Arquivos tag-Internacional - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-internacional/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 23 Jul 2020 17:25:27 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Especial BR-72 – é finalista! Palmeiras 1 x 1 Internacional https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-e-finalista-palmeiras-1-x-1-internacional/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-e-finalista-palmeiras-1-x-1-internacional/#respond Fri, 20 Dec 2019 14:34:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/20/especial-br-72-e-finalista-palmeiras-1-x-1-internacional/

https://youtu.be/ZP8_Er898Ik A melhor campanha na primeira fase definiu o mando no Pacaembu. E a vantagem do empate em 90 minutos no jogo único semifinal do BR-72. Partida disputada a tapas. Um dos jogos mais violentos e polêmicos do ano todo verde. RelacionadasAbel analisa derrota em Barueri e compara Palmeiras e Flamengo: ‘Eles têm mais dinheiro’Opinião: […]

O post Especial BR-72 – é finalista! Palmeiras 1 x 1 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

https://youtu.be/ZP8_Er898Ik

A melhor campanha na primeira fase definiu o mando no Pacaembu. E a vantagem do empate em 90 minutos no jogo único semifinal do BR-72. Partida disputada a tapas. Um dos jogos mais violentos e polêmicos do ano todo verde.

Brandão antes do jogo via evolução clara alviverde e favoritismo paulista. "Crescemos muito neste ano em que voltei ao clube. O Palmeiras de 1971 era um time mais lento. Não marcava tão bem como agora. Não chegava junto quando era necessário. Não sabia arriscar chutes de longa distância".

Parte disso se viu desde o início contra o forte Internacional de Dino Sani. Time que seria nos dois anos seguintes semifinalista do Brasileirão até conquistar os títulos de 1975 e 1976.

As duas equipes bateram demais. O zagueiro Pontes deu várias entradas duras em Leivinha. O goleiro Schneider fez três grandes defesas no primeiro tempo.

Foi o Inter que foi mais feliz no placar. Aos 25, Bráulio tocou para o volante Tovar arriscar da meia direita, de sem-pulo. A bola quicou na frente de Leão que aceitou. 1 a 0 Inter.

Os quase 50 mil palmeirenses no Pacaembu ficaram ainda mais nervosos. Brandão gritou demais para o sistema defensivo não se desorganizar como na derrota para o São Paulo por 2 a 0, na fase anterior.

Aos 46, bola na mão discutível do zagueiraço chileno Figueiroa dentro da área. Arnaldo César Coelho mandou seguir o jogo.

Dino trancou mais o Colorado com Carbone (treinador do Palmeiras em 1986) no lugar de Bráulio. Brandão também mudou o time no intervalo. Quis uma equipe mais agressiva com o atacante Fedato no lugar de Madurga. A torcida não gostou. O meia argentino estava bem na partida.

Para piorar, aos 22, Palmeiras pressionando mas não achando o gol, Dudu sentiu o joelho direito. Brandão ousou e apostou em Ronaldo no lugar do volante.

Era só Ademir da Guia mais atrás. Leivinha recuou um pouco para armar, com Edu e Nei abertos pelas pontas, Ronaldo e Fedato enfiados por dentro. Quase um 4-1-5.

Em três minutos deu tudo certo. E com o Divino também lá na frente: Edu cortou por dentro e bateu de canhota a bola que sobrou para Ademir da Guia dominar e chutar na trave esquerda de. A bola passou por trás do goleiro gaúcho até aparecer Nei e empatar, aos 25.

F844C1C1-9ACF-4B71-940A-0D2B667DC79B

FOTAÇA DE MANOEL MOTTA

Reclamação colorada. Dino diria depois que o "Inter merecia vencer porque fomos roubados no gol de empate. Ademir estava impedido no lance".

O assistente Rubens Maranho que deu a condição legal (que pelas imagens de TV não tem como precisar) quase foi agredido no final do clássico.

"Esse bandeirinha tá no esquema do Brandão! Ele e o Arnaldo. A CBD armou tudo para o Palmeiras. Eles jogaram as três partidas em casa".

No dia seguinte, o Inter protocolou um pedido de anulação da partida pela validação do gol discutível. Não deu certo no TJD.

No vestiário classificado, a análise era outra. Mais parecida com a da imprensa – e também com a de Figueiroa, que disse que o Palmeiras "mereceu vencer o jogo" (para irritação dos cartolas colorados): "o Palmeiras criou mais chances, jogou melhor e merecia vencer. Só não ganhou por minha causa, na falha do gol do Inter", disse Leão.

Schneider saiu com todos os prêmios de melhor em campo. Ele e Figueiroa, que deu pouco espaço a Leivinha. Nei foi o melhor palmeirense. Não apenas pelo gol, mas pelo que entortou o lateral Cláudio. "Estava perdendo muitos gols nos outros jogos e também perdendo a confiança. Esse gol veio na hora certo para mim e para todo o time que está de parabéns".

O Palmeiras faria a grande decisão contra o Botafogo, que eliminara o Corinthians também pela ajuda de péssima arbitragem. Pela melhor campanha, o Verdão jogaria em casa, também com a vantagem do empate.

PALMEIRAS 1 X 1 INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro/Fase Semifinal
Quarta-feira, 20/dezembro (noite)
Pacaembu
São Paulo (SP)
Juiz: Arnaldo César Coelho (RJ)
Renda: Cr$ 472 187
Público: 47 822
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu (Ronaldo) e Ademir da Guia; Edu, Madurga (Fedato), Leivinha e Nei
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Tovar 25 do 1º; Nei 25 do 2º

O post Especial BR-72 – é finalista! Palmeiras 1 x 1 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-e-finalista-palmeiras-1-x-1-internacional/feed/ 0 F844C1C1-9ACF-4B71-940A-0D2B667DC79B
Quem é que sabe? Internacional 1 x 1 Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/quem-e-que-sabe-internacional-1-x-1-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/quem-e-que-sabe-internacional-1-x-1-palmeiras/#respond Sun, 29 Sep 2019 23:36:37 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/09/29/quem-e-que-sabe-internacional-1-x-1-palmeiras/

O Inter não tinha Guerrero, D’Alessandro, Moledo, Bruno e Dourado (que era titular até ser bem substituído por Lindoso ainda antes da Copa América). Mais outras três opções de banco não tinha o cornetado Odair. O Palmeiras vinha completo e 100% com Mano para o Beira-Rio da pá virada até contra bandeiras coloradas como Rafael […]

O post Quem é que sabe? Internacional 1 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Inter não tinha Guerrero, D’Alessandro, Moledo, Bruno e Dourado (que era titular até ser bem substituído por Lindoso ainda antes da Copa América). Mais outras três opções de banco não tinha o cornetado Odair. O Palmeiras vinha completo e 100% com Mano para o Beira-Rio da pá virada até contra bandeiras coloradas como Rafael Sóbis.

O ainda mais vaiado treinador gaúcho deixou o atacante na frente, deu mais trela a Nico, e fez seu jogo com seus dinâmicos volantes no 4-1-4-1. Marcou o Palmeiras lá na frente e fez 1 a 0 aos 27, com o incansável Patrick, mais uma vez saindo da esquerda para entrar por dentro, às costas dos volantes paulistas, em uma das piores etapas do Palmeiras em 2019. Em um dos melhores tempos do desfalcado Inter.

Na segunda etapa, Mano fez o que prometera: escalou na esquerda Willian (que havia sido poupado pela série de jogos) no lugar de Hyoran. Scarpa enfim veio a campo e Dudu assumiu a responsa. Todo o Palmeiras cresceu e com um minuto já criara mais chances que nos 45 iniciais. Aos 12 empatou com Willian em golaço de canhota, a perna menos ótima dele, aproveitando raro espaço concedido pelos ótimos guris Heitor e Bruno Fuchs.

O Inter até chegaria mais na meta de Weverton a partir do empate. Mas o Palmeiras estava melhor e cresceria com Lucas Lima no lugar de Scarpa, e Felipe Melo e Bruno Henrique voltando ao nível habitual. A ponto de o capitão virar o placar aos 39, depois de o árbitro ter dado vantagem na falta (de Klaus em Willian); Bráulio Machado chegou a botar o apito na boca para marcar a infração quando viu que Lucas Lima recebeu a bola livre para ele dar a Bruno para desempatar…

Até o VAR chamar o árbitro que então reviu o lance ao lado do campo. Bráulio viu então a mão de Willian depois de ser chargeado por Klaus. Até a mudança na regra do jogo, antes do BR-19, o gol seria legal: Willian não tem a menor intenção de botar a mão na bola – que só bateu no braço dele por ter sido derrubado. Porém, com o novo texto da regra 12, qualquer toque de mão (braço) na bola em lance que origina gol tem que ser invalidado.

A questão a respeito da nova regra (de pelada) é que só houve a mão de Willian por ele ter sofrido a carga por trás de Klaus…

Questão: o princípio básico da regra do jogo de “jamais beneficiar o infrator” poderia ser usado para interpretar como vantagem concedida até o gol de Bruno Henrique?

No primeiro momento, na transmissão da TNT, na cabine do Beira-Rio, fiquei com esse espírito da regra. Mas sem convicção, confesso. Eu e mais dois árbitros FIFA pensamos igual.

Outra questão: mas a nova regra de pelada não exige que qualquer mão em lance de gol precisa ser castigada? Ela então indicaria que “a falta” de Willian invalida o lance. Mesmo ela só acontecendo pelo empurrão de Klaus, o árbitro teria que invalidar o gol – mas marcando a infração para o Palmeiras, e não fingir que não houve nada, e marcar erradamente (como fez) apenas a mão na bola de Willian, dando a bola para o Inter na saída de jogo.

Essa é a mesma opinião de outros três árbitros FIFA com quem conversei.
Qualquer que tenha sido a interpretação de campo e de VAR, o lance é muito complicado. Para a International Board debater o espírito do legislador e da regra a respeito de lances assim. É lance pra simpósio.

No campo, reitero, eu teria dado o gol. Pelo VAR, se fosse o árbitro, eu teria mantido a minha interpretação – privilegiando um dos princípios básicos da regra que é não beneficiar os infratores.

O que não se discute no lance é que o árbitro deveria marcar falta para o Palmeiras ao invalidar o lance de gol de BH.

O problema no Brasil é que a interpretação dos lances é ainda mais complexa. Por clubismo ou não. Por achismo ou não. Por ignorância ou não. Por má fé ou não.

Não é só o VAR que criou ainda mais polêmica. As muitas mudanças na regra nos últimos anos criaram outras questões ainda sem solução.

Como esse lance no Beira-Rio.

Complexo? Muito! Porque a regra não é clara como dizia o Arnaldo. E fica ainda menos com a arbitragem jabuticaba do Brasil. Aquela que só aqui se interpreta.

O post Quem é que sabe? Internacional 1 x 1 Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/quem-e-que-sabe-internacional-1-x-1-palmeiras/feed/ 0
Especial BR-72 – Verdão não engrenava: Palmeiras 1 x 1 Internacional https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-palmeiras-1-x-1-internacional/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-palmeiras-1-x-1-internacional/#respond Fri, 27 Sep 2019 17:41:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/09/27/especial-br-72-palmeiras-1-x-1-internacional/

Brandão deu folga de dois dias a todo elenco depois dos 3 a 0 contra o Santa Cruz. Jogos de quarta e domingo começavam a ser rotina, além das grandes viagens no Brasileirão. Tanto que o governo estudava limitar o número de partidas por atleta por temporada. Era o paizão Brandão entrando em campo. Sobretudo […]

O post Especial BR-72 – Verdão não engrenava: Palmeiras 1 x 1 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Brandão deu folga de dois dias a todo elenco depois dos 3 a 0 contra o Santa Cruz. Jogos de quarta e domingo começavam a ser rotina, além das grandes viagens no Brasileirão. Tanto que o governo estudava limitar o número de partidas por atleta por temporada.

Era o paizão Brandão entrando em campo. Sobretudo para ajudar os atletas que eram casados.

Leão queria voltar o quanto antes ao time, depois da lesão muscular na coxa direita. Raul Marcel vinha bem. O titular da Seleção já havia ficado no banco contra o Santa Cruz. O médico Nelson Rossetti o liberou para ser escalado contra o forte Internacional, tetracampeão gaúcho, dirigido por Dino Sani (que seria treinador palmeirense em 1975-76). Ele não teria o futuro selecionável Carbone (futuro técnico palmeirense em 1986). O volante foi substituído por Tovar. Na frente, outro futuro alviverde era o atacante Escurinho, que chegaria em 1978 ao Verdão.

2971B2B4-E8BE-408A-A38F-2D4BAD02B04B

A chuva também explicou o baixo público presente. O gramado pesado não impediu a boa movimentação de Ademir, Madurga e Leivinha. Mas a zaga colorada, comandado pelo excepcional Figueroa, deu pouco espaço. Quando vencida, Schneider segurou a bronca.

O Palmeiras era melhor quando, aos 40, Claudiomiro (histórico artilheiro do Colorado) avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Valdomiro (ponta-direita do Brasil em 1974). Luís Pereira, Zeca e Leão hesitaram e o Inter saiu na frente.

Na segunda etapa, o Inter se fechou ainda mais e esperou a pressão palmeirense. Aos 30, Madurga foi derrubado pelo lateral Claudio. O argentino bateu firme o pênalti e empatou o clássico.

Figueroa foi o melhor em campo e não perdeu disputas pelo alto para Leivinha.

O esquema repetido com Leivinha mais à frente e Zé Carlos substituindo Dudu funcionou melhor. Mas o resultado não foi bom. Como a renda que foi baixa mais uma vez.

PALMEIRAS 1 X 1 INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Data: quarta-feira, 27/setembro (noite)
Palestra Italia
Juiz: Arnaldo César Coelho (RJ)
Renda: Cr$ 58 090
Público: 5 119
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Zé Carlos e Ademir da Guia; Ronaldo (Edu), Madurga, Leivinha e Nei (Pio).
Técnico: Oswaldo Brandão
Gols: Valdomiro 40 do 1º; Madurga (pênalti) 29 do do 2º.

O post Especial BR-72 – Verdão não engrenava: Palmeiras 1 x 1 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-palmeiras-1-x-1-internacional/feed/ 0 2971B2B4-E8BE-408A-A38F-2D4BAD02B04B
Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/#respond Thu, 11 Jul 2019 04:13:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia […]

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia a equipe alviverde nas primeiras nove rodadas do Brasileirão.

No primeiro tempo, o Palmeiras buscou construir suas jogadas pelas laterais, já que o meio parecia congestionado, e variou entre cruzamentos aéreos, rasteiros e finalizações na diagonal. Na segunda etapa, o time de Felipão foi mais reativo e passou a tentar ampliar o placar por meio de contra-ataques. Pecou em últimos passes algumas vezes e nas finalizações em outras, fechando o jogo com a vantagem mínima no placar e sem sofrer sustos. Para assistir a esses dois "diferentes" Palmeiras entre as etapas, confira o vídeo que preparei abaixo com os lances da partida, em imagens do Esporte Interativo, mostrando os dois comportamentos!

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/feed/ 0
A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/#respond Thu, 11 Jul 2019 03:07:19 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/

Como era de se esperar, logo depois da Copa América, Palmeiras x Inter não foi a Segunda Academia de Ademir da Guia x o Inter tricampeão de Falcão nos anos 70 (como prometiam muitos dos treinados, mais do que os treinadores…). Foi mais um jogo mais marcado e mascado do que bem jogado. O Palmeiras […]

O post A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Como era de se esperar, logo depois da Copa América, Palmeiras x Inter não foi a Segunda Academia de Ademir da Guia x o Inter tricampeão de Falcão nos anos 70 (como prometiam muitos dos treinados, mais do que os treinadores…).

Foi mais um jogo mais marcado e mascado do que bem jogado. O Palmeiras errando muitos passes também pela pressão inicial colorada. Até Bruno Henrique colocar na cabeça de Zé Rafael (o melhor com e sem a bola no clássico), aos 19. Depois o Palmeiras criou mais 6 chances. O Inter, 3. Poderiam ser mais se Deyverson não errasse tantos passes nos contragolpes que não saíram. Como o Inter teve dificuldades sem Zeca na direita, e sem Iago, negociado.

Na frente, Nico López jogou menos do muito que vinha jogando pela direita. Depois foi pro outro lado no lugar do discreto Nonato pela esquerda, com D’Alessandro pelo outro lado, e também caindo por dentro. Mas pouco produzindo contra o Palmeiras que mereceu a vitória como Willian Bigode a ovação ao enfim estrear em 2019.

Jogador de técnica, tática, fibra e caráter essenciais para o Palmeiras até hoje. E ainda mais até o final do ano.

Para garantir ao meu primo-sobrinho Gustavo novas alegrias. Ou uma noite tão inesquecível como essa primeira dele no estádio. A primeira também entrando no campo antes do jogo. Antes de Luan e Gómez superarem o recorde de invencibilidade de zagueiros de Marcio e Bacharel em 1987

Batizado com vitória justa. Com gol do ponta-esquerda contra o ótimo time gaúcho. Como eu fui com o avô dele na primeira vitória que vi em campo. No Pacaembu. Em novembro de 1973. Gol de Nei. Nosso ponta-esquerda então. Como tem sido Zé Rafael no 4-2-3-1 de Felipão.

A história se repete como festa. Quem vive de passado é quem tem história.

O post A história se repete. Palmeiras 1 x 0 Internacional apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/a-historia-se-repete-palmeiras-1-x-0/feed/ 0
Palmeiras recebe Inter pela terceira vez em mata-mata no Allianz e se torna principal rival em jogos eliminatórios https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-recebe-internacional-pela-terceira-vez-em-mata-mata-no-allianz/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-recebe-internacional-pela-terceira-vez-em-mata-mata-no-allianz/#respond Mon, 08 Jul 2019 11:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/08/palmeiras-recebe-internacional-pela-terceira-vez-em-mata-mata-no-allianz/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) O Palmeiras volta a campo para disputar uma partida oficial nesta quarta-feira (10) e o reencontro com a torcida será contra o Internacional, pela Copa do Brasil. Será a terceira vez diante do Colorado em jogos eliminatórios no Allianz Parque e o clube se tornará o que mais esteve no estádio […]

O post Palmeiras recebe Inter pela terceira vez em mata-mata no Allianz e se torna principal rival em jogos eliminatórios apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras volta a campo para disputar uma partida oficial nesta quarta-feira (10) e o reencontro com a torcida será contra o Internacional, pela Copa do Brasil. Será a terceira vez diante do Colorado em jogos eliminatórios no Allianz Parque e o clube se tornará o que mais esteve no estádio ao lado do Cruzeiro.

As duas equipes se enfrentaram em 2015 e 2017, com duas vitórias verdes. Primeiro, 3 a 2 no jogo de volta que valeu a vaga à semifinal e acabou no título do tricampeonato. Dois anos mais depois, triunfo por 1 a 0 na ida das oitavas e a classificação veio mesmo com derrota por 2 a 1 no Beira-Rio, já que naquele ano o gol fora de casa valia como critério de desempate.

A Copa do Brasil é o torneio com mais partidas de mata-mata no Allianz Parque. São 13 de 24 confrontos até o momento. Contra o Inter, o Palmeiras chegará a 800 mil torcedores em jogos eliminatórios no estádio.

O post Palmeiras recebe Inter pela terceira vez em mata-mata no Allianz e se torna principal rival em jogos eliminatórios apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-recebe-internacional-pela-terceira-vez-em-mata-mata-no-allianz/feed/ 0
Palmeiras e Internacional: o que esperar desse confronto pela Copa do Brasil? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-internacional-o-que-esperar-desse-confronto-pela-copa-do-brasil/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-internacional-o-que-esperar-desse-confronto-pela-copa-do-brasil/#respond Mon, 10 Jun 2019 20:52:56 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/10/palmeiras-e-internacional-o-que-esperar-desse-confronto-pela-copa-do-brasil/

Palmeiras e Internacional se enfrentarão nas quartas de final da Copa do Brasil após a Copa América. A primeira partida acontece no Allianz Parque, enquanto o confronto decisivo terá o Beira-Rio como palco. O histórico dos últimos 10 jogos favorece demais o Palmeiras, enquanto o retrospecto recente envolvendo as últimas duas partidas (uma em cada […]

O post Palmeiras e Internacional: o que esperar desse confronto pela Copa do Brasil? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Palmeiras e Internacional se enfrentarão nas quartas de final da Copa do Brasil após a Copa América. A primeira partida acontece no Allianz Parque, enquanto o confronto decisivo terá o Beira-Rio como palco. O histórico dos últimos 10 jogos favorece demais o Palmeiras, enquanto o retrospecto recente envolvendo as últimas duas partidas (uma em cada casa) com as equipes já sob o comando dos atuais treinadores, a diferença é pequena.

O Palmeiras acumula seis vitórias, dois empates e duas derrotas nas últimas 10 partidas (de 2015 para cá), mas os números envolvem elencos, situações e treinadores muito diferentes. Observando os dois mais recentes confrontos entre as equipes, empate por 0 a 0 no Beira-Rio pelo 2º turno do Brasileirão de 2018 e vitória alviverde por 1 a 0 no Allianz Parque pelo 1º turno da atual edição do Brasileirão, cerca de um mês atrás.

ONDE QUER QUE ACONTEÇA O JOGO, A BOLA DEVE SER DO INTERNACIONAL

No Allianz Parque ou no Beira-Rio, a tendência é de que o Colorado tenha mais posse de bola, já que com os mesmos treinadores e elenco muitos parecidos, o Inter obteve 57,5% de posse no empate em casa por 0 a 0 pelo BR18 e 59,2% no duelo disputado em São Paulo. É sempre importante pontuar que estamos falando em tendência baseada no que as equipes apresentaram em atuações recentes. O Palmeiras, por exemplo, obteve menor posse de bola em duas das oito* partidas disputadas até aqui no Campeonato Brasileiro, enquanto o Internacional teve o desempenho exatamente oposto (seis jogos com maior posse de bola).

PARTIDA 1: INTERNACIONAL É VISITANTE INCERTO CONTRA MANDANTE CERTEIRO

O Palmeiras vive o melhor ano como mandante desde a reinauguração de sua casa. Jogando ao lado de seu torcedor, são 13 vitórias, dois empates e uma derrota. Pensando em confrontos que envolvem adversários de nível semelhante ao Internacional (e até mesmo um confronto com o próprio Inter no Brasileirão) contando então apenas equipes de primeira divisão, são sete vitórias, dois empates (Santos e São Paulo) e uma derrota (Corinthians). Os tropeços, aliás, aconteceram durante o Paulistão, período em que a equipe ainda não exibia a boa performance atual, embora tenha alcançado a melhor campanha do estadual.

Já o Internacional passa a ser uma incógnita, tendo em vista que em 17 partidas, venceu oito, empatou quatro e perdeu cinco jogos. Contra o Grêmio, no Campeonato Gaúcho, perdeu um duelo e empatou outro. A dúvida sobre o potencial do Colorado fora de casa existe por conta da diferença entre o desempenho longe de seu torcedor na Libertadores e no Brasileirão: na competição internacional, foram 2 vitórias e um empate, enquanto na competição nacional, foram três derrotas (uma delas para o Palmeiras) e um empate.

PARTIDA 2: INTERNACIONAL MANDA MUITO NO BEIRA-RIO, MAS VAI RECEBER VISITANTE QUASE IMBATÍVEL

Os números do Internacional em casa também são muito positivos: em 16 partidas, 12 vitórias, dois empates e duas derrotas. No Brasileirão e na Libertadores, enfrentando adversários de nível semelhante ao Palmeiras, por exemplo, são 6 vitórias e um empate, tendo marcado 16 gols e sofrido seis. Cruzeiro e Flamengo, por exemplo, considerados times de grande capacidade, foram vítimas do Inter atuando no Beira-Rio no mês de maio.

O Palmeiras já realizou 16 partidas longe de seu torcedor e foi derrotado apenas uma vez nesse ano, diante do San Lorenzo, na Argentina, pela Copa Libertadores da América. A equipe de Felipão obteve nove vitórias e seis empates no restante dos confrontos, sendo uma das principais delas a vitória diante do Atlético-MG, atual terceiro colocado do Brasileirão e que tem impressionado positivamente em termos de performance.

CONFRONTO: PARTIDA INAUGURAL COLOCA PRESSÃO POR BOM RESULTADO TAMBÉM NO INTERNACIONAL

Com o sorteio colocando a primeira partida do duelo de 180 minutos no Allianz Parque, alguém pode dizer que a pressão pelo resultado passa a ser toda do Palmeiras, tendo como objetivo não chegar ao Beira-Rio sem a vantagem do empate. Entretanto, os bons números da equipe alviverde jogando fora de casa devem gerar uma preocupação na cabeça de Odair Hellmann: precisar vencer uma equipe que só perdeu um dos 16 jogos disputados em casa na temporada não é missão fácil e o jogo eliminatório gera uma atmosfera que pode mudar de apoio para pressão em alguns minutos. O confronto promete muito, já que ambas as equipes carregam características diferentes, embora sejam próximas tecnicamente.

O post Palmeiras e Internacional: o que esperar desse confronto pela Copa do Brasil? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-internacional-o-que-esperar-desse-confronto-pela-copa-do-brasil/feed/ 0
Palmeiras pega o Inter nas quartas da Copa do Brasil, decide fora e terá sequência dura depois da Copa América https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-pega-o-inter-nas-quartas-da-copa-do-brasil-decide-fora-e-tera-sequencia-dura-depois-da-copa-america/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-pega-o-inter-nas-quartas-da-copa-do-brasil-decide-fora-e-tera-sequencia-dura-depois-da-copa-america/#respond Mon, 10 Jun 2019 18:51:26 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/10/palmeiras-pega-o-inter-nas-quartas-da-copa-do-brasil-decide-fora-e-tera-sequencia-dura-depois-da-copa-america/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) O Palmeiras pegará o Internacional nas quartas de final da Copa do Brasil e decidirá a vaga no Beira-Rio. Quem passar pega Atlético-MG ou Cruzeiro, que fazem clássico estadual. Do outro lado da chave ficaram Bahia x Grêmio e Athletico-PR x Flamengo. RelacionadasPalmeiras conta com retrospecto positivo no Allianz em jogos […]

O post Palmeiras pega o Inter nas quartas da Copa do Brasil, decide fora e terá sequência dura depois da Copa América apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras pegará o Internacional nas quartas de final da Copa do Brasil e decidirá a vaga no Beira-Rio. Quem passar pega Atlético-MG ou Cruzeiro, que fazem clássico estadual. Do outro lado da chave ficaram Bahia x Grêmio e Athletico-PR x Flamengo.

O primeiro duelo das quartas acontece logo após a parada da Copa América, provavelmente dia 10 de julho no Allianz Parque. O mês reserva sete partidas e uma sequência dura fora de casa com quatro confrontos seguidos.

Dos sete compromissos, são quatro por mata-matas da Copa do Brasil e Libertadores, além de três pelo Brasileiro, dois como visitante. O time de Felipão encara a série consecutiva fora contra: São Paulo, Internacional, Ceará e Godoy Cruz, com viagens longas saindo do Sul para o Nordeste e depois para Argentina.

Jogos do Palmeiras em julho:
10/7* – Inter (casa) – Copa do Brasil
13 ou 14/7 – São Paulo (fora) – Brasileiro
17/7* – Inter (fora) – Copa do Brasil
20/7 – Ceará (fora) – Brasileiro
23/7 – Godoy Cruz (fora) – Libertadores
26/7 – Vasco (casa) – Brasileiro
30/7 – Godoy Cruz (casa) – Libertadores
*prováveis datas

O post Palmeiras pega o Inter nas quartas da Copa do Brasil, decide fora e terá sequência dura depois da Copa América apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-pega-o-inter-nas-quartas-da-copa-do-brasil-decide-fora-e-tera-sequencia-dura-depois-da-copa-america/feed/ 0
Nota oficial do comentarista do jogo na “Arena Palmeiras” https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-oficial-do-comentarista-do-jogo-na-arena-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-oficial-do-comentarista-do-jogo-na-arena-palmeiras/#respond Sun, 05 May 2019 20:40:26 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/05/05/nota-oficial-do-comentarista-do-jogo-na-arena-palmeiras/

Eu não falei nada. Eu não fiz nada. Apenas pedi pra nao fazermos nada. RelacionadasSaudades de Artur? Crias da Academia provam que Palmeiras não deve se preocuparPalmeiras volta a jogar contra Flamengo com Gol Norte indisponível no Allianz ParqueOpinião: Erros na defesa e Arena Barueri formam ‘combo imperfeito’ para PalmeirasA não ser jornalismo. Sem corporativismo. […]

O post Nota oficial do comentarista do jogo na “Arena Palmeiras” apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Eu não falei nada.
Eu não fiz nada.

Apenas pedi pra nao fazermos nada.

A não ser jornalismo.

Sem corporativismo. Sem celebração.

Só concorrência quando a Arena Palmeiras, opa, o Allianz Parque se manifestou contra a Rede Globo.
Instante raro de silêncio para a gente ouvir a consciência.

Apenas demos vez a quem tem voz. Ouvimos o que o povo fala. O outro lado.

Sem aumentar o som de uma torcida ou baixar o da outra. Sem falar por cima para esconder o que se escancarou mais uma vez.

Só a realidade. Não um reality-show.

Apenas deixando a torcida se manifestar na transmissão da TNT/Esporte Interativo, ainda que de forma virulenta e não necessariamente correta.

Pedi para deixarmos as pessoas que nos viam entenderem o que o estádio gritava. Como muitas ruas urraram nas últimas décadas e nem sempre foram ouvidas.

Deixar o estádio falar como nunca berrou antes. Ou pior: nunca foi ouvido.
Até porque não havia alternativa. Ou quando havia, era parceira de negócio.

Ninguém aumentou o volume. Apenas deixou o estádio se manifestar.

“Que deselegante”!

Não tenho dúvida. Peço perdão aos ouvidos mais sensíveis e sensatos. Aos colegas que eventualmente tenham se sentido atingidos como muitos outros perdem empregos e empresas quando práticas nocivas entram em campo.

Mas ao vivo é assim. Tanto quanto ter uma câmera na sua cabine mostrando o jogo aberto e democrático de uma transmissão no Allianz Parque, não na Arena Palmeiras.

Dizer o nome certo não é “naming right”. É dever de ofício.

Quem sabe faz ao vivo. E quem não gosta, edita.

Sem maquiagem. Apenas mostrando o que por décadas aconteceu. Mas muitas vezes nem isso se mostrava.

O real “reality-show” é esse.Não o pré-fabricado e pós-finalizado.

Hoje se tem imagem para tudo. Todos estamos expostos. Até por isso devemos expor ainda mais o que existe. E sempre ocorreu. Só não tinha imagem. E muito menos áudio.

Reiterando o que já falei vários vezes: o que se gritou não é o que penso. Como palmeirense e jornalista, quero que o clube e as Organizações Globo se acertem. Até porque o Palmeiras e todos os clubes já dependeram até demais da empresa. Contas que só fecharam pelas cotas globais.

Como concorrente, quero que ela se mantenha saudável como a concorrência.

Desde que concorrência, e não monopólio.

Desde que saudável, e não deletéria.

Como pessoa física que desde 10 de agosto de 1985 tem alguém do meu sangue recebendo dinheiro do grupo, lamento apenas que a esmagadora maioria da população pense assim.

Mas não por responsabilidade do povo que não é bobo.

O Brasileirão como você nunca viu”?Tem como discutir. Faz parte da comunicação de duas vias que propomos.

Mas como você nunca ouviu?

Tem tudo a ver. E ouvir.

A gente te ouve por aqui.

O post Nota oficial do comentarista do jogo na “Arena Palmeiras” apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nota-oficial-do-comentarista-do-jogo-na-arena-palmeiras/feed/ 0
Dando vez à voz. Palmeiras 1 x 0 Internacional. https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-deyverson-precisa-de-voce/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-deyverson-precisa-de-voce/#respond Sun, 05 May 2019 17:46:40 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/05/05/o-deyverson-precisa-de-voce/

São 26 jogos sem derrota no BR-18 e BR-19. Como a Segunda Academia bicampeã brasileira em 72-73. Mas então foram 18 vitórias e 8 empates com uma equipe muito melhor. Agora são 19 vitórias e 7 empates. E foram 15 desses 26 jogos com equipes alternativas. Impressionante como a série de 14 vitórias como mandante. […]

O post Dando vez à voz. Palmeiras 1 x 0 Internacional. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

São 26 jogos sem derrota no BR-18 e BR-19. Como a Segunda Academia bicampeã brasileira em 72-73. Mas então foram 18 vitórias e 8 empates com uma equipe muito melhor. Agora são 19 vitórias e 7 empates. E foram 15 desses 26 jogos com equipes alternativas. Impressionante como a série de 14 vitórias como mandante.

É muita coisa. Mais até do que a atuação eficiente na vitória justa contra o Inter que teve a bola, mas não ideias e chances. Foi apenas um tiro perigoso de Nico López para boa defesa de Weverton, na primeira etapa. No segundo tempo, mesmo com D’Alessandro mais vivo que o discreto e promissor Sarrafiore, com Parede tentando alargar o ataque colorado, e Patrick longe da dinâmica usual, nenhuma chance. Nem o pênalti pedido por Guerrero (que eu também não marcaria) deu liga para um time que pode ser mais do que tem sido.

Como o próprio Palmeiras que mereceu o resultado pelas sete chances criadas. Não importa se vieram nos laterais de Marcos Rocha ou nos cruzamentos que quase sempre foram paulistas, como no gol de Deyverson.

O Palmeiras foi melhor. Como o Inter promete ser melhor no BR-19 como tem sido na Libertadores.

O post Dando vez à voz. Palmeiras 1 x 0 Internacional. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-deyverson-precisa-de-voce/feed/ 0