Arquivos Anderson Barros Palmeiras - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/anderson-barros-palmeiras/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 06 Oct 2023 19:37:37 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/#respond Sat, 07 Oct 2023 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=137329

Agora é aquela velha máxima: recolher os 'cacos', entender o que não funcionou e projetar 2024

O post Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras deu adeus à chance do tetracampeonato da Libertadores e agora tem 13 jogos até o fim do ano. Com os líderes do Campeonato Brasileiro cada vez mais distantes, o Verdão já pode vestir branco, pular as ‘sete ondinhas’ e pensar em 2024.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jornalistas argentinos são acusados de racismo após eliminação do Palmeiras

Há ainda aqueles que acreditam em uma arrancada no Brasileirão em busca do 12º título do torneio. Creio que será muito difícil. O baque emocional após a eliminação contra o Boca Juniors nos pênaltis foi muito grande e não consigo imaginar esse time se motivando nessa reta final. Espero estar redondamente errado.

Desde o fim de 2022, torcedores, imprensa e Abel Ferreira levantaram a bandeira de que o time precisava se reforçar para continuar como protagonista. Porém, as únicas contratações para esta temporada foram as chegadas de Richard Rios, para o lugar de Atuesta, machucado, e Artur vindo do Red Bull Bragantino. O Palmeiras sofreu no mercado de transferências e recebeu ‘não’ atrás de ‘não’ de possíveis reforços.

Com a lesão de Dudu, Abel e sua comissão têm apenas 23 atletas de linha à disposição, sendo nove deles formados nas categorias de base do Palmeiras. Como um time quer brigar por todos os títulos com um elenco tão enxuto e repleto de jovens em formação? Muito difícil.

Só em comparação, eu disputo um campeonato amador de futebol society, onde jogam apenas sete em campo, e temos no elenco 25 atletas inscritos. Como a diretoria do Maior Campeão do Brasil imaginou que seria possível? Confiaram no plano de Abel Ferreira, que desta vez não deu certo.

Claro que Abel tem sua parcela de culpa na eliminação. Nos mais de 180 minutos dos jogos contra o Boca, o português foi teimoso e entrou com o mesmo time, que não vinha tendo boas atuações, em três tempos nas semifinais. O Palmeiras agudo, incisivo e ofensivo como estamos acostumados, só vimos nos 45 minutos finais do confronto quando as Crias deram mais volume e por pouco não conseguiram classificar o Verdão para sua 7ª final de Libertadores.

O clube precisa se reforçar urgentemente. Não dá para contar com milagres de Abel Ferreira e com adolescentes que sequer completaram a maioridade. Perguntado sobre o planejamento para 2024, o diretor de futebol, Anderson Barros, falou que o Palmeiras buscará manter e renovar com atletas da ‘espinha dorsal vencedora’ e está de olho em possíveis nomes, como Bruno Henrique, que está no fim de contrato com o Flamengo.

Agora é aquela velha máxima: recolher os ‘cacos’, entender o que não funcionou e projetar 2024. O Natal nem chegou e o Palmeiras já está no réveillon. Feliz ano novo…

O post Opinião: ‘Feliz ano novo, Palmeiras!’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-feliz-ano-novo-palmeiras/feed/ 0 Opinião: 'Feliz ano novo, Palmeiras!' Agora é aquela velha máxima: recolher os 'cacos', entender o que não funcionou e projetar a temporada de 2024 Abel Ferreira,Alviverde,Anderson Barros Palmeiras,colunas,Libertadores,Nosso Palestra,Opinião,Palmeiras,Palmeiras planejamento,projeção 2024,Verdão,palmeiras Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras Veja jogadores que mais fizeram gols de falta pelo Palmeiras no Século XXI
Súmula do Dérbi explica expulsão de João Martins e cita confronto com Anderson Barros https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sumula-do-derbi-explica-expulsao-de-joao-martins-e-cita-confronto-com-anderson-barros/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sumula-do-derbi-explica-expulsao-de-joao-martins-e-cita-confronto-com-anderson-barros/#respond Fri, 18 Mar 2022 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=73005

Diretor de futebol do Palmeiras confrontou a arbitragem nos túneis do Allianz Parque após a vitória no Dérbi

O post Súmula do Dérbi explica expulsão de João Martins e cita confronto com Anderson Barros apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 1 no Allianz Parque, garantiu o posto de melhor campanha da primeira fase do Paulistão e venceu três clássicos em sequência de forma histórica. O árbitro Matheus Delgado Candançan, de apenas 23 anos, estreando em jogos do Verdão, publicou a súmula do Dérbi no fim da última quinta-feira (17).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O documento explica a expulsão de João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, aos 43 minutos do segundo tempo. Segundo o árbitro, o integrante da comissão técnica do Verdão recebeu o cartão vermelho por:

– Sair de seu banco de reservas e ir na direção do quarto árbitro reclamando acintosamente das decisões da arbitragem com gestos e ações, proferindo as seguintes palavras: ‘Vocês tem que checar, só checam para os caras’. Informo ainda que, após ser expulso, o mesmo confrontou o quarto árbitro antes de sua saída do campo de jogo.

Foto: Reprodução

A súmula também revela uma ocorrência ao término do Dérbi, na qual a equipe de arbitragem foi confrontada por Carlos Martinho, outro auxiliar de Abel, e por Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras.

De acordo com Candançan, Martinho se dirigiu a ele de forma exaltada, proferindo as seguintes palavras: ‘Foi falta antes do pênalti, só vocês não viram, ele empurrou’.

O documento ainda indica a atitude de Anderson Barros, normalmente discreto e calmo, de segurar a camisa do quarto árbitro enquanto dizia: ‘Você não pode falar assim, aqui eu que resolvo as coisas’. Seguranças do Alviverde tiveram rápido conflito com o policiamento para encerrar a discussão.

Foto: Reprodução

LEIA MAIS

O post Súmula do Dérbi explica expulsão de João Martins e cita confronto com Anderson Barros apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sumula-do-derbi-explica-expulsao-de-joao-martins-e-cita-confronto-com-anderson-barros/feed/ 0 17d5aeaf-67fa-4e48-8dd7-31f4435415d2 b0d92724-ff6f-434e-9bb9-b51089a29ce2
Palmeiras renova com Anderson Barros até o fim de 2022 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-renova-com-anderson-barros-ate-o-fim-de-2022/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-renova-com-anderson-barros-ate-o-fim-de-2022/#respond Mon, 03 Jan 2022 17:47:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=61303

O antigo contrato do diretor ia até dezembro de 2021, mas foi renovado por Leila Pereira

O post Palmeiras renova com Anderson Barros até o fim de 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O diretor de futebol Anderson Barros renovou seu contrato com o Palmeiras até o fim de 2022. A informação foi publicada pela Gazeta Esportiva e confirmada pelo NOSSO PALESTRA.

O antigo vínculo de Barros com o Verdão ia somente até o dia 31 de dezembro do ano passado. Após assumir como presidente, Leila Pereira optou pela renovação.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Internamente, a avaliação é de que o diretor fez um grande trabalho nas últimas temporadas, sobretudo blindando o grupo em eventuais crises. O profissional é muito querido pelos jogadores e funcionários.

Abel Ferreira fez questão de elogiá-lo publicamente e pedir sua permanência logo após a conquista da Libertadores sobre o Flamengo.

– O Anderson Barros é o diretor de futebol mais incrível com quem trabalhei. Além de ser diretor esportivo, muitas vezes ouviu eu pedindo esse e aquele jogador, mas sabia que não dava para trazer mais. Tem um trabalho absolutamente extraordinário naquilo que é humanizar o grupo. É uma honra e um privilégio trabalhar com o grande profissional que ele é – afirmou, na época.

Em sua primeira entrevista coletiva como mandatária do Verdão, no dia 16 de dezembro, Leila já havia confirmado a permanência de Barros para a próxima temporada.

– Anderson Barros permanece conosco também. Toda a comissão técnica e diretoria de futebol vão ficar. Como alterar uma equipe tão vencedora? São pessoas competentes, que lutam juntas para que o Palmeiras seja vitorioso. Todos ficam para 2022 – disse.

Barros chegou ao Palmeiras ao final de 2019, após a demissão de Alexandre Mattos. Conquistou duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020) e um Paulistão (2020).

LEIA MAIS

O post Palmeiras renova com Anderson Barros até o fim de 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-renova-com-anderson-barros-ate-o-fim-de-2022/feed/ 0 Palmeiras hoje: Estêvão e Luis Guilherme são convocados, e Endrick treina Colunistas opinam: Quem deve sair em reformulação do Palmeiras citada por Abel? Palmeiras hoje: Endrick tem edema na coxa detectado e Gómez bate recorde Reformulação? Confira situação de jogadores do Palmeiras Veja jogadores que mais fizeram gols de falta pelo Palmeiras no Século XXI
Leila Pereira confirma permanência de Abel Ferreira no Palmeiras para 2022 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/leila-pereira-confirma-permanencia-de-abel-ferreira-no-palmeiras-para-2022/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/leila-pereira-confirma-permanencia-de-abel-ferreira-no-palmeiras-para-2022/#respond Thu, 16 Dec 2021 15:35:47 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=59063

Nova presidente do Verdão cravou que Anderson Barros também continua como diretor de futebol

O post Leila Pereira confirma permanência de Abel Ferreira no Palmeiras para 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leila Pereira tomou posse como presidente do Palmeiras na última quarta-feira (15). Em entrevista coletiva na Academia de Futebol nesta quinta-feira (16), a mandatária tranquilizou a torcida ao garantir a permanência do treinador Abel Ferreira para a temporada de 2022.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– O nosso técnico bicampeão da Libertadores fica no Palmeiras. Ele tem contrato até 2022 com a possibilidade de estender até 2023. Confirmo que o Abel permanece e que isso sempre foi o desejo da presidência. Tenho certeza que ele está muito feliz aqui, assim como os torcedores. Era uma notícia que eu estava ansiosa para dar – afirmou.

De férias em Portugal, Abel Ferreira chegou a deixar o futuro em dúvida após a conquista da segunda Libertadores consecutiva, alegando esgotamento mental e saudade da família. Em menos de um ano, ele se tornou um dos maiores treinadores da história do clube.

– Anderson Barros permanece conosco também. Toda a comissão técnica e diretoria de futebol vão ficar. Como alterar uma equipe tão vencedora? São pessoas competentes, que lutam juntas para que o Palmeiras seja vitorioso. Todos ficam para 2022 – completou.

Leila será presidente do Verdão até o fim de 2024. O primeiro desafio será a disputa do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, no mês de fevereiro.

Assista ao trecho da entrevista coletiva de Leila Pereira como nova presidente do Palmeiras

LEIA MAIS

O post Leila Pereira confirma permanência de Abel Ferreira no Palmeiras para 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/leila-pereira-confirma-permanencia-de-abel-ferreira-no-palmeiras-para-2022/feed/ 0
Barros sobre Luiz Adriano e Lucas Lima: ‘Se chegar algo, vamos conversar’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/barros-sobre-luiz-adriano-e-lucas-lima-se-chegar-algo-vamos-conversar/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/barros-sobre-luiz-adriano-e-lucas-lima-se-chegar-algo-vamos-conversar/#respond Mon, 26 Jul 2021 23:01:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=39988

Jogadores perderam espaço com Abel Ferreira e podem ser negociados pelo Verdão

O post Barros sobre Luiz Adriano e Lucas Lima: ‘Se chegar algo, vamos conversar’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras está disposto a ouvir propostas por Luiz Adriano e Lucas Lima. Ao menos é o que deu a entender a entrevista do diretor de futebol do clube, Anderson Barros, para a Rádio 105FM.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

Lucas Lima chegou a ser afastado dos treinos após ser flagrado na noite paulista quebrando o protocolo sanitário do clube, enquanto Luiz Adriano se recupera de um edema no joelho, e já recebeu sondagens do Grêmio.

Anderson Barros destacou o profissionalismo da dupla, que tem sido muito criticada pela torcida. Ambos os jogadores perderam espaço e, há tempos, não são utilizados pelo treinador Abel Ferreira. O diretor ressaltou que as propostas que chegarem serão analisadas em conjunto com os atletas para que o desfecho seja benéfico tanto para eles como para o clube.

Sem Luiz Adriano e Lucas Lima, o Palmeiras entra em campo novamente no próximo sábado (31), às 19h (horário de Brasília), contra o São Paulo, pelo Brasileirão.

LEIA MAIS

O post Barros sobre Luiz Adriano e Lucas Lima: ‘Se chegar algo, vamos conversar’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/barros-sobre-luiz-adriano-e-lucas-lima-se-chegar-algo-vamos-conversar/feed/ 0
Guilherme Paladino: Palmeiras, Maquiavel e quando o barato sai caro https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-guilherme-paladino-palmeiras-maquiavel-barato-caro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-guilherme-paladino-palmeiras-maquiavel-barato-caro/#respond Thu, 10 Jun 2021 13:44:50 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=34686

"Portanto, àqueles nossos príncipes que tiveram por muitos anos o seu principado, que não acusem a fortuna por tê-lo perdido, mas a sua própria indolência por não terem jamais, em épocas de paz, pensado que os tempos poderiam mudar"

O post Guilherme Paladino: Palmeiras, Maquiavel e quando o barato sai caro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Leia a coluna de Guilherme Paladino para o Nosso Palestra: Palmeiras, Maquiavel e quando o barato sai caro

Prefiro que uma negociação não aconteça do que extrapolar um determinado limite que a gente tenha definido com nosso departamento financeiro (…) Nos últimos anos, falamos da necessidade de equilíbrio administrativo e competir. E o Palmeiras está chegando nas finais. Às vezes não conquista por uma série de detalhes, mas chegamos em basicamente todas as competições.

Esta declaração de Anderson Barros ao ‘Seleção SporTV’, há pouco mais de uma semana, resume a postura administrativa do Palmeiras desde o início de 2020.

É louvável que a administração de um time de futebol não se curve ao populismo e não ignore a responsabilidade financeira para fazer contratações bombásticas que, no futuro, comprometeriam o caixa da instituição. Ainda mais em uma pandemia, é imprescindível redobrar o cuidado neste aspecto. Contudo, é preocupante que uma gestão de um clube de primeiro escalão confunda as coisas e não entenda que a passividade em excesso pode custar ainda mais caro do que um investimento propriamente dito.

A velha máxima “time que está ganhando não se mexe” não tinha validade nem em 1513, quando Maquiavel já alertava: “Se um príncipe se conduz com prudência e paciência, e os tempos e as coisas contribuem para que seu governo seja bom, será bem-sucedido. Mas, se mudarem os tempos e as coisas, e ele não mudar o seu modo de proceder, então se arruinará.

Abel , o pensador, mesmo tendo sido vitorioso na temporada 2020, já pediu publicamente reforços para melhorar o elenco (Foto: Cesar Greco)

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

O futebol, dentro e fora de campo, não é estático. Em campo, um time pode evoluir, cair de produção, contar com a “sorte”, oscilar, ter sucesso, fracasso, entre outras infinitas variáveis. Fora de campo, os concorrentes podem se organizar, contratar reforços, contratar treinadores capacitados, entre mais outras infinitas variáveis. Fato é que, com o avanço do tempo, nada permanece como está.

E, apesar de o Palmeiras ter conquistado três competições na temporada de 2020, isso ficou na temporada de 2020. De lá para cá, como diz Maquiavel, “os tempos e as coisas mudaram”, e a concorrência (tanto no Brasil quanto na América do Sul) se movimentou, fez contratações relevantes, fez mudanças no comando técnico e está se aprimorando a cada dia.

O campeão da Libertadores, que não aprendeu nada com o filósofo florentino, contentou-se em “chegar a todas as finais” desde então, mesmo tendo sido derrotado na Recopa, Supercopa e Paulistão, até o momento da declaração do diretor de futebol. Agora, o atual campeão da Copa do Brasil também está eliminado da edição de 2021 deste importante torneio nacional. A queda veio no primeiro confronto da equipe, diante do CRB, da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Com isso, o clube, que esperava arrecadar, no mínimo, cerca de R$ 10,3 milhões nesta competição, pois planejava chegar às quartas de final, arrecadou menos da metade: R$ 4,2 milhões, por ter caído na terceira fase. Caso chegasse às semifinais, embolsaria R$ 17,65 milhões, ao todo. Se repetisse a conquista da temporada passada, algo factível justamente por ter acontecido há menos de quatro meses, arrecadaria R$ 73 milhões (sempre contando com as premiações por fase avançada).

O CRB fez história no Allianz Parque e eliminou o Palmeiras (Foto: Reprodução)

Para sonhar alto, é preciso qualificar o elenco. Já ter conquistado tudo em um ano não garante que isso vá acontecer de novo, pois, para tal, a diretoria alviverde precisaria contar com a inércia da concorrência, o que é impensável, mesmo em uma pandemia. E, para qualificar o elenco, investimentos são necessários. A louvável preocupação com o equilíbrio financeiro não pode desconsiderar a necessidade técnica, que também traz retornos para o caixa.

Em 2020, o Palmeiras assinou com Rony, a segunda contratação mais cara da história do clube: 6 milhões de euros (cerca de R$ 28,4 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta. Fundamental nas conquistas da Libertadores e Copa do Brasil, com participação direta nos resultados das fases finais de ambas as competições, o atacante no mínimo já retornou seu investimento. Afinal, somente os dois títulos somaram, ao todo, R$ 213 milhões (é isso mesmo) aos cofres alviverdes. E, sendo um ativo do clube, ele pode render ainda mais dinheiro em uma futura negociação.

O mesmo vale para Matías Viña, que foi titular e crucial ao longo de ambas as campanhas, e Breno Lopes, autor do gol do título continental. Todos os citados foram contratados na mesma temporada. O retorno vem com investimento.

“Mas o Rony, Viña e Breno Lopes não ganharam sozinhos, e o prêmio também ajuda a sustentar o restante do elenco, que é qualificado e caro!” De fato. Mas sem Rony, Viña e Breno Lopes, os títulos teriam sido conquistados e as premiações teriam ajudado a sustentar o qualificado e caro elenco? Ou teria sido mais um ano em que o qualificado e caro elenco bateu na trave e não conseguiu se justificar? Novamente, o retorno vem com investimento.

Rony ostenta a taça da Libertadores 2020 (Foto: Cesar Greco)

E é evidente que estes exemplos não devem ser usados para justificar irresponsabilidades ou excessos. Mas a ‘responsabilidade’ também não pode ser muleta para omissão. A equipe com o maior patrocínio do país não conseguiu se programar para contratar um reserva para a posição de centroavante, que já foi pedido publicamente por Abel Ferreira e é uma necessidade que existe desde o início de 2020, quando Borja e Deyverson foram emprestados?

Já era de conhecimento geral que as Eliminatórias da Copa do Mundo, a Copa América e as Olimpíadas desfalcariam o Palmeiras por mais de um mês. O time que arrecadou mais de R$ 250 milhões em premiações não tinha dinheiro para preparar substitutos qualificados para as laterais?

E, em meio a tudo isso, discutir renovações com atletas de idade avançada, que ocupam espaço no elenco e na folha salarial, que não darão retorno financeiro e entregam cada vez menos retorno técnico, condiz com a postura responsável?

Voltando à realidade, o clube já está eliminado da Copa do Brasil e já fracassou em todos os objetivos da temporada até o momento. Desta forma, ou a diretoria terá que rezar muito para que “os tempos e as coisas” contribuam e que o ano ainda seja salvo por um grande título, ou, paradoxalmente, o barato vai sair caro, e a economia vai resultar em um prejuízo que poderia ter sido evitado.

LEIA MAIS:

O post Guilherme Paladino: Palmeiras, Maquiavel e quando o barato sai caro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/opiniao-guilherme-paladino-palmeiras-maquiavel-barato-caro/feed/ 0 51213913453_556f01ab10_o Abel Ferreira dirigindo a equipe diante do Flamengo (Foto: Cesar Greco) E3eupAyXEAI9Xwg 50899123863_b4540d303f_c