Al-Ahly e Monterrey estreiam no Mundial e Palmeiras aguarda vencedor; veja o que esperar do jogo

Egípcios estão severamente desfalcados pela Copa Africana de Nações, enquanto mexicanos se reforçaram para a competição

O Palmeiras deve ficar atento ao confronto entre Al-Ahly, do Egito, e Monterrey, do México, neste sábado (5), pela fase de quartas de final do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. O classificado enfrenta o Verdão na semifinal.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

AL-AHLY

O Al-Ahly é o maior campeão egípcio (42 títulos e africano (10 títulos) e é considerado um dos clubes mais populares do mundo, tendo uma torcida estimada em mais de 30 milhões.

A equipe está em sua sétima participação no torneio. Inclusive, na última edição, o clube terminou na 3ª posição, derrotando justamente o Alviverde na disputa do terceiro lugar, em decisão por pênaltis.

Os ‘Vermelhos’, como são conhecidos, no entanto, tiveram uma má notícia na última quinta-feira (3). A seleção do Egito derrotou Camarões e avançou à final da Copa Africana de Nações, que acontecerá apenas no domingo (6). Com isso, a equipe não terá seis de seus principais jogadores para a partida. O goleiro El-Shennawy, os defensores Tawfiq e Ashraf, os meias Al-Soleya e Fathi e o atacante Sherif não estarão em Abu Dhabi para o duelo contra o Monterrey.

O sul-africano Pitso Mosimane, de 57 anos, chegou ao clube em outubro de 2020 e só foi perder a primeira partida quatro meses depois. Desde então, já venceu duas vezes a Liga dos Campeões da África.

O Al-Ahly preza pelo futebol ofensivo e, quando tem todos os jogadores à disposição, costuma jogar com uma linha de três zagueiros, mas utilizando pelo menos um volante ou um lateral para dar mais qualidade à saída de bola. Não será o caso nas quartas de final do Mundial. O clube, aliás, não entra em campo regularmente por competições oficiais desde dezembro de 2021.

MONTERREY

O Monterrey é um clube-empresa, que pertence a FEMSA – a quinta empresa de maior faturamento de todo o México, que possui redes de lojas de conveniência, farmácias e postos de gasolina, além de ser acionista da Heineken e a maior distribuidora de Coca-Cola do mundo.

Nos últimos anos, os mexicanos gastaram mais do que o Palmeiras com contratações e possuem um plantel de muita qualidade. O retorno do meia mexicano Rodolfo Pizarro foi anunciado como grande reforço para a atual temporada, vindo do Inter Miami, dos Estados Unidos. Ele ainda não recuperou o ritmo de jogo e não deve ser titular.

O técnico Javier Aguirre está em sua segunda temporada à frente da equipe, que participa do Mundial de Clubes pela quinta vez. O clube jamais se classificou para a final, mas é o favorito a enfrentar o Palmeiras na semfinal.

Na última Data Fifa, o Monterrey cedeu nove de seus onze titulares para suas respectivas seleções nacionais: o goleiro Andrada (reserva da Argentina), os laterais Medina (titular da Colômbia) e Gallardo reserva do México), os zagueiros Montes e Vegas (titulares do México e do Chile), os meias Meza e Romo (reservas da Argentina e do México) e os atacantes Campbell (titular da Costa Rica) e Funes Mori (reserva do México).

Ao mesmo tempo em que o clube viajou antes aos Emirados Árabes Unidos para antecipar a preparação, os nove jogadores selecionáveis só se juntaram ao elenco ao término da Data Fifa, no último dia 2 de fevereiro. O zagueiro e capitão Cesar Montes testou positivo para Covid-19 e não deve enfrentar o Al-Ahly.

Os principais destaques da equipe são o meia Maxi Meza, ex-Independiente, e o atacante Funes Mori, argentino naturalizado mexicano que se tornou ídolo do clube. As jogadas costumam ser criadas pelo primeiro e concluídas pelo segundo.

Al-Ahly e Monterrey se enfrentam neste sábado, às 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi. A semifinal do Verdão contra o classificado acontece na terça-feira (8), no mesmo horário local.

LEIA MAIS