Arquivos Artilheiro - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/artilheiro/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sun, 17 Mar 2024 05:11:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Flaco López iguala número de gols das duas últimas temporadas no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/flaco-lopez-iguala-gols-ultimas-temporadas-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/flaco-lopez-iguala-gols-ultimas-temporadas-palmeiras/#respond Sun, 17 Mar 2024 08:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=152131

Argentino é o artilheiro isolado do Paulistão com dez gols

O post Flaco López iguala número de gols das duas últimas temporadas no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras goleou a Ponte Preta por 5 a 1 no último sábado (16), na Arena Barueri, e se classificou à semifinal do Paulistão. O destaque foi o atacante Flaco López, que marcou três gols na partida, chegando a dez na competição.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira o terceiro gol de Flaco López na goleada do Palmeiras sobre a Ponte Preta

O argentino é o artilheiro do campeonato e do Verdão na temporada, alcançando a marca de dez bolas na rede em apenas 12 partidas disputadas. Em comparação, em 2024 ele já igualou seu número de gols somados das temporadas 2023 (oito gols em 40 jogos) e 2022 (dois gols em 14 partidas).

O camisa 42 ainda se tornou o maior artilheiro estrangeiro do Alviverde em uma edição de Paulistão no atual século, superando os nove gols de Valdivia em 2008 e as sete bolas na rede de Borja em 2018.

A última vez que um palmeirense havia marcado três vezes diante da Ponte Preta havia sido justamente na segunda partida da final da edição de 2008, quando Alex Mineiro foi o destaque da goleada por 5 a 0 no Palestra Italia.

Garantido na semifinal, o Palmeiras aguarda o adversário que avançar das quartas de final com a pior campanha. Neste domingo (17), a tabela traz os seguintes confrontos: Red Bull Bragantino x Inter de Limeira, São Paulo x Novorizontino e Santos x Portuguesa.

O post Flaco López iguala número de gols das duas últimas temporadas no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/flaco-lopez-iguala-gols-ultimas-temporadas-palmeiras/feed/ 0 López iguala número de gols das últimas temporadas no Palmeiras O Palmeiras goleou a Ponte Preta por 5 a 1 no último sábado (16), na Arena Barueri, e se classificou à semifinal do Paulistão. Artilheiro,Flaco López,Palmeiras,Paulistão,palmeiras Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Artur vive seca de gols após início artilheiro no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artur-vive-seca-de-gols-apos-inicio-artilheiro-no-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artur-vive-seca-de-gols-apos-inicio-artilheiro-no-palmeiras/#respond Sun, 10 Sep 2023 08:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=133786

Camisa 14 chegou e despontou na equipe do Verdão, mas agora enfrenta período de oscilação

O post Artur vive seca de gols após início artilheiro no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Um dos titulares do Palmeiras comandado por Abel Ferreira, Artur vive uma seca de gols na temporada. Sem marcar desde 30 de julho deste ano, vem sofrendo uma queda de desempenho desde que retornou bem ao clube.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O camisa 14 chegou em março e já assumiu um lugar na equipe como um dos protagonistas do Verdão. Desde então, foi titular em praticamente todos os jogos ao marcar nove gols e dar uma assistência em uma distância de 15 jogos.

Ao todo, Artur acumula dez bolas na rede e dois passes para tentos em 31 partidas defendendo as cores do Palmeiras na atual temporada. Porém, a última vez que comemorou foi há mais de um mês, diante do América-MG, pelo Brasileirão, vivendo agora um jejum de nove confrontos, sendo sete seguidos.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Goleiro do Boca, adversário do Palmeiras na Libertadores, diz se preocupar com gramado sintético

Os números refletem as recentes atuações, já que o jogador vem perdendo gols que não costuma perder. A última vez que o atacante ficou tanto tempo sem marcar foi entre 18 de junho e 29 de agosto de 2022, totalizando 12 partidas, quando ainda atuava pelo RB Bragantino.

O Palmeiras só volta a entrar em campo no próximo dia 15, às 21h30 (de Brasília), contra o Goiás, pelo Brasileirão. Até lá, Artur pode descansar e trabalhar para voltar a ser um dos principais nomes do time do Abel.

O post Artur vive seca de gols após início artilheiro no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artur-vive-seca-de-gols-apos-inicio-artilheiro-no-palmeiras/feed/ 0 Artur vive seca de gols após início artilheiro no Palmeiras Artur chegou e despontou na equipe do Palmeiras, mas agora enfrenta período de oscilação Artilheiro,Artur,Palmeiras,palmeiras Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Polêmicas com Rafinha e Uefa, recorde na Champions e desejado há uma década, enfim, Luiz Adriano, chega ao Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/polemicas-com-rafinha-e-uefa-recorde-na-champions-e-desejado-ha-uma-decada-enfim-luiz-adriano-chega-ao-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/polemicas-com-rafinha-e-uefa-recorde-na-champions-e-desejado-ha-uma-decada-enfim-luiz-adriano-chega-ao-palmeiras/#respond Wed, 31 Jul 2019 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/31/polemicas-com-rafinha-e-uefa-recorde-na-champions-e-desejado-ha-uma-decada-enfim-luiz-adriano-chega-ao-palmeiras/

Foto:Site do Spartak Moscou/Divulgação Depois de 10 anos de um namoro não correspondido em janeiro de 2009, entre Palmeiras e Luiz Adriano, o atacante chega ao alviverde com outro status. Nesse tempo ainda se envolveu em polêmicas com lateral direito Rafinha, hoje no Flamengo, além de ter batido recordes na Uefa Champions League e marcado […]

O post Polêmicas com Rafinha e Uefa, recorde na Champions e desejado há uma década, enfim, Luiz Adriano, chega ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto:Site do Spartak Moscou/Divulgação

Depois de 10 anos de um namoro não correspondido em janeiro de 2009, entre Palmeiras e Luiz Adriano, o atacante chega ao alviverde com outro status. Nesse tempo ainda se envolveu em polêmicas com lateral direito Rafinha, hoje no Flamengo, além de ter batido recordes na Uefa Champions League e marcado o gol mais controverso da carreira, pois o lance exigia fair-play, mas o atleta não seguiu regulamentação.

Por meio da parceria com a Traffic, o Palmeiras buscava montar um elenco forte para a Libertadores e Campeonato Brasileiro de 2009, e o nome do centroavante surgiu como um alvo. " O Palmeiras, junto aos parceiros, está fazendo todos os esforços. Devemos ter uma definição até esta sexta-feira, já que também não se pode demorar muito por causa da janela de transferências na Europa", afirmou à época, seu empresário Gilmar Veloz, para a Rádio Record.

Na mesma entrevista, Veloz evitava mostrar muito otimismo pela fama dura dos diregentes do Shakhtar Donetsk em negociações. "É difícil antecipar algo, até porque não sou dono do atleta", concluiu. Dito e feito, Luiz Adriano acabou não chegando ao Palmeiras.

Passagem na europa

Foram 13 anos de Luiz Adriano no continente europeu. As passagens de maiores sucesso do centroavante se deu no Leste da europa, por conta das nove temporadas no Shakhtar (Ucrânia) e as três últimas no Spartak Moscou, da Rússia. Nesse intervalo, o atacante jogou no Milan, da Itália, mas sem grande relevância.

Luiz Adriano revelado no Internacional teve na Ucrânia junto a leva de brasileiros na equipe seis campeonatos ucraniamos, quatro taças domésticas e outras cinco supercopas. Também atuando pelo Shakhtar tem um recorde na Uefa Champions League que só Cristiano Ronaldo igualou: dois hat-tricks consecutivos.

Messi também tem um recorde empatado com o Luiz Adriano na competição internacional: únicos a marcarem cinco gols no mesmo cotejo.

A participação no torneio da Uefa também rendeu situações embaraçosas. Em 2012, durante a vitória por 5 a 2, sobre Nordsjaelland, Luiz Adriano fez um gol com partida reiniciada com bola ao chão, após o meia Willian dar um chute para frente em devolução aos rivais, mas, segundo o atleta, o mesmo não ouviu o apito para interromper a ação. O caso gerou uma punição de um jogo pela entidade ao novo jogador do Palmeiras.

Confira o lance:

Ainda pelo Shakhtar teve seu nome citado por Rafinha como um "moleque nojento" junto a Taison e Fred, em áudio via Whatsapp vazado depois do massacre do Bayern de Munique por 7 a 0 no Shakhtar, pois a legião brazuca dos ucranianos haviam dito que os alemães eram uma equipe comum.

À época, Luiz Adriano, em entrevista ao canal FoxSports, preferiu não aprofundar a fala do lateral e disse apenas que a opinião em relação aos seus compaheiros estava equivocada.

Pelo Milan, a revelação colorada não conseguiu desempenhar um bom papel em um time que segue na busca pelo protagonismo q já teve um dia na Itália e no futebol mundial. Foram 36 jogos e apenas seis gols marcados.

Na Rússia, chegou para ser o homem gol de um time que precisava recuperar o prestígio nacional, pois não conseguia levantar o caneco russo desde 2001, sendo o mais popular do país, e vendo a ascensão de Rubin Kazan, Zenit e CSKA, que inclusive levantaram taças da Copa da Uefa, atual Uefa Europa League.

Na atual temporada, que acabará de recomeçar na gélida Rússia, Luiz Adriano havia participado dos três jogos do campeonato e anotado um gol.

O novo reforço do Palmeiras retorna ao futebol brasileiro com 24 taças no currículo. Luiz Adriano ainda carrega a marca de maior artilheiro da história do Shakhtar Donetsk com 130 gols. Além dele, somente Love (124), como brasileiro, lidera a lista como o maior goleador da história de um clube na Europa, no caso, o CSKA.

Títulos

Nacionais

Liga da Ucrânia (6)
Copa da Ucrânia (4)
Super Taça da Ucrânia (5)
Super Copa da Itália (1)
Liga Russa (1)
Super Taça da Rússia (1)
Super Copa da Itália (1)
Brasileiro sub-20 (1)

Internacionais

Mundial de Clubes (1)
Copa Libertadores (1)
Uefa Europa League (1)
Recopa Sul-Americana (1)
Sulamericano sub-20 (1)

O post Polêmicas com Rafinha e Uefa, recorde na Champions e desejado há uma década, enfim, Luiz Adriano, chega ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/polemicas-com-rafinha-e-uefa-recorde-na-champions-e-desejado-ha-uma-decada-enfim-luiz-adriano-chega-ao-palmeiras/feed/ 0
Análise: Gabigol pode ser tratado como peça de reposição do atacante Dudu no Palmeiras? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-gabigol-pode-ser-tratado-como-peca-de-reposicao-do-atacante-dudu-no-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-gabigol-pode-ser-tratado-como-peca-de-reposicao-do-atacante-dudu-no-palmeiras/#respond Thu, 08 Nov 2018 16:21:39 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/08/analise-gabigol-pode-ser-tratado-como-peca-de-reposicao-do-atacante-dudu-no-palmeiras/

Fotos: Ivan Storti/Flickr Santos e Cesar Greco/Ag. Palmeiras O torcedor palmeirense foca toda a sua concentração e energia nas discussões sobre quais jogos são essenciais para conquistar o decacampeonato brasileiro, porém muitos já param para refletir sobre o planejamento da próxima temporada, principalmente ao pensar que Dudu tem sido um dos principais jogadores da equipe […]

O post Análise: Gabigol pode ser tratado como peça de reposição do atacante Dudu no Palmeiras? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Fotos: Ivan Storti/Flickr Santos e Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O torcedor palmeirense foca toda a sua concentração e energia nas discussões sobre quais jogos são essenciais para conquistar o decacampeonato brasileiro, porém muitos já param para refletir sobre o planejamento da próxima temporada, principalmente ao pensar que Dudu tem sido um dos principais jogadores da equipe de Felipão e deve deixar o time no final do ano. Surgiu nessa semana a informação de que Gabigol é alvo do Palmeiras para 2019. Seria ele uma possível peça de reposição para Dudu?

De acordo com uma breve análise que faço aqui, Gabigol pode ser tratado como reforço de peso para a temporada de 2019, entretanto há mais diferenças do que semelhanças entre o futebol jogado por ele e por Dudu. É possível dizer que um complementa o outro em termos de potencial de jogo em certos critérios.

SEMELHANÇAS:

1 – Drible: Dudu e Gabigol costumam chamar a atenção por puxar a responsabilidade de uma jogada individual, mas na maioria das vezes os dois preferem ganhar do adversário utilizando um corte em velocidade, deixando o drible como segunda opção. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, Dudu é o 15º jogador que mais dribla, acumulando 27 tentativas bem-sucedidas. Já Gabigol aparece na 25ª posição com apenas três dribles a menos na competição.

2 – Passes: Dudu e Gabigol gostam de aparecer no centro das ações ofensivas, procuram a bola, e por isso dificilmente trazem ao torcedor a sensação de terem desaparecido ou se escondido do jogo. O envolvimento deles com as jogadas é semelhante quando o assunto é receber e passar a bola, tendo Dudu uma média aproximada de 23 passes por partida e Gabigol de 26 toques para companheiros por jogo.

3 – Perdas de posse de bola: Dudu e Gabigol, como eu já disse, não têm a característica de se esconder nos jogos e, por isso, acumulam média de 4 perdas de posse de bola por partida, tendo uma variação média pequena de maior perda por parte de Dudu. O palmeirense perdeu a bola 126 vezes em 26 jogos de Brasileirão, enquanto Gabriel Barbosa teve a bola roubada 129 vezes em 31 jogos do mesmo campeonato.

DIFERENÇAS:

1 – Cruzamentos para a área: Dudu é um ponta acima da média e, por isso, acumula também qualidade nos cruzamentos para a área. É corriqueiro assistir a gols de bolas na área cruzadas pelo camisa 7. Nesse Brasileirão, o atacante palmeirense já deu 156 cruzamentos até a 32ª rodada, enquanto Gabigol cruzou apenas 49 bolas, ou seja, menos de 1/3.

2 -Artilharia: Embora Dudu faça gols decisivos e tenha bons números no quesito, Gabigol vive grande temporada quando o assunto é bola na rede. O santista tem quase o dobro de gols do palmeirense. São 25 gols pelo Santos no ano, enquanto Dudu marcou 13 pelo Palmeiras. Além disso, vale destacar que Gabriel Barbosa é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com folga, quatro gols a frente de Pablo, segundo colocado.

3 – Assistente: Dudu e Gabigol carregam nesse critério a maior diferença de característica no futebol de cada um. Desde que chegou ao Palmeiras, o camisa 7 é habitualmente um dos maiores assistentes da equipe, senão o maior, ao fim das temporadas. Nesse ano, até agora (32ª rodada do Brasileirão), o palmeirense acumula 11 assistências para gol e é o líder da competição no critério, enquanto Gabigol tem apenas dois passes para gol no torneio. No ano, Dudu tem ainda mais quatro assistências contra nenhuma de Gabigol, somando portanto um placar de 15 a 2 no critério.

POSICIONAMENTO E DEDICAÇÃO:

O atacante Gabigol atualmente tem atuado mais pelo centro do ataque santista, embora possa aparecer pela ponta direita, onde Dudu também tem atuado pelo Palmeiras. Na esquerda, Gabigol não costuma render tudo o que rende do lado oposto, enquanto Dudu tem tido desempenho semelhante em qualquer uma das pontas.

Para exemplificar um pouco da dedicação de cada atleta em jogos nos quais suas equipes exigiram um ‘algo a mais’, separei o mapa de calor nos nervosos jogos entre Internacional e Santos, e Flamengo e Palmeiras. Repare como ambos participaram bastante no jogo tanto nas fases ofensivas quanto nos momentos defensivos.

WhatsApp-Image-2018-11-07-at-12.26.01--1-

Do seu lado direito, você vai observar um gramado com pontos cinza que mostram onde Dudu atuou durante a partida contra o Flamengo, no Maracanã (Imagem: Footstats)

WhatsApp-Image-2018-11-07-at-12.26.01--4-

Do seu lado direito, você vai observar um gramado com pontos cinza que mostram onde Gabigol atuou durante a partida contra o Internacional, no Beira-Rio (Imagem: Footstats)

CONCLUSÃO:
Há diferenças e semelhanças muito claras entre Gabigol e Dudu. Como eu disse, ambos poderiam jogar juntos para que pudessem complementar um ao outro. Enquanto Dudu é o maior garçom do Brasileirão, Gabigol é aquele que mais marca gols. De resto, ambos gostam do jogo em velocidade, usam o drible com frequência tão parecida quanto o passe para o companheiro. Com Gabigol em campo, talvez o Palmeiras ganhasse em poder de fogo, mas perdesse em poder de criação. Tudo depende de como Felipão escolheria utilizar o jogador e qual seria a adaptação de Gabigol ao esquema e aos companheiros alviverdes. Falando objetivamento sobre campo e bola, Gabigol não seria uma contratação ruim ou pouco útil, mas a característica final (finalização/assistência) mudaria e, por isso, talvez não pudesse ser caracterizado exatamente como peça de reposição para o atual camisa 7 palmeirense.
Números e imagens: Footstats

O post Análise: Gabigol pode ser tratado como peça de reposição do atacante Dudu no Palmeiras? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/analise-gabigol-pode-ser-tratado-como-peca-de-reposicao-do-atacante-dudu-no-palmeiras/feed/ 0 WhatsApp-Image-2018-11-07-at-12.26.01--1- WhatsApp-Image-2018-11-07-at-12.26.01--4-
Artilheiro verde no século: confira raio x dos 54 gols de Dudu com a camisa do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artilheiro-verde-confira-raio-x-dos-54-gols-de-dudu/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artilheiro-verde-confira-raio-x-dos-54-gols-de-dudu/#respond Sun, 04 Nov 2018 13:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/04/artilheiro-verde-confira-raio-x-dos-54-gols-de-dudu/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) Dudu é o principal goleador do Palmeiras no século com 54 gols. Ao marcar contra o Santos na vitória por 3 a 2, o atacante igualou Vágner Love no posto e alcançou a marca no Allianz Parque, estádio em que marcou 26 vezes. RelacionadasPalmeiras tenta reverter série contra Santos sem peça […]

O post Artilheiro verde no século: confira raio x dos 54 gols de Dudu com a camisa do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

Dudu é o principal goleador do Palmeiras no século com 54 gols. Ao marcar contra o Santos na vitória por 3 a 2, o atacante igualou Vágner Love no posto e alcançou a marca no Allianz Parque, estádio em que marcou 26 vezes.

O camisa 7, aliás, é o artilheiro do Allianz, quem mais jogou (96 vezes) e o principal assistente (22 passes para gol). Curiosamente, o tento diante do Peixe foi o décimo de Dudu no Gol Norte e ele se tornou o atleta que mais fez nesta baliza, superando Gabriel Jesus. Ele também o goleador máximo do Gol Sul com 16.

O post Artilheiro verde no século: confira raio x dos 54 gols de Dudu com a camisa do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/artilheiro-verde-confira-raio-x-dos-54-gols-de-dudu/feed/ 0