Arquivos tag-Defesa - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/tag-defesa/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Thu, 23 Jul 2020 17:19:26 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Palmeiras tem melhor começo de temporada defensivo desde 1983 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-comeco-de-temporada-defensivo-desde-1983/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-comeco-de-temporada-defensivo-desde-1983/#respond Sun, 02 Feb 2020 12:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/02/02/palmeiras-tem-melhor-comeco-de-temporada-defensivo-desde-1983/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) O Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino neste domingo (2), às 16h em Bragança Paulista, para manter a invencibilidade na temporada e o bom momento defensivo. Em cinco jogos no ano – três pelo Paulista e dois na Florida Cup – o clube levou apenas um gol, para o New York […]

O post Palmeiras tem melhor começo de temporada defensivo desde 1983 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino neste domingo (2), às 16h em Bragança Paulista, para manter a invencibilidade na temporada e o bom momento defensivo. Em cinco jogos no ano – três pelo Paulista e dois na Florida Cup – o clube levou apenas um gol, para o New York City.

Este é o melhor início de temporada desde 1983, quando o clube sofreu só um tento no mesmo período, durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Rubens Minelli, o Alviverde sustentou a marca nas sete partidas iniciais.

Para superar, a equipe de Vanderlei Luxemburgo precisa se manter ilesa contra Red Bull, Ponte Preta e Mirassol, os três próximos rivais. Os dois primeiros são fora de casa, enquanto o último marcará o retorno do Palmeiras ao Allianz Parque após a troca do gramado.

Início defensivo em 1983 (Brasileiro):
23/1 – Bahia 0x0 Palmeiras
27/1 – Comercial-MS 1×1 Palmeiras
2/2 – Palmeiras 1×0 Goiás
5/2 – Palmeiras 4×0 Mixto-MT
19/2 – Goiás 0x2 Palmeiras
23/2 – Mixto-MT 0x3 Palmeiras
26/2 – Palmeiras 4×0 Bahia

Início defensivo em 2020 (Florida Cup e Paulista):
15/1 – Palmeiras 0x0 Atlético Nacional-COL
18/1 – Palmeiras 2×1 New York City-EUA
22/1 – Ituano 0x4 Palmeiras
26/1 – Palmeiras 0x0 São Paulo
29/1 – Palmeiras 4×0 Oeste

O post Palmeiras tem melhor começo de temporada defensivo desde 1983 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-comeco-de-temporada-defensivo-desde-1983/feed/ 0
Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/#respond Mon, 22 Jul 2019 02:41:08 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/07/22/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/

O Palmeiras não sofria uma derrota por dois gols de diferença desde outubro do ano passado, quando deixou a Bombonera com um 2 a 0 para o Boca. O revés de mesmo placar contra o Ceará, aliás, não me pareceu um acaso. A equipe de Felipão sofreu quatro gols nos últimos três jogos. Além disso, […]

O post Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras não sofria uma derrota por dois gols de diferença desde outubro do ano passado, quando deixou a Bombonera com um 2 a 0 para o Boca. O revés de mesmo placar contra o Ceará, aliás, não me pareceu um acaso. A equipe de Felipão sofreu quatro gols nos últimos três jogos. Além disso, Weverton também apareceu como nunca no ano. Antes, não era necessário. Porém, defensivamente o Palmeiras tem cometido deslizes suficientes para permitir ao adversário boas oportunidades de finalização. Separei algumas imagens que me parecem mostrar problemas recentes no sistema defensivo alviverde: espaço para finalização e erros de marcação.

ESPAÇO PARA CONCLUSÃO DAS JOGADAS NO MEIO RENDEU GOLS E PERIGO:

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE MATEUS GONÇALVES – Espaço que Mateus Gonçalves teve para finalizar já apareceu outras vezes antes.

A intensidade defensiva do Palmeiras, de um modo geral, não permitia nem que o adversário cogitasse ajeitar uma bola para finalizar com calma. Não foi assim com Mateus Gonçalves, por exemplo, na abertura de placar do jogo de ontem.

Repare na imagem abaixo que há uma linha de cinco palmeirenses dentro da grande área, sendo que há apenas um atleta rival devidamente marcado. Fora da área, outros três jogadores alviverdes estão sozinhos, próximos do meio-campo. Entre eles, dois atletas do Ceará (um deles é Mateus Gonçalves) estão em condições de receber uma assistência para finalização, condição que tirou o zero do placar no Castelão.

WhatsApp-Image-2019-07-21-at-23.14.55--13-

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – Contra o Internacional, uma imagem muito parecida com essa do gol de Mateus Gonçalves aconteceu com Edenílson: seis jogadores do Palmeiras estão dentro da área para impedir a participação de três atletas colorados no lance. Entretanto, Edenílson consegue arriscar, sem marcação, quando a bola sobra, mas falha na mira e perde o gol. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

eden-lson

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – LANCE PERIGOSO – No mesmo confronto, mais uma vez o erro aparece: cinco jogadores palmeirenses estão em cima de três atletas do Internacional na área, mas ninguém está marcando D’Alessandro, que recebe livre para arriscar e exigir boa defesa de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Dalessandro

INTERNACIONAL X PALMEIRAS – GOL DE PATRICK – Há quatro jogadores do Palmeiras praticamente no mesmo lugar da grande área em frente a dois atletas do Inter. Na sobra de bola, Patrick recebe com espaço no meio para concluir a gol. A zaga ainda tenta salvar, mas o desvio acabou sendo decisivo para que a bola subisse e passasse por cima de Weverton. Confira o que descrevi na imagem abaixo:

Patrik

QUANDO ESPAÇO NÃO APARECEU, ERRO DE MARCAÇÃO INDIVIDUAL PREJUDICOU

SÃO PAULO X PALMEIRAS – GOL DE PABLO – Contra o São Paulo, lance parecido com esses três mencionados acima acontece, mas a marcação está posicionada: o gol tricolor sai em falha individual. Repare na imagem do lance, onde é possível perceber que os dois atletas invadindo a área pertencem aos dois defensores que estão na área. Os quatro homens da linha defensiva estão com algum "responsável", assim como os dois jogadores do São Paulo que vem de trás também estão com dois marcadores alviverdes (até mais a frente deles). Confira o que descrevi na imagem abaixo:

ZAGA-POSICIONADA-GOL-SP

A falha é de um zagueiro do Palmeiras. Ela acontece na finalização, quando Pablo consegue se antecipar a Antônio Carlos (em bola que veio na direção do defensor) e chutar para as redes, como você pode ver na imagem abaixo, que é sequência da apresentada acima.

LANCE-SP-ZAGA-POSICIONADA

CEARÁ X PALMEIRAS – GOL DE LEANDRO CARVALHO – A defesa está devidamente posicionada e o lançamento vem de um tiro de meta do goleiro do Ceará. Felipe Melo tenta o corte, mas a bola raspa sua cabeça e segue em direção ao gol do Palmeiras. O problema é que Leandro Carvalho estava mais esperto do que Diogo Barbosa e ganhou na corrida, mesmo saindo atrás, finalizando por cima de Weverton: mais um gol envolvendo falha individual. Confira a vitória individual de Leandro na sequência de imagens:

leandro-carvalho-1
leandro-carvalho-2
leandro-carvalho-3

SÃO PAULO X PALMEIRAS – LANCES PARECIDOS E PERIGOSOS – Espaços e falhas na intermediária do setor defensivo estão acontecendo e o início de grande parte das jogadas que terminam em finalização a gol está nas laterais defensivas, onde o adversário tem usado para se aproximar do gol de Weverton.

Os gols sofridos diante de São Paulo e Internacional tiveram origem em lances pelas pontas. Contra o Ceará, o primeiro gol também foi assim. Porém, Weverton foi decisivo em dois lances construídos pelo meio-campo do São Paulo que poderiam ter gerado uma sequência de três derrotas ao Palmeiras. Como você pode ver nas duas imagens abaixo, Tchê Tchê e Pato recebem, pelo lado, cara a cara com o goleiro em lance construído pelo meio:

TT
pATO

Em resumo: espaços na intermediária quando o adversário cria pela ponta, espaços na ponta quando o adversário cria pelo meio e erros individuais quando o posicionamento está bem postado. Esse elenco não havia visto adversários pisarem tanto na sua área quanto nos últimos três jogos. O sistema defensivo do Palmeiras ainda não encontrou o equilíbrio de outrora, quando o adversário tinha a bola consigo, mas olhava para as linhas alviverdes e não sabia o que fazer com ela.

A pausa para a Copa América pode ter trazido ao time de Felipão uma quebra forte de ritmo e intensidade. Suficiente para desequilibrar as ações defensivas e trazer, em alguns lances, impressão de falta de entrosamento dos atletas no momento defensivo. Duvidar da capacidade desse sistema que funcionava (e muito bem) é esquecer o trabalho do 1° semestre, porém constatar que ele ainda não se achou na segunda metade do ano é mais do que razoável.

O post Os problemas do sistema defensivo do Palmeiras em 11 imagens apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/os-problemas-do-sistema-defensivo-do-palmeiras/feed/ 0 WhatsApp-Image-2019-07-21-at-23.14.55--13- eden-lson Dalessandro Patrik ZAGA-POSICIONADA-GOL-SP LANCE-SP-ZAGA-POSICIONADA leandro-carvalho-1 leandro-carvalho-2 leandro-carvalho-3 TT pATO
Em sete rodadas do Brasileiro, metade dos clubes sofreu o mesmo ou mais gols do que o Palmeiras em toda temporada https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-sete-rodadas-do-brasileirao-metade-dos-clubes-sofreu-o-mesmo-numero-ou-mais-gols-do-que-o-palmeiras-no-ano-inteiro/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-sete-rodadas-do-brasileirao-metade-dos-clubes-sofreu-o-mesmo-numero-ou-mais-gols-do-que-o-palmeiras-no-ano-inteiro/#respond Tue, 04 Jun 2019 11:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/06/04/em-sete-rodadas-do-brasileirao-metade-dos-clubes-sofreu-o-mesmo-numero-ou-mais-gols-do-que-o-palmeiras-no-ano-inteiro/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) O Palmeiras sofreu apenas nove gols em 31 partidas na temporada e tem a melhor defesa entre os clubes da Série A em 2019. Apesar de ter sido vazado na vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari ostenta números expressivos no setor. RelacionadasPalmeiras […]

O post Em sete rodadas do Brasileiro, metade dos clubes sofreu o mesmo ou mais gols do que o Palmeiras em toda temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras sofreu apenas nove gols em 31 partidas na temporada e tem a melhor defesa entre os clubes da Série A em 2019. Apesar de ter sido vazado na vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari ostenta números expressivos no setor.

Dos 20 clubes da elite, dez já levaram nove ou mais gols em apenas sete rodadas do Campeonato Brasileiro. O time de Felipão sofreu a mesma quantidade em seis meses.

Dos gols sofridos, são dois no Brasileiro, um na Copa Libertadores e outros seis na campanha do Paulista. Até a parada para a Copa América o Palmeiras entra em campo mais duas vezes, contra Atlhetico-PR (8/6) e Avaí (13/6), ambos no Allianz Parque, local em que o clube não é vazado há oito partidas, recorde desde a volta para casa, em novembro de 2014.

Gols sofridos no Brasileirão após sete rodadas:
Palmeiras: 2 gols (seis jogos)
São Paulo: 4 gols
Corinthians: 4 gols (seis jogos)
Internacional: 5 gols
Botafogo: 5 gols (seis jogos)
Goiás: 6 gols (seis jogos)
Santos: 6 gols
Atlético-MG: 7 gols
Ceará: 8 gols
Bahia: 8 gols
Avaí: 9 gols
Athletico-PR: 9 gols
Flamengo: 9 gols
Chapecoense: 10 gols
CSA: 11 gols
Fortaleza: 11 gols
Grêmio: 11 gols
Vasco: 13 gols
Cruzeiro: 14 gols
Fluminense: 15 gols

O post Em sete rodadas do Brasileiro, metade dos clubes sofreu o mesmo ou mais gols do que o Palmeiras em toda temporada apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/em-sete-rodadas-do-brasileirao-metade-dos-clubes-sofreu-o-mesmo-numero-ou-mais-gols-do-que-o-palmeiras-no-ano-inteiro/feed/ 0
Contra Melgar, Palmeiras pôde celebrar melhor noite de equilíbrio em 2019 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-melgar-palmeiras-pode-celebrar-melhor-noite-de-equilibrio-em-2019/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-melgar-palmeiras-pode-celebrar-melhor-noite-de-equilibrio-em-2019/#respond Wed, 13 Mar 2019 15:00:43 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/13/contra-melgar-palmeiras-pode-celebrar-melhor-noite-de-equilibrio-em-2019/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O placar mais elástico do Palmeiras no ano não aconteceu por acaso. Vencer o Melgar no Allianz Parque estava no planejamento de Luiz Felipe Scolari, porém havia também mais um objetivo a ser cumprido: aumentar a eficiência do ataque palmeirense sem sofrer sustos. E ele foi atingido. RelacionadasApós início irregular em […]

O post Contra Melgar, Palmeiras pôde celebrar melhor noite de equilíbrio em 2019 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O placar mais elástico do Palmeiras no ano não aconteceu por acaso. Vencer o Melgar no Allianz Parque estava no planejamento de Luiz Felipe Scolari, porém havia também mais um objetivo a ser cumprido: aumentar a eficiência do ataque palmeirense sem sofrer sustos. E ele foi atingido.

O time acumulou 16 finalizações, com oito em direção ao gol e três mexidas no placar. O equilíbrio foi fundamental para ser a noite mais eficiente do ano. Na derrota para o Corinthians por 1 a 0, por exemplo, o Palmeiras finalizou 25 vezes, mas só acertou o gol em uma dessas tentativas. Finalizou mais, claro, porém sem qualidade e eficiência.

Na outra partida em que também acertou oito vezes o gol, balançou as redes as mesmas três vezes, mas sofreu muito mais do que gostaria defensivamente. Foi contra o Ituano, único adversário a marcar dois gols no Palmeiras nesse ano, e terceiro que mais incomodou a defesa alviverde em chutes a gol, somando 13 ao fim da partida (um a menos do que Junior Barranquilla e Red Bull). O Melgar, porém só concluiu seis jogadas em todo o duelo.

O time que entrou em campo na noite da última terça-feira caminha para ser a linha titular de Luiz Felipe Scolari. Diferente da estreia na Libertadores diante do Junior Barranquilla, apenas Deyverson substituindo Borja. Dificilmente os quatro homens de frente perderão posição (Dudu, Scarpa, Goulart e Deyverson), enquanto o Antônio Carlos deve deixar a equipe para a entrada de Luan, quando estiver recuperado. Os laterais podem variar de acordo com o adversário, mas a chamada base titular inicial parece já estar definida para 2019.

O post Contra Melgar, Palmeiras pôde celebrar melhor noite de equilíbrio em 2019 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/contra-melgar-palmeiras-pode-celebrar-melhor-noite-de-equilibrio-em-2019/feed/ 0
Com apenas quatro gols sofridos, Palmeiras tem melhor início defensivo dos últimos 30 anos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-apenas-quatro-gols-sofridos-palmeiras-tem-melhor-inicio-defensivo-em-30-anos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-apenas-quatro-gols-sofridos-palmeiras-tem-melhor-inicio-defensivo-em-30-anos/#respond Thu, 07 Mar 2019 19:04:16 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/03/07/com-apenas-quatro-gols-sofridos-palmeiras-tem-melhor-inicio-defensivo-em-30-anos/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) Com apenas quatro gols sofridos em 2019 nos seus dez jogos disputados na temporada, o Palmeiras atingiu a melhor marca de sua defesa nos últimos 30 anos levando em consideração os dez primeiros compromissos de cada temporada – por competições e amistosos. Em 1989, sob o comando de Emerson Leão, o […]

O post Com apenas quatro gols sofridos, Palmeiras tem melhor início defensivo dos últimos 30 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

Com apenas quatro gols sofridos em 2019 nos seus dez jogos disputados na temporada, o Palmeiras atingiu a melhor marca de sua defesa nos últimos 30 anos levando em consideração os dez primeiros compromissos de cada temporada – por competições e amistosos. Em 1989, sob o comando de Emerson Leão, o time levou apenas três gols no mesmo período.

Na atual temporada, o time de Luiz Felipe Scolari tem nove jogos pelo Campeonato Paulista e um na Copa Libertadores. Dos tentos sofridos, três aconteceram no Allianz Parque e outro como visitante, contra o Red Bull, em Campinas.

No ano passado o Palmeiras conquistou a segunda maior série sem sofrer gol da história. Foram nove partidas completas, só atrás de Zetti, que ficou 12 duelos consecutivos sem ser vazado em 1987.

Veja o desempenho defensivo do Palmeiras em seus dez primeiros jogos a cada ano:
2019: 4 gols sofridos (média de 0,4 por jogo)
2018: 7 gols sofridos (média de 0,7 por jogo)
2017: 8 gols sofridos (média de 0,8 por jogo)
2016: 9 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
2015: 7 gols sofridos (média de 0,7 por jogo)
2014: 8 gols sofridos (média de 0,8 por jogo)
2013: 12 gols sofridos (média de 1,2 por jogo)
2012: 9 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
2011: 5 gols sofridos (média de 0,5 por jogo)
2010: 15 gols sofridos (média de 1,5 por jogo)
2009: 9 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
2008: 10 gols sofridos (média de 1 por jogo)
2007: 12 gols sofridos (média de 1,2 por jogo)
2006: 11 gols sofridos (média de 1,1 por jogo)
2005: 16 gols sofridos (média de 1,6 por jogo)
2004: 13 gols sofridos (média de 1,3 por jogo)
2003: 12 gols sofridos (média de 1,2 por jogo)
2002: 10 gols sofridos (média de 1 por jogo)
2001: 22 gols sofridos (média de 2,2 por jogo)
2000: 11 gols sofridos (média de 1,1 por jogo)
1999: 19 gols sofridos (média de 1,9 por jogo)
1998: 10 gols sofridos (média de 1 por jogo)
1997: 12 gols sofridos (média de 1,2 por jogo)
1996: 7 gols sofridos (média de 0,7 por jogo)
1995: 12 gols sofridos (média de 1,2 por jogo)
1994: 5 gols sofridos (média de 0,5 por jogo)
1993: 9 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
1992: 13 gols sofridos (média de 1,3 por jogo)
1991: 9 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
1990: 5 gols sofridos (média de 0,5 por jogo)
1989: 3 gols sofridos (média de 0,3 por jogo)

O post Com apenas quatro gols sofridos, Palmeiras tem melhor início defensivo dos últimos 30 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/com-apenas-quatro-gols-sofridos-palmeiras-tem-melhor-inicio-defensivo-em-30-anos/feed/ 0
Times da Premier League consultam empresário de Gustavo Gómez; Palmeiras pode se defender até certo ponto https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/times-da-premier-league-consultam-empresario-de-gustavo-gomez-palmeiras-pode-se-defender-ate-certo-ponto/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/times-da-premier-league-consultam-empresario-de-gustavo-gomez-palmeiras-pode-se-defender-ate-certo-ponto/#respond Tue, 08 Jan 2019 20:25:45 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/01/08/times-da-premier-league-consultam-empresario-de-gustavo-gomez-palmeiras-pode-se-defender-ate-certo-ponto/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras O zagueiro Gustavo Gómez pode se despedir do Palmeiras em 2019. Ainda não há uma proposta formalizada ao Milan que possa tirar o atleta do clube brasileiro, mas seu empresário, Augusto Paraja, revelou em entrevista ao programa Fútbol 780 que já está vendo o interesse da Premier League no capitão da […]

O post Times da Premier League consultam empresário de Gustavo Gómez; Palmeiras pode se defender até certo ponto apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O zagueiro Gustavo Gómez pode se despedir do Palmeiras em 2019. Ainda não há uma proposta formalizada ao Milan que possa tirar o atleta do clube brasileiro, mas seu empresário, Augusto Paraja, revelou em entrevista ao programa Fútbol 780 que já está vendo o interesse da Premier League no capitão da Seleção Paraguaia.

"Não há nenhuma oferta concreta, mas há conversas. Estamos vendo o interesse da Premier League pelo Gustavo Gómez. Espero que ele vá jogar agora ou em junho", disse em entrevista ao programa paraguaio de rádio.

O Palmeiras tem, no meio do ano, a prerrogativa de pagar mais 1,5m de euros para prorrogar o empréstimo do atleta até o meio de 2020, assim como no meio de 2020 também poderá efetuar pagamento de mesmo valor para ter o atleta em definitivo, como já informei aqui. Agora, também de forma exclusiva e em primeira mão, trago mais detalhes sobre a situação do Palmeiras em caso de proposta:

Se um clube europeu realize uma proposta de compra para o Milan, a diretoria alviverde terá de ser avisada e tem preferência, ou seja, pode cobrir essa proposta. Vale acrescentar que a proposta mínima para interromper o empréstimo de Gustavo Gómez é de 6 milhões de euros.

Caso uma oferta dessa valor ou superior seja oficializada e o Palmeiras não tenha intenção de cobri-la, Gustavo Gómez será vendido, mas o clube não fica de mãos abanando. O acordo com o Milan prevê que 60% do valor que ultrapasse os 6 milhões de euros têm de ir para os cofres do Verdão. Além disso, todo o valor pago ao Milan pelo empréstimo também tem de ser devolvido, ou seja, 1,5m de euros até agora.

O post Times da Premier League consultam empresário de Gustavo Gómez; Palmeiras pode se defender até certo ponto apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/times-da-premier-league-consultam-empresario-de-gustavo-gomez-palmeiras-pode-se-defender-ate-certo-ponto/feed/ 0
Palmeiras tem melhor temporada na defesa em 27 anos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-temporada-no-setor-defensivo-em-27-anos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-temporada-no-setor-defensivo-em-27-anos/#respond Thu, 13 Dec 2018 10:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/12/13/palmeiras-tem-melhor-temporada-no-setor-defensivo-em-27-anos/

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação) O Palmeiras de 2018 teve quatro técnicos diferentes no banco de reservas – dois deles interinos – três goleiros e uma marca de 27 anos quebrada. Desde 1991 a equipe não fechava a temporada com poucos gols sofridos como aconteceu. RelacionadasFlaco López renasce como artilheiro do Palmeiras em título do PaulistãoOpinião: […]

O post Palmeiras tem melhor temporada na defesa em 27 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras de 2018 teve quatro técnicos diferentes no banco de reservas – dois deles interinos – três goleiros e uma marca de 27 anos quebrada. Desde 1991 a equipe não fechava a temporada com poucos gols sofridos como aconteceu.

Foram 77 compromissos – 74 oficiais e três amistosos – e somente 49 tentos levados por Weverton, Jailson e Fernando Prass. Na última vez com poucos gols assim também foram 49, porém em 71 compromissos. Apesar do número absoluto ser igual, a média atual é melhor, afinal foram seis partidas a mais disputadas por Roger Machado, Felipão, Wesley Carvalho e Paulo Turra.

Prova de que o ano foi positivo para o setor defensivo é o fato de o clube ter ficado nove partidas seguidas sem ser vazado, igualando a segunda maior série da história. A maior pertence a Zetti, com 12 jogos em 1987. A sequência começou logo depois da saída de Roger e contou com os outros três treinadores. Das 77 vezes em campo, em 39 o Palmeiras não levou gol.

O post Palmeiras tem melhor temporada na defesa em 27 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-melhor-temporada-no-setor-defensivo-em-27-anos/feed/ 0
Palmeiras vence o Fluminense e recupera segurança que havia perdido nos últimos quatro jogos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-vence-o-fluminense-e-recupera-seguranca-que-havia-perdido-nos-ultimos-quatro-jogos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-vence-o-fluminense-e-recupera-seguranca-que-havia-perdido-nos-ultimos-quatro-jogos/#respond Thu, 15 Nov 2018 05:15:51 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/15/palmeiras-vence-o-fluminense-e-recupera-seguranca-que-havia-perdido-nos-ultimos-quatro-jogos/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras A noite de quarta-feira trouxe de volta ao torcedor palmeirense uma sensação ausente nos últimos quatro jogos: segurança. Diante do Fluminense, o Palmeiras voltou a deixar o gramado sem sofrer gols. A equipe Tricolor conseguiu finalizar apenas seis vezes durante toda a partida, exigindo trabalho de Weverton em apenas duas oportunidades. […]

O post Palmeiras vence o Fluminense e recupera segurança que havia perdido nos últimos quatro jogos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

A noite de quarta-feira trouxe de volta ao torcedor palmeirense uma sensação ausente nos últimos quatro jogos: segurança. Diante do Fluminense, o Palmeiras voltou a deixar o gramado sem sofrer gols. A equipe Tricolor conseguiu finalizar apenas seis vezes durante toda a partida, exigindo trabalho de Weverton em apenas duas oportunidades. Situação bem diferentes dos últimos jogos, quando Atlético-MG, Santos, Flamengo e Ceará balançaram as redes e o time de Luiz Felipe Scolari acumulou média de 15 finalizações sofridas por partida.

Contra o Atlético-MG, o Palmeiras sofreu 15 chutes a gol, sendo que oito deles exigiram trabalho do goleiro Weverton. Contra o Santos, foram sete finalizações a gol, sendo cinco delas pedindo defesa do goleiro alviverde. Contra o Flamengo, partida em que o Palmeiras menos conseguiu se impôr no Brasileirão, foram 19 finalizações sofridas, porém a péssima pontaria rubro-negra acumulou apenas quatro na direção do gol. Diante do Ceará, por conta da expulsão de Deyverson, o Palmeiras recuou e não soube eliminar os espaços, sofrendo outras 19 finalizações, com sete delas exigindo o trabalho de Weverton.

Tirando essa instável sequência de quatro jogos, o Palmeiras de Felipão sofreu três gols nos outros 14 jogos disputados pelo Brasileirão. Ainda que o sistema defensivo tenha sido vazado nesses duelos, os objetivos foram cumpridos dentro do que se esperava pela comissão técnica. Empates fora de casa contra Flamengo e Atlético-MG e vitórias diante do torcedor contra Ceará e Santos. Mérito ofensivo do elenco, que não marcou apenas contra América-MG e Internacional na invicta sequência de 18 jogos pela competição.

Nessa sequência, aliás, Felipão e seus comandados superaram o que sugere o manual dos pontos corridos: vitória em casa e empate fora. O elenco alviverde conquistou todos os 27 pontos que estiveram em disputa diante de seu torcedor e ainda venceu quatro partidas das nove disputadas como visitante. Foram 13 vitórias e cinco empates, somando 44 pontos em 54 possíveis. A campanha é irrepreensível, assim como a utilização inteligente de seu elenco e o futebol desenvolvido de acordo com a característica de cada equipe para cada partida. A segurança de que os resultados sempre apareceriam nunca deixou esse elenco, mas a segurança de deixar o gramado sem sofrer gols parecia se afastar. Só parecia.

O post Palmeiras vence o Fluminense e recupera segurança que havia perdido nos últimos quatro jogos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-vence-o-fluminense-e-recupera-seguranca-que-havia-perdido-nos-ultimos-quatro-jogos/feed/ 0
Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/#respond Thu, 01 Nov 2018 06:29:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/11/01/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras Nos primeiros 21 jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras levou 6 gols. Depois disso, foram mais quatro jogos e o mesmo número de gols sofridos. Apenas para o Boca Juniors, na Copa Libertadores da América, foram quatro tentos. Os outros dois aconteceram contra Ceará e Flamengo. A […]

O post Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Nos primeiros 21 jogos sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras levou 6 gols. Depois disso, foram mais quatro jogos e o mesmo número de gols sofridos. Apenas para o Boca Juniors, na Copa Libertadores da América, foram quatro tentos. Os outros dois aconteceram contra Ceará e Flamengo. A média caiu bruscamente.

Na zona mista, questionei Deyverson sobre quais são os erros que o Palmeiras precisa estar atento para não cair de rendimento no Brasileirão, onde agora aposta todas as suas fichas. De acordo com o centroavante, é preciso estar mais concentrado para não cometer pequenos erros que geraram os prejuízos. Observando o recorte dos últimos seis gols, uma característica chama a atenção em quatro deles. Outra, em dois.

A) JOGADAS LATERAIS PREOCUPAM? – Sim. Quatro desses seis gols sofridos nos últimas partidas começaram pelos lados.

1 – O único de bola parada: Boca Juniors abre o placar na Bombonera em falha do sistema defensivo alviverde, já que Benedetto consegue se livrar da marcação individual de Bruno Henrique e cabeceia para as redes. Esse foi o gol marcado com bola aérea em escanteio, porém outros três gols aconteceram com jogadas pelas laterais com bola no chão.

2 – Diante do Ceará, o Palmeiras sofre o gol de Artur Cabral em jogada que acontece pela esquerda da defesa alviverde. O cruzamento rasteiro acontece mesmo com o assistente tendo a marcação de Bruno Henrique e Edu Dracena, sendo que o centroavante cearense finaliza depois de Antônio Carlos não conseguir fazer o corte.

3 – Contra o Flamengo, o lançamento acontece pela direita da defesa, nas costas do zagueiro improvisado na lateral Gustavo Gómez, mas Marlos Moreno finaliza só depois de conseguir driblar Antônio Carlos e estar frente a frente com Weverton.

4 – No Allianz Parque, o Boca Juniors abre o placar depois de Villa receber passe nas costas de Diogo Barbosa e cruzar para Ábila completar para o gol ao vencer Luan na disputa individual pelo espaço. Gustavo Gómez estava fazendo a cobertura do lateral esquerdo alviverde que ficou pelo caminho.

B) LIBERDADE NO MEIO-CAMPO PREOCUPA? – Ao que parece, apenas se Benedetto estiver em campo. O atacante xeneize foi responsável por dois chutaços de fora da área que balançaram as redes do Palmeiras na semifinal da Libertadores. Na Bombonera, Benedetto tira Luan da jogada e cria espaço para o chute com drible de corpo, enquanto no Allianz Parque quem erra o tempo da bola para o bote é Felipe Melo, permitindo mais uma finalização firme, forte e bem-sucedida do atacante.

CONCLUSÃO:

Os números mostram que a média de gols sofridos pelo time de Luiz Felipe Scolari aumentou nos últimos jogos. A preocupação da comissão técnica a partir de agora certamente estará na diminuição desses equívocos que têm gerado jogadas de gol pelas laterais, enquanto os gols de Benedetto não merecem grande análise em sua conclusão, já que ele consegue driblar um marcador em uma ocasião e conta com falha de cálculo de outro na ocasião seguinte.

Nos dois confrontos com o Boca Juniors é possível identificar as principais falhas para neutralizar esse caminho que pode ser procurado por adversários e, ao mesmo tempo, entender que a margem de erro na decisiva fase da temporada traz pesadelos e prejuízos irrecuperáveis. Restam apenas sete jogos no Brasileirão e o Palmeiras está na primeira colocação com quatro pontos de vantagem. Embora nada esteja ganho pelos comandados de Felipão, a perda da liderança e do título na reta final podem ser encarados pela torcida como um grande fracasso, independente do desgaste ou da oscilação da equipe.

O post Fora da Libertadores, Palmeiras precisa focar no Brasileirão e no recente problema de seu sistema defensivo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/fora-da-libertadores-palmeiras-precisa-focar-no-brasileirao-e-no-recente-problema-de-seu-sistema-defensivo/feed/ 0
Verdão iguala marca dos anos 70 sem tomar gols em brasileiros https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/verdao-iguala-marca-dos-anos-70-sem-tomar-gols-em-brasileiros/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/verdao-iguala-marca-dos-anos-70-sem-tomar-gols-em-brasileiros/#respond Thu, 23 Aug 2018 19:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2018/08/23/verdao-iguala-marca-dos-anos-70-sem-tomar-gols-em-brasileiros/

Cesar Greco/Divulgação O Palmeiras começou o returno com o pé direito. Ops, o esquerdo, já que os gols da vitória foram marcados pelo Lucas Lima em dois petardos da ponta da grande área contra o Botafogo. Sem contar que manteve invencibilidade defensiva e igualando marcas dos anos 70 e 80 sem ser vazado no Brasileirão: […]

O post Verdão iguala marca dos anos 70 sem tomar gols em brasileiros apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Cesar Greco/Divulgação

O Palmeiras começou o returno com o pé direito. Ops, o esquerdo, já que os gols da vitória foram marcados pelo Lucas Lima em dois petardos da ponta da grande área contra o Botafogo. Sem contar que manteve invencibilidade defensiva e igualando marcas dos anos 70 e 80 sem ser vazado no Brasileirão: cinco partidas.

A maior solidez já conquistada pelo verdão em campeonatos brasileiros foi em 1973 quando ficou 10 jogos sem sofrer um mísero gol do adversário. Naquela sequência, o Palmeiras venceu Flamengo, Santa Cruz, América-RN, Desportiva – ES, Comercial – MT, Goiás, Portuguesa e Internacional, justamente o próximo adversário no Campeonato Brasileiro pela 21ª rodada. Ainda tiveram empates com Sergipe e Vasco.

O algoz da sequência foi o Corinthians que conseguiu anotar um gol no time que se tornaria hexacampeão. Leivinha e Laércio (contra) abriram 2 a 0 no primeiro tempo com menos de 20 minutos, mas Rivelino na segunda etapa descontou no Morumbi. Mas, a alegria ao final do cotejo foi dos palmeirenses.

Total de jogos sem tomar gols no Brasileiro:
1973 – 10 jogos
1976 – 7 jogos
1978 – 7 jogos
1973 – 6 jogos
1973 – 5 jogos
1983 – 5 jogos
2018 – 5 jogos*
*Marca atual

O post Verdão iguala marca dos anos 70 sem tomar gols em brasileiros apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/verdao-iguala-marca-dos-anos-70-sem-tomar-gols-em-brasileiros/feed/ 0