ESPECIAL NP

Santo Dérbi: 'Profexia' e emoção no último título de Marcos pelo Palmeiras

Capítulo 10: Depois de dois anos complicados por lesões, goleiro volta ser titular na campanha da conquista do Paulistão

Marcos 2008
Marcos voltou a vestir a camisa 12 no último título dele pelo Palmeiras (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Os anos de 2006 e 2007 foram difíceis para Marcos com a camisa do Palmeiras. Problemas na coxa, ombro e antebraço o tiraram da Copa do Mundo e ele entrou em campo somente em 28 oportunidades. Recuperado, ele começa 2008 na reserva de Diego Cavalieri.

Plano de Luxemburgo

De volta ao clube depois de seis anos, Vanderlei Luxemburgo tinha pela frente o desafio de treinar o Palmeiras e voltar a conquistar um título pelo clube. Com Marcos recuperado, mas na reserva, o treinador traçou um objetivo de contar com o goleiro no Paulistão.

– Quando eu voltei ao Palmeiras, pude ter o prazer de trabalhar com ele mais uma vez e fazer ele se recuperar. O pessoal queria ali pará-lo e eu trabalhei para que ele pudesse ter uma vida profissional, que seguisse como atleta profissional. A participação no último título dele foi importante e os títulos que conquistamos juntos – comenta Vanderlei Luxemburgo, em entrevista para o especial Santo Dérbi, do NOSSO PALESTRA.

‘O Vanderlei foi um cara que fez diferença, porque ele falava para o Marcão: “O goleiro que pega a bola do jogo é você”, porque o Marcão argumentava com ele: “O Diego é bom para cacete, e tudo bem, mas ele falava, o goleiro que pega a bola do jogo é você”

Rubens Sampaio, ex-médico do Palmeiras, sobre o retorno de Marcos à titularidade em 2008

‘Profexia’

Após um começo irregular no Paulistão, Vanderlei Luxemburgo decide colocar Marcos como titular já no mês de fevereiro, contra o Guaratinguetá, fora de casa, em um Quarta-Feira de Cinzas. O resultado, porém, não foi o esperado. Derrota por 3 a 0, mas com uma mensagem de otimismo de Venderlei Luxemburgo no vestiário, mesmo com a goleada sofrida.

– Em algum momento ali, do jeito que o jogo andou, o Vanderlei achou que a gente jogou bem, porque eu lembro dele no vestiário depois desse jogo, falando que o resultado do jogo não era o que a gente tinha jogado. Lembro, daquele jeito dele, vou falar agora: “Vocês podem escrever o que eu tô falando, a gente vai bater campeão. Tô falando que a gente vai bater campeão” – relembra Rubens Sampaio, ao NP.

Palmeiras embalado e chororô

Depois da derrota para o Guaratinguetá, o Palmeiras embalou em uma série positiva que passa pela vitória no clássico contra o Corinthians por 1 a 0, no Morumbi. O gol foi marcado por Valdivia, após chute de Kleber, que fez a estreia dele com a camisa do Verdão no torneio estadual. Recém-chegado, o atacante tinha atuado pela primeira vez na partida anterior, diante do CENE, pela Copa do Brasil.

– O Marcos é um dos caras mais sensacionais que eu conheci no futebol, um cara de uma humildade absurda – recorda Kleber Gladiador, sobre a convivência com Marcos.

‘É o maior clássico do país, na minha opinião. Eu joguei vários, joguei Cruzeiro e Atlético, joguei Inter e Grêmio, mas para mim, Palmeiras e Corinthians é o maior clássico do país. É onde para o estado, para a cidade de São Paulo, principalmente. Mexe com todas as pessoas, independente de qual competição está sendo. Quando é um Corinthians e Palmeiras, ninguém quer saber se é pelo Paulista, se é pela Copa São Paulo. É um clássico que realmente mexe com todo um país’

Kleber, sobre o que representa o Dérbi

Emoção

A final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Ponte Preta ficou marcada pelo discurso emocionado de Marcos antes da equipe subir para o gramado no Palestra Italia com as palavras: “Não vou perder para a Ponte Preta nem a pau”. Os anos anteriores deixaram marcas no capitão, que desabafou antes da finalíssima e goleada por 5 a 0.

– Eu acho que o Marcão, cara, ali naquela final, acho que passou um filme na cabeça do Marcão, entendeu? Era um cara que, como eu disse, tem uma identificação muito grande com o Palmeiras, é torcedor do clube, né? Devia passar um filme ali na cabeça dele de tudo que vinha passando, né? – finaliza Kleber, presente naquela decisão e campeão pelo Palmeiras.

Santo 11

  • 27/8 (quinta): Último Dérbi sem quem ninguém soubesse

Leia mais

Chitãozinho e Xororó? Marcos chega com evidências de ídolo do Palmeiras
Cartão de visitas e Seleção no ano do primeiro jogo oficial pelo Palmeiras
Sobe a placa no clássico. Sai Oséas e entra Marcos
Bomba atômica prestes a explodir
Marcos protagonista e carro novo na garagem
Ajuda extra e no elevador com o inimigo
‘Banana para rival’, vestiário em êxtase e Marcos nos braços da torcida
Goleiros ‘fantásticos’ e Marcos como titular na Copa de 2002
Lesões e incertezas impedem Marcos de disputar mais uma Copa