Opinião: Como Luxemburgo deve escalar o Palmeiras para o Dérbi?

Gabriel Veron? Willian? Bruno Henrique? Lucas Lima? Qual a equipe titular ideal para o clássico contra o Corinthians?

A vitória diante do Red Bull Bragantino por 2 a 1, de virada, serviu não só para dar um respiro ao contestado trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo, como também para levantar dúvidas a respeito da escalação ideal para enfrentar o Corinthians, nesta quinta-feira, às 19h15, na Neo Química Arena.

Inscreva-se no canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Depois de cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos, Luan deve voltar ao time titular no lugar de Vitor Hugo, que fez uma boa partida no final de semana, mas não é visto por Luxa como a dupla ideal para Gustavo Gómez, titular absoluto da zaga alviverde.

Outra mudança que pode favorecer o Palmeiras diante do seu maior rival é a escalação de Gabriel Menino na lateral-direita, uma vez que Mayke vem de duas atuações muito abaixo das expectativas. Além disso, a Cria da Academia desempenhou essa função durante o segundo tempo da partida deste domingo e mostrou que está apto a contribuir tanto no momento ofensivo, quanto defensivo.

O jogador Gabriel Menino, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Com o intuito de surpreender a equipe de Tiago Nunes, estratégia importante para vencer um clássico desse calibre, Vanderlei Luxemburgo deveria armar um meio-campo menos ortodoxo.

Incontestável na posição, ainda mais quando se trata de uma partida contra o Corinthians, Patrick de Paula seria o único volante de ofício do esquema. Mais à frente, Zé Rafael, que já teve uma sequência como segundo volante e, portanto, pode recuar para auxiliar na transição ao ataque, jogaria ao lado de Raphael Veiga.

A explicação para deixar Lucas Lima no banco é simples, ou pelo menos deveria ser. Depois da partida contra o Santos, o camisa 20 ainda não teve nenhuma outra atuação que possa justificar o seu sexto jogo consecutivo na equipe titular. Por último, mas não menos importante, Veiga oferece mais qualidade nos chutes de média e longa distância, caso o Corinthians jogue com as linhas de defesa mais exutas.

Por outro lado, Veiga esteve em campo por 17 minutos em Bragança Paulista e verticalizou o sistema ofensivo palmeirense. Em uma das suas tentativas, aliás, o meio-campista deixou Gabriel Veron em condições para servir Willian, que também merece a titularidade diante do seu ex-clube.

Escalar Raphael Veiga no lugar de Lucas Lima pode ser uma opção para surpreender a equipe de Tiago Nunes (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Líder de participações em gols neste ano, com 12, Willian é um jogador que, mesmo quando escalado na ponta-direita, se aproxima mais de Luiz Adriano para receber e distribuir a bola. Característica essa que deve abrir espaço para Gabriel Menino se apresentar mais ao ataque pela lateral-direita.

Ao lado de Luiz Adriano e Bigode, o incisivo e decisivo Gabriel Veron é a última peça do tridente ofensivo ideal do Palmeiras.

Fato : Gabriel Veron será titular no clássico, jogador é a maior esperança do Luxemburgo em se manter no cargo .— Scoppia 1914 (@fboldorini75) September 8, 2020

Portanto, a escalação ideal para o Verdão medir forças com o Corinthians é a seguinte: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Zé Rafael e Raphael Veiga; Willian, Gabriel Veron e Luiz Adriano.

LEIA MAIS:
+ Borja de volta ao Palmeiras? Entenda!
+ San Lorenzo espera proposta do Palmeiras por lateral-direito
+ Patrick de Paula faz 21 anos e Deyverson sugere: ‘Se fizer gol neles, mete a piscadinha’
+ Após um mês fora, Felipe Melo projeta retorno ‘o mais breve possível’
+ Lucas Esteves sofre lesão na coxa e desfalca Palmeiras por até seis semanas