Arquivos Mauricio Galiotte - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/mauricio-galiotte-2/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 14 Oct 2021 22:04:50 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Bastidores: Galiotte aparece por pressão, mas ignora pautas de Abel https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/bastidores-galiotte-aparece-por-pressao-mas-ignora-pautas-de-abel/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/bastidores-galiotte-aparece-por-pressao-mas-ignora-pautas-de-abel/#respond Thu, 14 Oct 2021 12:10:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=49824

Presidente havia optado pelo silêncio, mas sentiu-se obrigado a se pronunciar

O post Bastidores: Galiotte aparece por pressão, mas ignora pautas de Abel apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, concedeu entrevista exclusiva ao ge nesta quarta-feira (13) e comentou a respeito da má fase do clube. Embora preferisse o silêncio, o mandatário sentiu-se impelido a se pronunciar em função do aumento da pressão externa sobre a gestão.

Esse é o padrão de conduta adotado por Galiotte desde o início do mandato. Mesmo com a chegada de Abel Ferreira, o cenário permaneceu o mesmo, fazendo com que o treinador tivesse que defender o time sozinho nos momentos de crise.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
.

Dessa vez, a situação é ainda mais delicada visto que o Verdão não vence há sete jogos e já não tem mais perspectivas de título no Brasileirão. Todas as fichas estão na final da Libertadores, que será disputada no dia 27 de novembro, próxima à eleição presidencial no Palmeiras.

Galiotte decidiu se pronunciar somente porque não viu outra alternativa e, então, defendeu a permanência do técnico ao menos até o final do mandato. Apesar das críticas de parte da imprensa e da torcida em relação ao trabalho do português, dentro do clube ele parece ter segurança para seguir no cargo.

Ainda assim, o presidente não faz questão de defender as bandeiras levantadas pelo treinador. As críticas quanto ao calendário e à arbitragem direcionadas por Abel têm sido ignoradas pela diretoria alviverde, que optou por apoiá-lo internamente.

O conforto de evitar a exposição da imagem, no entanto, chocou-se com a pressão da oposição, que se fez valer da situação para obrigá-lo a ir a público.

Nesse caso, ele apenas garantiu a declaração e evitou importunos acerca da responsabilidade sobre o mau momento do Palmeiras. Enquanto comissão técnica e jogadores atribuem a crítica a si próprios, o dono do mais alto cargo do clube parece, a todo custo, querer fugir da questão.

LEIA MAIS

O post Bastidores: Galiotte aparece por pressão, mas ignora pautas de Abel apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/bastidores-galiotte-aparece-por-pressao-mas-ignora-pautas-de-abel/feed/ 0
EXCLUSIVO: Abel recusa nova oferta da Europa por cumprimento de acordo com presidente do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-recusa-oferta-europa-cumprimento-acordo-galiotte/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-recusa-oferta-europa-cumprimento-acordo-galiotte/#respond Mon, 02 Aug 2021 20:17:48 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=40621

Treinador português tem pacto com a presidência para permanecer até o final do atual mandato

O post EXCLUSIVO: Abel recusa nova oferta da Europa por cumprimento de acordo com presidente do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
Em colaboração com Giuliano Formoso

Alvo constante de sondagens do futebol europeu, Abel Ferreira deve permanecer no Palmeiras até, no mínimo, o fim da temporada de 2021. A reportagem do NOSSO PALESTRA apurou que o treinador português tem um acordo com Maurício Galiotte para não deixar o clube até o fim do mandato do atual presidente do clube, que se encerra em dezembro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Há cerca de um mês, Abel recusou proposta do Fenerbahce, da Turquia. E recentemente foi procurado oficialmente por um clube que disputa a primeira divisão do futebol francês, conforme noticiado pela ESPN e confirmado pelo NP.

Em ambas as ocasiões, o treinador, que tem contrato até o meio de 2022, não cogitou deixar o comando do Verdão pelo acordo que tem com a presidência. As eleições do Palmeiras estão marcadas para o fim do ano.

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em outubro de 2020 e já é um dos maiores treinadores da história do clube, tendo vencido a Libertadores e a Copa do Brasil na última temporada. Em 2021, lidera o Brasileirão e está nas quartas de final do torneio continental. Ele e sua comissão técnica somam 78 jogos e 44 vitórias à frente do Alviverde.

LEIA MAIS

O post EXCLUSIVO: Abel recusa nova oferta da Europa por cumprimento de acordo com presidente do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/abel-recusa-oferta-europa-cumprimento-acordo-galiotte/feed/ 0
Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/#respond Mon, 28 Jun 2021 07:31:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=36383

Pode ser que a bola entre e os gestores vençam sua arriscadíssima aposta (que, inclusive, ajudou a fritar o próprio treinador). Mas pode ser que ela não entre e, assim, um ano que poderia ter sido salvo por uma ou duas peças pontuais seja desperdiçado por pura omissão

O post Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Confira a coluna de Guilherme Paladino para o Nosso Palestra: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’

Neste domingo (27), pela segunda vez seguida, o Palmeiras precisou de um gol após os 45 minutos do segundo tempo para vencer um adversário tecnicamente inferior no Allianz Parque. Entre as duas vitórias ‘na bacia das almas’ diante de América-MG (2 a 1) e Bahia (3 a 2), o time havia sido derrotado fora de casa por 3 a 1 pelo Red Bull Bragantino, em um jogo que o Alviverde ficou atrás no placar desde os 10 minutos do primeiro tempo até o apito final.

Não por acaso, nas três rodadas acima mencionadas, o Palmeiras sofreu seis gols, algo incomum para um time que era conhecido pela solidez defensiva. Ocorre que, dos cinco nomes ideais do sistema defensivo palmeirense, três são desfalques há semanas por causa de convocações para as suas seleções nacionais: Weverton, Gustavo Gómez e Matías Viña. Além destas baixas, problemas musculares também provocaram ausências importantes para Abel Ferreira ao longo da última semana: foram os casos de Luan, Jailson e Danilo, que não puderam atuar em Bragança, e Rony, que foi cortado do duelo diante do América.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Devido a este contexto, o time ainda encontra imensa dificuldade para se impor, seja contra o Juventude em Caxias do Sul, contra o Red Bull em Bragança, ou contra o Corinthians, América-MG e Bahia no Allianz Parque. Mas as redes ainda estão sendo balançadas ‘no limite’ do cronômetro e o clube ainda segue vivo, aos trancos e barrancos, na disputa pela liderança do Brasileirão. Só que a equipe não precisaria de tanta turbulência se não fosse a omissão da diretoria na temporada 2021.

Em seu último ano na presidência do Palmeiras, Maurício Galiotte optou por não investir um centavo em reforços para Abel Ferreira, o treinador que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, as competições que dão as maiores premiações em dinheiro para os times brasileiros. O presidente, através do discurso de “saúde financeira”, criou uma narrativa que colou na imprensa e na torcida, como se fosse impossível fazer qualquer tipo de adição ou substituição no elenco sem comprometer as finanças do clube com uma das contas mais equilibradas do país.

Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Parece que, a fim de não correr qualquer tipo de risco no fim do atual mandato, a diretoria acreditou piamente que, com o elenco vencedor da tríplice coroa na temporada de 2020, seria possível competir à altura na temporada de 2021 sem contratações. Apenas esqueceram de considerar que seria impossível manter o rendimento com a equipe vivendo uma sequência insana de jogos desde agosto, sem intervalo entre uma temporada e a outra. Algo que, inevitavelmente, além da oscilação em campo, provocaria inúmeros desfalques por lesões musculares, exatamente o que ocorreu constantemente nos últimos meses, e segue ocorrendo.

Aparentemente, também ‘esqueceram’ que a Copa América e as Eliminatórias da Fifa esfacelariam o sistema defensivo do clube por mais de um mês, com rodadas cruciais da Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores agendadas para este período. Isso sem contar as Olimpíadas, que, na convocação, poderiam ter sido mais cruéis do que foram com o clube que ostenta um das categorias de base mais promissoras do país; apenas Gabriel Menino ter sido chamado foi um alento.

O resultado de tal planejamento fenomenal é um clube que precisa improvisar atletas em posições diferentes em todas as partidas possíveis, além de, ultimamente, flertar demais com o azar. Há jogos em que a bola entra aos 49 minutos da etapa final, mas há jogos em que o time chuta 30 vezes, nenhuma bola entra no gol, e ele acaba eliminado em casa, do torneio que ele mesmo conquistou há menos de quatro meses, por um oponente que está na segunda divisão nacional.

Os desfalques de Gómez e Viña para a Copa América eram previsíveis há mais de um ano (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

E para quem subestima o poder de uma contratação ‘inocente’, vale lembrar que o título da Libertadores veio com um gol de cabeça de Breno Lopes, trazido por R$ 7,5 milhões de um clube da Série B. O mesmo Breno Lopes que marcou o gol aos 47 minutos do segundo tempo contra o Bahia, garantindo a vitória e, assim, mantendo o Palmeiras firme na briga pela liderança. Qual seria o destino do clube se a diretoria não tivesse buscado esse reforço pontual em meados de 2020?

E será que, no início da temporada de 2021, era mesmo impossível ter se planejado para buscar outros ‘Brenos Lopes’, como, por exemplo, para a lateral esquerda? Alguém que não comprometesse tanto na defesa e que oferecesse um leque maior de opções para construir jogadas? Talvez, se isso tivesse sido feito, o clube não teria prejuízo esportivo e financeiro na Copa do Brasil, só dizendo.

E é sempre bom pontuar que o Palmeiras ainda tem um futuro a construir no ano, mas está gravemente desfalcado em rodadas fundamentais do Brasileirão. Pode ser que a bola entre no momento certo e a diretoria vença sua arriscadíssima aposta (aposta essa que, inclusive, ajudou a fritar parcialmente o próprio treinador entre alguns torcedores e uma considerável parte da crônica esportiva). Mas também pode ser que a bola não entre e, assim, um ano que poderia ter sido salvo por uma ou duas peças pontuais, seja desperdiçado por pura omissão.

LEIA MAIS:

O post Paladino: Por omissão da diretoria, Palmeiras vive temporada ‘no limite’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/guilherme-paladino-omissao-diretoria-palmeiras-vive-temporada-no-limite/feed/ 0 61d5deac-d1e5-4b68-a13f-585168db00a9 Galiotte segura a Copa do Brasil com Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) 51109161196_d8e300bb48_c
Rafael Bullara: ‘Tudo é (mal) resolvido internamente’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-bullara-galiotte-palmeiras-coluna/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-bullara-galiotte-palmeiras-coluna/#respond Thu, 10 Jun 2021 11:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=34666

Continuar com fome de títulos é o melhor caminho para encher o bolso. Diretoria pensa o contrário

O post Rafael Bullara: ‘Tudo é (mal) resolvido internamente’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras protagonizou um vexame daqueles que lembra o bom e barato dos anos 2000. A direção projetou chegar, no mínimo, até as quartas de final e o campeão caiu para o CRB na terceira fase. A competição que melhor premia no Brasil viu o detentor do título ser eliminado em casa. De quem é a principal culpa?

Ela pertence a Mauricio Galiotte. O presidente saciou a fome por títulos com a temporada praticamente perfeita de 2020 e abriu mão de reforçar e oxigenar um elenco que poderia se manter no topo. O motivo para isso é finalizar o segundo mandato com as contas no azul. Escolher o lado financeiro começa a interferir na parte esportiva.

A passividade de Galiotte e seus comandados se refletem na indolência de alguns atletas em campo. Escolhas ruins e caras que comprometem e oneram as finanças. O presidente que se escondeu em escudos durante duas gestões dificilmente mudará o perfil a poucos meses de passar o bastão. Foi assim com dois dos maiores treinadores da história do clube. O enredo é o mesmo com Abel Ferreira. O discurso de “resolver internamente” é um mantra repetido a cada turbulência.

É necessário se expor para defender os seus e isso jamais foi feito. A omissão vem de cima para baixo e pouquíssimos são os jogadores que dão a cara a tapa. E tudo sobra para Abel! Ele tem, sim, culpa, mas o crédito ainda é maior, pode ter certeza. E isso é passar pano.

A ineficácia de uma direção que sequer consegue oferecer um projeto convincente para o campeão da América e do Brasil é absurda. Galiottte acreditou que os títulos o fariam ter um último ano tranquilo para arrumar a casa financeiramente. Pelo visto, não terá dinheiro, a não ser que venda algumas Crias da Academia, e muito menos conquistas.

Mas o importante é que tudo é (mal) resolvido internamente.

O post Rafael Bullara: ‘Tudo é (mal) resolvido internamente’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/rafael-bullara-galiotte-palmeiras-coluna/feed/ 0