Arquivos cat-Análise - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/cat-analise/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 06 Aug 2020 22:23:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Posição por posição: quem pode fazer a diferença no elenco feminino? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/posicao-por-posicao/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/posicao-por-posicao/#respond Mon, 27 Jul 2020 03:28:46 +0000 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/posicao-por-posicao/

Foto: Divulgação Palmeiras A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que o Campeonato Brasileiro Feminino A1 irá retornar sua sexta rodada no dia 30 de agosto. O retorno do Paulista Feminino ainda não foi definido. Mas, há quase um mês do retorno, o elenco feminino ainda não voltou aos treinos. Porém, deve retornar já na […]

O post Posição por posição: quem pode fazer a diferença no elenco feminino? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Divulgação Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que o Campeonato Brasileiro Feminino A1 irá retornar sua sexta rodada no dia 30 de agosto. O retorno do Paulista Feminino ainda não foi definido. Mas, há quase um mês do retorno, o elenco feminino ainda não voltou aos treinos. Porém, deve retornar já na quarta-feira (29) após receber uma autorização do Governo do Estado de São Paulo.
O Palmeiras já atuou em cinco rodadas do Brasileirão, acumulando três vitórias (uma em casa e duas fora) e duas derrotas (em casa). Mesmo com poucos jogos, é possível ver uma diferença dentro de campo, a qual é desejável que mantenha-se ao retornar.
O elenco de Ricardo Belli não sofreu mudanças drásticas desde seu começo e a grande maioria das atletas recém-contratadas foram utilizadas. Somente a meia-campista Stefany Krebs e a goleira Karen Xavier não vestiram a camisa em jogos oficiais.
Neste texto teremos uma análise por posição de como estava o Palmeiras no campeonato e quem pode ser o diferencial.

Goleiras

No ano de 2019, tivemos um gol muito bem defendido pela Jully. A goleira ajudou o time na conquista da Copa Paulista e uma semifinal do Brasileiro A2. Jully é uma goleira jovem que está aprimorando cada vez mais seus conhecimentos e precisa ser testada.
Neste ano de 2020, o Palmeiras começou o gol com a goleira Vivi. Ela já havia sido contratada para ser titular no time alviverde, mas ficou de fora na temporada passada. Vivi atua muito bem, sai do gol corretamente na grande maioria das vezes. No entanto, ainda precisa voltar ao ritmo de jogo. Estava conseguindo até o momento da pausa e melhorando cada vez mais, só precisaria manter.
Falando um pouco da Karen, a arqueira precisa ser testada no gol palmeirense. Nos times que já atuou, sempre defendeu da melhor maneira. Como a Vivi, Karen tem experiência fora do Brasil, coisa que pode ajudar. É uma goleira que sai muito bem.
As três são grandes goleiras e têm confiança para assumir a posição. Vale ressaltar que os “pontos fracos” estão sendo treinados com o preparador Fabrício de Paula e toda equipe. As melhoras são notórias, sendo possível fazer um rodízio na posição entre as partidas.

Zagueiras

Na zaga temos quatro grande nomes: Thaís Ferreira, Agustina, Samara e Stella. No geral, Thaís e Agustina são as titulares do elenco, as duas combinaram muito bem na zaga, mesmo com a argentina tendo chegado no começo do ano. Stella e Samara não ficam nem um pouco atrás, quando entram como titular ou nas substituições tentam dar força e mostrar o melhor futebol.
A defesa palmeirense apresentou alguns problemas em dois dos três primeiros jogos do ano, até a hora que acabaram se encaixando melhor na partida contra o Cruzeiro e contra o São Paulo. As duas derrotas se deram muito por erros de atenção ou de posicionamento da defesa.
Agustina ainda pode acrescentar muito ao elenco do Palmeiras, a experiência dela no futebol argentino e na Europa colocam muito um diferencial dentro de campo, algo que sempre é bom para um time.

Laterais

Pela lateral-direita temos Isabella, uma grande marcadora em bolas paradas. É um grande destaque do time, um dos nomes que sabe montar o jogo, tem uma boa visão de campo. Foi testada na Seleção Brasileira no final de 2019 e atuou muito bem, a cada dia mais vem ganhando experiência e força na posição.
No lado esquerdo temos Rosana e Vitória, a experiência e a base. Rosana já tem seu nome marcado no futebol feminino atuando diversas vezes pela Seleção e conquistando muitos títulos nos times que passou. A lateral mostra uma nova visão dentro de campo, trabalha bem o jogo. Geralmente, Rosana atua como ponta esquerda, mas sua posição original é a lateral.
Vitória veio ao time alviverde em 2019 para jogar o Campeonato Brasileiro Sub-18. Chamou atenção e ficou no time profissional. Ela atua muito bem dentro de campo, ainda ocorrem alguns erros, mas, se souber escutar, pode ser uma grande lateral no futuro. Em alguns jogos ela consegue ser diferencial, porém falta experiência.

Meio-campistas

O meio de campo do time alviverde possui muitos nomes, contando com três importantes contratações: Ary Borges, Angelina e Stefany. Por conta da Seleção Brasileira, a capitã da Sub-20 Angelina atuou somente em um jogo do time, a derrota contra a Ferroviária. Ela ainda precisa se integrar com o elenco todo, mas tem de tudo para dar certo, afinal é uma das apostas do futebol feminino.
Quem vem atuando muito bem no meio é Ary Borges. O estilo de jogo dela combinou com todo o elenco e a cada partida vem melhorando e entregando tudo dentro do campo. Karla Alves, Maressa, Carla Nunes e Nicoly foram os grandes nomes do time em 2019 e vem repetindo o feito em 2020. Dentro de campo, elas carregam muitas responsabilidades e conseguem lidar com isso da melhor maneira.
Carla Nunes atua vem sendo o destaque do time desde o início. Foi artilheira alviverde na última temporada e vem carregando o mesmo posto atualmente. Na primeira partida, contra o Corinthians, fez um golaço após um belo domínio da bola.
Falando dos dois últimos nomes, Juliana e Bia são dois nomes novos que podem crescer muito em campo. Juliana Passari acabou se lesionando, mas estava atuando em alta no elenco alviverde e na Seleção Brasileira, seu retorno está previsto já para o segundo semestre. Bia Oliveira também foi um dos destaques no Sub-18 que ficou no elenco principal.
Dentro desse meio de campo, a volante Maressa tem muito para mostrar. Em 2019, ela ficou como segunda maior artilheira do time, é uma jogadora que entra para fazer a diferença dentro de campo e cresce muito em clássicos. Faz por onde para ser titular, precisa.

Atacantes

O ataque palmeirense tem grandes nomes, mas o destaque do ano foi a vinda de Bia Zaneratto. A atacante da Seleção Brasileira muda muita coisa no time, faz a diferença. Seria um bom nome para manter até o final do ano, entretanto o clube alviverde ainda não tem algo concreto relacionado à isso.
Um dos nomes que vem se destacando muito é o de Bianca Gomes. A atacante vem atuando muito bem, marcou gols em 2019 e veio mostrando todo seu futebol dentro de campo. Ela consegue ser diferencial e trabalha muito bem a bola pela esquerda.
Nesse ataque temos também Mônica e Ottilia. No começo do ano o clube anunciou o retorno da atacante Mônica ao elenco, porém ela ainda não atuou por conta de uma lesão. Além de atuar no ataque, Mônica faz um ótimo trabalho na lateral-esquerda, posição em que geralmente atua. Já Ottilia entrou em alguns jogos, mas ainda não conseguiu mostrar todo seu futebol. Se formos analisar o começo da jogadora em todos os clubes que passou, geralmente, é da mesma maneira. Ela começa não atuando muito bem, no entanto, quando pega o ritmo, não tem quem pare.
As duas mais novas do ataque são Livyan e Lurdinha, são dois nomes muito bons que estão crescendo. É um ataque mais rápido que pode ser muito aproveitado com um elenco mais novo ou um adversário que seja necessário agir de outra maneira.
Com o retorno dos campeonatos, seria bom tentar utilizar mais a Ottilia no ataque, para pegar um ritmo de jogo. É um nome muito bom que precisa se encaixar mais no time.

O post Posição por posição: quem pode fazer a diferença no elenco feminino? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/posicao-por-posicao/feed/ 0
Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/#respond Mon, 12 Aug 2019 13:56:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/08/12/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras Embora o resultado na estreia de Luiz Adriano não tenha sido positivo, a sua estreia foi. Enquanto o Palmeiras contou com seus onze titulares em campo, ele mostrou que tem mais recursos técnicos e táticos do que Deyverson ou Borja. Depois da expulsão de Felipe Melo, o camisa 10 (que é […]

O post Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Embora o resultado na estreia de Luiz Adriano não tenha sido positivo, a sua estreia foi. Enquanto o Palmeiras contou com seus onze titulares em campo, ele mostrou que tem mais recursos técnicos e táticos do que Deyverson ou Borja. Depois da expulsão de Felipe Melo, o camisa 10 (que é o novo 9 da equipe) se tornou importante no incômodo da primeira linha do Bahia no momento em que chegava no meio-campo. Por pouco, aliás, não fez o gol da vitória em bola cruzada na área. Confira quatro pontos positivos da estreia de Luiz Adriano e um ponto que pode ser considerado negativo do ponto de vista de que poderia ter apresentado a característica citada no tópico.

1 – PRESENÇA DE ÁREA: Centroavante precisa de presença de área e Luiz Adriano mostrou estar disposto a mostrar que tem: embora estivesse bem marcado, cabeceou três boas bolas que tiraram o "Uuuhhh" da arquibancada em disputas com os zagueiros e estava bem posicionado para receber os passes, ainda que fosse seu primeiro jogo.

2 – FINALIZAÇÃO DE FORA DA ÁREA: Luiz Adriano pode finalizar muito bem de fora da área. Por pouco não marcou um golaço de primeira. Ele já fez nesses últimos anos gols de fora da área, então essa arma também pode ser explorada se o jogo exigir.

3 – CONSTRUÇÃO DE JOGADAS: Luiz Adriano ajudou, por exemplo a construir um contra-ataque ao, marcado, receber uma bola, perceber a passagem de jogadores e usar como recurso um passe de calcanhar. Qualidade na construção que falta nos outros dois centroavantes bastante utilizados do elenco alviverde.

4 – INCÔMODO NOS ZAGUEIROS: Luiz Adriano mostrou que pode incomodar os zagueiros, fazer com que eles quebrem algumas bolas ou forçar passes e jogadas, fator importante para um centroavante conquistar espaço no time de Felipão.

5 – NÃO CARREGOU BOLAS: Palmeiras costuma carregar bolas muito mais pelas laterais, pelas pontas, até por conta do esquema e da característica de jogo e jogadores da equipe, por isso não foi possível ver Luiz Adriano participando do jogo dessa forma, mas certamente isso deve ser explorado, ainda mais quando Luiz Felipe Scolari tiver os onze em campo para utilizar um esquema com dois atacantes.

O post Cinco pontos sobre a estreia de Luiz Adriano pelo Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/cinco-pontos-sobre-a-estreia-de-luiz-adriano-pelo-palmeiras/feed/ 0
O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/#respond Thu, 08 Aug 2019 17:49:13 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/08/08/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/

Luiz Adriano é um centroavante bem diferente daqueles com os quais o torcedor palmeirense se acostumou a ver. Deyverson e Borja são meros finalizadores. De um modo geral, não oferecem ao time um auxílio com bola no chão para a construção das jogadas. É difícil puxar pela memória quantas vezes Deyverson ou Borja dominaram uma […]

O post O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Luiz Adriano é um centroavante bem diferente daqueles com os quais o torcedor palmeirense se acostumou a ver. Deyverson e Borja são meros finalizadores. De um modo geral, não oferecem ao time um auxílio com bola no chão para a construção das jogadas. É difícil puxar pela memória quantas vezes Deyverson ou Borja dominaram uma bola e partiram para cima da marcação com êxito, pois quase sempre o sucesso de suas participações envolve apenas um toque na bola, dentro da área, direto para o gol. Não é assim com Luiz Adriano.

O atacante de 32 anos acumula em 2019, por exemplo, sete gols e seis assistências em 30 partidas disputadas. Já no ano passado, foram 15 gols e oito assistências em 38 jogos. É partipativo na construção: quando foi necessário, o novo centroavante alviverde participou de vários contra-ataques nos quais não corria apenas para receber a bola na área, mas era ele quem carregava em velocidade enquanto outros companheiros se posicionavam para finalização. Isso quando não optava por uma conclusão de fora da área, algo que nenhum dos dois atuais centroavantes oferecem a Felipão.

Com 1,84 de altura, Luiz Adriano pode fazer as casquinhas que Deyverson sabe fazer, assim como tem velocidade suficiente para realizar as diagonais curtas (Roger Machado gostava de falar assim) que caracterizam o futebol de Miguel Borja. Justamente por poder fazer o que cada um deles tem de melhor e ainda agregar na construção de jogadas, o novo atacante do Palmeiras permite que a equipe jogue com dois atacantes, como Felipão já sinalizou ser possível com a sua chegada.

Luiz Adriano pode não ter o impacto midiático de Gignac ou Balotelli, mas pode ser a peça que faltava ao ataque do Palmeiras para fugir da previsibilidade ofensiva e trazer mais técnica para a posição da camisa 9 alviverde, ainda que tenha sido apresentado com a camisa 10.

O post O que Luiz Adriano pode agregar ao Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-luiz-adriano-pode-agregar-ao-palmeiras/feed/ 0
Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/#respond Mon, 22 Jul 2019 02:41:08 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/22/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/

O Palmeiras não sofria uma derrota por dois gols de diferença desde outubro do ano passado, quando deixou a Bombonera com um 2 a 0 para o Boca. O revés de mesmo placar contra o Ceará, aliás, não me pareceu um acaso. A equipe de Felipão sofreu quatro gols nos últimos três jogos. Além disso, […]

O post Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras não sofria uma derrota por dois gols de diferença desde outubro do ano passado, quando deixou a Bombonera com um 2 a 0 para o Boca. O revés de mesmo placar contra o Ceará, aliás, não me pareceu um acaso. A equipe de Felipão sofreu quatro gols nos últimos três jogos. Além disso, Weverton também apareceu como nunca no ano. Antes, não era necessário. Porém, defensivamente o Palmeiras tem cometido deslizes suficientes para permitir ao adversário boas oportunidades de finalização. Separei algumas imagens que me parecem mostrar problemas recentes no sistema defensivo alviverde: espaço para finalização e erros de marcação.

ESPAÇO PARA CONCLUSÃO DAS JOGADAS NO MEIO RENDEU GOLS E PERIGO:

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE MATEUS GONÇALVES – Espaço que Mateus Gonçalves teve para finalizar já apareceu outras vezes antes.

A intensidade defensiva do Palmeiras, de um modo geral, não permitia nem que o adversário cogitasse ajeitar uma bola para finalizar com calma. Não foi assim com Mateus Gonçalves, por exemplo, na abertura de placar do jogo de ontem.

Repare na imagem abaixo que há uma linha de cinco palmeirenses dentro da grande área, sendo que há apenas um atleta rival devidamente marcado. Fora da área, outros três jogadores alviverdes estão sozinhos, próximos do meio-campo. Entre eles, dois atletas do Ceará (um deles é Mateus Gonçalves) estão em condições de receber uma assistência para finalização, condição que tirou o zero do placar no Castelão.

WhatsApp-Image-2019-07-21-at-23.14.55--13-

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – Contra o Internacional, uma imagem muito parecida com essa do gol de Mateus Gonçalves aconteceu com Edenílson: seis jogadores do Palmeiras estão dentro da área para impedir a participação de três atletas colorados no lance. Entretanto, Edenílson consegue arriscar, sem marcação, quando a bola sobra, mas falha na mira e perde o gol. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

eden-lson

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – No mesmo confronto, mais uma vez o erro aparece: cinco jogadores palmeirenses estão em cima de três atletas do Internacional na área, mas ninguém está marcando D’Alessandro, que recebe livre para arriscar e exigir boa defesa de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Dalessandro

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – GOL DE PATRICK – Há quatro jogadores do Palmeiras praticamente no mesmo lugar da grande área em frente a dois atletas do Inter. Na sobra de bola, Patrick recebe com espaço no meio para concluir a gol. A zaga ainda tenta salvar, mas o desvio acabou sendo decisivo para que a bola subisse e passasse por cima de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Patrik

QUANDO ESPAÇO NÃO APARECEU, ERRO DE MARCAÇÃO INDIVIDUAL PREJUDICOU

SÃO PAULO X PALMEIRAS – GOL DE PABLO – Contra o São Paulo, lance parecido com esses três mencionados acima acontece, mas a marcação está posicionada: o gol tricolor sai em falha individual. Repare na imagem do lance, onde é possível perceber que os dois atletas invadindo a área pertencem aos dois defensores que estão na área. Os quatro homens da linha defensiva estão com algum "responsável", assim como os dois jogadores do São Paulo que vem de trás também estão com dois marcadores alviverdes (até mais a frente deles). Confira o que descrevi na imagem abaixo:

ZAGA-POSICIONADA-GOL-SP

A falha é de um zagueiro do Palmeiras. Ela acontece na finalização, quando Pablo consegue se antecipar a Antônio Carlos (em bola que veio na direção do defensor) e chutar para as redes, como você pode ver na imagem abaixo, que é sequência da apresentada acima.

LANCE-SP-ZAGA-POSICIONADA

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE LEANDRO CARVALHO – A defesa está devidamente posicionada e o lançamento vem de um tiro de meta do goleiro do Ceará. Felipe Melo tenta o corte, mas a bola raspa sua cabeça e segue em direção ao gol do Palmeiras. O problema é que Leandro Carvalho estava mais esperto do que Diogo Barbosa e ganhou na corrida, mesmo saindo atrás, finalizando por cima de Weverton: mais um gol envolvendo falha individual. Confira a vitória individual de Leandro na sequência de imagens:

leandro-carvalho-1
leandro-carvalho-2
leandro-carvalho-3

SÃO PAULO X PALMEIRAS – LANCES PARECIDOS E PERIGOSOS – Espaços e falhas na intermediária do setor defensivo estão acontecendo e o início de grande parte das jogadas que terminam em finalização a gol está nas laterais defensivas, onde o adversário tem usado para se aproximar do gol de Weverton.

Os gols sofridos diante de São Paulo e Internacional tiveram origem em lances pelas pontas. Contra o Ceará, o primeiro gol também foi assim. Porém, Weverton foi decisivo em dois lances construídos pelo meio-campo do São Paulo que poderiam ter gerado uma sequência de três derrotas ao Palmeiras. Como você pode ver nas duas imagens abaixo, Tchê Tchê e Pato recebem, pelo lado, cara a cara com o goleiro em lance construído pelo meio:

TT
pATO

Em resumo: espaços na intermediária quando o adversário cria pela ponta, espaços na ponta quando o adversário cria pelo meio e erros individuais quando o posicionamento está bem postado. Esse elenco não havia visto adversários pisarem tanto na sua área quanto nos últimos três jogos. O sistema defensivo do Palmeiras ainda não encontrou o equilíbrio de outrora, quando o adversário tinha a bola consigo, mas olhava para as linhas alviverdes e não sabia o que fazer com ela.

A pausa para a Copa América pode ter trazido ao time de Felipão uma quebra forte de ritmo e intensidade. Suficiente para desequilibrar as ações defensivas e trazer, em alguns lances, impressão de falta de entrosamento dos atletas no momento defensivo. Duvidar da capacidade desse sistema que funcionava (e muito bem) é esquecer o trabalho do 1° semestre, porém constatar que ele ainda não se achou na segunda metade do ano é mais do que razoável.

O post Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/feed/ 0 WhatsApp-Image-2019-07-21-at-23.14.55--13- eden-lson Dalessandro Patrik ZAGA-POSICIONADA-GOL-SP LANCE-SP-ZAGA-POSICIONADA leandro-carvalho-1 leandro-carvalho-2 leandro-carvalho-3 TT pATO
Fora de casa, Palmeiras permite que adversários pisem em sua área cada vez mais https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-de-casa-palmeiras-permite-que-adversarios-pisem-em-sua-area-cada-vez-mais/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-de-casa-palmeiras-permite-que-adversarios-pisem-em-sua-area-cada-vez-mais/#respond Thu, 18 Jul 2019 04:39:16 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/18/fora-de-casa-palmeiras-permite-que-adversarios-pisem-em-sua-area-cada-vez-mais/

Um dos motivos para a eliminação palmeirense na Copa do Brasil foi, sem dúvida, o problema que parece se agravar nos últimos jogos da equipe como visitante: cada vez mais os adversários estão pisando na área alviverde, fato pouco comum no início da temporada. Diante do Internacional, o goleiro Weverton mostrou sua qualidade mais uma […]

O post Fora de casa, Palmeiras permite que adversários pisem em sua área cada vez mais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Um dos motivos para a eliminação palmeirense na Copa do Brasil foi, sem dúvida, o problema que parece se agravar nos últimos jogos da equipe como visitante: cada vez mais os adversários estão pisando na área alviverde, fato pouco comum no início da temporada. Diante do Internacional, o goleiro Weverton mostrou sua qualidade mais uma vez e, embora seja bom para o torcedor palmeirense saber que tem um goleiro capaz de realizar grandes defesas, não é positivo vê-lo provar sua habilidade. Porém, ele tem sido mais exigido do que o normal por conta da maior invasão de grande área por parte dos rivais.

Para ilustrar o avanço desse número de entradas na área alviverde por parte dos adversários, preparei um gráfico com os números de finalizações corretas das equipes diante do Palmeiras (aquelas que acertaram o gol) em paralelo com os números de finalizações de dentro da área. Perceba o crescimento desse perigo ao gol alviverde:

WhatsApp-Image-2019-07-18-at-01.02.11

Traduzindo em texto, o Botafogo finalizou três vezes dentro da área e acertou o gol em uma dessas tentativas. Já a Chapecoense conseguiu finalizar cinco vezes de dentro da área e acertou duas dessas tentativas no alvo. Depois da pausa para a Copa América, o Palmeiras viu o São Paulo concluir seis vezes de dentro de sua área, acertando o gol em quatro dessas oportunidades. Por fim, o Internacional alcançou sete conclusões de dentro da área do goleiro Weverton, finalizando também quatro vezes na direção do gol. Um delas, o tento que levou a partida para as penalidades, pelas quais o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil.

NÚMEROS DOS MAIS IMPORTANTES JOGOS DE FEVEREIRO E MARÇO SÃO MUITO DIFERENTES

Utilizando o mesmo critério para observar os números das partidas disputadas pela Copa Libertadores da América fora de casa, vemos uma diferença brusca nos números obtidos pelos rivais da fase de grupos da competição, como você pode ver no gráfico abaixo:

WhatsApp-Image-2019-07-18-at-01.02.38

Traduzindo em texto, o Junior teve apenas uma jogada concluída de dentro da área do Palmeiras, acertando o alvo nessa chance. Já o San Lorenzo só conseguiu finalizar de dentro da área uma vez e concluiu para fora. O Melgar teve o melhor desempenho, com três finalizações de dentro da área, acertando duas delas.

Em suma, somando as três partidas da fase de grupos da Copa Libertadores da América, o Palmeiras precisou de seu goleiro em apenas três finalizações de dentro da área. Nos últimos quatro jogos como visitante, Felipão precisou da intervenção do seu goleiro em finalizações de dentro da área 11 vezes. Isso sem contar nas conclusões certas que surgem de longe do gol. Para uma equipe que até o início de maio acumulava uma média de duas finalizações corretas sofridas por jogo, os números atuais parecem muito distantes.

A segurança alviverde, que jamais envolveu o discurso de "saber sofrer" usado por equipes cujos sustos são grandes durante a partida, parece estar se diluindo quando a condição é de visitante. Cabe ao elenco e comissão técnica trabalharem pela diminuição desses riscos, como habitualmente acontece, e voltar a bloquear os caminhos de sua área, local mais perigoso do campo. A Copa do Brasil ficou pelo caminho, mas o Palmeiras ainda tem pela frente o Brasileirão e a Copa Libertadores da América em 2019.

O post Fora de casa, Palmeiras permite que adversários pisem em sua área cada vez mais apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-de-casa-palmeiras-permite-que-adversarios-pisem-em-sua-area-cada-vez-mais/feed/ 0 WhatsApp-Image-2019-07-18-at-01.02.11 WhatsApp-Image-2019-07-18-at-01.02.38
Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/#respond Thu, 11 Jul 2019 04:13:34 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/11/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia […]

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há quem diga que a pausa para a Copa América poderia fazer bem para alguns times e afetar o bom ritmo de outros. No caso do Palmeiras, quem assistiu ao confronto diante do Internacional teve a sensação de que não houve pausa, tamanha semelhança de característica e ritmo apresentados nessa quarta-feira com o que fazia a equipe alviverde nas primeiras nove rodadas do Brasileirão.

No primeiro tempo, o Palmeiras buscou construir suas jogadas pelas laterais, já que o meio parecia congestionado, e variou entre cruzamentos aéreos, rasteiros e finalizações na diagonal. Na segunda etapa, o time de Felipão foi mais reativo e passou a tentar ampliar o placar por meio de contra-ataques. Pecou em últimos passes algumas vezes e nas finalizações em outras, fechando o jogo com a vantagem mínima no placar e sem sofrer sustos. Para assistir a esses dois "diferentes" Palmeiras entre as etapas, confira o vídeo que preparei abaixo com os lances da partida, em imagens do Esporte Interativo, mostrando os dois comportamentos!

O post Palmeiras de dois tempos distintos vence o Internacional e parece não ter pausado na temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-de-dois-tempos-vence-o-internacional-e-parece-nao-ter-pausado-na-temporada/feed/ 0
Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/#respond Sat, 15 Jun 2019 00:38:38 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/15/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/

O recorte que consegui fazer para responder essa pergunta envolve os últimos cinco jogos de cada equipe em seus torneios nacionais e a opinião de um comentarista que acompanhou o Liverpool de perto na Champions League, assim como acompanha o Palmeiras diariamente por aqui. Observei fundamentalmente números que, de um modo geral, nos entregam um […]

O post Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O recorte que consegui fazer para responder essa pergunta envolve os últimos cinco jogos de cada equipe em seus torneios nacionais e a opinião de um comentarista que acompanhou o Liverpool de perto na Champions League, assim como acompanha o Palmeiras diariamente por aqui. Observei fundamentalmente números que, de um modo geral, nos entregam um panorama do que foi produzido em campo durante 90 minutos. De acordo com o que tive acesso e vou trazer aqui, Palmeiras e Liverpool têm estilos bastante diferentes, embora Felipão acredite que os times atuam de forma parecida.

“Nós jogamos como o Liverpool. Reto, para frente, não tem o ‘tiki-taka’. Mas têm outros que jogam dessa forma e obtém resultado, depende da característica do jogador e da equipe”, afirmou Luiz Felipe Scolari em coletiva de imprensa após a vitória sobre o Avaí por 2 a 0, no Allianz Parque. Vamos, então, aos números de alguns quesitos específicos dos últimos cinco jogos de Palmeiras e Liverpool em seus torneios nacionais antes de tirarmos qualquer conclusão:

As estatísticas do Palmeiras nos últimos cinco jogos em seu campeonato nacional:

Palmeiras 2 x 0 Avaí (20º colocado) – Gols aos 32′ e 66′

  • 52% de posse de bola
  • 416 passes trocados (78% certos)
  • 60 bolas longas (58% certas)
  • 17 cruzamentos (41% certos)
  • 13 finalizações – 5 certas
    ADVERSÁRIO TROCOU 379 PASSES (81% CERTOS), FINALIZOU 8 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 42 BOLAS LONGAS (43% CERTAS)

Palmeiras 1 x 0 CAP (12º colocado) – Gol aos 80′

  • 43% de posse de bola
  • 304 passes (78% certos)
  • 50 bolas longas (56% certas)
  • 18 cruzamentos (39% certos)
  • 21 finalizações (3 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 406 PASSES, FINALIZOU 7 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 43 BOLAS LONGAS (44% CERTAS)

Chapecoense (17º colocado) 1 x 2 Palmeiras – Gols aos 37′ (Chape), 32′ e 45′ (Palmeiras)

  • 46% de posse de bola
  • 356 passes (78% certos)
  • 53 bolas longas (51% certas)
  • 10 cruzamentos (30% certos)
  • 14 finalizações (6 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 410 PASSES (81% CERTOS), FINALIZOU 18 VEZES (4 CERTAS) E TEVE 42 BOLAS LONGAS (52% CERTAS)

Botafogo (7º colocado) 0 x 1 Palmeiras – Gol aos 62′

  • 38% de posse de bola
  • 254 passes (70% certos)
  • 46 bolas longas (52% certas)
  • 20 cruzamentos (35% certos)
  • 17 finalizações (2 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 444 PASSES (84% CERTOS), FINALIZOU 8 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 37 BOLAS LONGAS (49% CERTAS)

Palmeiras 4 x 0 Santos (2º colocado) – Gols aos 06′, 19′, 52′ e 88′

  • 33% de posse de bola
  • 245 passes (69% certos)
  • 60 bolas longas (42% certas)
  • 17 finalizações (8 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 479 PASSES (83% CERTOS), FINALIZOU 13 VEZES (4 CERTAS) E TEVE 40 BOLAS LONGAS (53% CERTAS)

As estatísticas do Liverpool nos últimos cinco jogos de seu campeonato nacional:

Liverpool 2 x 0 Wolverhampton (7º colocado) – Gols aos 17′ e 81′

  • 59% de posse de bola
  • 603 passes (84% certos)
  • 66 bolas longas (47% certas)
  • 18 cruzamentos (17% certos)
  • 13 finalizações (5 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 427 PASSES, FINALIZOU 7 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 81 BOLAS LONGAS (39% CERTAS)

Newcastle (13º colocado) 2 x 3 Liverpool – Gols aos 20′ e 54′ (Newcastle), 13′, 28′ e 86′ (Liverpool)

  • 70% de posse de bola
  • 677 passes trocados (84% certos)
  • 72 bolas longas (49% certas)
  • 14 cruzamentos (5 certos)
  • 11 finalizações (4 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 294 PASSES (69% CERTOS), FINALIZOU 14 VEZES (7 CERTAS) E TEVE 69 BOLAS LONGAS (39% CERTAS)

Liverpool 5 x 0 Huddersfield (20º colocado) – Gols aos 1′, 23′, 46′, 66′ e 83′

  • 70% de posse de bola
  • 726 passes (88% certos)
  • 42 bolas longas (45% certas)
  • 14 cruzamentos (21% certos)
  • 21 finalizações (7 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 306 PASSES, FINALIZOU 5 VEZES (1 CERTA) E TEVE 60 BOLAS LONGAS (22% CERTAS)

Cardiff City (18º colocado) 0 x 2 Liverpool – Gols aos 57′ e 81′

  • 77% de posse de bola
  • 619 passes (86% certos)
  • 43 bolas longas (49% certas)
  • 20 cruzamentos (40% certos)
  • 17 finalizações (6 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 193 PASSES (55% CERTOS), FINALIZOU 7 VEZES (2 CERTAS) E TEVE 64 BOLAS LONGAS (22% CERTAS)

Liverpool 2 x 0 Chelsea (3º colocado) – Gols aos 51′ e 53′

  • 61% de posse de bola
  • 646 passes trocados
  • 57 bolas longas (53% certas)
  • 24 cruzamentos (13% certos)
  • 15 finalizações (7 certas)
    ADVERSÁRIO TROCOU 401 PASSES (80% CERTOS), FINALIZOU 6 VEZES (3 CERTAS) E TEVE 52 BOLAS LONGAS (50% CERTAS)

1 – NÃO HÁ QUALQUER SEMELHANÇA EM POSSE DE BOLA

A equipe de Klopp faz questão de ter a bola consigo, independente de local de jogo, placar da partida ou força do adversário. Nesse recorte, a média de posse de bola do Liverpool é de 67,4%, enquanto a média palmeirense é de 42,4%. Embora os estilos sejam diferentes, é muito interessante dizer que os objetivos foram atingidos nas 10 partidas, já que os clubes venceram todas elas.

2 – A VERTICALIDADE ALVIVERDE NÃO APARECE NO FUTEBOL DO TIME INGLÊS

A posse de bola poderia até entregar isso, porém, ainda não seria suficiente para tirar essa conclusão. O ideal para entender se há grande diferença nessa verticalidade é o número de passes trocados aliado ao número de finalizações, pois são justamente esses dados que vão nos mostrar se o Liverpool conclui muito mais do que o Palmeiras, já que tem maior posse de bola e é considerado tão "vertical" quanto o Verde na visão de Felipão.

O Liverpool finalizou 77 vezes, obtendo média de 15 conclusões por jogo dentro desse recorte. Foram 3271 passes trocados nessas cinco partidas, o que significa que o time inglês troca cerca de 42 passes para cada finalização. Enquanto isso, o Palmeiras acumulou 82 finalizações, ou seja, 16 por partida, tendo trocado 1575 passes, gerando uma média de troca de 19 passes para cada conclusão a gol. Não há dúvidas de que o Palmeiras é bem mais vertical do que o Liverpool.

3 – LIVERPOOL E PALMEIRAS GOSTAM DAS BOLAS LONGAS E DOS CRUZAMENTOS

Palmeiras tem 269 bolas longas ao todo nesses cinco jogos, enquanto o Liverpool acumula 280 passes longos nesse mesmo recorte. Isso mostra que o discurso da "pobreza" da bola longa é superficial. Se ela é apenas um chutão, é pobreza tática. Porém, se há treinamento e objetivo no passe longo, ele passa a ser arma de times brasileiros ou europeus, como se vê nos números.

Em números de cruzamentos na área, o Palmeiras acumula 73 jogadas do tipo nesses cinco confrontos, enquanto o Liverpool tem 90 desses lances registrados durante essas cinco partidas, também mostrando que o discurso de vazio tático na bola aérea só existe se ela não é treinada. Quando trabalhada, passa a ser arma importante em qualquer equipe do futebol mundial.

CONCLUSÃO

Palmeiras e Liverpool têm diferenças e semelhanças que merecem destaque. Na minha visão, não carregam estilos parecidos em campo, embora invistam em construções ofensivas semelhantes. Aproveito então, mais uma vez, para dizer o que costumo falar sobre modelos táticos e estilos de jogo: não existe o certo e o errado no futebol, mas existe o que funciona e o que não funciona com aquilo que você tem em mãos para trabalhar em um elenco. Klopp e Felipão, na minha concepção, trabalham posturas diferentes, mas alcançam resultados parecidos. E, no fim das contas, é o que importa para o torcedor.

Aproveitando o ensejo, perguntei ao jornalista palmeirense Mauro Beting, que acompanhou o Liverpool em jornadas de Champions League pela TNT/Esporte Interativo, o que ele achou da comparação: "Não gosto dessa comparação. Assim como o Palmeiras não era o Real Madrid das Américas, não é também o Liverpool do Brasileirão. O Palmeiras não necessariamente tem o melhor futebol, mas tem a filosofia Scolari que não tem apenas de ser respeitada, mas admirada. Quem achava que ele estava ultrapassado tem de admitir que é difícil ultrapassar o time dele". Para concluir a análise, nada melhor do que dizer que estou de acordo com o que diz Mauro Beting.

O post Estilo de jogo: Palmeiras e Liverpool têm semelhanças? apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/estilo-de-jogo-palmeiras-e-liverpool-tem-semelhancas/feed/ 0
RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/#respond Thu, 16 May 2019 17:52:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/05/16/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O Palmeiras alcançou a histórica marca de 27 jogos de invencibilidade em campeonatos brasileiros no último sábado, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. A estatística superou os números conquistados em 72/73 com Ademir da Guia, Dudu e outros craques de uma grande geração. Para entender melhor como o atual elenco bateu […]

O post RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras alcançou a histórica marca de 27 jogos de invencibilidade em campeonatos brasileiros no último sábado, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. A estatística superou os números conquistados em 72/73 com Ademir da Guia, Dudu e outros craques de uma grande geração. Para entender melhor como o atual elenco bateu esse recorde, pesquisei os números de passes certos e errados, de finalizações corretas e equivocadas do time, de posse de bola nas partidas e também de conclusões adversárias para vencer a defesa alviverde. A percepção final é de uma estrutura de jogo que praticamente não permite chance de gol ao adversário, cria mais do que seus oponentes e, diferente do que muitos pontuam como base do futebol do Palmeiras, divide a posse de bola quase que perfeitamente com seus rivais.

EM MÉDIA, PALMEIRAS ESTEVE COM A BOLA O MESMO TANTO QUE SEUS ADVERSÁRIOS DURANTE AS PARTIDAS

Muitos dizem que o Palmeiras não gosta da bola, prefere não tê-la e alguns até chegam a pontuar que a equipe de Felipão, por mais talentosa que seja, não sabe o que fazer com ela e, por isso, a deixa com o adversário. Isso não é verdade se olharmos para o recorte dessa marca história: 49,6% de média de posse de bola em 26 dos 27 jogos (não há dados disponíveis sobre o jogo diante do CSA, pelo Brasileirão 2019). A equipe acumula média de 301 passes certos e 38 errados por partida, número que, traduzido, explica um Palmeiras vertical nas suas ações, acelerando as jogadas em busca de finalizá-las. Há equipes que acumulam média superior a 400 passes certos por jogo, porém muitos deles trocados no campo de defesa, ou seja, inúteis na busca pelo gol.

O Palmeiras teve média superior de posse de bola em 14 das 26 partidas com dados disponíveis nos aplicativos estatísticos Footstats e SofaScore, ou seja, mais da metade. Contra o Botafogo, no Allianz Parque, pela 20ª rodada, o Palmeiras venceu por 2 a 0 a partida em que mais esteve com a bola nos pés: 67,5% do tempo. No duelo em que menos esteve com a bola nos pés, também saiu vitorioso, batendo o Santos por 3 a 2 no Allianz Parque com média de 37% de posse. Mais um exemplo de que esse Palmeiras busca o equilíbrio, sabendo jogar com ou sem a bola. Tudo depende da estratégia e do adversário que surge pela frente. Nesse ano, por exemplo, o Palmeiras já goleou o Fortaleza dentro de casa com 52% de posse de bola, mas também venceu o Internacional no Allianz Parque por 1 a 0 com 40% de posse.

EM MÉDIA, PALMEIRAS FINALIZA QUASE UMA QUINZENA DE VEZES POR PARTIDA

O elenco de Felipão pode ter recebido grande reconhecimento por um sistema defensivo muito forte, mas não alcançou a marca jogando na retranca. Nos 26 jogos com dados disponíveis no Footstats e SofaScore, o Palmeiras acumulou 352 finalizações, obtendo a média de praticamente 14 finalizações por partida (número exato da média é de 13,53). A equipe tem pontaria equilibrada na estatística, acumulando média de 6 conclusões corretas e 8 erradas por jogo. Foram 49 gols marcados nesses duelos, o que nos permite concluir que, em média, o time precisa finalizar 7 vezes até marcar um gol.

EM MÉDIA, GOLEIROS DO PALMEIRAS CORREM RISCO EM DOIS OU TRÊS LANCES POR JOGO

Os números defensivos do Palmeiras são dignos de aplausos. Os adversários finalizaram 222 vezes nos 26 jogos contabilizados pelos aplicativos já citados, o que equivale a uma média de 8,53 tentativas por jogo, podendo arredondar para 9. Porém, acertar o gol é uma missão bem mais complicada, já que a média de conclusões no alvo é de 2,8 por partida. Weverton, Jailson ou Prass, geralmente têm de impedir que a bola entre no gol duas ou três vezes na partida. Olhando para o todo, a equipe alviverde sofre um gol a cada 20 tentativas adversárias.

RÓTULOS NÃO SE APLICAM AO PALMEIRAS DA HISTÓRICA MARCA

Não se pode dizer que o Palmeiras chegou a maior invencibilidade de sua história em jogos de Campeonato Brasileiro jogando apenas de uma forma, utilizando uma só formação com algumas variações ou sendo uma equipe predominantemente defensiva e retranqueira por conta do estilo de Felipão. Foram mais de 30 atletas utilizados em partidas que ofereceram as mais diversas situações e estilos de jogo dos adversários, sendo que nenhum deles conseguiu vencer o Palmeiras durante esse período.

NÚMEROS DO PALMEIRAS HISTÓRICO MOSTRAM EQUIPE INTELIGENTE

Os números do caminho do Palmeiras mostram uma equipe que soube se adaptar aos jogos dentro e fora de casa, aos momentos em que tinha e aos que não tinha a bola e, principalmente, ao nervosismo e a pressão de um campeonato de pontos corridos de logística difícil cujas exigências físicas em meio a outras competições tornam a missão da invencibilidade ainda mais complicada.

O post RAIO-X: 27 jogos de invencibilidade no BR escancaram força defensiva do Palmeiras e rechaçam rótulo retranqueiro apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/raio-x-27-jogos-de-invencibilidade-no-br-escancaram-forca-defensiva-do-palmeiras-e-rechacam-rotulo-retranqueiro/feed/ 0
Pontaria afiada depois de cinco jogos garante vitória do Palmeiras sobre o Junior https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/pontaria-afiada-depois-de-cinco-jogos-garante-vitoria-do-palmeiras-sobre-o-junior/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/pontaria-afiada-depois-de-cinco-jogos-garante-vitoria-do-palmeiras-sobre-o-junior/#respond Thu, 11 Apr 2019 05:15:22 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/11/pontaria-afiada-depois-de-cinco-jogos-garante-vitoria-do-palmeiras-sobre-o-junior/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O estilo de jogo do Palmeiras sob o comando de Luiz Felipe Scolari não mudará. Dentro de casa, novamente, a equipe alviverde teve menos posse de bola do que seu adversário, encerrando a partida com 40% do tempo com ela nos pés, mas com uma boa vitória por 3 a 0 […]

O post Pontaria afiada depois de cinco jogos garante vitória do Palmeiras sobre o Junior apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O estilo de jogo do Palmeiras sob o comando de Luiz Felipe Scolari não mudará. Dentro de casa, novamente, a equipe alviverde teve menos posse de bola do que seu adversário, encerrando a partida com 40% do tempo com ela nos pés, mas com uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Junior Barranquilla. A pontaria afiada depois de cinco partidas fez a diferença. E assim vai ser durante o ano de 2019.

Desde o empate por 1 a 1 com o Novorizontino pelo Paulistão, essa foi a primeira vez que o Palmeiras deixa o gramado com mais finalizações certas do que erradas. No empate contra a equipe do interior, o time de Felipão acumulou sete finalizações corretas e seis erradas, enquanto contra os colombianos foram nove finalizações certas e sete equivocadas. Na vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino, a equipe acertou e errou as mesmas sete conclusões, mas foi muito eficiente nas que concluiu a gol. Contra San Lorenzo e São Paulo duas vezes, finalizou mais para fora do que na direção do gol.

  • Novorizontino 1 x 1 Palmeiras – 13 finalizações: 7 corretas e 6 erradas

  • Palmeiras 5 x 0 Novorizontino – 14 finalizações: 7 corretas e 7 erradas

  • San Lorenzo 1 x 0 Palmeiras – 10 finalizações: 3 corretas e 7 erradas

  • São Paulo 0 x 0 Palmeiras – 9 finalizações: 3 finalizações certas e 6 erradas

  • Palmeiras 0 x 0 São Paulo – 16 finalizações: 4 corretas e 12 erradas

  • Palmeiras 3 x 0 Junior Barranquilla – 16 finalizações: 9 corretas e 7 erradas

Raramente equipes atingem um nível tão alto de aproveitamento das finalizações corretas quanto aconteceu no Allianz Parque diante do Novorizontino, marcando cinco gols em sete conclusões. O Palmeiras, aliás, é uma das piores equipes no quesito finalização certa entre os 12 times da Série pertencentes aos Estados do RJ, MG, SP e RS (como contei em levantamento na análise anterior, publicada ontem aqui), por isso precisa aperfeiçoar a pontaria para viver mais noites como a de ontem, contra o Junior Barranquilla. O estilo de jogo sob o comando de Felipão não vai mudar e, para dar certo, precisa de pontaria afiadíssima na sequência da temporada.

O post Pontaria afiada depois de cinco jogos garante vitória do Palmeiras sobre o Junior apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/pontaria-afiada-depois-de-cinco-jogos-garante-vitoria-do-palmeiras-sobre-o-junior/feed/ 0
Os dois maiores problemas que causaram a eliminação do Palmeiras contra o São Paulo https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-dois-maiores-problemas-que-causaram-a-eliminacao-do-palmeiras-contra-o-sao-paulo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-dois-maiores-problemas-que-causaram-a-eliminacao-do-palmeiras-contra-o-sao-paulo/#respond Mon, 08 Apr 2019 03:34:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/04/08/os-dois-maiores-problemas-que-causaram-a-eliminacao-do-palmeiras-contra-o-sao-paulo/

Image: Reprodução/Esporte Interativo O torcedor palmeirense deixou o Allianz Parque de cabeça quente após a derrota para o São Paulo, nos pênaltis, pela semifinal do Campeonato Paulista 2019. Grande parte dos torcedores saíram com a sensação de que o time de Felipão poderia entregar mais (e poderia mesmo), porém apenas com o que demonstrou já […]

O post Os dois maiores problemas que causaram a eliminação do Palmeiras contra o São Paulo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Image: Reprodução/Esporte Interativo

O torcedor palmeirense deixou o Allianz Parque de cabeça quente após a derrota para o São Paulo, nos pênaltis, pela semifinal do Campeonato Paulista 2019. Grande parte dos torcedores saíram com a sensação de que o time de Felipão poderia entregar mais (e poderia mesmo), porém apenas com o que demonstrou já poderia ter se classificado se não fossem dois grandes problemas.

O Palmeiras jogou no campo de ataque grande parte do Choque-Rei. Quase 80% da sua posse de bola foi do meio-campo para frente, por exemplo. Em números absolutos de finalizações, foram 16 tentativas no total, sendo somente quatro delas em direção ao gol. Faltou pontaria. O goleiro Volpi teve pouco trabalho, embora os comandados de Felipão acumulassem volume de jogo. E com o volume que acumulou, aliás, faltou também acertar o último passe para finalizar mais. Confira tudo na análise em vídeo com lances do Choque-Rei.

O post Os dois maiores problemas que causaram a eliminação do Palmeiras contra o São Paulo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-dois-maiores-problemas-que-causaram-a-eliminacao-do-palmeiras-contra-o-sao-paulo/feed/ 0