Palmeiras termina 2021 como clube com mais partidas disputadas no futebol mundial

Em temporada vitoriosa, Verdão viveu maratona de jogos e foi a campo 91 vezes durante o ano

O Palmeiras encerrou o ano de 2021 como clube que mais partidas disputou no futebol mundial. Com 91 jogos, o Verdão passou por maratona em um dos anos mais vitoriosos da história do clube.

O primeiro duelo aconteceu no dia 6 de janeiro, contra o River Plate-ARG, pela semifinal da Libertadores 2020. Na ocasião, o time bateu a equipe argentina por 3 a 0, fora de casa. Desde então, foram 90 partidas – 18 válidas pela temporada de 2020 e as outras 62, pela temporada de 2021. O encerramento, por sua vez, foi contra o Ceará, pela rodada final do Brasileirão 2021.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Além do bicampeonato da Libertadores, o Verdão conquistou uma Copa do Brasil e disputou outras três finais. A única eliminação ocorreu na copa nacional desta última temporada, diante do CRB. Por ter chegado em quase todas as decisões, o time acumulou mais jogos que todas as outras equipes brasileiras. Flamengo e Athletico-PR ficaram em segundo, com 87.

Em comparação com outros anos da história alviverde, esse foi o terceiro com mais compromissos. A temporada de 2000 fica na segunda colocação com 96 e a de 1994 lidera com 97. O detalhe é que, dessas outras vezes, todos os jogos foram válidos por uma mesma temporada, diferente do que aconteceu em 2021, em decorrência da paralisação do futebol pela pandemia.

A quantidade de jogos foi tema recorrente das coletivas de imprensa do técnico Abel Ferreira desde sua chegada ao Palmeiras. O treinador criticou abertamente o calendário do futebol brasileiro e citou prejuízos causados pelo excesso de jogos, como desgaste físico e mental.

Depois de quase um ano e meio atuando sem parar, os jogadores do Verdão receberam férias antecipadas após a conquista da Libertadores. Em função disso, atletas da base foram escalados para encerrar a temporada alviverde no Brasileirão.

LEIA MAIS