Arquivos tag-Libertadores-18 - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-libertadores-18/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Fri, 02 Nov 2018 12:09:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Hora de o palmeirense se doar como o elenco nos deu liderança https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-o-palmeirense-se-doar-como-o-elenco-nos-deu-lideranca/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-o-palmeirense-se-doar-como-o-elenco-nos-deu-lideranca/#respond Fri, 02 Nov 2018 12:09:46 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/02/hora-de-o-palmeirense-se-doar-como-o-elenco-nos-deu-lideranca/

O músculo da coxa de quem mais jogou pelo Palmeiras em 2018 (e que melhor jogou de julho de 2017 a 2018 e por isso conquistou o PORCO DE OURO de @onossopalestra) estourou em mais um pique dele atrás da bola contra o Boca. O Willian Bigode que tanto marca nossos gols e tanta marca […]

O post Hora de o palmeirense se doar como o elenco nos deu liderança apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O músculo da coxa de quem mais jogou pelo Palmeiras em 2018 (e que melhor jogou de julho de 2017 a 2018 e por isso conquistou o PORCO DE OURO de @onossopalestra) estourou em mais um pique dele atrás da bola contra o Boca. O Willian Bigode que tanto marca nossos gols e tanta marca os laterais deles não aguentou tantos jogos que ele joga e se joga tão bem. Fica fora por três semanas por estar tão esgarçado e desgastado como quase todo o elenco.

O grupo que nos levou à semifinal da Libertadores e da Copa do Brasil. O que nos trouxe a 7 rodadas da definição do BR-18 a estar 4 pontos à frente do próximo. Em 13 partidas com escalações alternativas (9 vitórias e 4 empates). Nunca antes na história deste país que tem como maior campeão o favorito ao título de 2018 um time quase reserva fez o que essa campanha sem reservas conseguiu.

Conquista que não é obrigação e nem obsessão. Hoje ela é lógica. Como precisa usar a cabeça e coração mais do que o fígado e o cotovelo o próprio palmeirense.

É hora de se doar e dar ao elenco o que eles deverão nos dar ao final da temporada. Não existe time perfeito – nem o Palmeiras. Não existe campeão sem falhas – nem o nosso clube. Mas alguém precisa chegar à frente e ser campeão. E esse que mais merece não merece ser tão cornetado pelos erros e receios na Bombonera, pelas falhas e faltas na volta no Allianz Parque.

É hora de o torcedor mais uma vez doar para o elenco o que os companheiros de Willian fazem como ele. É tempo de pacto pela vitória no fio do bigode.

O post Hora de o palmeirense se doar como o elenco nos deu liderança apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/hora-de-o-palmeirense-se-doar-como-o-elenco-nos-deu-lideranca/feed/ 0
O Palmeiras voltou a ser protagonista. E isso sim é obrigação. https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-palmeiras-voltou-a-ser-protagonista-e-isso-sim-e-obrigacao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-palmeiras-voltou-a-ser-protagonista-e-isso-sim-e-obrigacao/#respond Thu, 01 Nov 2018 15:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/01/o-palmeiras-voltou-a-ser-protagonista-e-isso-sim-e-obrigacao/

De 2001, ano da última semifinal de Libertadores do Palmeiras, até 2014, o clube passou por um momento muito delicado de sua história. Nesse período, o palmeirense comemorou somente dois títulos. O Campeonato Paulista de 2008 e a Copa do Brasil de 2012. Pouquíssimo para quem carregava no peito a alcunha de Campeão do Século […]

O post O Palmeiras voltou a ser protagonista. E isso sim é obrigação. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

De 2001, ano da última semifinal de Libertadores do Palmeiras, até 2014, o clube passou por um momento muito delicado de sua história.

Nesse período, o palmeirense comemorou somente dois títulos. O Campeonato Paulista de 2008 e a Copa do Brasil de 2012. Pouquíssimo para quem carregava no peito a alcunha de Campeão do Século passado.

Rebaixamentos, eliminações traumáticas e a falta de esperança de dias melhores castigavam o seu apaixonado torcedor. A cereja do bolo foi o Centenário. O pesadelo parecia não ter fim.

Porém nos últimos quatro anos o clube mudou de patamar. Com a reconstrução financeira feita por Paulo Nobre, e a chegada de Alexandre Mattos, o clube não só conquistou dois títulos nacionais, como voltou a ser o grande protagonista que a sua história pede.

2019 será mais um ano de Libertadores. Mais um ano de receita lá em cima. Só basta manter o planejamento e seguir trilhando o topo de todos os campeonatos que disputa.

Ganhar não é simples. Muito menos obrigação. Mas competir e estar entre os grandes do continente e do seu país sim, é mais do que obrigação. E isso o clube vem fazendo.

Título é consequência de quem sempre vem batendo na trave. Com Scolari mantendo o bom trabalho, com certeza títulos a curto prazo virão.

A começar pelo Brasileiro deste ano.

Para o ano que vem, é preciso olhar com mais carinho para a base do clube. Bons valores vem sendo revelados. Porém não adianta nada investir na garotada, e não dar o espaço que eles merecem.

A torcida que antigamente via o seu ano ‘acabar’ em agosto/setembro, terá muitos dias de tensão e alegria até dezembro.

Sábado é dia de ir ver o líder do Brasileirão jogar. Ainda faltam 7. E sua voz será muito importante para o Natal ser Verde e Branco.

Compare os últimos quatro anos do Palmeiras com os outros 13, período que separou o clube de uma semifinal de Libertadores:

2001 – 2014

Campeão da Série B – 2003
Campeão Paulista – 2008
Semifinalista Sulamericana – 2010
Campeão da Copa do Brasil – 2012
Campeão da Série B – 2013

2015 – 2018

Vice-Campeão Paulista 2015
Campeão da Copa do Brasil 2015
Campeão Brasileiro 2016
Vice-Campeão Brasileiro 2017
Vice-Campeão Paulista 2018
Semifinalista Copa do Brasil 2018
Semifinalista Libertadores 2018
Líder do Brasileirão 2018

O post O Palmeiras voltou a ser protagonista. E isso sim é obrigação. apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-palmeiras-voltou-a-ser-protagonista-e-isso-sim-e-obrigacao/feed/ 0
Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/#respond Thu, 01 Nov 2018 06:29:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/01/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras Nos primeiros 21 jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras levou 6 gols. Depois disso, foram mais quatro jogos e o mesmo número de gols sofridos. Apenas para o Boca Juniors, na Copa Libertadores da América, foram quatro tentos. Os outros dois aconteceram contra Ceará e Flamengo. A […]

O post Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Nos primeiros 21 jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras levou 6 gols. Depois disso, foram mais quatro jogos e o mesmo número de gols sofridos. Apenas para o Boca Juniors, na Copa Libertadores da América, foram quatro tentos. Os outros dois aconteceram contra Ceará e Flamengo. A média caiu bruscamente.

Na zona mista, questionei Deyverson sobre quais são os erros que o Palmeiras precisa estar atento para não cair de rendimento no Brasileirão, onde agora aposta todas as suas fichas. De acordo com o centroavante, é preciso estar mais concentrado para não cometer pequenos erros que geraram os prejuízos. Observando o recorte dos últimos seis gols, uma característica chama a atenção em quatro deles. Outra, em dois.

A) JOGADAS LATERAIS PREOCUPAM? – Sim. Quatro desses seis gols sofridos nos últimas partidas começaram pelos lados.

1 – O único de bola parada: Boca Juniors abre o placar na Bombonera em falha do sistema defensivo alviverde, já que Benedetto consegue se livrar da marcação individual de Bruno Henrique e cabeceia para as redes. Esse foi o gol marcado com bola aérea em escanteio, porém outros três gols aconteceram com jogadas pelas laterais com bola no chão.

2 – Diante do Ceará, o Palmeiras sofre o gol de Artur Cabral em jogada que acontece pela esquerda da defesa alviverde. O cruzamento rasteiro acontece mesmo com o assistente tendo a marcação de Bruno Henrique e Edu Dracena, sendo que o centroavante cearense finaliza depois de Antônio Carlos não conseguir fazer o corte.

3 – Contra o Flamengo, o lançamento acontece pela direita da defesa, nas costas do zagueiro improvisado na lateral Gustavo Gómez, mas Marlos Moreno finaliza só depois de conseguir driblar Antônio Carlos e estar frente a frente com Weverton.

4 – No Allianz Parque, o Boca Juniors abre o placar depois de Villa receber passe nas costas de Diogo Barbosa e cruzar para Ábila completar para o gol ao vencer Luan na disputa individual pelo espaço. Gustavo Gómez estava fazendo a cobertura do lateral esquerdo alviverde que ficou pelo caminho.

B) LIBERDADE NO MEIO-CAMPO PREOCUPA? – Ao que parece, apenas se Benedetto estiver em campo. O atacante xeneize foi responsável por dois chutaços de fora da área que balançaram as redes do Palmeiras na semifinal da Libertadores. Na Bombonera, Benedetto tira Luan da jogada e cria espaço para o chute com drible de corpo, enquanto no Allianz Parque quem erra o tempo da bola para o bote é Felipe Melo, permitindo mais uma finalização firme, forte e bem-sucedida do atacante.

CONCLUSÃO:

Os números mostram que a média de gols sofridos pelo time de Luiz Felipe Scolari aumentou nos últimos jogos. A preocupação da comissão técnica a partir de agora certamente estará na diminuição desses equívocos que têm gerado jogadas de gol pelas laterais, enquanto os gols de Benedetto não merecem grande análise em sua conclusão, já que ele consegue driblar um marcador em uma ocasião e conta com falha de cálculo de outro na ocasião seguinte.

Nos dois confrontos com o Boca Juniors é possível identificar as principais falhas para neutralizar esse caminho que pode ser procurado por adversários e, ao mesmo tempo, entender que a margem de erro na decisiva fase da temporada traz pesadelos e prejuízos irrecuperáveis. Restam apenas sete jogos no Brasileirão e o Palmeiras está na primeira colocação com quatro pontos de vantagem. Embora nada esteja ganho pelos comandados de Felipão, a perda da liderança e do título na reta final podem ser encarados pela torcida como um grande fracasso, independente do desgaste ou da oscilação da equipe.

O post Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/feed/ 0
Lutem por nós, Palmeiras. Nunca deixem de acreditar https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lutem-por-nos-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lutem-por-nos-palmeiras/#respond Wed, 31 Oct 2018 11:18:18 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/31/lutem-por-nos-palmeiras/

Não é preciso falar mais nada. Acreditem. RelacionadasComo assistir ao clássico entre Palmeiras e Santos pela final do Paulistão 2024Como assistir ao jogo entre Palmeiras e Internacional pelo BrasileirãoComo assistir ao jogo entre Palmeiras x Liverpool-URU pela Libertadores 2024Só isso!

O post Lutem por nós, Palmeiras. Nunca deixem de acreditar apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O post Lutem por nós, Palmeiras. Nunca deixem de acreditar apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/lutem-por-nos-palmeiras/feed/ 0
#liberemafesta https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/post-post/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/post-post/#respond Tue, 30 Oct 2018 11:03:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/30/post-post/

Quarta é pra jogar como jogamos em muitos dos jogos com Felipão – em 2018, 1999 e 1998. Quarta é pra fazer do Allianz Parque o que o palmeirense. fez do final do jogo no Pacaembu contra o Ceará. O que o palmeirense calou fundo no Maracanã lotado contra o Flamengo completo. Quando o Verdão […]

O post #liberemafesta apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Quarta é pra jogar como jogamos em muitos dos jogos com Felipão – em 2018, 1999 e 1998. Quarta é pra fazer do Allianz Parque o que o palmeirense. fez do final do jogo no Pacaembu contra o Ceará. O que o palmeirense calou fundo no Maracanã lotado contra o Flamengo completo.

Quando o Verdão vira pauta da imprensa pelo grito da galera é que estamos honrando o hino e a história.

O gás que pode faltar ao elenco asfixiado pela maratona tem de vir da que canta e vibra ostentando a sua fibra contra o Boca de Maradona – na torcida, não em campo.

É possível porque é futebol. Porque é Palmeiras. Na bola, hoje tem mais do que o Boca. Tem como. Se está dois gols atrás, por trás e pra frente tem como virar. Tem como igualar e ir pros pênaltis.

Dá.

Começando de fora pra dentro. Confiando. Apoiando. Não só jogando junto. Juntando tudo que temos nos peito que é Palmeiras. Na dúvida não nos dividimos. Na dividida nos multiplicamos.

No grito não tem Boca pra nos calar. No Palmeiras não nos perdemos por nos acharmos. Não ganhamos e nem nos perdemos de véspera.

Vamos pro jogo na dureza que nos aguarda. Vamos pra cima no espírito de porco que nos alimenta.

Vamos como não fomos pra Argentina. Vamos pro nosso campo com nosso canto como adrenalina.

Vamos como amamos.

Sem condições. Cem anos de história.

O post #liberemafesta apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/post-post/feed/ 0
Não é até o apito final contra o Boca https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-ate-o-apito-final-contra-o-boca/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-ate-o-apito-final-contra-o-boca/#respond Mon, 29 Oct 2018 19:18:44 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/29/nao-e-ate-o-apito-final-contra-o-boca/

Não é #atéoapifofinal. Pode ser antes. Acho mesmo que vai ser depois. Nos pênaltis. Depois do apito da última cobrança. Talvez como a de Zapata pra “fora” em 1999, como cantou a bola antes o Palestra Italia. Talvez como a do Prass em 2015 no Allianz Parque, quando ele nos fez tricampeões da Copa do […]

O post Não é até o apito final contra o Boca apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Não é #atéoapifofinal. Pode ser antes. Acho mesmo que vai ser depois. Nos pênaltis. Depois do apito da última cobrança. Talvez como a de Zapata pra “fora” em 1999, como cantou a bola antes o Palestra Italia. Talvez como a do Prass em 2015 no Allianz Parque, quando ele nos fez tricampeões da Copa do Brasil depois do apito no chute da vitória contra o Santos.
De fato começa muito antes do apito final. Até do inicial. Começa aqui. Lá no estádio. Cá na rua. No corredor alviverde, na rua Palestra ocupada na esquina do nosso mundo com a Caraíbas. No grito de Palmeiras que antecede o do gol. No grito de vamos que processa nosso pensamento. No fôlego que perdemos pra apitar e pra cantar e vibrar. No ar que falta quando Palmeiras. Nosso Palestra que não falta nessas horas de decisão.
Não tem apito final. E que não tenha apito. Só mais uma final. Dá. E muito. Por isso precisamos nos dar as mãos e a alma como todo o time doará o corpo e as nossas almas.

O post Não é até o apito final contra o Boca apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-e-ate-o-apito-final-contra-o-boca/feed/ 0
Mano Green: se não sabe, volta pra base! https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/mano-green-se-nao-sabe-volta-pra-base/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/mano-green-se-nao-sabe-volta-pra-base/#respond Thu, 25 Oct 2018 19:51:33 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/25/mano-green-se-nao-sabe-volta-pra-base/

FALA, MANO GREEEN: “Eu vim aqui representar a mim mesmo. Eu não tô aqui falando em nome do palmeirense… Eu não gosto de clima de festa. A cegueira que atinge lá na Boca atinge nós também. Isso é perigoso… Não tem motivo pra comemorar. Tem um 2 a 0 lá na Bombonera pra devolver aqui. […]

O post Mano Green: se não sabe, volta pra base! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

FALA, MANO GREEEN: “Eu vim aqui representar a mim mesmo. Eu não tô aqui falando em nome do palmeirense… Eu não gosto de clima de festa. A cegueira que atinge lá na Boca atinge nós também. Isso é perigoso…

Não tem motivo pra comemorar. Tem um 2 a 0 lá na Bombonera pra devolver aqui. Tem muita gente aqui que não tem expectativa pra virar esse jogo.

Não sou pessimista. Sou realista.

Não consigo entender como tem pessoas que me tratavam com grande carinho a mim e à minha família e agora se transformaram em “monstros” só por causa de uma infelicidade. Eu não posso acreditar nisso. Elas não são tão más assim.

Se em algum momento a comunicação do pessoal aqui atrás falhou, vai pagar seu preço. A comunicação é a alma. Quem não falar a língua do nosso povo vai perder mesmo.

Falar bem do Palmeiras pra torcida do Palmeiras é fácil. Tem uma multidão de gente torcendo pros outros lados que precisa ser vencida. Ou a gente ganha esses jogos ou a gente cai no precipício.

Eu tinha jurado pra mim mesmo não vir mais aqui defender nosso time. Porque futebol não tem rima, não tem suingue, não tem balanço, não tem nada que me interesse. Eu gosto mesmo é do Palmeiras. Mas eu tô vendo casais brigando por causa de quem joga na nossa zaga, amigos de 35 anos deixando de se falar por causa do Borja ou do Deyverson.

Tenho amigos que não tenho mais como olhar no rosto deles por causa do Felipe Melo e do Felipão. Não vim aqui pra ganhar likes. EU ACHO QUE NÃO TEM NADA DECIDIDO. É sábado no Maraca. É quarta no Allianz.

Mas quem errou tem de pagar.
Não gosto de clima de festa e de já-ganhou. Também odeio o já-perdeu. O que mata além de falta besta e a falta de atacar é o fanatismo e a cegueira.

Quem não entender a nossa torcida e nosso clube já era. Se nós somos o Palmeiras tem de entender o que o Palestra é e o que a nossa família quer.
Se não sabe, volta pra base!!!

As minhas ideia é essa. Fechou!

Mas as decisão tão aberta”

O post Mano Green: se não sabe, volta pra base! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/mano-green-se-nao-sabe-volta-pra-base/feed/ 0
Contra Boca Juniors, Palmeiras repetiu fórmula do sucesso contra Colo Colo, mas falhou https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-boca-juniors-palmeiras-repetiu-formula-do-sucesso-contra-colo-colo-mas-falhou/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-boca-juniors-palmeiras-repetiu-formula-do-sucesso-contra-colo-colo-mas-falhou/#respond Thu, 25 Oct 2018 17:46:44 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/25/contra-boca-juniors-palmeiras-repetiu-formula-do-sucesso-contra-colo-colo-mas-falhou/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras Depois da derrota para o Boca Juniors na noite da última quarta-feira, muitas foram as críticas pela forma como o Palmeiras optou por jogar na Bombonera. As inúmeras rebatidas da defesa para o ataque, as perdas da posse de bola e também os erros de passe. Entretanto, na última partida do […]

O post Contra Boca Juniors, Palmeiras repetiu fórmula do sucesso contra Colo Colo, mas falhou apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Depois da derrota para o Boca Juniors na noite da última quarta-feira, muitas foram as críticas pela forma como o Palmeiras optou por jogar na Bombonera. As inúmeras rebatidas da defesa para o ataque, as perdas da posse de bola e também os erros de passe. Entretanto, na última partida do clube fora de casa pela Libertadores houve uma apresentação alviverde muito parecida com a de ontem que recebeu inúmeros elogios: vitória por 2 a 0 sobre o Colo Colo, no Chile, pela partida de ida das quartas de final da competição.

NA BOMBONERA, MAIOR NÚMERO DE BOLAS REBATIDAS DA ERA FELIPÃO. NO CHILE, SEGUNDO MAIOR

Houve uma série de críticas sobre a dupla de zagueiros Gustavo Gómez e Luan por conta de seus “chutões”. Somando suas rebatidas com as do lateral Diogo Barbosa, que foi o terceiro a rebater mais bolas na equipe, eles foram responsáveis por quase metade das 56 rebatidas do Palmeiras em tentativas de chegadas argentinas. No Chile, o número total quase se repetiu, tendo em vista que foram 53 rebatidas da equipe.

POSSE DE BOLA E SUAS PERDAS NAS DUAS PARTIDAS ELIMINATÓRIAS QUASE SE REPETEM

Dentre muitos disseram que o Palmeiras abdicou de jogar contra o Boca Juniors, poucos se lembraram de que a partida no Chile foi muito parecida, porém o Palmeiras conseguiu a vantagem no placar cedo e, por isso, a ideia foi bem aceita por muitos torcedores. Na Argentina, o Palmeiras encerrou a partida com 39% de posse de bola, enquanto no Chile o apito final rendeu a média de 43% de posse de bola ao time. Durante as duas partidas o Palmeiras teve de lidar com quase o mesmo número de perdas de posse de bola, acontecendo 24 vezes contra o Colo Colo e 29 vezes contra o Boca Juniors.

QUATRO PASSES TROCADOS ENTRE ATLETAS DO PALMEIRAS SEPARAM AS DUAS PARTIDAS

A sensação de que o time que entrou em campo estava nervoso e que a bola estava queimando nos pés dos atletas, como algumas pessoas chegaram a opinar, pode ganhar outra interpretação se observarmos que o Palmeiras trocou quase o mesmo número de passes durante as partidas contra Colo Colo e Boca Juniors. 242 passes certos na Argentina contra 246 passes certos no Chile.

O QUE FEZ A DIFERENÇA PARA DETERMINAR A VITÓRIA NO CHILE E A DERROTA NA ARGENTINA?

Trazendo para uma análise mais objetiva e fria, sem entrar no mérito das escalações e de nomes, o Palmeiras pecou muito mais na precisão de passes, finalizações e lançamentos na Argentina. Enquanto acertou quase o mesmo número de passes, errou 31 contra o Colo Colo e 52 diante do Boca Juniors, o que permite que o adversário ganhe oportunidade de criar jogadas enquanto o sistema defensivo tenta se reorganizar por conta do erro.

Com relação a finalizações, na Argentina foram oito tentativas a gol contra nove no Chile. A diferença, claro, esteve na precisão, já que diante do Colo Colo foram cinco conclusões na direção do gol, enquanto contra o Boca foram apenas duas. Por fim, os lançamentos para que o ataque pegasse uma linha defensiva desorganizada foram muito imprecisos: 13 corretos e 40 incorretos, num total de 53 tentativas. No Chile, foram 31 tentativas e 22 acertos contra nove erros.

NÃO HÁ IDEIAS CERTAS OU ERRADAS, MAS APENAS AS QUE FUNCIONAM OU NÃO FUNCIONAM

Eu gosto muito de trazer esse ensinamento dos meus estudos de futebol para as minhas análises. De fato, não há ideias certas ou erradas, mas apenas as que funcionam ou não funcionam. A mesma ideia de jogo funcionou diante do Colo Colo, mas não deu certo contra o Boca Juniors. O importante é que aquele observador, torcedor ou comentarista entenda o objetivo proposto pela equipe para aqueles 90 minutos e reflita por qual motivo aquela ideia foi aplicada.

Tanto Boca Juniors quanto Colo Colo são equipes lentas tanto para contra-atacar quanto para se recompor. A diferença brutal está na parte técnica, onde o clube argentino muito se diferencia e, por isso, aumenta a dificuldade de uma estratégia funcionar. Luiz Felipe Scolari não “inventou” nada para o duelo com o Boca. Ele aplicou uma ideia que deu certo recentemente, mas dessa vez não funcionou.

O post Contra Boca Juniors, Palmeiras repetiu fórmula do sucesso contra Colo Colo, mas falhou apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-boca-juniors-palmeiras-repetiu-formula-do-sucesso-contra-colo-colo-mas-falhou/feed/ 0
Dá! Não tem textão. Mas dá! https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-nao-tem-textao-mas-da/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-nao-tem-textao-mas-da/#respond Thu, 25 Oct 2018 15:44:23 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/25/da-nao-tem-textao-mas-da/

Eu não vou escrever nenhum texto motivacional pra gente reverter contra o Boca os 5 minutos que pareceram fatais na Bombonera. Eu prefiro ver no YouTube o troco do Palmeiras no Derby semifinal do SP-86, aqueles 3 x 0 contra eles e contra o árbitro do primeiro jogo. Eu vou ver os 4 x 0 […]

O post Dá! Não tem textão. Mas dá! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Eu não vou escrever nenhum texto motivacional pra gente reverter contra o Boca os 5 minutos que pareceram fatais na Bombonera.

Eu prefiro ver no YouTube o troco do Palmeiras no Derby semifinal do SP-86, aqueles 3 x 0 contra eles e contra o árbitro do primeiro jogo. Eu vou ver os 4 x 0 do SP-93 depois do Gol Porco no primeiro jogo contra o Corinthians, quando parecia que a viola já estava em cacos.

Não quero nem ver. Vou rever aqueles 4 x 1 no Flamengo no Maracanã do time do Telê, no BR-79. Os 4 x 2 do Euller quando faltavam menos de cinco minutos pra dois gols na Copa do Brasil-99. Aquilo inspirou para reverter a derrota em Buenos Aires para o River, e levar pros pênaltis a Libertadores de 1999 em casa, contra o Deportivo Cali.
Eu não vou fazer textão. Vou ficar na minha vendo os 4 x 2 contra o favorito Vasco em São Januário na Liberta campeã. Ou os 2 x 0 no Morumbi com os reservas este ano. Os dois 2 x 0 contra o Grêmio no BR-18. Lá e cá. Vou rever os 2 x 0 na Bombonera este ano – maior vitória brasileira lá. E o 6 x 1 no Boca em 1994 – maior derrota deles fora de casa em Copas.

Pena que não tem imagem da Copa Rio pra ver a gente eliminando o Vasco favorito na semi e ganhando a final da Juventus que nos goleara no Pacaembu.

Tem aquele 3 x 0 no Coritiba no Palestra, no BR-72, que encaminhou o título e não tinha nem 10 mil no estádio que já nos dava como eliminados. O Robertão de 1969 a gente era lanterna e na final tivemos que esperar o fim de outro jogo no Mineirão para celebrar o título contra o Cruzeiro. Como em 1998 a Copa do Brasil ganhamos naquele chute maluco do Oséas. Em 2012 com aquele gol do estranho Betinho. Em 2015 contra o favorito Santos nos pênaltis do Prass.

A virada em menos de 10 minutos contra o Inter no Morumbi, no BR-73. O gol do Andrei Girotto contra eles em 2015. Em menos de 20 minutos o César Maluco acabando com o Grêmio no Robertão de 1967, em menos de 20 a gente ganhando do Vitória no BR-93.
Vou rever tudo isso. E vou rever na quarta que vem. Que vamos, Palmeiras!

Mas sem textão motivacional. Quem vive de passado é quem tem história. Quem tem memória revive. E vive melhor.

Viva!

O post Dá! Não tem textão. Mas dá! apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-nao-tem-textao-mas-da/feed/ 0
Não são cinco minutos para o fim da América https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-sao-cinco-minutos-para-o-fim-da-america/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-sao-cinco-minutos-para-o-fim-da-america/#respond Thu, 25 Oct 2018 13:11:31 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/10/25/nao-sao-cinco-minutos-para-o-fim-da-america/

Em 4min59s deu Boca. Uma cabeçada de Benedetto superando o até então insuperável Felipe Melo em sua melhor partida pelo Palmeiras até cometer falta desnecessária que obrigou Weverton a fazer sua melhor defesa pelo Palmeiras. No escanteio, gol do maledetto. 4min59s depois, será o Benedetto? Foi. Um golaço superando Luan que, como Gómez, não perdia […]

O post Não são cinco minutos para o fim da América apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Em 4min59s deu Boca.
Uma cabeçada de Benedetto superando o até então insuperável Felipe Melo em sua melhor partida pelo Palmeiras até cometer falta desnecessária que obrigou Weverton a fazer sua melhor defesa pelo Palmeiras. No escanteio, gol do maledetto.
4min59s depois, será o Benedetto? Foi. Um golaço superando Luan que, como Gómez, não perdia bolas. Mesmo teoricamente protegido por FM e por Thiago Santos que acabara de entrar para evitar o que o Boca nos calou num jogo que fedia a zero a zero e agora obriga o Palmeiras a ser ainda mais do que tem sido contra o Boca de Copas.
Faltou ser mais ousado na Bombonera. Como Palmeiras, não como o discurso de Felipe em sua melhor jornada. Faltou acreditar mais no Palmeiras e menos na mística REAL da Bombonera que jogou muito mais do que o Boca que em 2018 joga menos do que o Palmeiras.
Mas que pode ter nos jogado pra fora em menos de 5 minutos.
Só que ainda tem mais 90. Mais pênaltis. É só ter mais do Palmeiras. Ou igual ao que tem sido desde o retorno de Felipão. Outro copeiro por vezes inexplicável como o Boca de Libertadores. Como o futebol que é espetacular até quando não foi bem jogado como foi na Bombonera. Maravilhoso como a paixão de qualquer torcida por qualquer time.
E ainda mais especial quando esse amor é o nosso.
E possível reverter. É possível levar pros pênaltis. É possível classificar.
Bastam cinco minutos como os do Boca. E teremos 90 minutos no Allianz Parque. É uma semana até lá. Quem sabe mais animados ainda se conseguirmos superar outra pedreira no Maracanã. É só jogar o que mais quisemos administrar na Bombonera. É só acreditar que podemos virar esse jogo como o Palmeiras voltou a ser Palmeiras com Felipão. Como ele também voltou a ser Felipão.
Ainda tem jogo.
Dá. O que não dá é achar que já foi. Só vai na volta no Allianz Parque quem acha que tem volta. É pra ganhar no grito do Boca. É pro coração saltar dela.

O post Não são cinco minutos para o fim da América apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/nao-sao-cinco-minutos-para-o-fim-da-america/feed/ 0