Arquivos cat-Roger Machado - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/cat-roger-machado/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 26 Jul 2018 13:33:47 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Vocês estão todos demitidos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/voces-estao-todos-demitidos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/voces-estao-todos-demitidos/#respond Thu, 26 Jul 2018 13:33:47 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/07/26/voces-estao-todos-demitidos/

Eu teria contratado Alexandre Mattos no final de 2014 e continuaria com ele e Cícero Souza. Mas eu não teria apostado em Oswaldo de Oliveira em janeiro de 2015. Teria demitido o treinador quando ele saiu em junho de 2015. Teria contratado Marcelo Oliveira. Teria demitido o campeão da Copa do Brasil de 2015 em […]

O post Vocês estão todos demitidos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Eu teria contratado Alexandre Mattos no final de 2014 e continuaria com ele e Cícero Souza. Mas eu não teria apostado em Oswaldo de Oliveira em janeiro de 2015.

Teria demitido o treinador quando ele saiu em junho de 2015. Teria contratado Marcelo Oliveira. Teria demitido o campeão da Copa do Brasil de 2015 em março de 2016.

Teria contratado muito antes Cuca. E lamentado demais a sua esperada saída em dezembro de 2016. Para o lugar dele teria ido mais cedo atrás de Roger Machado, ainda em dezembro de 2016. Não teria trazido Eduardo Batista em janeiro de 2017. E teria trocado por Cuca em maio do ano passado. Talvez não demitisse Cuca em outubro de 2017. Sem ele, teria ficado com Alberto Valentim até substituí-lo por Roger Machado em dezembro do ano passado.

Até a bola rolar contra o Fluminense eu ainda apostava em Roger. Sem a mesma convicção. Depois da entrevista, teria feito o mesmo que foi feito. E teria retomado o contato de dezembro com Abelão.

No frigir das bolas e no fritar dos bonés de treinadores do Palmeiras: eu teria cometido os mesmos erros e acertos. Com os mesmos destemperos e temperos próprios do futebol brasileiro, e impróprio para o futebol brasileiro. Este império de impropérios que ceifa cabeças. Das mais privilegiadas como as de Roger as menos capazes como as minhas.

O post Vocês estão todos demitidos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/voces-estao-todos-demitidos/feed/ 0
Sobre rótulos e crises de ansiedade https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sobre-rotulos-e-crises-de-ansiedade/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sobre-rotulos-e-crises-de-ansiedade/#respond Mon, 04 Jun 2018 16:00:16 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/06/04/sobre-rotulos-e-crises-de-ansiedade/

“Perdeu o vestiário!”, “Não tem pulso!”, “Ele é mansinho, o Palmeiras precisa de sangue na veia!”, “Tão querendo derrubar ele, está claro!” Provavelmente você escutou uma dessas frases nesta última semana que passou. Roger Machado virou o alvo preferido de boa parte da torcida palmeirense, que via no técnico, o grande culpado pelas duas derrotas […]

O post Sobre rótulos e crises de ansiedade apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

“Perdeu o vestiário!”, “Não tem pulso!”, “Ele é mansinho, o Palmeiras precisa de sangue na veia!”, “Tão querendo derrubar ele, está claro!”

Provavelmente você escutou uma dessas frases nesta última semana que passou. Roger Machado virou o alvo preferido de boa parte da torcida palmeirense, que via no técnico, o grande culpado pelas duas derrotas seguidas do Palmeiras no Brasileirão.

Porém havia um Choque-Rei no caminho para mostrar que nem tudo está tão errado, como nem tudo estava perfeito, mas é preciso cuidado com os rótulos.

Nunca achei a postura de Roger passiva. Já vi o treinador esbravejar mesmo ganhando um jogo por 3 a 0. Como também já vi ele com a paciência de um Buda durante uma disputa de pênaltis.

É cultural e muito pobre da nossa parte despejar toda a culpa pelo mal futebol apresentado pelo Palmeiras somente no seu treinador.

É preciso um pouco mais de calma e resiliência. Roger errou muito, como ainda vai errar, ao ser teimoso com algumas escolhas, trocas e preferências táticas.

Mas foi muito bem ao recuperar o futebol de Bruno Henrique e Borja, dois alvos da mesma torcida que os apedrejavam no começo do ano.

O mais prudente é o Palmeiras continuar o trabalho, pelo menos até o final do ano. O elenco parece estar fechado com o seu treinador.

Resta a torcida e principalmente a diretoria voltar a abraça-lo pra tudo voltar a ficar mais fácil.

Sábado foi a prova de que quando todos remam para o mesmo lado, a correnteza fica mais calma.

A culpa não é do Dracena, nem do Jaílson, nem do Dudu, muito menos de Roger. Quando perde, perde todos.

Como disse Edu Dracena no seu Instagram: “Quando alguém falha na frente ou atrás, os outros correm para apagar a falha. Isso é uma família.”

E pra você que segue achando o Roger mansinho, deixo aqui o vídeo da preleção de sábado. Tire as suas próprias conclusões após o minuto 3:40 do vídeo.

O post Sobre rótulos e crises de ansiedade apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/sobre-rotulos-e-crises-de-ansiedade/feed/ 0
Ou Roger muda ou mudam Roger: o cerco está se fechando https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-precisa-mudar/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-precisa-mudar/#respond Thu, 31 May 2018 11:00:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/05/31/roger-precisa-mudar/

O trabalho do treinador do Palmeiras estagnou. O time, que vinha evoluindo até a final do Paulista, que faz ótima campanha na Libertadores e que parecia ter encontrado um modo consistente de jogar se foi. O Palmeiras está adormecido. Roger não é um técnico fácil. Tinha uma relação ruim com Tchê Tchê, por exemplo. Com […]

O post Ou Roger muda ou mudam Roger: o cerco está se fechando apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O trabalho do treinador do Palmeiras estagnou. O time, que vinha evoluindo até a final do Paulista, que faz ótima campanha na Libertadores e que parecia ter encontrado um modo consistente de jogar se foi. O Palmeiras está adormecido.

Roger não é um técnico fácil. Tinha uma relação ruim com Tchê Tchê, por exemplo. Com Dudu, que ontem chutou o que viu pela frente ao ser substituído, o trato era apenas protocolar. Vai piorar após a reação do camisa 7 ao ser sacado. Mas nada disso seria problema grave se suas ideias estivessem funcionando no campo. Não estão.

O Palmeiras deu sono contra o Cruzeiro. Em que pesem a virose de Keno, principal jogador do time no ano, e a inexistência de um substituto com as características de posicionamento de Borja, o Palmeiras esteve travado no Mineirão.

Lucas Lima está minguando. Dudu tornou-se um burocrata. William não teve uma chance real. Os melhores lances do Palmeiras foram chutes de longe, com Victor Luís e o próprio Dudu.

A entrada inoperante de Hyoran também demonstra que o problema vai além do ânimo dos jogadores.

Está certo que Mano Menezes, gostem ou não os palmeirenses, é um técnico extremamente competente. Mas Roger tem de achar alternativas. Se tanto estuda, se tem a tática como algo tão relevante em seu arsenal, não pode simplesmente aceitar o travamento de seu time diante da marcação rival.

A entrada de Deyverson para ganhar as bolas pelo alto dando “casquinhas” de cabeça é recurso muito pobre para quem é visto como um exemplar da nova geração de técnicos modernos do futebol brasileiro.

Infelizmente, Roger está pendurado. E o clássico contra o São Paulo, em situação oposta à alviverde, já não vai bastar para tirá-lo do gancho. Tem obrigação de vencer e de seguir vencendo, se quiser seguir empregado.

Como? Espero que ele já tenha passado a última noite em claro, tentando descobrir.

O post Ou Roger muda ou mudam Roger: o cerco está se fechando apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-precisa-mudar/feed/ 0
Diante do que foi 2017, Palmeiras não pode nem pensar em cometer o mesmo erro https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/diante-do-que-foi-2017-palmeiras-nao-pode-nem-pensar-em-cometer-o-mesmo-erro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/diante-do-que-foi-2017-palmeiras-nao-pode-nem-pensar-em-cometer-o-mesmo-erro/#respond Thu, 08 Mar 2018 16:22:36 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/03/08/diante-do-que-foi-2017-palmeiras-nao-pode-nem-pensar-em-cometer-o-mesmo-erro/

Na temporada passada, diretoria e torcida acreditaram em um Palmeiras campeão de tudo com aproveitamento próximo de 100%.Uma classificação quase antecipada na primeira fase da Libertadores não foi suficiente para dar sequência a um trabalho que tropeçou na soberba dos bons resultados diante da Ponte Preta. Erro que poderia ser assimilado com o tempo. Eduardo […]

O post Diante do que foi 2017, Palmeiras não pode nem pensar em cometer o mesmo erro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Na temporada passada, diretoria e torcida acreditaram em um Palmeiras campeão de tudo com aproveitamento próximo de 100%.Uma classificação quase antecipada na primeira fase da Libertadores não foi suficiente para dar sequência a um trabalho que tropeçou na soberba dos bons resultados diante da Ponte Preta. Erro que poderia ser assimilado com o tempo. Eduardo Baptista deixou o clube com 75% de aproveitamento, o 5º melhor de uma equipe da Série A até aquele momento no ano. Toda a crença de que o Palmeiras era forte o suficiente para ser campeão de tudo se voltou para a ideia de que Cuca era a verdadeira força. E ele voltou ao clube, sem todo o desejo que o guiou no ano anterior, dando no que deu.

Nessa temporada, assim como Eduardo Baptista, Roger Machado mais acertou do que errou. Reintegrou Felipe Melo, recuperou Borja, classificou o Palmeiras de forma antecipada para a fase seguinte do Paulistão e quando a vitória se tornou obrigação em Barranquilla, trouxe os três pontos para São Paulo. Até aqui, o atual treinador acumula 70% de aproveitamento, muitos acertos e alguns aprendizados. Lições contra Linense, Corinthians e São Caetano foram registradas para não serem repetidos. Erros que podem ser assimilados com o tempo. Do Palmeiras ao Manchester City, ao Paris-Saint-Germain, ao Real Madrid ou ao Íbis, todo trabalho acumula erros.

Acreditar é trabalho de fé. É duvidar da dúvida. É entender que erros são essenciais no desenvolvimento de um trabalho. No futebol, então, é fundamental crer nas escolhas feitas para saber dar tempo àquilo que precisa dar liga. Caso contrário, nada dará liga. Como não deu em 2017. Bruxos, gurus e milagres não são parte do universo profissional de alto rendimento esportivo. Demitir Eduardo Baptista em 2017 foi um erro, assim como também acredito que pedir a cabeça de Roger Machado no atual momento é errado.

Com 75% de aproveitamento em quatro meses de trabalho, os poucos erros de Eduardo Baptista não ganharam tempo para serem assimilados. Com 70% de aproveitamento, os poucos e recentes erros do trabalho de três meses de Roger Machado ainda estão sendo assimilados. Pedir sua demissão é mostrar que um ano inteiro se passou e o Palmeiras não assimilou o erro que cometeu na temporada passada.

O post Diante do que foi 2017, Palmeiras não pode nem pensar em cometer o mesmo erro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/diante-do-que-foi-2017-palmeiras-nao-pode-nem-pensar-em-cometer-o-mesmo-erro/feed/ 0
Em uma famosa Cantina nos Jardins, em São Paulo… https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-uma-famosa-cantina-nos-jardins-em-sao-paulo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-uma-famosa-cantina-nos-jardins-em-sao-paulo/#respond Wed, 07 Mar 2018 17:11:44 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/03/07/em-uma-famosa-cantina-nos-jardins-em-sao-paulo/

Ah, meu ex era tão complicado… Ele sempre falava que gostava de mim, mas precisa de alguém melhor, com um histórico maior que o meu. Dizia que eu não era treinador suficiente pra ele, ainda que tivesse lá certo afeto pelo meu trabalho, achava que eu poderia crescer se ficasse um tempo com outro lá […]

O post Em uma famosa Cantina nos Jardins, em São Paulo… apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Ah, meu ex era tão complicado… Ele sempre falava que gostava de mim, mas precisa de alguém melhor, com um histórico maior que o meu. Dizia que eu não era treinador suficiente pra ele, ainda que tivesse lá certo afeto pelo meu trabalho, achava que eu poderia crescer se ficasse um tempo com outro lá no Rio de Janeiro. Acha certo? Fiz de tudo lá e na melhor hora, tchau.

– Nossa, eu sei como é. Passei um tempo sendo namorado por ele até que conseguiu me pegar e depois de dez dias, tava com saudades do ex. Como que pode um negócio desses? No meu primeiro dia na casa dele, a família começou a gritar o nome do fulano. Um absurdo. Não me deixaram mostrar como meu pudim era gostoso. Na primeira briguinha, já me mandou embora e foi correr atrás daquela calça vinho sem vergonha.

– Que culpa eu tenho se ele me amava? Tentei terminar enquanto tava tudo bem, éramos muito amigos, a família me adorava, foi um fim saudável, sabe? Eu precisava me dedicar mais pra minha família, mas ele não entendeu e ficou me ligando, mandando mensagem, fazendo um fuzuê. Não consegui aguentar e voltei, mas não foi como antes, não tinha mais aquele prazer. Duramos poucos meses e brigamos feio. Até a família agora fala mal de mim. Bando de ingratos.

– Nossa, eu sempre ouvi falar bem dele. Tem muitos amigos, tem casa nova e moderna e tem taaaanto dinheiro. Fiquei com uma vontade enorme de me aproximar quando ele veio atrás de mim aqui no Rio, mas eu tava bem em Xerém. A responsabilidade era grande demais e essa fama que ele tem de enjoar rápido me deixou com receio. Não dá pra sair daqui e não ter certeza que esse sentimento vai durar mais do que dois momentos ruins, né.

– Vocês querem dizer, então, que eu sou o foco da vez? Não sei, não, acho que é ciúmes.. Eu tô aqui faz pouco tempo e eles gostam do jeito que eu cuido dos meninos, de como eu lido com a casa. A gente teve uns dois probleminhas agora e a família deu uma chiada, mas não sei se eles têm tanta influência de abalar meu relacionamento. Ele me ama. Agora a gente vai se encontrar com um casal conhecido aqui de São Paulo e ele me prometeu um jantar se der tudo certo. Só não falou o que vai acontecer se der alguma coisa errada…

– Bahhh, esse aí não sabe onde tá se metendo. Pelo menos o jantar tá cheio de camarões..

“Pessoal, a conta já está paga, viu? Uma senhora de meia idade, muito elegante, resolveu fazer a gentileza pra vocês. Boa noite”

O post Em uma famosa Cantina nos Jardins, em São Paulo… apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-uma-famosa-cantina-nos-jardins-em-sao-paulo/feed/ 0
Futebol não é miojo. A torcida do Palmeiras precisa saber o que quer https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/futebol-nao-e-miojo-torcida-do-palmeiras-precisa-saber-o-que-quer/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/futebol-nao-e-miojo-torcida-do-palmeiras-precisa-saber-o-que-quer/#respond Tue, 06 Mar 2018 14:30:31 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/03/06/futebol-nao-e-miojo-torcida-do-palmeiras-precisa-saber-o-que-quer/

Desde que Roger Machado foi anunciado como técnico do Palmeiras, eu venho tentando alertar o papel da torcida palmeirense no trabalho do novo técnico. Esperei o primeiro sinal de ‘crise’ nas redes sociais para fazer esse texto, que não é uma carta de defesa ao gaúcho, e sim, um grande alerta para o turbulento estado […]

O post Futebol não é miojo. A torcida do Palmeiras precisa saber o que quer apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Desde que Roger Machado foi anunciado como técnico do Palmeiras, eu venho tentando alertar o papel da torcida palmeirense no trabalho do novo técnico. Esperei o primeiro sinal de ‘crise’ nas redes sociais para fazer esse texto, que não é uma carta de defesa ao gaúcho, e sim, um grande alerta para o turbulento estado islâmico verde.

Roger Machado chegou ao Palmeiras tentando implementar o seu estilo de jogo. Com uma zaga totalmente reformulada e frágil, Roger vem sofrendo para dar intensidade, compactação e traduzir o seu trabalho em domínio de jogo para o forte elenco do Palmeiras.

Porém é muito cedo para criar um estardalhaço como se tudo estivesse errado. Futebol não é miojo. Infelizmente o resultado de um trabalho não virá nos primeiros 3 minutos, 3 meses de trabalho, muito menos no primeiro jogo com 9 reservas da temporada.

A análise do torcedor precisa mudar, dos conselheiros e diretoria idem. E nós da imprensa? Também. Entrar nessa pilha de triturar técnico só contribui para o nível fraco que se transformou o nosso futebol nos últimos tempos.

Dorival Júnior disse, em entrevista após o empate do São Paulo com a Ferroviária no Morumbi, e eu concordo: existe uma cultura de triturar técnicos no Brasil. Vão jogando todos os outros problemas pra debaixo do tapete á procura da próxima vítima.

Até 15 dias atrás, o Corinthians de Fábio Carille só tinha uma maneira de jogar; era um time fraco e sem criatividade desde o primeiro turno do Brasileiro de 2017 e iria passar vergonha em 2018. Como num passe de mágica, o time voltou a ser um dos melhores do Brasil.

A torcida do Palmeiras precisa decidir o que quer. Colaborar para que um técnico estudioso e novato dê certo e enfim consiga criar uma filosofia e um padrão de jogo para o time, ou seguir perdido igual em 2017, quando o clube passou o ano tomando decisões equivocadas e só dificultando ainda mais o ajuste do time em campo.

Guardiola, um dos melhores técnicos da história, não conquistou absolutamente nada com o Manchester City em seu primeiro ano de Inglaterra. Já nesta temporada vem fazendo coisas absurdas e batendo recordes atrás de recordes. E mesmo assim foi eliminado por um time da terceira divisão hà alguns dias. Será que o trabalho dele foi questionado por alguém?

Aprenda que há um abismo entre criticar um técnico que entra com 3 volantes diante do São Caetano dentro de casa, e querer que esse técnico vá embora na quinta-feira caso o Palmeiras perca o Choque-Rei.

É preciso aprofundar o debate, criticar com respeito e apoiar a gestão para que o clube consiga sair desse labirinto em que se enfiou. Não é possível que não enxerguem o maior rival com uma filosofia de jogo pré-definida, com somente 4 técnicos nos últimos 8 anos.

O Roger precisa ficar no Palmeiras pelo menos até o final do ano. Pelo bem do debate, pela nova mentalidade e modernidade da Sociedade Esportiva Palmeiras, e para que de uma vez por todas o torcedor entenda que futebol não é cozinhar um macarrão instantâneo.

 

O post Futebol não é miojo. A torcida do Palmeiras precisa saber o que quer apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/futebol-nao-e-miojo-torcida-do-palmeiras-precisa-saber-o-que-quer/feed/ 0
Com 100% de aproveitamento, Palmeiras pode ter melhor início no Paulistão desde 2014 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-100-de-aproveitamento-palmeiras-pode-ter-melhor-inicio-no-paulistao-desde-2014/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-100-de-aproveitamento-palmeiras-pode-ter-melhor-inicio-no-paulistao-desde-2014/#respond Fri, 09 Feb 2018 08:00:14 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/09/com-100-de-aproveitamento-palmeiras-pode-ter-melhor-inicio-no-paulistao-desde-2014/

Única equipe da elite com 100% de aproveitamento na temporada, o Palmeiras pode ter o seu melhor início de Campeonato Paulista desde 2014. Caso vença o Mirassol neste sábado (10), a equipe comandada por Roger Machado repetirá o início de quatro anos atrás. Veja na galeria abaixo as vitórias do Verdão no Paulistão-2018. Na ocasião, […]

O post Com 100% de aproveitamento, Palmeiras pode ter melhor início no Paulistão desde 2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Única equipe da elite com 100% de aproveitamento na temporada, o Palmeiras pode ter o seu melhor início de Campeonato Paulista desde 2014. Caso vença o Mirassol neste sábado (10), a equipe comandada por Roger Machado repetirá o início de quatro anos atrás. Veja na galeria abaixo as vitórias do Verdão no Paulistão-2018.

Na ocasião, o time treinado por Gilson Kleina venceu os seis primeiros compromissos no estadual e só perdeu pontos no sétimo, contra o Audax: 1 a 1 no Pacaembu. De lá para cá, o máximo que o Verdão conseguiu foi triunfar na primeira rodada do Paulistão e já tropeçar na seguinte. Foi assim com Oswaldo de Oliveira (2015), Marcelo Oliveira (2016) e Eduardo Baptista (2017).

A sequência de seis vitórias no Paulistão-2014:

1ª Rodada: Palmeiras 2×1 Linense – gols: Mazinho e Alan Kardec

2ª Rodada: Comercial 0x2 Palmeiras – gols: Juninho e Wesley

3ª Rodada: Atlético Sorocaba 1×4 Palmeiras – gols: Valdivia, Leandro, Juninho e Wesley

4ª Rodada: Palmeiras 1×0 Penapolense – gol: Marquinhos Gabriel

5ª Rodada: Palmeiras 2×0 São Paulo – gols: Valdivia e Alan Kardec

6ª Rodada: XV de Piracicaba 1×2 Palmeiras – gols: Alan Kardec e França

O post Com 100% de aproveitamento, Palmeiras pode ter melhor início no Paulistão desde 2014 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-100-de-aproveitamento-palmeiras-pode-ter-melhor-inicio-no-paulistao-desde-2014/feed/ 0
Roger Machado quer dividir para multiplicar. É mesmo da nova geração https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-quer-dividir-para-multiplicar-e-mesmo-da-nova-geracao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-quer-dividir-para-multiplicar-e-mesmo-da-nova-geracao/#respond Tue, 06 Feb 2018 13:24:40 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/06/roger-machado-quer-dividir-para-multiplicar-e-mesmo-da-nova-geracao/

Roger Machado é considerado, entre os treinadores, o melhor técnico da nova geração do país. Discípulo de Tite e observador de Guardiola, o atual comandante do Palmeiras foge da curva não apenas pela qualidade de seu trabalho, mas também por conta do seu diferente estilo na troca de informações com torcedores e jornalistas. Roger faz questão […]

O post Roger Machado quer dividir para multiplicar. É mesmo da nova geração apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Roger Machado é considerado, entre os treinadores, o melhor técnico da nova geração do país. Discípulo de Tite e observador de Guardiola, o atual comandante do Palmeiras foge da curva não apenas pela qualidade de seu trabalho, mas também por conta do seu diferente estilo na troca de informações com torcedores e jornalistas. Roger faz questão de responder detalhadamente perguntas sobre o que quer ver do seu time ou de um jogador dentro de campo, além de raramente fechar os treinamentos que comanda.

Depois de uma longa participação nos estúdios do Jogando em Casa, no Esporte Interativo, Roger Machado ainda se dispôs a conversar comigo sobre a mudança na cultura dos debates sobre futebol no Brasil, seja na televisão ou na arquibancada, que podem acontecer se outros profissionais adotarem postura parecida com a sua. A lição que fica é simples, mas importante: “O segredo é dividir para multiplicar”.

Confira a entrevista exclusiva abaixo na íntegra

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Rodrigo Fragoso – Durante suas entrevistas coletivas, é possível perceber que você não foge das perguntas sobre o que quer ver do time no campo e justifica acertos ou erros de forma detalhada, até mesmo didática, usando a linguagem do futebol que exige atenção, mas esclarece decisões e justifica erros ou acertos. Muitos outros técnicos optam por não aprofundar argumentos como você aprofunda e até mesmo não responder direito as perguntas. Você faz isso para elevar o nível de debate sobre o seu trabalho?

Roger Machado – “Em algum momento no meu início, recebi críticas de que não deveria falar de forma mais didática, porque as pessoas talvez não entendessem. Pelo contrário, quanto mais você passa a informação, talvez num primeiro momento não haja a compreensão, mas a repetição dela vai trazer um conhecimento e será passada uma informação mais adequada. Eu acho que talvez isso tenha sido um dos grandes problemas da nossa profissão. A gente entendeu que em alguns momentos o segredo do sucesso era esconder, mas eu acredito que o segredo do sucesso é a gente compartilhar. Melhorar o nível da informação e do conhecimento. Agora, nesses cursos da CBF, em dois anos, tive o contato com mais de 100 profissionais de todas as divisões do campeonato, e o maior momento de riqueza foi o momento em que tu tinhas que, em uma atividade, dividido em grupo de cinco profissionais, formular ideias e treinamentos em cima do que era proposto pelo professor. Foi muito rico esse processo. Então para mim, o sucesso é dividir pra multiplicar”.

Rodrigo Fragoso – Muitos técnicos fecham para a imprensa todas as atividades que realizam nos centros de treinamento. Muitos liberam apenas os 15 minutos finais, quando já não há mais atividades táticas acontecendo. Você libera todos os seus treinamentos para que a imprensa acompanhe e avalie. Por qual motivo você faz isso? Alguns dizem que você pode estar dando armas para o adversário!

Roger Machado – “Quando houver necessidade, numa véspera de jogo, a gente pode fechar um treino, como eu faço, para montar a estratégia específica do jogo. Porém é um dever nosso mostrar o que a gente está fazendo, porque o torcedor precisa saber no que estamos trabalhando, até para depois ele poder se certificar se aquilo que tá acontecendo no treinamento vai pro jogo! É uma responsabilidade nossa. Muitas vezes a gente reclama do fluxo de informação da imprensa e do torcedor, mas nos esquecemos que muito do alimento que o torcedor recebe deve ser nosso. Se não damos esse alimento, o jornalista vai ter que procurar em outro lugar e talvez pelo desconhecimento, pode ser que ele não passe a melhor informação. Então, é melhor eu passar a melhor informação, da melhor forma, para chegar em quem tem que chegar”.

Rodrigo Fragoso – Esse estilo transparente pode elevar o nível do debate do futebol brasileiro? Os programas esportivos poderão aprofundar mais o conteúdo do debate e, muitas vezes, deixar de lado algumas polêmicas consideradas vazias do ponto de vista técnico e tático?

Roger Machado – “Acho que sim. O futebol é um fenômeno que você pode explicar. Só analisar porque perdeu ou porque ganhou é muito simplista. Acontece muita coisa dentro do campo. É um enfrentamento de sistemas que me remete muito a uma batalha. E cada batalha tem seu estrategista. Essas estratégias diferem e aí está a riqueza do debate. É identificar o que cada profissional quer do seu time dentro do campo. Isso, sim, vai melhorar muito o debate sobre futebol”.

O post Roger Machado quer dividir para multiplicar. É mesmo da nova geração apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-quer-dividir-para-multiplicar-e-mesmo-da-nova-geracao/feed/ 0
Roger Machado chega à importante marca no comando do Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-chega-importante-marca-no-comando-do-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-chega-importante-marca-no-comando-do-palmeiras/#respond Mon, 05 Feb 2018 13:21:32 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/02/05/roger-machado-chega-importante-marca-no-comando-do-palmeiras/

Após a grande vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 1, no Allianz Parque, duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista 2018, o Verdão está com 100% de aproveitamento na competição, sendo o único clube da Série A que venceu as cinco primeiras partidas da temporada. Com o bom aproveitamento no torneio […]

O post Roger Machado chega à importante marca no comando do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Após a grande vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 1, no Allianz Parque, duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista 2018, o Verdão está com 100% de aproveitamento na competição, sendo o único clube da Série A que venceu as cinco primeiras partidas da temporada.

Com o bom aproveitamento no torneio estadual, o técnico Roger Machado chegou à importante marca no comando aliviverde. Pela primeira vez nos últimos 40 anos, um técnico chegou a cinco vitórias seguidas desde a partida de estreia no Palmeiras, contando início de trabalho na equipe.

Por ter vencido os cinco primeiros jogos no comando do Verdão (Santo André, Botafogo, Red Bull, Bragantino e Santos), Roger Machado conseguiu algo que não acontecia desde 1978, quando o argentino Filpo Nuñez emplacou uma sequência de sete triunfos após o início do trabalho.

E a marca pode aumentar. O Verdão volta aos treinos na Academia de Futebol nesta terça-feira (06), para se preparar ao duelo contra o Mirassol no próximo sábado (10), às 19h00 (de Brasília), no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol-SP, pela 6ª rodada do Paulistão.

O post Roger Machado chega à importante marca no comando do Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-chega-importante-marca-no-comando-do-palmeiras/feed/ 0
Roger Machado e o treinamento que chamou atenção nessa terça-feira https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-e-o-treinamento-que-chamou-atencao-nessa-terca-feira/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-e-o-treinamento-que-chamou-atencao-nessa-terca-feira/#respond Tue, 09 Jan 2018 22:23:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/01/09/roger-machado-e-o-treinamento-que-chamou-atencao-nessa-terca-feira/

Com a ciência do futebol cada vez mais aprimorada, os estudos concluem que é fundamental aproveitar cada segundo de um treinamento para exercitar tudo o que um atleta necessita. O aquecimento, por exemplo, não pode ser desperdiçado com exercícios físicos simples, portanto uma troca de passes em espaço determinado, com número limitado de toques na […]

O post Roger Machado e o treinamento que chamou atenção nessa terça-feira apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Com a ciência do futebol cada vez mais aprimorada, os estudos concluem que é fundamental aproveitar cada segundo de um treinamento para exercitar tudo o que um atleta necessita. O aquecimento, por exemplo, não pode ser desperdiçado com exercícios físicos simples, portanto uma troca de passes em espaço determinado, com número limitado de toques na bola por atleta, em uma roda de cinco ou seis jogadores, sendo dois deles roubadores da bola, exercita também a parte técnica.

Estudioso, Roger Machado segue essa linha e nessa pré-temporada tem realizado trabalhos táticos interessantes com todos os jogadores do Palmeiras. Na manhã dessa terça-feira, o técnico iniciou a atividade alertando os atletas de que todos deveriam alcançar um índice físico ao final da programação matutina. Aqueles que não conseguissem realizariam uma atividade complementar, independente do desempenho técnico demonstrado.

Uma das atividades chamou a atenção de muitos torcedores que acompanhavam os relatos dos jornalistas presentes na Academia de Futebol e pareceu não ter ficado muito claro para alguns por meio de relatos escritos, portanto montei uma prancheta animada para que você possa visualizar como a atividade aconteceu.

Como você pode visualizar e ler no vídeo, o treinamento envolve duas equipes circulando a bola com o objetivo de entrar e sair de cinco quadrantes, desenhados com fitas no gramado, com a bola dominada. A pontuação não surge em um balançar de redes, e sim quando um atleta encontra um companheiro dentro de um quadrante e alguém de sua equipe recebe essa bola de volta do lado de fora.

  • É possível, então, perceber o desenvolvimento de diversos treinos dentro de uma só atividade.
  1. Um elenco inteiro em apenas metade de um gramado. Isso significa que a exigência de passes rápidos gera nos atletas a necessidade de estar sempre disponível para o companheiro. Conceito fundamental no desenvolvimento de qualquer jogada.
  2. Gerar opção em pequenos espaços com muitos atletas demanda grande movimentação, fato que também gera esforço físico e condiciona o elenco a um ritmo extremamente intenso de jogo.
  3. Enquanto opções não aparecessem para o passe, o atleta que possui a bola necessita de habilidade para mantê-la consigo até localizar um companheiro em boa condição na busca pelo quadrante. Nesse caso, a parte técnica é testada e quase que forçosamente desenvolvida.
  4. É possível chegar aos quadrantes com bolas longas invertidas, mas na maioria das vezes a triangulação é mais eficiente e procurada. Outro ponto importante desenvolvido a cada segundo nessa atividade.

Em suma, podemos citar cobertura defensiva, cobertura ofensiva, mobilidade, concentração, equilíbrio, agilidade de raciocínio, precisão, entre outros pontos extremamente exigidos em uma única atividade que ainda contempla grande esforço físico, condicionamento de ritmo intenso e criação de opções durante todo o tempo em pequenos espaços. A Academia de Futebol foi palco de uma atividade plenamente moderna na programação de pré-temporada do técnico Roger Machado.

O post Roger Machado e o treinamento que chamou atenção nessa terça-feira apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/roger-machado-e-o-treinamento-que-chamou-atencao-nessa-terca-feira/feed/ 0