Como Patrick de Paula passou de joia e protagonista à última opção e negociável no Palmeiras

Confira a linha do tempo da trajetória da Cria da Academia pelo time profissional do Verdão

O Botafogo manifestou interesse em contar com o meio-campista Patrick de Paula, do Palmeiras, na última terça-feira (15). As diretorias de ambos os clubes discutem valores, porcentagens e demais condições para o negócio ser viabilizado. Aos 22 anos e em baixa no Verdão, PK vê a mudança de ares com bons olhos para poder ter mais tempo dentro de campo, ainda mais em um clube que apresenta um projeto promissor.

Afinal, como o jogador passou de revelação e herói a preterido e negociável no Alviverde? Confira a linha do tempo através de matérias do NOSSO PALESTRA desde 2020.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

SUBIDA AO PROFISSIONAL, TITULARIDADE E PROTAGONISMO

Patrick de Paula foi promovido ao elenco profissional do Palmeiras no início da temporada de 2020 pelo treinador Vanderlei Luxemburgo, seguindo as diretrizes de utilizar mais as categorias de base após a demissão de Alexandre Mattos na reta final de 2019.

Luxa já acompanhava no Sub-20 a evolução do garoto captado na Taça das Favelas do Rio de Janeiro e, pouco a pouco, foi dando espaço a ele no time. Encantando a torcida com boas atuações, o meio-campista assumiu a camisa 5 e se tornou titular em menos de seis meses.

Em agosto de 2020, já era um dos protagonistas da equipe que chegou à final do Paulistão diante do Corinthians para encerrar o jejum de 12 anos sem a conquista do estadual.

HERÓI DO PAULISTÃO, DESEJADO NA EUROPA E COTADO NA SELEÇÃO

PK foi o herói do título, convertendo o último pênalti da decisão, mandando a bola no ângulo de Cássio. De quebra, foi eleito a revelação do campeonato e experimentou a idolatria repentina da torcida do Palmeiras.

Ainda em agosto, chegaram as primeiras sondagens da Europa, naturalmente interessada no talento do jovem que surgia como um cometa. O Benfica, de Portugal, chegou a oferecer 14 milhões de euros, mas a diretoria Alviverde recusou diante da valorização do atleta.

No mês seguinte, ainda aproveitando as glórias do título conquistado, Patrick de Paula foi seriamente cogitado na Seleção Brasileira. O técnico Tite afirmou publicamente que a Cria da Academia ‘estava no radar’ por conta das recentes atuações. Lembrando que Gabriel Menino, vivendo narrativa semelhante, já havia sido convocado.

QUEDA DE RENDIMENTO, PERDA DE ESPAÇO E PROBLEMAS DISCIPLINARES

Luxemburgo foi demitido e deu lugar a Abel Ferreira em novembro do mesmo ano. Logo em sua estreia, com vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, o treinador português mandou recado alto e claro para PK na coletiva. A atualidade do discurso impressiona a qualquer um.

– Sei que os meninos estão em evidência, mas não olho para a idade. Olho o empenho, a vontade em cada treino e em cada jogo. A competição interna está feroz. O Felipe Melo e o Danilo estão muito bem e o Patrick precisa fazer o mesmo e mostrar que quer jogar. A única forma de convencer o treinador é durante os treinos. Vou fazer sempre o que é melhor para a equipe e não para um atleta em específico – afirmou Abel, há mais de 15 meses, em sua primeira semana no clube.

Com Abel, o camisa 5 perdeu protagonismo e passou a ser um reserva utilizado com certa frequência, entrando no decorrer de jogos importantes, como aconteceu na final da Libertadores contra o Santos, em janeiro de 2021. Antes, sua atuação na vitória por 3 a 0 sobre o River Plate, na semifinal, impressionou a imprensa argentina.

Em junho, o primeiro incidente disciplinar. Patrick teve de sair de campo durante a vitória do Palmeiras sobre o América-MG, pelo Brasileirão, para remover um piercing de sua orelha. Enfrentando dificuldades na tarefa, ele desfalcou o Verdão por quase sete minutos e foi multado pela diretoria.

No dia seguinte ao episódio com o piercing, PK foi flagrado e abordado por torcedores em uma casa noturna em São Paulo, descumprindo o protocolo sanitário do clube em plena pandemia. Ele recebeu nova multa e foi afastado do elenco até segunda ordem. A essa altura, o comportamento indisciplinado já rendia críticas por parte da torcida, que buscava explicação além da pouca idade para a queda de rendimento em campo.

Reintegrado poucos dias depois, a Cria da Academia deu sinais de reação e fez um bom segundo semestre, sendo decisivo no confronto com o São Paulo pelas quartas de final da Libertadores, em agosto, marcando gols na ida e na volta. Ele também entrou no segundo tempo da final diante do Flamengo e teve bom desempenho, sobretudo na prorrogação.

FORA DO MUNDIAL, RENOVAÇÃO E POSSIBILIDADE DE SAÍDA

Em janeiro de 2022, no entanto, Patrick de Paula voltou a perder espaço assim como outras revelações do Palmeiras. De forma discreta, ele completou cem jogos pelo clube em empate com o São Bernardo, entrando na segunda etapa mesmo com Abel Ferreira utilizando uma escalação alternativa. Após a partida, o treinador voltou a mandar avisos públicos aos mais jovens, alertando para uma suposta falta de seriedade.

– Os mais jovens podem perceber que tem que haver cada vez menos brincadeira e cada vez mais seriedade, e perceberem que em todos os jogos estamos a ser avaliados: os treinadores, os jogadores. Mas hoje houve muita coisa positiva, tivemos o Jailson com uma vontade tremenda – disse.

Na semana seguinte, em preparação para o Mundial de Clubes, o Palmeiras viajou com o elenco completo para os Emirados Árabes Unidos, mas Abel teve que cortar alguns nomes da lista de inscrição final. O treinador argumentou que Patrick era a última opção para o setor de meio de campo no momento, pois todos os outros estavam em melhor fase, e deixou a Cria de fora, assim como Menino e Renan.

– O Patrick é um volante, tal como é o Jailson, o Zé Rafael, o Danilo, o Atuesta. Destes cinco, escolhi quatro. O Patrick foi preterido em função deste momento, de estarem em melhor forma os outros quatro – explicou.

Mesmo em baixa após ser preterido no Mundial, o camisa 5 renovou seu contrato com o Verdão até o final de 2025. Ele agradeceu ao clube e comemorou o fato.

Desde então, PK teve poucos minutos em campo, não foi utilizado na conquista da Recopa Sul-Americana e ficou de fora da lista de relacionados dos jogos seguintes. O Palmeiras divulgou que ele se recupera um entorse no tornozelo esquerdo.

Na última terça-feira (15), o GE divulgou e o NP confirmou o interesse do Botafogo na contratação da Cria da Academia e a vontade do meio-campista carioca em voltar a jogar mais. As partes conversam de forma otimista e a história de Patrick de Paula com o Palmeiras pode ter chegado ao seu capítulo final, após 103 jogos, nove gols e cinco títulos.

LEIA MAIS