador do River), o Palmeiras não jogou bem. Ainda assim quase empatou em chute de Paulo Nunes que bateu na trave, no minuto seguinte. O contragolpe até saía, vez ou outra. Mas o River só não ampliou por Marcos. Negou gol feito a Berti. E fez defesa dificílima em chute de Saviola.

Na segunda etapa, aos 2 minutos, duas bolas na trave no mesmo lance até o gol merecido de Berti. O River fazia por onde marcar mais gols. Mas Marcos não merecia derrota maior em Buenos Aires. Evitou outro gol de Saviola, aos 31, fechando o gol como nenhum outro goleiro no país no mano a mano. Aos 34, travessão ajudou na bomba de Gallardo.

No minuto seguinte, Júnior Baiano perdeu bola e foi obrigado a cometer falta e foi justamente expulso. O River aumentou a pressão e Marcos fez bela defesa em tiro de Saviola.

Pelo que o Palmeiras fez, 1 a 0 foi mesmo placar mínimo. O elenco confiava na reversão no Palestra. A torcida, em parte.

Imprensa? Não muito.

Qual a novidade?

RIVER PLATE 1 x 0 PALMEIRAS
Libertadores da América/Semifinal
Data: terça-feira, 19/maio (noite)
Estádio: Monumental de Nuñez
Buenos Aires (ARGENTINA)
Juiz: Ubaldo Aquino (PARAGUAI)
Renda: não disponível
Público: não disponível
PALMEIRAS: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Cléber (Roque Júnior) e Rubens Júnior; César Sampaio, Rogério, Galeano (Oséas) e Zinho; Alex (Rivarola) e Paulo Nunes
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gol: Berti 3 do 2º
Expulsões: Júnior Baiano e Astrada

  • Mauro Beting

    Mauro Beting

    Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 16 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV.