Análise: Em recuperação, como Luan Silva pode ajudar o Palmeiras?

Aos 22 anos e na sua terceira temporada no Verdão, o centroavante conta com grande histórico de lesões, mas é visto como promessa pela diretoria

Emprestado pelo Vitória desde o final de 2018, Luan Silva soma apenas um jogo com a camisa do Palmeiras. Convivendo com graves lesões desde sua chegada ao clube, o centroavante e camisa 9 do elenco profissional é visto como uma grande promessa pela alta cúpula da diretoria alviverde.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Muitas vezes “esquecido” por parte da torcida, o jovem foi citado nominalmente no boletim diário do clube, que informa as atividades realizadas na Academia de Futebol. Em poucas palavras, a publicação dizia que o jogador fez atividades de recuperação

– O atacante Luan Silva, que não foi utilizado nesta temporada, segue em recuperação de uma grave lesão no joelho esquerdo – informou o Palmeiras no dia 26 de junho.

QUEM É LUAN SILVA?

Destaque das categorias de base do Vitória, a promessa foi integrada ao elenco profissional do Leão no final do Campeonato Brasileiro de 2018, em um momento em que o rebaixamento da equipe já parecia iminente. Com seis jogos disputados, apresentou bons números. Em média, foram 3.5 dribles, 8.8 duelos ganhos, 84% de aproveitamento em passes e 1.2 chutes por jogo.

Além das estatísticas, Luan anotou um gol, marcado justamente diante do Palmeiras, no Allianz Parque. Na ocasião, os comandados de Luiz Felipe Scolari ganharam por 3×2 e levantaram o taça do campeonato brasileiro.

Chamando atenção da diretoria, o atacante foi contratado, por empréstimo, em maio de 2019. Fruto da geração 99, a mesma de Wesley e Patrick, o atleta inicialmente atuaria nas categorias de base, já projetando uma transição ao profissional.

COMO JOGA?

Dentro de campo, o atacante tem características que remetem ao futebol de Willian Bigode, com bom porte físico e atuando tanto aberto pela esquerda, quanto centralizado — como jogou nos treinamentos. Além disso, o jogador conta com sua boa velocidade, qualidade de finalização, grande raciocino e capacidade de tomada de decisões.

Podemos perceber as semelhanças comparando os mapas de calor. Na primeira foto, vemos Luan e sua posição média no Brasileiro de 2018. Já na segunda imagem, a posição de Willian, no Brasileirão de 2019.

Foto 1: Mapa de calor de Luan Silva durante o Brasileiro de 2018 (Via: SofaScore)
Foto 2: Mapa de calor de Willian durante o Brasileiro de 2019 (Via: SofaScore)

PONTO FRACO, AS LESÕES:

O ponto fraco está no ritmo e a parte física. Após mais de dois anos no Palmeiras, Luan ainda não conseguiu sequência devido a uma série de lesões que resultaram em três cirurgias devido a um rompimento do ligamento cruzado anterior no joelho esquerdo.

Chegando no Verdão ainda em recuperação de uma cirurgia no ligamento joelho, meses depois, o jovem teve de fazer nova operação no local por um problema de cartilagem.

Recuperado, passou a fazer parte do elenco de Vanderlei Luxemburgo em janeiro de 2020. Porém, no dia da sua estreia, em março, contra a Ferroviária, sofreu mais uma lesão, dessa vez muscular. Contra o clube do interior, ficou evidente que ainda faltava ritmo de jogo ao atacante. Substituído no primeiro tempo, o camisa 9 somou 18 toques, 90% em aproveitamento em passes, uma grande chance perdida e dois passes chave. Taticamente, exerceu uma função semelhante ao realizado por Luiz Adriano, centralizado e ao lado de dois pontas abertos.

(Foto: Reprodução/ Premiere)

Quando estava retornando aos treinamentos, em agosto, e já projetando uma possível sequência na equipe campeã paulista, um novo problema no joelho, novamente na cartilagem, obrigou o garoto, de apenas 21 anos, a ser operado novamente. A terceira vez em dois anos.

Ainda sem prazo definido para ficar à disposição de Abel Ferreira, o atacante não joga uma partida completa desde 19 de janeiro de 2019, no empate entre Vitória e Moto Club, pela Copa do Nordeste.

CONTRATO:

Inicialmente cedido por empréstimo até maio de 2020, o Palmeiras havia renovado seu vínculo até o final de 2020. Além disso, o Alviverde adquiriu 15% dos direitos econômicos do jogador à época, por um valor aproximado de cinco milhões de reais. Com a nova lesão e cirurgia, o contrato foi renovado até dezembro de 2021.

LEIA MAIS