Arquivos tag-Título - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-titulo/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 23 Jul 2020 17:12:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 POR QUE O PALMEIRAS FEMININO PRECISA CONSTRUIR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/por-que-palmeiras-feminino-precisa-construir-sua-propria-historia/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/por-que-palmeiras-feminino-precisa-construir-sua-propria-historia/#respond Sun, 12 Jul 2020 12:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/07/12/por-que-palmeiras-feminino-precisa-construir-sua-propria-historia/

(Foto: Rebeca Reis) A maioria da torcida palmeirense acha que o elenco feminino começou no ano de 2019, mas, o que pouco deles sabem, é que esse time tem uma história de títulos e de grandes nomes. Na realidade, o ano de início da equipe foi em 1997, o Palmeiras foi um dos pioneiros da […]

O post POR QUE O PALMEIRAS FEMININO PRECISA CONSTRUIR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Rebeca Reis)

A maioria da torcida palmeirense acha que o elenco feminino começou no ano de 2019, mas, o que pouco deles sabem, é que esse time tem uma história de títulos e de grandes nomes. Na realidade, o ano de início da equipe foi em 1997, o Palmeiras foi um dos pioneiros da modalidade (lembrando que o futebol feminino só voltou à ativa após 1979).

A Sociedade Esportiva Palmeiras teve algumas parcerias em sua história na categoria. Tudo começou na cidade de São Bernardo do Campo (2005/2006), depois passou para Salto (2008), Bauru (2012) e por fim, no seu retorno, houve a parceria com Vinhedo (2019/2020). A partir disso, o clube vem melhorando e aumentando o investimento no time, além de melhorar a divulgação em suas redes sociais.

E se tem algo que não falta nessa história são os grandes nomes do futebol feminino que já vestiram a camisa alviverde. As gigantes da Seleção Brasileira como Sissi, Formiga e Maravilha já fizeram parte do clube paulista. Atualmente, a equipe ainda conta com grandes nomes da categoria feminina, como o de Rosana, uma das jogadoras que está marcada no história do futebol feminino.

Mas, mesmo com toda essa história, ainda falta muito para construir novamente mais um capítulo deste livro. A questão que precisamos levantar e reforçar é: por que ninguém comenta sobre essa história do elenco feminino? Por que no uniforme delas existe uma estrela se, atualmente, não temos nenhum título nível mundial? São tantos porquês que eu poderia colocá-los ao longo do texto inteiro.

A história do futebol feminino precisa começar a ser construída e trabalhada, sozinha. O clube é um só, mas as pessoas precisam entender que o elenco feminino e o elenco masculino têm imensas diferenças. O futebol feminino que passou por todo o problema e que está tendo a oportunidade de se reconstruir nos dias atuais. O elenco feminino que precisa lutar todo dia para ter torcida, para ser mantido e para crescer.

É triste você ver que a torcida desconhece um livro cheio de história brilhantes e que ele está esperando para ser descoberto. O pior disso tudo é que o clube está escavando a terra para achar seu grande tesouro, mas a torcida reprime e insiste em comentar sobre questões não relacionadas à categoria. É preciso aprender a separar as questionamentos. Quando temos um post sobre o futebol feminino, não devemos ir e perguntar sobre o elenco masculino. Já são poucos os momentos de visibilidade para as jogadoras e, mesmo assim, ainda há pessoas que estragam.

Temos que saber que todo pequeno passo e todo título é muito importante para o futebol feminino. No ano de 2019, o elenco conquistou a Copa Paulista e, por não ser um título de tanta expressão, não é nem comentado e conhecido pela torcida. Mas já que vocês pedem conquistas maiores, qual palmeirense sabe que o time tem um Campeonato Paulista de 2001? Um vice-brasileiro de 2000? Quase nenhum!

O ponto é que o elenco feminino precisa se desprender do futebol masculino, das comparações, dos xingamentos, de tudo. Nós sabemos que a categoria ainda é muito dependente dos lucros gerais do clube, só que se nossa mentalidade não for mudada, o futebol feminino não vai crescer por completo e sempre vai sofrer com os “restos”.

O elenco feminino do Palmeiras vem construindo sua história, vem criando ídolas, tendo apoio da torcida. Muitos reclamam de Vinhedo, mas vocês acham que se o jogo fosse em São Paulo teria a mesma torcida? Garanto para vocês que muitos falam da boca para fora o famoso: “Se fosse em São Paulo, eu até iria no jogo”.

Vocês precisam parar de ficar no “se”, começar a ajudar o time a criar sua história, suas próprias marcas, seus próprios títulos e sua própria torcida! É necessário apoiar as atletas e também reclamar quando estiverem erradas, tudo mantendo o maior respeito, com toda certeza!

A torcida é quem mais ajuda na construção de qualquer capítulo de livro ou de um completo livro. Se cada um fizer um pouco, essa história vai ficar imensa e daqui 10 anos, quando você tiver um filho ou filha, você vai poder contar sobre o time feminino do Palmeiras.

A história de todo elenco, do futebol feminino em geral, é feita a partir de inspiração e de persistência. Quanto mais o Palmeiras construir essa trajetória com seu time feminino, mais palmeirenses vão se ver nas jogadoras e ídolas do time. Assim, o futebol feminino terá um imenso crescimento.
Vocês, mais do que ninguém, sabem a grandeza do futebol masculino brasileiro. Por que não poderíamos ter essa mesma atitude o feminino? O questionamento que quero deixar aqui é: você está fazendo a sua parte nisso?

O post POR QUE O PALMEIRAS FEMININO PRECISA CONSTRUIR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/por-que-palmeiras-feminino-precisa-construir-sua-propria-historia/feed/ 0
Na temporada em que menos jogou nos últimos 10 anos, Jean admite que possível título brasileiro terá sabor especial https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/na-temporada-em-que-menos-jogou-nos-ultimos-10-anos-jean-admite-que-possivel-titulo-brasileiro-tera-sabor-especial/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/na-temporada-em-que-menos-jogou-nos-ultimos-10-anos-jean-admite-que-possivel-titulo-brasileiro-tera-sabor-especial/#respond Wed, 07 Nov 2018 17:30:44 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/07/na-temporada-em-que-menos-jogou-nos-ultimos-10-anos-jean-admite-que-possivel-titulo-brasileiro-tera-sabor-especial/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O lateral e meio-campista Jean é um dos poucos jogadores que podem alcançar o tetracampeonato brasileiro na carreira. Em 2008 foi campeão pelo São Paulo, enquanto em 2012 levantou a taça com o Fluminense e dois anos atrás vestiu a faixa com o Palmeiras. Jean foi titularíssimo em cada um deles. […]

O post Na temporada em que menos jogou nos últimos 10 anos, Jean admite que possível título brasileiro terá sabor especial apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O lateral e meio-campista Jean é um dos poucos jogadores que podem alcançar o tetracampeonato brasileiro na carreira. Em 2008 foi campeão pelo São Paulo, enquanto em 2012 levantou a taça com o Fluminense e dois anos atrás vestiu a faixa com o Palmeiras. Jean foi titularíssimo em cada um deles. Em 2018, ele tem a chance de erguer o quarto caneco como um 12º jogador, atuando bem menos, porém essa pode ser a mais saborosa de todas as conquistas. Se nas outras Jean teve de se superar a cada dia dentro de campo, nessa ele teve de experimentar o sabor de se superar também fora dele. Superar, por exemplo, o receio de encerrar prematuramente a sua carreira.

“Difícil você pensar que é uma cirurgia. É uma dificuldade. Foi um momento em que me passaram que era algo grave. Então cheguei na minha esposa e falei: ‘Amor, vamos começar a preparar nosso futuro, vamos os organizar porque vai ser bem complicado de voltar’”, relembrou Jean em entrevista coletiva na Academia de Futebol.

Para entender melhor essa história é preciso voltar ao segundo semestre de 2017, quando Jean começou a sofrer mais do que o habitual para um atleta. Um desgaste de cartilagem do joelho direito com o qual convivia passou a diminuir seu rendimento e sua concentração em campo, obrigando o atleta a alterar sua rotina de trabalhos físicos, deixando de lado até alguns treinamentos táticos. Durante suas férias na virada do ano, Jean realizou um cronograma especial para voltar bem em 2018, mas chegou ao período de pré-temporada lamentando o mesmo incômodo e, por isso, foi submetido a outro tratamento que envolveu processo cirúrgico e só retornou aos gramados no dia 06 de junho.

“Felizmente foi uma vitória muito importante. Estou me sentindo até melhor. Bem melhor do que em muitos momentos anteriores. Essa experiência que me fez crescer e aprender a me cuidar muito mais. Isso ajudou bastante e com certeza foi um salto. Tenho muito que agradecer a esse clube, as pessoas que estiveram na minha recuperação, porque não foi fácil. Essa cirurgia é muito complicada. Agora estou fisicamente e mentalmente cada vez melhor”.

De acordo com os números do site Ogol.com.br, entre 2009 e 2016 Jean teve média aproximada de 55 jogos disputados por temporada. A titularidade foi uma constante em sua carreira, já que o volante/lateral acumulou média de 52 partidas entre os onze iniciais de seus clubes. Nos últimos dois anos, foram 44 partidas como titular em 59 jogos disputados. O ano de 2018, em especial, foi o mais difícil de sua carreira, pois o volante/lateral acumula até agora apenas oito partidas como titular em somente 20 jogos disputados. Apesar de obter números muito abaixo dos habituais, Jean celebra a temporada pelas circunstâncias dos últimos dois anos.

“Bem diferente, né? Graças a Deus sempre pude jogar bastante. Mas o importante é que neste ano tinha uma meta de 35 a 40 jogos, e conseguimos. Estive pronto para jogar em 40 jogos, joguei e participei de 20. Devido a essa cirurgia que é inédita no Brasil e tudo, realmente é muito difícil para mim. Foi um ano difícil, já no ano passado. Mas, não sei se isso é um erro ou acerto, só saio de campo se não aguentar mais. Mas conquistamos isso junto com a fisioterapia, com o Palmeiras, que é uma referência em recuperar atleta. Imagine voltar de uma cirurgia muito complexa e conseguir estar à disposição do treinador, sem conseguir fazer pré-temporada completa. Realmente é uma vitória. E brigando por mais um título, é algo que realmente marcou minha carreira. Com certeza, vou ficar mais forte depois de tudo isso que passei”.

Sob o comando de Felipão, Jean passou a ser uma espécie de 12º jogador. A sua polivalência atrelada a sua experiência fez com que o treinador passasse a utilizá-lo com uma frequência muito maior do que o antecessor Roger Machado. Ele tem contrato até dezembro de 2019 com o Palmeiras e depois de tudo o que passou, não pensa mais em abandonar o futebol. Pensa, sim, no sabor especial que esse possível título de 2018 pode ter.

“Muito especial por tudo que passei, foi o ano mais difícil da minha carreira, então vai ser mais do que especial. Não consigo achar palavra pra expressar. Claro que tem um longo caminho ainda, mas com certeza se concretizando vai ser mais do que especial pra minha vida, minha carreira”, conclui Jean.

O post Na temporada em que menos jogou nos últimos 10 anos, Jean admite que possível título brasileiro terá sabor especial apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/na-temporada-em-que-menos-jogou-nos-ultimos-10-anos-jean-admite-que-possivel-titulo-brasileiro-tera-sabor-especial/feed/ 0
Palmeiras conquista ponto contra o Flamengo correndo riscos como nunca correu diante de candidatos ao título https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-conquista-ponto-contra-o-flamengo-correndo-riscos-como-nunca-correu-diante-de-candidatos-ao-titulo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-conquista-ponto-contra-o-flamengo-correndo-riscos-como-nunca-correu-diante-de-candidatos-ao-titulo/#respond Sun, 28 Oct 2018 04:30:49 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/28/palmeiras-conquista-ponto-contra-o-flamengo-correndo-riscos-como-nunca-correu-diante-de-candidatos-ao-titulo/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O ponto conquistado pelo Palmeiras diante do Flamengo foi bastante comemorado pelos torcedores alviverdes por três circunstâncias. A primeira envolve o desgaste do confronto anterior, na Bombonera, contra o Boca Juniors, além dos desfalques por cartões amarelos ou lesão. Já a segunda é mais objetiva, tendo em vista que a freada […]

O post Palmeiras conquista ponto contra o Flamengo correndo riscos como nunca correu diante de candidatos ao título apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O ponto conquistado pelo Palmeiras diante do Flamengo foi bastante comemorado pelos torcedores alviverdes por três circunstâncias. A primeira envolve o desgaste do confronto anterior, na Bombonera, contra o Boca Juniors, além dos desfalques por cartões amarelos ou lesão. Já a segunda é mais objetiva, tendo em vista que a freada em um concorrente direto dentro de sua casa lotada e equipe completa, mantendo a distância de quatro pontos, merece ser celebrada. A terceira vem das dificuldades encontradas pelo Palmeiras no jogo, jamais encontradas antes diante dos postulantes ao título desse Brasileirão.

Para deixar claro o perigo atravessado pelo Palmeiras com sucesso, basta observar alguns números para refrescar a memória de como foram os confrontos contra Grêmio, Internacional e São Paulo como visitante:

prancheta

Prancheta indica a divisão de setores utilizadas pelas comissões técnicas e sites de estatísticas para definir a porcentagem de posse de bola em cada setor

  • 10ª rodada – Grêmio 0 x 2 Palmeiras – O Grêmio obteve 49% de posse de bola e finalizou 15 vezes a gol, número já considerado alto. Dos 51% de posse de bola alviverde, a equipe dirigida na época por Roger Machado trabalhou a bola 31% do tempo na defesa, 46% do tempo no meio e 23% no ataque.

  • 21ª rodada- Internacional 0 x 0 Palmeiras – O Colorado obteve 57% de posse de bola e finalizou 11 vezes a gol. Já sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que impunha um estilo diferente de jogo, a posse de bola alviverde foi de 43% e se dividiu em 28% na defesa, 42% no meio e 30% no ataque.

  • 28ª rodada – São Paulo 0 x 2 Palmeiras – Foram apenas 5 finalizações do São Paulo, que obteve 60% da posse da bola. Dos 40% do tempo de jogo que o time de Felipão ficou com a bola, 34% do tempo aconteceu na defesa, 44% no meio e 22% no ataque.

Agora repare nos números do confronto do último sábado, contra o Flamengo, no Maracanã:

  • 31ª rodada – Flamengo 1 x 1 Palmeiras – Foram 19 finalizações do Flamengo, que obteve 62% de posse de bola. O Palmeiras, que acumulou média de 38% de posse de bola, esteve praticamente metade desse tempo com ela no campo de defesa (48,5%), sendo 32% do tempo no meio e 19,5% no ataque.

A equipe do Flamengo esteve mais com a bola do que qualquer outro concorrente direto pelo título. Além disso, foi quem mais finalizou a gol e, principalmente, a equipe que, de longe, mais conseguiu fazer com que o Palmeiras encontrasse dificuldades em trabalhar a bola no meio-campo e no ataque, empurrando os comandandos de Felipão para a defesa.

Para efeito de comparação com o último jogo, diante do Boca Juniors, quando o Palmeiras foi questionado por não conseguir jogar, os números mostram que diante do Flamengo a equipe alviverde conseguiu se sentir menos á vontade ainda, já que obteve maior posse de bola, sofreu menos finalizações e ficou bem menos com a bola no campo de defesa:

  • Semifinal da Copa Libertadores da América – Boca Juniors 2 x 0 Palmeiras – Foram 9 finalizações do Boca Juniors, que obteve 57% da posse da bola no jogo. O Palmeiras, com 43% de posse de bola, esteve 36% do tempo com ela na defesa, 47% no meio e 17% no ataque.

Em quatro desses cinco jogos a estratégia pôde ser considerada bem sucedida, porém a margem de erro é mínima na aplicação desse estilo de jogo, embora muitas vezes não seja ideia do treinador que a equipe recue, mas ocorre por conta do mérito do adversário, como aconteceu na Argentina e que o próprio Felipão admitiu em entrevista coletiva. O ano está chegando ao fim e os desafios estão se encerrando, mas talvez seja importante ao Palmeiras tentar encontrar soluções para correr menos riscos nos próximos compromissos.

O post Palmeiras conquista ponto contra o Flamengo correndo riscos como nunca correu diante de candidatos ao título apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-conquista-ponto-contra-o-flamengo-correndo-riscos-como-nunca-correu-diante-de-candidatos-ao-titulo/feed/ 0 prancheta
Contra o Bahia, Palmeiras desperdiçou pontos que candidato ao título dificilmente pode desperdiçar https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-o-bahia-palmeiras-desperdicou-pontos-que-candidato-ao-titulo-dificilmente-pode-desperdicar/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-o-bahia-palmeiras-desperdicou-pontos-que-candidato-ao-titulo-dificilmente-pode-desperdicar/#respond Mon, 17 Sep 2018 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/09/17/contra-o-bahia-palmeiras-desperdicou-pontos-que-candidato-ao-titulo-dificilmente-pode-desperdicar/

Há pontos que uma equipe cujo objetivo é o título em competição de pontos corridos não pode desperdiçar. A sequência do Palmeiras após a demissão de Roger Machado deve ser considerada positiva. No Brasileirão, conquistou todos os 15 pontos disputados ao lado de seu torcedor e não perdeu nenhuma das cinco partidas fora de casa, […]

O post Contra o Bahia, Palmeiras desperdiçou pontos que candidato ao título dificilmente pode desperdiçar apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há pontos que uma equipe cujo objetivo é o título em competição de pontos corridos não pode desperdiçar. A sequência do Palmeiras após a demissão de Roger Machado deve ser considerada positiva. No Brasileirão, conquistou todos os 15 pontos disputados ao lado de seu torcedor e não perdeu nenhuma das cinco partidas fora de casa, conquistando ainda três pontos contra Vitória e Chapecoense. Mas contra o Bahia, o cenário tanto exigia quanto era propício para colocar três pontos na bagagem para São Paulo.

Nos últimos dez jogos pelo Brasileirão, o Bahia conquistou três vitórias contra América-MG e Sport em casa, além do Ceará longe de seus domínios. Tanto São Paulo, no Morumbi, quanto Internacional, na Fonte Nova, apareceram entre os adversários dessa série e não perderam pontos para o Tricolor. Concorrentes diretos pelo título aproveitaram o momento de instabilidade da equipe de Enderson Moreira para vencer.

Além disso, o trabalho da comissão técnica de Luiz Felipe Scolari já ultrapassou dez jogos e, portanto, já entende bem o funcionamento de suas peças. O momento é diferente daquele em que Turra empatou com o mesmo Bahia na Fonte Nova pela Copa do Brasil ou quando Felipão não saiu do zero com o América-MG no Independência pelo Brasileirão. Ali ainda era preciso entrosar, entender e criar a sintonia do que se pede de fora do campo e do que se faz no gramado.

Embora o Palmeiras não tenha vencido nos últimos dois jogos, não enxergo motivos para criticar o trabalho desenvolvido até aqui pela atual comissão técnica. Na entrevista coletiva, o auxiliar Paulo Turra, que substituiu o suspenso Felipão, deixou claro que ficou satisfeito com a entrega dos atletas, embora tenham tido um desempenho abaixo daqueles apresentados habitualmente. O primeiro passo para evitar uma grande oscilação é reconhecê-la em seu início. Pontos como esses diante do Bahia não voltam e fazem falta, principalmente na reta final. Se o Palmeiras pensa em título brasileiro, precisa minimizar a perda de pontos já na próxima rodada, contra o Sport, na Ilha do Retiro.

O post Contra o Bahia, Palmeiras desperdiçou pontos que candidato ao título dificilmente pode desperdiçar apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-o-bahia-palmeiras-desperdicou-pontos-que-candidato-ao-titulo-dificilmente-pode-desperdicar/feed/ 0
Dracena descarta jogar a toalha: ‘Estamos brigando pelo título ainda’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dracena-descarta-jogar-toalha-estamos-brigando-pelo-titulo-ainda/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dracena-descarta-jogar-toalha-estamos-brigando-pelo-titulo-ainda/#respond Tue, 12 Sep 2017 18:25:57 +0000 https://nossopalestra.com.br/2017/09/12/dracena-descarta-jogar-toalha-estamos-brigando-pelo-titulo-ainda/

O zagueiro Edu Dracena concedeu entrevista coletiva antes do treino desta terça-feira (12) na Academia de Futebol. O jogador ressaltou a evolução no Palmeiras, agora com tempo para treinar, e falou sobre as metas para o restante do Brasileirão. “A gente teve um tempo de treinamento, fez com que o time aprimorasse a parte tática. […]

O post Dracena descarta jogar a toalha: ‘Estamos brigando pelo título ainda’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O zagueiro Edu Dracena concedeu entrevista coletiva antes do treino desta terça-feira (12) na Academia de Futebol. O jogador ressaltou a evolução no Palmeiras, agora com tempo para treinar, e falou sobre as metas para o restante do Brasileirão.

“A gente teve um tempo de treinamento, fez com que o time aprimorasse a parte tática. Jogasse mais juntinho, mais compacto. Foi fruto do trabalho que a gente fez. Tomara que a gente parta deste ponto, melhorar cada vez mais”, explica o zagueiro.

Questionado sobre as metas no Brasileirão, Dracena ainda confia que o Palmeiras possa buscar o título. “O campeonato não acabou ainda, estamos brigando pelo título ainda. Se vai conseguir ou não, é outra coisa. O campeonato está aberto. Nos colocamos a meta de conseguir o título do segundo turno”, sinaliza.

O Palmeiras ocupa a quarta colocação na classificação com 37 pontos, há 13 do primeiro colocado, faltando 15 rodadas para o fim do campeonato.

Para Dracena, o time vai confiante para a partida contra o Coritiba, na segunda-feira, no Pacaembu. “Vai ser um jogo muito difícil, eles empataram um clássico, vêm com moral elevada. Por outro lado, estamos focados, com confiança muito grande para atuar. É jogar bem para merecer vencer”, finaliza.

O post Dracena descarta jogar a toalha: ‘Estamos brigando pelo título ainda’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dracena-descarta-jogar-toalha-estamos-brigando-pelo-titulo-ainda/feed/ 0