Arquivos Mancha Verde - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/mancha-verde/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Tue, 19 Sep 2023 10:11:30 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 Opinião: ‘Breno Lopes e o preço do perdão’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/opiniao-breno-lopes-e-o-preco-do-perdao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/opiniao-breno-lopes-e-o-preco-do-perdao/#respond Tue, 19 Sep 2023 09:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=135169

"Às vésperas de semifinal de Libertadores, temos de concentrar forças e não dispersá-las."

O post Opinião: ‘Breno Lopes e o preço do perdão’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Breno Lopes deu as caras três dias após ofender a torcida do Palmeiras no Alllianz Parque ao final de partida decidida por ele no apagar das luzes. O errático “rei dos acréscimos” e dono de um dos gols mais importantes da história do Palmeiras dignou-se a pedir perdão.

Cercado de membros da organizada, com quem havia conversado momentos antes, ele estendeu seu pedido de desculpas a toda torcida. Com atraso, mas ainda em tempo, tornou pública uma manifestação necessária de (mínimo) respeito pela instituição.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Foi, independentemente da real motivação, corajoso de não se esconder atrás de um texto em rede social. Quanto ao desabafo, porém, não há dúvida de sua genuinidade. Arrependimento à parte, o ato foi provocado por um sentimento existente e pulsante dentro do jogador. A origem dessa revolta, é claro, a arquibancada.

Custa entender porque tamanha raiva. Outros sofreram mais, outros fizeram pior. Mas foi Breno quem rebelou-se após receber algumas vaias. Quiçá a percepção de injustiça por sua participação na história do clube não servir mais de escudo para más atuações. Talvez, munido por um sentimento de ingratidão, Breno tenha exigido se fazer visto: “Eu estou aqui!”.

Agora, pouco importa o que antes aconteceu. Palavras proferidas, dedos apontados, mãos colocadas atrás do ouvido. O maior patrimônio do clube foi ofendido, de frente, em sua casa. Foi feito, foi feio e o erro permanece apesar de qualquer desculpa.

Isto posto, avancemos para o próximo capítulo. Cabe a cada um, como torcedor, a decisão individual de perdoá-lo. Coube ao clube, como já o fez, a decisão de não púni-lo. Coube à comissão técnica e seus companheiros de equipe, como se posicionaram, a decisão de defendê-lo.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Breno Lopes vai até organizada e se desculpa com torcida do Palmeiras

O pedido de desculpas, em vídeo, reitera que cada um cumpra seu papel como acordado. Genuína ou não, a atitude foi passo importante para apagaziguar ânimos em momento crucial na temporada. Às vésperas de semifinal de Libertadores, temos de concentrar forças e não dispersá-las. É a eles que odiamos, não a nós mesmos.

Não podemos nos dar o luxo de focar em nada mais, senão nesta decisão. Contraditório hoje, quatro dias depois, escrever sobre isso e pedir encerramento do caso em questão. Pá de cal para sedimentar um caso que poderia ter durado menos, mas também poderia ter durado mais.

Resta pouco mais de uma semana para o jogo mais importante do ano até aqui. Pouco importa o depois. Se vai ou fica. Se aceita ou rejeita. Se queremos ou não. Hoje, ele está conosco. E como os outros 28 jogadores, mais 12 membros da comissão técnica hoje são todos Palmeiras. Até o dia cinco de outubro é o que basta ser. Palmeiras.

O post Opinião: ‘Breno Lopes e o preço do perdão’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/opiniao-breno-lopes-e-o-preco-do-perdao/feed/ 0 Opinião: 'Breno Lopes e o preço do perdão' "O errático "rei dos acréscimos" e dono de um dos gols mais importantes da história do Palmeiras, Breno Lopes dignou-se a pedir perdão." Breno Lopes,breno lopes palmeiras,Mancha Verde,Nosso Palestra,Palmeiras,Palmeiras Libertadores,Palmeiras x Boca Juniors,Breno Lopes Em dia de despedida, torcedores da Lazio lamentam saída de Felipe Anderson Relembre trajetória de Endrick no Palmeiras Palmeiras hoje: Sábado de vitórias nas categorias de base Palmeiras hoje: Bruno Rodrigues sofre nova lesão e vai passar por cirurgia Confira evolução das vendas do Palmeiras de jogadores da base
No campo e no sambódromo! Mancha Verde chega ao quarto desfile seguido sem ser batida por rivais https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/no-campo-e-no-sambodromo-mancha-verde-chega-ao-quarto-desfile-seguido-sem-ser-batida-por-rivais/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/no-campo-e-no-sambodromo-mancha-verde-chega-ao-quarto-desfile-seguido-sem-ser-batida-por-rivais/#comments Wed, 27 Apr 2022 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=77771

Escola de samba da principal torcida organizada do Palmeiras foi campeã da elite do carnaval de São Paulo em 2022

O post No campo e no sambódromo! Mancha Verde chega ao quarto desfile seguido sem ser batida por rivais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Campeã da elite do Carnaval de São Paulo em 2022, a Mancha Verde, escola de samba da maior torcida organizada do Palmeiras, chegou ao bicampeonato com a conquista da última terça-feira (26). Vivendo uma excelente fase no sambódromo, essa foi a segunda taça nos últimos três carnavais – a escola venceu a competição pela primeira vez em 2019.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Para além das conquistas de 2019 e 2022, a Mancha Verde vive um bom desempenho na primeira divisão do carnaval paulista. Desde 2018, a escola participa interruptamente do Desfile das Campeãs, destinada para as escolas que ocupam as cinco melhores colocações. Em 2018, a Mancha foi terceira colocada e em 2020, último carnaval antes da pandemia de Covid-19, vice-campeã.

Com isso, a escola chega à frente de seus principais rivais desde 2018, não sendo superada pela Gaviões da Fiel, da torcida do Corinthians, e pela Dragões da Real, do São Paulo, há quatro carnavais. A última vez que a verde e branca terminou um desfile em uma posição inferior foi em 2017, quando a Mancha – recém promovida a elite após o rebaixamento em 2015 – terminou o carnaval na 10ª posição, enquanto a são-paulina ficou com o vice-campeonato e a corintiana acabou em 9º.

Em 2018, o terceiro lugar da Mancha Verde superou a 5ª e 7ª de Dragões da Real e Gaviões da Fiel, respectivamente. No ano do primeiro título, em 2019, a palestrina venceu a Dragões, vice-campeã, por um décimo e viu a Gaviões ficar em 9º mais uma vez. Em 2020, a Mancha foi vice e desfilou no dia das campeãs, vendo a escola são-paulina em 6º e a corintiana em 11º. Vale lembrar que em 2018 o São Paulo também teve a Independente Tricolor desfilando, escola que terminou na lanterna e acabou rebaixada.

Ao conquistar a taça neste ano com um enredo sobre o ‘Planeta Água’, a Mancha viu todos os seus rivais terminarem ainda mais longe, com a Dragões da Real em 7º lugar e a Gaviões em 8º.

A CONQUISTA DE 2022:

Com o enredo ‘Planeta Água’, inspirada na canção de mesmo nome do compositor Guilherme Arantes, a escola da principal torcida organizada do Palmeiras repetiu o feito de 2019, garantindo o bicampeonato do carnaval paulista.

O samba-enredo foi escrito por Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz Moraes e Rosali Carvalho. Fredy Viana foi o intérprete que conduziu a cantoria no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

A letra reflete sobre a água em suas diversas formas e simbolismos, mostrando a importância não somente econômica, mas para a fertilização da terra, ciclo da vida e para a transformação dos ambientes. A letra discutiu reflexões religiosas sobre tempestade, choro e o significado da água.

LEIA MAIS

O post No campo e no sambódromo! Mancha Verde chega ao quarto desfile seguido sem ser batida por rivais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/no-campo-e-no-sambodromo-mancha-verde-chega-ao-quarto-desfile-seguido-sem-ser-batida-por-rivais/feed/ 1 Em dia de despedida, torcedores da Lazio lamentam saída de Felipe Anderson Relembre trajetória de Endrick no Palmeiras Palmeiras hoje: Sábado de vitórias nas categorias de base Palmeiras hoje: Bruno Rodrigues sofre nova lesão e vai passar por cirurgia Confira evolução das vendas do Palmeiras de jogadores da base
Gabriel Menino desaprova atitude de organizada, mas cobra Lucas Lima e PK: ‘Cometeram erros graves’ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/gabriel-menino-desaprova-atitude-organizada-mas-cobra-lucas-lima-pk/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/gabriel-menino-desaprova-atitude-organizada-mas-cobra-lucas-lima-pk/#respond Tue, 22 Jun 2021 09:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=35872

O lateral-direito mostrou-se irritado de ter o nome envolvido no episódio e lembrou que a mãe está infectada pelo vírus

O post Gabriel Menino desaprova atitude de organizada, mas cobra Lucas Lima e PK: ‘Cometeram erros graves’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Titular na vitória sobre o América-MG, Gabriel Menino havia sido acusado de estar junto de Patrick de Paula em uma casa de shows na capital paulista, na noite de domingo. O lateral-direito mostrou-se irritado de ter o nome envolvido no episódio e ressaltou que não aprova a atitude do grupo de torcedores.

– Acredito que os torcedores invadiram um pouco a privacidade dos jogadores e isso não significa que estou defendendo eles (Patrick de Paula e Lucas Lima). Temos que nos cuidar e seguir os protocolos. Meu nome foi colocado nessa situação, mas eu estava em casa. Infelizmente, minha mãe está com o vírus e eu também já me contaminei em outro momento. Acho que os torcedores estão exagerando um pouco, afinal nada disso vai fazer a gente jogar ou correr mais. Não podemos sair para rua, mas estão passando um pouco dos limites – disse o camisa 25 em entrevista ao programa “Bem Amigos”, do SporTV.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Gabriel Menino ainda comentou que não aprova os atos dos companheiros de time, Lucas Lima e Patrick de Paula, e falou sobre o episódio com os brincos, envolvendo o camisa cinco alviverde.

– Todos somos pessoas e cometemos erros. Cada um tem sua vida particular e o Patrick e o Lucas cometeram erros graves. Convivo com eles todos os dias e sei como são e quais são suas essências. Durante o jogo com o América-MG, não tinha visto que o PK estava com o brinco. Quando percebi e vi que estávamos tendo dificuldades, caí no chão e consegui segurar o jogo por uns seis minutos. Graças a Deus deu certo – finalizou a Cria da Academia.

Convocado pelo técnico André Jardine para a disputa dos Jogos Olímpico de Tóquio, Gabriel Menino será desfalque no Palmeiras por, pelo menos, um mês. O lateral-direito irá perder, além de algumas rodadas do Campeonato Brasileiro, os dois jogos das oitavas de final da Libertadores diante da Universidad Católica-CHI, marcados para os dias 14 e 21 de julho.

LEIA MAIS

O post Gabriel Menino desaprova atitude de organizada, mas cobra Lucas Lima e PK: ‘Cometeram erros graves’ apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/gabriel-menino-desaprova-atitude-organizada-mas-cobra-lucas-lima-pk/feed/ 0
‘Paciência tem limite’: Como Luxemburgo foi de blindado a pressionado no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/como-luxemburgo-foi-de-blindado-a-pressionado-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/como-luxemburgo-foi-de-blindado-a-pressionado-palmeiras/#respond Mon, 12 Oct 2020 08:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=17581

Em questão de meses, técnico foi do céu ao inferno no clube e vive situação de pressão após derrota para o rival São Paulo no Allianz Parque

O post ‘Paciência tem limite’: Como Luxemburgo foi de blindado a pressionado no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A derrota por 2 a 0 para o São Paulo na noite do último sábado (10) caiu como uma bomba no Palmeiras, que jamais havia perdido para o rival tricolor no Allianz Parque. Foi o segundo revés consecutivo da equipe que estava invicta no Brasileirão há menos de uma semana.

Apesar de o Verdão ter apenas duas derrotas nos últimos 22 jogos, a paciência com o técnico Vanderlei Luxemburgo praticamente se esgotou na torcida alviverde, que dominou as redes sociais com a hashtag #ForaLuxemburgo nos últimos dias. Entre os motivos para a insatisfação, o principal deles é o desempenho abaixo do esperado dentro de campo.

Jogando mal, o Palmeiras sequer conseguiu derrotar, em casa, os ‘mistões’ de Flamengo, Goiás e Internacional. Atualmente, o time ocupa a sétima colocação no Campeonato Brasileiro, atrás de concorrentes com orçamentos significativamente inferiores, como Santos e Fluminense.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

No entanto, apesar de a má fase já se esboçar há algum tempo, a gota d’água foi a derrota para o São Paulo. O Choque-Rei na nova arena alviverde tinha um retrospecto amplamente favorável aos donos da casa: oito vitórias, um empate, 24 gols marcados e apenas quatro sofridos. Contudo, no sábado, além de ter perdido para o rival, o Verdão não balançou as redes, demonstrando, mais uma vez, falta de capacidade ofensiva.

O baque foi tão grande que a principal torcida organizada do clube, a Mancha Alvi Verde, resolveu se manifestar, pela primeira vez no ano pedindo a demissão de Luxa:

– PACIÊNCIA TEM LIMITE E A NOSSA CHEGOU AO FIM. Assim como foi feito com o Roger, Felipão e outros… Demos tempo ao tempo e futebol ao futebol. LUXA, obrigado pelo Paulistão e a história de um passado vitorioso. Já era! Não torcemos contra o Palmeiras para ter razão como alguns, mas amamos ao Palmeiras como poucos e nada e ninguém está acima da Sociedade Esportiva Palmeiras. Sem padrão de jogo, esquema tático e confiança. Substituições de volante para volante. Insistência em alguns jogadores sem capacidade. Perdeu o vestiário. FORA, LUXEMBURGO!

Pronunciamento oficial da torcida organizada ‘Mancha Alvi Verde’ no Instagram
(Foto: Reprodução/Instagram)

Luxemburgo: de blindado a pressionado

Outro importante nome a pedir publicamente a demissão de Vanderlei Luxemburgo foi Paulo Serdan, ex-presidente da torcida Mancha Alvi Verde e líder da Escola de Samba Mancha Verde:

– Acreditei sim, pois não torço contra. Mas infelizmente nosso time não tem padrão, cada jogo uma formação, nossa saída de bola é horrível, não temos jogadas de linha de fundo, etc. Essa é a parte que cabe ao Luxemburgo.. Obrigado pelo título em cima deles (Corinthians), mas já deu.. Pega seu boné e abraço.. já era. Não dá pra tolerar mais e acho que boa parte de nossa Torcida foi bem tolerante (…) Bom, resumindo, já era Vanderlei, vazaaaa.

Paulo Serdan, via Instagram.

Conforme detalhado pelo NOSSO PALESTRA em agosto, a relação entre os dois era de muita proximidade. Dez dias após o começo da temporada de 2020, Luxa convidou Serdan e outros membros da Mancha Alvi Verde para uma reunião com líderes do elenco do Palmeiras com o objetivo de buscar paz no ano futebolístico que estava prestes a começar.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Em outro episódio, após a primeira partida da final do Paulistão 2020, o técnico gravou um recado para o ‘Paulinho’, agradecendo pelo foguetório durante a saída da delegação alviverde para Itaquera, onde seria disputado o jogo de ida da decisão. A página oficial da Mancha Alvi Verde no Instagram publicou o recado do ‘Pofexô’:

Com forte articulação nesse quesito, o treinador havia conseguido se manter fora da linha de tiro nos protestos da Mancha até então, que já tiveram jogadores como Diogo Barbosa, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa como alvos. Agora, cerca de dois meses depois do título paulista, o jogo virou e é Luxemburgo quem está sendo pressionado.

Elenco

Como noticiou o NOSSO PALESTRA há cerca de duas semanas, parte do elenco não está satisfeita com a instabilidade das escalações do treinador, que varia bastante nas escolhas de jogadores e formações, além de não poupar nas substituições.

Alguns jogadores insatisfeitos e/ou alvos de pressão da torcida já foram negociados pelo clube, ou estiveram ligados a negociações que não se concluíram.

Com a falta de dinheiro causada pela pandemia, o clube não conseguiu repôr as saídas, o que gerou outro episódio polêmico envolvendo Luxemburgo. Após a derrota para o Botafogo, que quebrou uma sequência de invencibilidade de 20 jogos do Palmeiras na temporada, o comandante alviverde cobrou publicamente a diretoria por reforços, alegando que o elenco estava curto para disputar três competições.

Luxa pediu reforços à diretoria após derrota para Botafogo (Foto: Reprodução/TV Palmeiras)

Depois da derrota para o São Paulo, o técnico voltou ao assunto e foi além, afirmando que teria que repensar, especialmente em partidas eliminatórias, o estilo de jogo dito ofensivo da equipe:

– Talvez temos que tornar a equipe menos vulnerável e jogar de uma maneira diferente, já que estamos com um número reduzido. Temos que analisar com calma qual a melhor opção: se é aquela que a gente tava tomando pancada, jogando feio, mas conseguindo o resultado, ou essa que a gente está tentando adotar para a equipe ficar mais ofensiva, mas vulnerável. (…) Claro que quero que jogue bonito como as equipes que sempre coloquei no Palmeiras e em outros clubes que trabalhei. Mas temos que olhar o elenco com calma, as possibilidades, como está a condição dentro dos jogos. Como vamos jogar partidas eliminatórias, tenho que pensar nisso com muita calma.

Pouco antes da coletiva de Luxa após o fim da partida contra o rival tricolor, o capitão Felipe Melo foi questionado sobre a falta de repertório ofensivo do Palmeiras e disparou:

– Sobre a questão ofensiva, é o treinador que tem que responder. Sou apenas um comandado e minha opinião é irrelevante.

Nos bastidores

Internamente, a pressão por parte de conselheiros também aumentou substancialmente após o revés deste fim de semana. A avaliação interna do trabalho de Luxemburgo, que antes o classificava como ‘dentro das expectativas’ devido ao título paulista, uso da base e momento atípico causado pela pandemia, agora prega mais cautela.

O clube está ciente do momento de pressão e teve postura discreta nas redes sociais neste último domingo (11). Não houve qualquer menção ao time de futebol masculino e foram ao ar apenas duas publicações repercutindo a partida da equipe feminina contra o Flamengo, pelo Brasileirão A1.

A incessante cobrança da torcida nos ambientes virtuais, agora também somada da inédita manifestação oficial da Mancha Alvi Verde, em conjunto com pressões internas e insatisfações no elenco colocam a diretoria alviverde em uma das situações mais delicadas do ano. Os próximos capítulos serão fundamentais para uma momentânea obtenção de paz, ou para a corda estourar de vez.

LEIA MAIS
Felipe Melo sobre dificuldade ofensiva do Palmeiras: ‘Tem que perguntar para o treinador’
Torcida do Palmeiras perde paciência após derrota em clássico e volta a pedir demissão de Luxemburgo
Presidente de honra da Mancha Alviverde pede saída de Luxemburgo: ‘Já era, Vanderlei!’

O post ‘Paciência tem limite’: Como Luxemburgo foi de blindado a pressionado no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/como-luxemburgo-foi-de-blindado-a-pressionado-palmeiras/feed/ 0 manchaverde (Foto: Reprodução/Instagram) palmeirasmancha (Foto: Reprodução/Instagram) luxacoletiva