Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Como eu inicio o vídeo da análise com os lances, iniciarei o texto também: Zé Rafael tem sido frequentemente assunto dos torcedores palmeirenses (desde os bares até as redes sociais) por não ter participado apenas uma vez desse rodízio inicial do técnico Felipão. Por isso prestei atenção em sua atuação no empate do Palmeiras contra o Mirassol e separei os lances que julguei representarem um pouco de suas características.

Zé Rafael é um meia-atacante que gosta de ver a bola girar. Embora ele se apresente bastante para o jogo, ele não é um jogador que vai segurar a bola para si. Além disso, Zé Rafael mostrou interessante agilidade para roubar bolas no seu setor, o que pode gerar bons contra-ataques, principalmente pela sua característica de soltar rapidamente a bola, como é possível ver no vídeo.

Apesar de ter me parecido bem na sua função, é preciso lembrar que Zé Rafael não foi decisivo na partida. Ele pode melhorar seus números como coajuvante se atuar ao lado de atletas mais decisivos do que Borja e Felipe Pires, por exemplo, que mais uma vez deixaram a desejar. Para chegar a uma conclusão de quanto Zé Rafael pode ajudar o Palmeiras de Felipão e se ele será coadjuvante ou protagonista, é preciso vê-lo mais em campo.