Arquivos Morumbi - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/morumbi/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Wed, 14 Jun 2023 08:46:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Desde início da torcida única em SP, Palmeiras é único com mais vitórias fora de casa https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-inicio-da-torcida-unica-em-sp-palmeiras-e-unico-com-mais-vitorias-fora-de-casa/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-inicio-da-torcida-unica-em-sp-palmeiras-e-unico-com-mais-vitorias-fora-de-casa/#respond Wed, 14 Jun 2023 09:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=124095

Clássicos paulistas passaram a ter somente torcedores do mandante a partir de abril de 2016

O post Desde início da torcida única em SP, Palmeiras é único com mais vitórias fora de casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras venceu mais um clássico no último domingo (11) contra o São Paulo no Morumbi pelo Brasileirão. Desde a implantação da torcida única em São Paulo, o Verdão é o único time a ter mais vitórias do que derrotas sobre os rivais como visitante.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A medida foi adotada nos estádios paulistas em abril de 2016 após decisão do Ministério Público do Estado. Desde então, o Alviverde disputou 31 clássicos fora de casa, venceu 12, empatou oito e perdeu 11; com 28 gols feitos e 27 gols sofridos.

Com o o resultado de domingo (11) São Paulo se tornou a maior vítima, com cinco derrotas para o Verdão, apesar do retrospecto negativo no Morumbi. Em seguida, o Corinthians foi superado quatro vezes na Neo Química Arena no período. Por fim, o Santos somou três revezes na Vila contra o Palmeiras daquela data até hoje.

VEJA NO NOSSO PALESTRA:
De folga, Luan joga futevôlei com ex-atacante Fred

Nesta temporada, o Maior Campeão Nacional está invicto em clássicos no geral. Contra cada um dos três rivais, o time tem um empate e uma vitória até o momento em seis jogos disputados por Paulistão e Brasileirão em 2023.

No campeonato nacional, o time som invencibilidade em clássicos desde 2021. A última derrota aconteceu no segundo turno da edição retrasada do torneio. Isso porque, em 2022, na campanha do hendeca, o Palmeiras terminou a competição com cinco vitórias e um empate contra os rivais.

Depois de mais um triunfo sobre os adversários o Alviverde agora tem nove dias de descanso para voltar a campo. O próximo compromisso do time de Abel Ferreira acontece no dia 21 deste mês contra o Bahia na Arena Fonte Nova.

O post Desde início da torcida única em SP, Palmeiras é único com mais vitórias fora de casa apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-inicio-da-torcida-unica-em-sp-palmeiras-e-unico-com-mais-vitorias-fora-de-casa/feed/ 0 Palmeiras domina clássicos fora após início da torcida única Clássicos paulistas passaram a ter torcida única a partir de abril de 2016 e, desde então, Palmeiras tem mais vitórias como visitante. Choque-rei,Morumbi,Nosso Palestra,Palmeiras clássico,Palmeiras x São Paulo,Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Palmeiras enfrenta São Paulo no Morumbi depois de duas vitórias no estádio https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-enfrenta-sao-paulo-no-morumbi-depois-de-duas-vitorias-no-estadio/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-enfrenta-sao-paulo-no-morumbi-depois-de-duas-vitorias-no-estadio/#respond Fri, 09 Jun 2023 13:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=123317

Verdão venceu Santos e Cerro Porteño como mandante no Morumbo

O post Palmeiras enfrenta São Paulo no Morumbi depois de duas vitórias no estádio apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras enfrenta o São Paulo neste domingo (11) às 16h (de Brasília) no Morumbi pela 10° rodada do Brasileirão. O Verdão volta a atuar no estádio depois duas vitórias neste ano.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Apesar de só ter enfrentado o rival no Allianz Parque em 2023, o Alviverde disputou duas partidas como mandante na casa adversária. Primeiro, o time bateu o Santos por 3 a 1 no Paulistão e, depois, superou o Cerro Porteño-PAR pelo mesmo placar na Libertadores.

Esta, portanto, é a primeira partida do Palmeiras fora de casa contra o São Paulo na temporada. Em 2022, o time de Abel Ferreira venceu duas vezes o rival em sua casa, sendo uma pelo Paulistão e outra pelo Brasileirão. Na outra oportunidade foi derrotado pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

No encontro entre os times neste ano, o clássico terminou empatado sem gols pela fase de grupos do estadual. Agora as equipes se enfrentam pelo campeonato nacional em busca das primeiras posições da tabela.

Com 19 pontos, o Palmeiras ocupa a segunda posição atrás do Botafogo. O São Paulo, por sua vez, tem 15 pontos e está em décimo quinto.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras vence mais uma na Libertadores; veja vídeo

O post Palmeiras enfrenta São Paulo no Morumbi depois de duas vitórias no estádio apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-enfrenta-sao-paulo-no-morumbi-depois-de-duas-vitorias-no-estadio/feed/ 0 Depois de duas vitórias no Morumbi, Palmeiras enfrenta São Paulo O Palmeiras venceu Santos e Cerro Porteño como mandante no Morumbi e agora enfrenta o São Paulo como visitante pelo Brasileirão. Brasileirão 2023,Morumbi,Nosso Palestra,Palmeiras x São Paulo,Palmeiras Morumbi Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Palmeiras tem quase cem mil torcedores a mais de público em relação ao mesmo período em 2022 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-quase-cem-mil-torcedores-a-mais-de-publico-em-relacao-ao-mesmo-periodo-em-2022/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-quase-cem-mil-torcedores-a-mais-de-publico-em-relacao-ao-mesmo-periodo-em-2022/#respond Wed, 19 Apr 2023 09:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=116754

Em 11 jogos na temporada, Verdão tem média consideravelmente superior ao ano passado

O post Palmeiras tem quase cem mil torcedores a mais de público em relação ao mesmo período em 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras vive grande fase dentro de campo, acompanhado de bom momento nas arquibancadas. Nesta temporada, o clube colocou quase cem mil pessoas a mais no estádio nos jogos como mandante em relação ao mesmo período do ano passado.

Até o momento, o Verdão mandou 11 partidas em 2023, sendo dez delas no Allianz Parque e uma outra no Morumbi, diante do Santos pelo Paulistão. Somados os públicos, o time juntou 413.311 torcedores presentes, o que garantiu uma média de 37.573 por jogo.

No mesmo recorte, porém na temporada passada, o Palmeiras somou 316.661 pessoas. A diferença é que todos os jogos haviam sido mandados na arena alviverde. Apesar disso, ainda que o público do Morumbi fosse desconsiderado, a média de 2023 seria bastante superior.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

É fato, no entanto, que o maior público do Alviverde não apenas no ano, mas no século, foi alcançado na casa são-paulina. Contra o Santos, 49.241 palmeirenses foram assistir ao Clássico da Saudade e viram seu time bater o rival por 3 a

Foi nesta temporada, também, que o Verdão quebrou o recorde do Allianz Parque. Depois de ter alcançado o feito em 2022, contra o São Paulo pela Copa do Brasil, o clube passou a frente com o público da partida de volta da final do Paulistão, diante do Água Santa. A decisão, que terminou em título alviverde, foi assistida por 41.444 torcedores.

Agora o Maior Campeão Nacional volta ao Morumbi com a chance de superar o número deste ano em jogo da Libertadores. Pela segunda rodada da Copa, o Verdão enfrenta o Cerro Porteño-PAR em busca de primeira vitória nesta edição. O duelo acontece às 21h (de Brasília).

LEIA MAIS:
Palmeiras treina, e Luis Guilherme comenta estreia no profissional: ‘Bateu um nervosismo ali’
Richard Ríos mora na Academia de Futebol para acelerar adaptação ao Palmeiras
Vasco confirma jogo no Maracanã e libera venda de ingressos para duelo com Palmeiras

O post Palmeiras tem quase cem mil torcedores a mais de público em relação ao mesmo período em 2022 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-tem-quase-cem-mil-torcedores-a-mais-de-publico-em-relacao-ao-mesmo-periodo-em-2022/feed/ 0 Palmeiras inicia temporada com público muito superior a 2022 Em 11 jogos na temporada, o Palmeiras tem média de público consideravelmente superior ao ano passado; quase cem mil pessoas em no geral. Allianz Parque,Morumbi,Palmeiras público,Palmeiras x Cerro Porteño-PAR,Palmeiras Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Palmeiras volta a mandar jogo da Libertadores no Morumbi após 23 anos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-volta-a-mandar-jogo-da-libertadores-no-morumbi-apos-23-anos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-volta-a-mandar-jogo-da-libertadores-no-morumbi-apos-23-anos/#respond Mon, 17 Apr 2023 11:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=116582

Última partida do Verdão no estádio como mandante, pela Copa, aconteceu na final de 2000, contra o Boca Juniors

O post Palmeiras volta a mandar jogo da Libertadores no Morumbi após 23 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras entra em campo no Morumbi nesta quinta-feira (20) para enfrentar o Cerro Porteño-PAR pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Após 23 anos, o clube volta a mandar uma partida do torneio continental no estádio.

A última vez que isso aconteceu foi na final da Libertadores de 2000, contra o Boca Juniors. Atual campeão da Copa à época, o Verdão buscava o bicampeonato, mas ficou pelo caminho contra o time argentino.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Depois de um empate em 2 a 2 em La Bombonera, os times voltaram a empatar no Morumbi, mas dessa vez sem gols, diante de 69.115 pessoas. Com a igualdade no placar agregado, a decisão foi para os pênaltis e o Boca levou a melhor.

Recentemente, o Palmeiras retomou a prática de atuar no estádio como mandante em uma partida do Paulistão. Na ocasião, o time venceu o Santos por 3 a 1, e a torcida bateu o recorde de público do clube no século, com 49.241 pessoas presentes.

A utilização do estádio faz parte de um acordo entre as diretorias de Palmeiras e São Paulo para casos em que os clubes não podem usar o próprio estádio. Nesta semana, por exemplo, ocorre um festival de rock na arena palmeirense e, por isso, ela estará indisponível.

Em grande fase não apenas no campo, mas também nas arquibancadas, o Alviverde tem elevada média de público na temporada (37.573). No último jogo, contra o Cuiabá, o clube bateu a marca de 413 mil torcedores somados em todas as partidas como mandante em 2023.

Nesta quinta-feira (20), o Verdão tem a chance de alcançar 50 mil pessoas em uma partida pela primeira vez neste século. O duelo contra o Cerro acontece às 21h (de Brasília).

LEIA MAIS:
Dudu se isola como segundo atleta com mais jogos na casa do Palmeiras
Tombense libera venda de ingressos para jogo contra Palmeiras, com preços até R$ 500
Leila Pereira critica antigas gestões e afirma: ‘Até 2014 jogadores não queriam jogar no Palmeiras’

O post Palmeiras volta a mandar jogo da Libertadores no Morumbi após 23 anos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-volta-a-mandar-jogo-da-libertadores-no-morumbi-apos-23-anos/feed/ 0 Palmeiras volta a mandar jogo no Morumbi pela Libertadores Última partida do Palmeiras no Estádio do Morumbi pela Copa Libertadores aconteceu na final de 2000, contra o Boca Juniors. Morumbi,Nosso Palestra,palmeiras morumbi,Palmeiras x Cerro Porteño-PAR,Palmeiras Morumbi Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
O que mudou no time do Palmeiras desde último duelo com Santos no Morumbi https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-mudou-no-time-do-palmeiras-desde-ultimo-duelo-com-santos-no-morumbi/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-mudou-no-time-do-palmeiras-desde-ultimo-duelo-com-santos-no-morumbi/#respond Fri, 03 Feb 2023 07:00:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=109847

Verdão enfrentou o rival no estádio durante o primeiro turno do Brasileirão 2020

O post O que mudou no time do Palmeiras desde último duelo com Santos no Morumbi apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras enfrenta o Santos neste sábado (4) às 18h30 (de Brasília) no Morumbi pela 6ª rodada do Paulistão. O Verdão mandará o clássico no estádio em função da utilização do Allianz Parque para sediar evento musical neste fim de semana.

A última vez que Palmeiras e Santos enfrentaram-se no Morumbi aconteceu em 2020, pelo primeiro turno do Brasileirão daquele. Na ocasião, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu o rival por 2 a 1, com gols de Luiz Adriano e Patrick de Paula.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Não apenas os autores dos gols, mas a maior parte do time que foi à campo naquela partida não está mais no Verdão, ou não é mais titular. O Alviverde iniciou a partida com Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Patrick de Paula e Lucas Lima; Menino, Rony e Luiz Adriano. Cinco destes atletas deixaram o clube e, a maior parte, não saiu em bons termos com a torcida.

Diogo Barbosa

O primeiro a puxar a barca foi Diogo Barbosa, negociado com o Grêmio em setembro daquele ano. Depois de duas temporadas e mais de cem jogos na lateral alviverde, ele não deixou saudade aos torcedores.

Bruno Henrique

Um mês depois, em outubro de 2020, o volante Bruno Henrique partiu para o futebol árabe. Embora não vivesse boa fase no Verdão, ele ficou marcado pela grande temporada em 2018 durante a campanha do decacampeonato brasileiro.

Lucas Lima

Contratado com alto salário em 2018, o meia nunca desempenhou metade do prometido e deixou o clube em agosto de 2021. Emprestado ao Fortaleza por seis meses, ele teve o vínculo renovado até o final de 2022, quando acabava seu contrato com o Palmeiras.

Luiz Adriano

Depois de brilhar na temporada 2020 e ser fundamental nos títulos do Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores, o atacante teve brusca queda de rendimento, aliada a mau comportamento fora de campo. Brigado com a torcida, ele rescindiu seu contrato em fevereiro de 2022.

Patrick de Paula

O último a completar a lista de saídas foi Patrick de Paula. Promessa da base alviverde teve ascensão meteórica no profissional. Aos poucos, foi perdendo espaço com Abel Ferreira e, também por fatores extracampo, ficou fora dos planejamentos do clube. Foi vendido ao Botafogo por € 6 milhões (cerca de R$ 32 milhões à época).

Mudanças no time titular

Com o passar do tempo, outras peças foram chegando ao Palmeiras e assumindo protagonismo nas mãos de Abel Ferreira. Caso o time repita a escalação da Supercopa do Brasil, irá a campo com Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.

Em comparação com o time de 2020, Murilo tomou o lugar de Luan no início da temporada passada; Piquerez chegou em 2021 e virou dono da posição; Menino foi recuado à volância ao lado de Zé Rafael, que passou a ser titular indiscutível; Veiga assumiu a meia e, em três anos, tornou-se ídolo na função; Dudu retornou de empréstimo ao Catar e manteve o alto nível e Endrick, aos 16 anos, bancou a vaga de centroavante titular da equipe.

LEIA MAIS:

O post O que mudou no time do Palmeiras desde último duelo com Santos no Morumbi apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/o-que-mudou-no-time-do-palmeiras-desde-ultimo-duelo-com-santos-no-morumbi/feed/ 0 Como era o Palmeiras no último duelo com Santos no Morumbi O Palmeiras enfrentou o Santos no estádio do Morumbi durante o primeiro turno do Brasileirão 2020 e saiu com a vitória por 2 a 1. Abel Ferreira,Luxemburgo,Morumbi,Palmeiras x Santos,Palmeiras Santos Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Dona Lourdes elege Dudu como melhor atacante que viu no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dona-lourdes-elege-dudu-como-melhor-atacante-viu-no-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dona-lourdes-elege-dudu-como-melhor-atacante-viu-no-palmeiras/#respond Tue, 15 Mar 2022 21:07:40 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=72693

Palmeirense que viralizou nas redes conversou com o NOSSO PALESTRA e também falou sobre Abel e Leila Pereira

O post Dona Lourdes elege Dudu como melhor atacante que viu no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A palmeirense Dona Lourdes, que foi infiltrada ao Morumbi para assistir ao clássico contra o São Paulo na última semana e viralizou nas redes sociais, conversou com o NOSSO PALESTRA. Ela falou sobre sua paixão pelo Verdão e elegeu Dudu como melhor atacante que já viu no clube.

– É muito legal ser palmeirense, porque você vive feliz e só te dá prazer. Sou palmeirense desde que nasci. Dudu é o melhor que já vi e sou apaixonada por ele. Tendo ele e o Weverton em campo, não precisa de mais nada – afirmou a torcedora.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Depois de ter ido ao estádio rival, ela esteve presente no Allianz Parque no jogo contra o Santos, vencido pelo Alviverde por 1 a 0. Na ocasião, ela foi presenteada por seu ídolo Dudu com uma camisa do Verdão e pôde conhecer Abel Ferreira pessoalmente.

Ao NP, a palmeirense disse estar com receio da saída do treinador, que está na mira do Benfica, de Portugal.

– Eu já tô meio triste por causa disso. Mas o time vai continuar. A falta de um soldado não deixa de fazer guerra. Mas ele tá sendo muito bom, é um cara muito diferente.

Apesar da preocupação, o treinador reafirmou em entrevista que tem contrato a cumprir e pediu tranquilidade da torcida alviverde.

Uma das pessoas que pode ser responsável pela permanência do português é a presidente Leila Pereira, muito elogiada pela torcedora.

– O Palmeiras é um clube sempre teve bons presidentes, senão não estaria como está. A Leila também é maravilhosa, acho que está indo muito bem. Apesar de ter pouco tempo na presidência, está muito bem encaminhada.

De família italiana, Dona Lourdes também é mulher de negócios assim como a mandatária do Verdão, embora trabalhe em ramo diferente. A torcedora é dona do Restaurante da Tia Lourdes, localizado em Taboão da Serra, em São Paulo.

LEIA MAIS

O post Dona Lourdes elege Dudu como melhor atacante que viu no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/dona-lourdes-elege-dudu-como-melhor-atacante-viu-no-palmeiras/feed/ 0 Palmeiras hoje: Verdão treina para enfrentar Cuiabá pelo Brasileirão Palmeiras hoje: Verdão vence na estreia da Copa do Brasil com gols de Rony e Estêvão Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Botafogo-SP – confira notas dos jogadores Palmeiras hoje: Vitórias no Feminino e no Sub-20 Palmeiras hoje: Zé Rafael retorna e Verdão se prepara para Copa do Brasil
Prejuízo do Palmeiras no Morumbi é quatro vezes maior do que no Allianz https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-prejuizo-allianz-morumbi/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-prejuizo-allianz-morumbi/#respond Mon, 24 Aug 2020 17:46:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=12628

Clube pagou R$ 130 mil de aluguel de campo ao São Paulo

O post Prejuízo do Palmeiras no Morumbi é quatro vezes maior do que no Allianz apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras precisou sair de casa para a disputa do clássico contra o Santos, neste domingo (23) e pagou R$ 130 mil de aluguel de campo para o São Paulo. O prejuízo total foi de R$ 172.278,54 com as demais despesas.

O valor é muito maior do que o clube tem pagado para atuar no Allianz Parque sem a presença de público. Em cinco partidas com portões fechados em casa o déficit foi de R$ 232.120,60, com média de R$ 43.424,12.

O custo por atuar longe do Allianz foi quase quatro vezes maior do que vinha sendo nas partidas pelo Paulistão e o confronto diante do Goiás, no Brasileiro.

O Allianz recebeu um evento da final da Liga dos Campeões entre Bayern de Munique e PSG e por isso o Palmeiras precisou atuar no Morumbi, uma vez que o Pacaembu está impossibilitado de receber partidas.

Prejuízos do Palmeiras com portões fechados:

Palmeiras 2×1 Santos (Morumbi): R$ 172.278,54 (Brasileiro)
Palmeiras 1×1 Goiás (Allianz): R$ 70.653,02 (Brasileiro)
Palmeiras 1×1 Corinthians (Allianz): R$ 41.795,16 (Paulista)
Palmeiras 1×0 Ponte Preta (Allianz): R$ 31.588,88 (Paulista)
Palmeiras 2×0 Santo André (Allianz): R$ 43.061,92 (Paulista)
Palmeiras 2×1 Água Santa (Allianz): R$ 45.021,62 (Paulista)

O post Prejuízo do Palmeiras no Morumbi é quatro vezes maior do que no Allianz apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-prejuizo-allianz-morumbi/feed/ 0
Último Palmeiras x Santos no Morumbi teve duelo entre Robinho e São Marcos https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-santos-se-enfrentam-no-morumbi-apos-mais-de-15-anos/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-santos-se-enfrentam-no-morumbi-apos-mais-de-15-anos/#respond Fri, 21 Aug 2020 13:54:11 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=12413

Times voltam a se enfrentar no Morumbi após 16 anos

O post Último Palmeiras x Santos no Morumbi teve duelo entre Robinho e São Marcos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Há mais de 15 anos que o ‘Clássico da Saudade’ não é disputado no Morumbi. Palmeiras e Santos duelaram em tantos lugares de 2004 pra cá, e neste domingo (23), os times voltam a se enfrentar na casa do São Paulo Futebol Clube.

O Palmeiras terá de sair do Allianz Parque por causa de um evento na casa palmeirense, para a transmissão da final da UEFA Champions League.

A última vez que o Verdão encarou o Santos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, foi em um jogo válido pela primeira fase do Campeonato Paulista de 2004.

Aquele foi o primeiro clássico do time de Jair Picerni após o clube subir de volta para a Série A do Brasileirão.

Mesmo com um time muito mais modesto do que o do Santos, que havia sido Campeão Brasileiro dois anos antes e tinha diversos jogadores de Seleção Brasileira, o Verdão fez um jogo de igual pra igual e quase saiu com a vitória do Morumbi.

Magrão e Vágner Love colocaram o Palmeiras em vantagem antes dos 30 minutos da primeira etapa. O atacante que seria vendido para o CSKA da Rússia meses depois, ainda perdeu um pênalti quando a partida ainda estava 1 a 0 pro alviverde.

Com a boa vantagem no marcador, a torcida do Palmeiras fazia festa e provocava o meia Diego, hoje no Flamengo, o chamando de pipoqueiro.

Apesar da boa vantagem no placar, o time do Santos buscou o empate na segunda etapa com Robinho e Renato.

O torcedor palmeirense ainda reclamou bastante do árbitro Paulo César de Oliveira, que deixou de marcar um pênalti de André Luiz, em cima de Muñoz, no final do primeiro tempo.

(Foto: Marcelo Ferreli/GazetaPress)

A escalação do Palmeiras naquela tarde foi: Marcos; Baiano, Leonardo, Glauber e Lúcio; Corrêa, Magrão, Élson (Pedrinho) e Diego Souza, Muñoz (Adriano Chuva) e Vagner Love. Técnico: Jair Picerni

O Palmeiras seria eliminado do Estadual de 2004 na semifinal, nos pênaltis, para o Paulista de Jundiaí.

Até o ano de 2007, era comum os grandes paulistas alugarem o Morumbi para mandar algumas de suas partidas. Mais tarde, o desgaste provocado pelas diretorias dos quatro rivais, fez com que o estádio parasse de ser utilizado por Corinthians, Palmeiras e Santos.

Mesmo sem a presença da torcida, será estranho após tanto tempo, ver um clássico paulista ser disputado no Morumbi, sem ser com o São Paulo em campo.

Relembre como foi o emocionante duelo entre Palmeiras x Santos pelo Paulista de 2004:

O post Último Palmeiras x Santos no Morumbi teve duelo entre Robinho e São Marcos apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-e-santos-se-enfrentam-no-morumbi-apos-mais-de-15-anos/feed/ 0 622_fb7185f8-63f7-3c27-8773-7a9cf57463f4 (Foto: Marcelo Ferreli/GazetaPress)
Palmeiras x Santos sai do Allianz Parque e será disputado no Morumbi https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-santos-morumbi/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-santos-morumbi/#respond Fri, 14 Aug 2020 00:59:13 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=11825

CBF confirmou a mudança de local da partida válida pela quinta rodada do Brasileirão, dia 23 de agosto

O post Palmeiras x Santos sai do Allianz Parque e será disputado no Morumbi apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O clássico entre Palmeiras e Santos, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, saiu do Allianz Parque e vai acontecer no Morumbi, dia 23 de agosto (domingo) às 16h.

A CBF confirmou a mudança nesta quinta-feira (13) e o motivo é porque o Allianz estará indisponível. Durante a pandemia o estádio foi adaptado para drive-in e tem recebido sessões de cinema, shows presenciais, além de eventos corporativos.

Curiosamente, Palmeiras e Santos se enfrentaram uma vez na temporada e o Peixe optou por utilizar o Pacaembu na fase de grupos do Paulistão. As duas equipes empataram sem gols.

O post Palmeiras x Santos sai do Allianz Parque e será disputado no Morumbi apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/palmeiras-santos-morumbi/feed/ 0
Especial BR-72 – Campeão! Palmeiras 0 x 0 Botafogo https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-campeao-palmeiras-0-x-0-botafogo-2/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-campeao-palmeiras-0-x-0-botafogo-2/#respond Mon, 23 Dec 2019 15:44:00 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/23/especial-br-72-campeao-palmeiras-0-x-0-botafogo-2/

O Palmeiras foi campeão paulista invicto de 1972 empatando sem gols o jogo decisivo com o São Paulo, em setembro. O Palmeiras foi campeão brasileiro em 1972 (perdendo apenas 4 jogos) empatando sem gols com o Botafogo, no Morumbi. O melhor time do campeonato foi também o melhor na partida única. O Botafogo do treinador […]

O post Especial BR-72 – Campeão! Palmeiras 0 x 0 Botafogo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O Palmeiras foi campeão paulista invicto de 1972 empatando sem gols o jogo decisivo com o São Paulo, em setembro. O Palmeiras foi campeão brasileiro em 1972 (perdendo apenas 4 jogos) empatando sem gols com o Botafogo, no Morumbi. O melhor time do campeonato foi também o melhor na partida única.

O Botafogo do treinador Leônidas não teve o goleiro Wendel, lesionado na clavícula esquerda. Cao, goleiro do clube que perdeu o último jogo do Robertão de 1969 para o Palmeiras, foi o titular. Jairzinho não estava 100%, assim como o palmeirense Dudu, com problemas no joelho.

Antes de a bola rolar no sábado à tarde, antevéspera do Natal, a polêmica começou desde a escolha do Morumbi. Apesar de o Palmeiras ter o mando de campo, o clássico ser disputado no estádio do São Paulo foi determinação da CBD. Oswaldo Brandão não gostou. "Antonio do Passo [diretor] manda na entidade. Os cariocas mandam no futebol brasileiro e fazem o que querem. Por isso escolheram o estádio do São Paulo e não o Pacaembu".

O treinador palmeirense também criticou os cartolas paulistas. "A FPF aceita tudo que vem da CBD e não faz nada".

A metralhadora de Brandão também chegava às arbitragens. Até para defender o Corinthians, eliminado na semifinal do BR-72 pelo Botafogo. "Têm muitas coincidências a favor do futebol carioca… No Maracanã, [na outra semifinal], o Sebastião Rufino não deu um pênalti claro no Sicupira [Corinthians], não marcou falta no Ado no gol da virada do Botafogo [NR: aqui não houve nada], e ainda anulou outro lance de gol legal do Corinthians".

Brandão queria Armando Marques no apito. O árbitro que o Botafogo não queria pintado de preto e branco. (E que teria má atuação na partida entre Palmeiras e Botafogo da Libertadores-73, quando mais uma vez prejudicou o time de Brandão…).

Agomar Martins foi o escolhido pela CBD. Sem a aprovação do treinador: "ano passado ele apitou muito mal um jogo nosso contra o mesmo Botafogo".

As críticas do velho mestre sobravam até para o palmeirense: "nossa torcida é fria e desinteressada. Para piorar, o jogo sábado vai pegar as lojas abertas para as compras de Natal. Seria melhor para o público e para a renda que fosse à noite".

O elenco palmeirense estava confiante. Mas atento. "Não podemos nos desesperar como no jogo contra o São Paulo quando levamos um gol e nos desorganizamos", disse o jovem craque Luís Pereira. "Mas vai dar pra ganhar".

"A derrota pro São Paulo nos abriu os olhos", disse Madurga.

Ademir da Guia também preferia o Pacaembu. "O gramado está pior do que o do Morumbi, mas nós o conhecemos melhor".

10D3B0CA-73EF-4A2C-9F60-7AF26A7F0819

Nei era outro que sabia que o empate bastaria. "Estou melhorando. Perdi 2 kg. Fiz o gol da classificação contra o Inter depois de perder muitos gols nos últimos jogos. Ainda estou apanhando muito dos zagueiros, mas já sei como aguentar as pancadas".

F85362B6-4FF6-4705-A391-93C037105F35

O treinador Leônidas do Botafogo sabia sabia da força do rival, que desde 1964 não era vencido pelo clube carioca: "Palmeiras chega a irritar o adversário de como esse time sabe ficar com a bola".

O DIA DO JOGO

Clovis Rossi, escrevendo em O ESTADO DE S.PAULO, 40 anos antes de trocar o Nosso Palmeiras pelo Barcelona dele, já fazia as dele dizendo que seria muito melhor para o torneio uma final entre Palmeiras x Corinthians. E que por isso o clima não era de decisão na cidade…

Mas era preciso conter o ambiente festivo no elenco. Raul Marcel, goleiro reserva, havia se casado na terça-feita antes do empate com o Inter, no Pacaembu. Leivinha, goleador do Palmeiras no BR-72, casou na quinta-feira, com a bandeira do Palmeiras no altar, já classificado para a finalíssima.

A lua de mel seria depois da decisão de sábado, na Europa. História parecida com a de Ademir da Guia, cujas núpcias foram na véspera da conquista da Taça Brasil de 1967, no terceiro jogo contra o Náutico, no Maracanã

O Palmeiras chegava confiante e favorito ao Morumbi. O Botafogo iria a campo com dois meses de salários atrasados. (Seria campeão brasileiro em 1995 com salários atrasados em cinco meses…)

Não vieram tantos botafoguenses a São Paulo. Apesar do "milagre econômico" de 1972, não era barato o transporte. Pela Ponte Aérea custava 128 cruzeiros a passagem. O trem mais barato até São Paulo era 14 cruzeiros. Ônibus saía por 22. Ainda assim chegaram 64 ônibus cariocas.

Não era fácil chegar à época ao afastado Morumbi. No sábado à tarde, 23 de dezembro, mais difícil ainda. O Palmeiras queria jogo 21h, com o comércio ja fechado das últimas compras natalinas. Mas não houve jogo para a CBD.

Para piorar, choveu muito forte a partir das 14h. Chuva que não parou até 15h30. O que fez com que arbitragem e CBD, com anuência dos clubes, adiassem o pontapé inicial em meia hora. E ainda assim teve gente chegando depois do primeiro apito do árbitro.

Como acontecia até os anos 1980, o atraso inicial foi ainda maior. O Palmeiras só veio a campo 16h35. O Botafogo faria pior: 16h45. O time palmeirense ficou na chuva se aquecendo com o excelente preparador Hélio Maffia. Ele não deixava os atletas darem entrevistas naqueles 10 minutos para não perderem o aquecimento.

4B7C6423-30AD-422B-A7A4-B1F5DCDA1716

O time carioca entrou vaiado também pelo atraso de mais de 15 minutos. As equipes então se perfilaram e ouviram o Hino Brasileiro, ainda não obrigatório nos estádios.

PRIMEIRO TEMPO

Com 50 minutos de atraso a bola rolou. O Palmeiras foi sempre melhor, administrando com inteligência e eficiência o empate que lhe dava o título pela melhor campanha na primeira fase do BR-72.

A primeira chance foi paulista. Ademir da Guia lançou Madurga que passou por Osmar (zagueiro da seleção olímpica) e chutou fora, aos 8 minutos. Aos 16, Brito (campeão do mundo pelo Brasil em 1970) salvou gol de Leivinha.

O camisa 8 e artilheiro palmeirense no BR-72 teria outra boa chance aos 32 (já com os refletores acesos desde os 25 minutos). Aos 34, ele marcou um gol, mas o lance foi anulado por impedimento de Nei.

O time carioca não conseguiu chegar à meta de Leão. Os laterais Eurico e Zeca não deram espaço para os pontas Zequinha e Ademir.
ACEDA9EF-D30E-4037-97C9-C72F6159857E

Luís Pereira foi perfeito por cima e por baixo.

Dudu também anulou Jairzinho. Ademir da Guia foi o melhor da primeira etapa, armando e cadenciando o jogo, e também dando um pé a Dudu. Madurga e Edu (também porque orientado a acompanhar o apoio de Marinho Chagas) não foram tão bem. Nei voltou a jogar demais, driblando muito e passando várias vezes por Valtencir.

AD0DB57F-1CB4-4AB4-AF09-01679517DBC7

INTERVALO

No intervalo, o torcedor José Lazarini Filho passou mal e morreu de infarto, aos 73 anos. Foi atendido no ambulatório do Morumbi.

O ex-diretor Arnaldo Tirone (pai do futuro presidente do clube) também não passou bem e foi para casa, desaconselhado a ouvir a decisão pelo rádio.

O repórter de televisão Gilberto Pereira levou um choque com o microfone e desmaiou, mas voltaria para trabalhar na segunda etapa.

SEGUNDO TEMPO

4F582F84-EDFA-43AA-8264-65A8F0579AA4

Leônidas substituiu Ademir pelo centroavante grandalhão Ferreti. O Lobo Fischer saiu da área e foi atacar pela esquerda.

Brandão mexeu taticamente no Palmeiras. Aproximou Leivinha mais do ataque e segurou mais Madurga.

A mexida carioca criou a única chance do Botafogo na decisão. Aos 2 minutos, Zequinha enfim passou por Zeca e cruzou para Fischer chutar e Leão fazer ótima defesa.

A partida ficou mais equilibrada. E dura. Aos 12, Jairzinho deu uma entrada dura em Alfredo que caiu desacordado. Mas logo estaria de volta à zaga.

F5E53F42-35AC-463B-9366-968710F3D4F3

Aos 15, Nei passou mais uma vez por Valtencir e chutou na rede lateral da meta de Cao. Brandão então mexeu no time. Ronaldo na direita no lugar de Edu para prender mais a bola. Logo depois saiu Dudu, que voltou a sentir o joelho. Zé Carlos entrou mais uma vez bem na cabeça da área.

FB04EE4B-9119-456E-AF6F-521FC24F165A

Aos 30, o Botafogo forçou mais. Zequinha foi para a esquerda e Fischer passou a atuar na ponta-direita. Deu na mesma. "Eu tinha certeza do título já no intervalo. Do jeito que o Palmeiras jogava e não deixava o adversário jogar, estava tudo bem encaminhado", lembra Leivinha.

O Palmeiras teve menos chances até o final. O Botafogo, nenhuma.

684BC984-7C22-447E-A7B2-6464F56999B6

Zero a zero. O melhor time do BR-72 era o campeão.

MAIS UMA FESTA

Os jogadores estavam tão felizes quanto aliviados no final. "Estávamos mortos", diz Ademir da Guia, que recebeu ainda no gramado uma coroa de "rei do Parque Antarctica", dada por um médico palmeirense. "Mas merecemos tudo isso. Ganhamos os jogos que precisávamos e empatamos quando foi necessário. Só um grande time ganha os cinco torneios que disputa como nós fizemos este ano", disse à revista PLACAR.

C8FF8FD8-5D0E-4A6B-B1CE-D2D3C44D65F8
Não teve nem volta olímpica no Morumbi. O time queria voltar o quanto antes para casa para a véspera de Natal no dia seguinte. Além da chuva forte que voltou e levou muita gente mais cedo ao vestiário.

"Foi meu melhor ano pelo Palmeiras. Não apenas pelas nossas conquistas. Mas pelo modo como joguei tantas partidas sem lesão. Nossa preparação física foi excelente", disse Ademir, ainda no vestiário festivo.

"Santo da casa não faz milagre", desabafava Alfredo. "Surgi no clube e fiquei três anos sendo emprestado até o Brandão confiar em mim. As mesmas pessoas que me criticavam hoje estão aqui no vestiário me elogiando".

4D74DAFD-2EA1-4E5D-852B-E22848CF6949

Luís Pereira, herói da decisão, era dos nais festejados no campo. Sem camisa, com a faixa de campeão no peito oferecida pela Rádio Tupi, dizia que o Palmeiras não deixou o rival atacar.

No vestiário vice-campeão, poucas lamentações. Apenas constatações e elogios ao campeão: "o Palmeiras foi o melhor time do campeonato e merecia mesmo ser campeão", disse Jairzinho, o Furacão da Copa-70. "Seria uma injustiça o Palmeiras perder esta final e também o campeonato". Palavras do treinador alvinegro Leônidas.

Leivinha defendia o futebol da equipe. "Não ganhamos os dois últimos jogos, mas soubemos ter humildade para jogar conforme o regulamento que nos privilegiou pela melhor campanha".

Também por não ter havido volta olímpica, a celebração pelo título nacional pareceu mais fria que a do título paulista invicto de 1972, 4 meses antes. A chuva, o sábado à noite, e as compras natalinas também explicam parte da "frieza".

Na saída do estádio, muitas buzinas pelas avenidas Giovani Gronchi, Morumbi, Oscar Americano, Rebouças e Nove de Julho. A Rua Augusta parou. Também pelas compras natalinas.

No clube, como de costume, sistema de som do estádio tocando o hino do clube. Chope à vontade. César Maluco de terno branco comandando a festa com a bateria da escola de samba Camisa Verde e Branco.

7C891013-7B93-47A7-96F2-5F0D5CD08C8A

FDF4A028-CFA8-4CD3-9BA3-B4BF4D45C0BD
A única preocupação da diretoria era renovar o contrato de Brandão, que vencera na véspera da decisão. Como parecia que tudo já estava definido antes mesmo de a bola rolar. O Palmeiras teve 10 pontos a mais do que o vice Botafogo. O semifinalista Inter ficou a 3 pontos do campeão.

A taça de 1m30 e 12kg da CBF ficou para o Palmeiras, oferecida por Magalhães Pinto, ex-governador mineiro, e torcedor do clube.

O Internacional pediu a anulação do jogo semifinal por entender que Ademir da Guia estava impedido no gol de empate. O processo no STJD deu em nada.

A CBD consultou Palmeiras e Botafogo se os clubes queriam participar da então deficitária Libertadores da América.

Os dois representariam o Brasil no torneio em 1973.

C922D169-FE43-4729-A310-A2D7B0935263

PALMEIRAS 0 X 0 BOTAFOGO
Campeonato Brasileiro/Final — Jogo Único
Sábado, 23/dezembro (tarde)
Morumbi
São Paulo (SP)
Juiz: Agomar Martins (RS)
Renda: Cr$ 649 445
Público: 58 287
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu (Zé Carlos) e Ademir da Guia; Edu (Ronaldo), Madurga, Leivinha e Nei
Técnico: Oswaldo Brandão
BOTAFOGO: Cao; Valtencir, Brito, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha, Jairzinho, Fischer e Ademir (Ferretti)
Técnico: Sebastião Leônidas

O post Especial BR-72 – Campeão! Palmeiras 0 x 0 Botafogo apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/especial-br-72-campeao-palmeiras-0-x-0-botafogo-2/feed/ 0 10D3B0CA-73EF-4A2C-9F60-7AF26A7F0819 F85362B6-4FF6-4705-A391-93C037105F35 4B7C6423-30AD-422B-A7A4-B1F5DCDA1716 ACEDA9EF-D30E-4037-97C9-C72F6159857E AD0DB57F-1CB4-4AB4-AF09-01679517DBC7 4F582F84-EDFA-43AA-8264-65A8F0579AA4 F5E53F42-35AC-463B-9366-968710F3D4F3 FB04EE4B-9119-456E-AF6F-521FC24F165A 684BC984-7C22-447E-A7B2-6464F56999B6 C8FF8FD8-5D0E-4A6B-B1CE-D2D3C44D65F8 4D74DAFD-2EA1-4E5D-852B-E22848CF6949 7C891013-7B93-47A7-96F2-5F0D5CD08C8A FDF4A028-CFA8-4CD3-9BA3-B4BF4D45C0BD C922D169-FE43-4729-A310-A2D7B0935263