Arquivos Luxa - Nosso Palestra https://nossopalestra.com.br/assunto/luxa/ Palmeirenses que escrevem, analisam, gravam, opinam e noticiam o Palmeiras. Paixão e honestidade. Sun, 22 Aug 2021 16:42:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Desde a demissão de Luxa, Palmeiras não ficava quatro jogos seguidos do Brasileirão sem vencer https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-a-demissao-de-luxa-palmeiras-nao-ficava-4-jogos-do-brasileirao-sem-vencer/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-a-demissao-de-luxa-palmeiras-nao-ficava-4-jogos-do-brasileirao-sem-vencer/#respond Sun, 22 Aug 2021 16:35:41 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=43377

Com 1 ponto conquistado nos últimos 12 disputados, o Verdão saiu da liderança isolada da competição e agora ocupa a segunda posição

O post Desde a demissão de Luxa, Palmeiras não ficava quatro jogos seguidos do Brasileirão sem vencer apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

A derrota para o Cuiabá, neste domingo (22), por 2 a 0, no Allianz Parque, marcou a consolidação de uma séria negativa que não ocorria desde 2020, quando Vanderlei Luxemburgo foi demitido do cargo de treinador do Palmeiras. Essa foi a quarta partida seguida no campeonato nacional sem vitória.

Com Luxemburgo, à época, foram três jogos de resultados negativos e mais um sob o comando de Andrey Lopes, o Cebola. Curiosamente, Fortaleza e São Paulo foram dois dos adversários, como agora, e os outros dois foram times que viriam a ser rebaixados, os casos de Botafogo e Coritiba.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

A série de jogos sem vencer começou com um empate diante do rival São Paulo, no Morumbi, por 0 a 0. Depois, o Verdão foi derrotado pelo Fortaleza, por 3 a 2, em casa, de virada. O time de Abel Ferreira também foi ao Mineirão e saiu derrotado pelo Atlético Mineiro, por 2 a 0. Por fim, neste domingo, mais um revés, agora contra o Cuiabá, novamente por 2 a 0, novamente em seus domínios.

Com um ponto conquistado nos últimos 12 disputados, o Palmeiras saiu da liderança isolada da competição e agora ocupa a segunda posição, podendo ver o líder, Atlético, abrir oito de vantagem na ponta do Brasileirão. O Verdão volta a campo no próximo sábado (28), diante do Athletico, noAllianz Parque.

LEIA MAIS

O post Desde a demissão de Luxa, Palmeiras não ficava quatro jogos seguidos do Brasileirão sem vencer apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/desde-a-demissao-de-luxa-palmeiras-nao-ficava-4-jogos-do-brasileirao-sem-vencer/feed/ 0
Da derrota à queda: o último tempo de Luxemburgo no Palmeiras https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-derrota-a-queda-o-ultimo-tempo-de-luxemburgo-no-palmeiras/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-derrota-a-queda-o-ultimo-tempo-de-luxemburgo-no-palmeiras/#respond Fri, 16 Oct 2020 09:00:46 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=17925

Entenda como se deu a construção temporal entre a demissão moral e a oficial de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras

O post Da derrota à queda: o último tempo de Luxemburgo no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

O jogo não havia começado. Luxemburgo comentara com pessoas próximas que se sentia receoso com o trabalho que fazia no Palmeiras. A falta de respostas o incomodava. O jogo que viria a acontecer era preponderante pra entender como a mensagem estava sendo assimilada.

A tentativa foi de abrir ao elenco a chance de: “joguem, a oportunidade está dada”. A falta de retorno foi alarmante. O time fracassava em campo e as alternativas derretiam. Com a derrota acachapante, em casa, o que era um pensamento foi se traduzindo em ação.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Ciente de que não havia como seguir, Luxa avisaria de sua saída. Reconsiderou a opção com a ciência de uma reunião aconteceria mais tarde, com menos calor. Decidiu, então, esperar. Sabia que se fosse demitido, carregaria ganhos físicos e morais. Deixou com que o clube liderasse a queda.

Antes ainda desse momento, o comandante foi à sala de coletivas do Allianz Parque. A entrevista foi gravada. Seguia-se um protocolo dele, como profissional, e do clube, como cortina de fumaça. O material seria exibido depois que as coisas fossem esclarecidas sobre o futuro. A delegação, então, retornou à Academia de Futebol.

Tempo suficiente para que a direção pudesse entender o entorno. Lideranças de arquibancada e patrocinador master, além do comitê gestor, foram lidos e ouvidos. Além de tudo, o pós-jogo do torcedor comum, que influenciou, sim, na caneta alviverde.

Em uma reunião bastante breve, a decisão foi oficializada e Luxemburgo foi comunicado que não continuaria no cargo – algo que ele já havia colocado como posição própria. Por meios tortos, a decisão se construiu e o treinador deixou o comando do Verdão.

A construção temporal entre a demissão moral e a oficial foi relacionada ao esfriar de cabeças e a chance de alinhar muitas visões que lideram o clube. Com todos os lados checados, e com uma pressão insustentável que veio das redes sociais, o trabalho foi interrompido.

LEIA MAIS

O post Da derrota à queda: o último tempo de Luxemburgo no Palmeiras apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/da-derrota-a-queda-o-ultimo-tempo-de-luxemburgo-no-palmeiras/feed/ 0
Luxemburgo rebate ‘mudanças tardias’ no Palmeiras e explica ausência de Patrick de Paula https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxemburgo-rebate-mudancas-tardias-no-palmeiras-e-explica-ausencia-de-pk/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxemburgo-rebate-mudancas-tardias-no-palmeiras-e-explica-ausencia-de-pk/#respond Mon, 21 Sep 2020 10:00:30 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=15572

Após as mudanças no sistema ofensivo promovidas pelo treinador, o Verdão passou a criar mais e chegou a inaugurar o marcador

O post Luxemburgo rebate ‘mudanças tardias’ no Palmeiras e explica ausência de Patrick de Paula apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Durante boa parte do empate diante do Grêmio em 1 a 1, neste domingo, pelo Brasileirão, a estratégia do Palmeiras foi atrasar suas linhas e esperar um contra-ataque que daria números finais ao jogo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.

A tática adotada, no entanto, culminou na escassez de chances criadas até que o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por descongestionar o meio-campo ao promover a entrada de Wesley e Luiz Adriano, faltando apenas 22 minutos para o fim do jogo.

Questionado a respeito da demora para colocar uma equipe mais leve em campo, o comandante explicou que Verdão está focado em duas competições.

– Temos um jogo na quarta, mas tinha esse jogo hoje como importante. As mudanças foram para ganhar o jogo, a gente queria isso. Estamos preparando os jogadores para o Brasileiro e Libertadores, não estamos focando uma competição. Luiz Adriano e Veron estão vindo de lesões, ficaram no banco, entraram no segundo tempo e conseguimos jogar o Grêmio para trás. Conseguimos ter a transição ofensiva melhor e contra golpear, assim foi o gol. Não vou colocar o resultado na responsabilidade de preservar ou não – comentou.

Luiz Adriano perdeu o duelo no alto e viu o Palmeiras sofrer o empate no sul Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

A ausência de Patrick de Paula, que sequer foi relacionado nas duas últimas partidas, também foi assunto da entrevista coletiva concedida pelo treinador.

– Patrick vem de uma estafa de tantos jogos seguidos, precisa recondicionar. Está tudo sendo feito como deve – destacou.

saudades do meu patrick de paula— alanis ⓟ (@alanislopess) September 20, 2020

Líder isolado do Grupo B da Libertadores, o Verdão pode selar sua classificação para as oitavas de final da competição já nesta quarta-feira, quando enfrenta o Guaraní, do Paraguai, no Defensores del Chaco.

– Jogo importante, eles têm seis pontos, a gente tem nove. É um time muito forte fisicamente, jogadores altos, jogam na força. Temos condições de fazer um bom jogo como fizemos em La Paz – finalizou.

LEIA MAIS:
Luxemburgo: ‘Por não precisar do segundo gol, era pra segurar mais a bola’
Palmeiras é o segundo time que mais empata no Brasileirão 2020
Melhor em campo, Gabriel Menino fala sobre empate: ‘Agora é em busca da Libertadores’

O post Luxemburgo rebate ‘mudanças tardias’ no Palmeiras e explica ausência de Patrick de Paula apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxemburgo-rebate-mudancas-tardias-no-palmeiras-e-explica-ausencia-de-pk/feed/ 0 50365373842_a3a8c245a7_k Luiz Adriano perdeu o duelo no alto e viu o Palmeiras sofrer o empate no sul Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Chega, Luxa! Sua história não merece isso https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/chega-luxa-sua-historia-nao-merece-isso/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/chega-luxa-sua-historia-nao-merece-isso/#respond Thu, 03 Sep 2020 13:23:28 +0000 https://nossopalestra.com.br/?p=13636

Arrumei alguns desafetos para defender o novo trabalho, mas faltam argumentos

O post Chega, Luxa! Sua história não merece isso apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Professor Luxa, escrevo pra você como um fã. Meu pai falou, desde que me conheço por gente, que você foi o maior treinador que o Palmeiras dele já teve. Sempre me disse que eu não tive a sorte de ver a máquina que você montou quando eu ainda era um projeto de maternidade. Chegou, então, a hora de ajustar essa questão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Quando você foi contratado, eu não achei a opção mais compreensível do mundo, mas meu pai me contou de inúmeros episódios sobre seu trabalho, seu arrojo, sua história, suas conquistas. Era tudo muito vivo pra ele ao ponto de me gerar a segurança e a confiança pra te enxergar da mesma forma. A esperança nasceu pra mim.

Confesso que arrumei alguns desafetos por defender esse novo trabalho, suas ideias e propostas, mas, dia a dia, me vejo obrigado a argumentar única e exclusivamente baseado no passado. Não encontro opções e linhas de pensamento formuladas no que vejo, mas no que ouço dizer.

Não acho que valha a pena continuar a ultrajar uma história tão linda. A cada hora e fracasso novos, temos de recorrer e colocar pra jogo uma memória querida. Tirar do ambiente afetivo e incólume para ser devorada de forma selvagem pelas necessidade que temos por agora. É um usucapião do que vivemos.

Meu pai, seu maior fã, foi se deitar desconcertado com o que assistia pela televisão na noite passada. Decepcionado, mesmo. O Palmeiras de Luxa não se encaixa com o qual ele construiu como real. Não sabemos de quem é a culpa, não podemos ver, por isso, então, conjecturamos e tudo leva a crer que seu trabalho, professor, não aconteceu.

Cuide do legado. Não vale mais a pena. A gente vai te criticar, outros dirão que aquele ídolo lendário ficou no passado. Você desgastará o que te fez ser mosaico de uma final de campeonato. A gratidão cresceu. Seu nome voltou ao troféu tanto tempo depois. Só não acho que algo melhor possa vir. Bateu no teto. A melhor hora de se encerrar o ciclo é agora.

Não dá mais. Você não merece isso. Nós não merecemos essa memória tua. Palmeiras e Luxemburgo tem que ser sinônimos de vitória. Pra sempre.

LEIA MAIS:
+ Um grande jogo – em 1979: Palmeiras 1 x 1 Internacional
+ Luxemburgo: ‘O Internacional inibiu nosso jogo’
+ Atuações: Luiz Adriano se salva em noite de desempenho fraco

O post Chega, Luxa! Sua história não merece isso apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/colunas/chega-luxa-sua-historia-nao-merece-isso/feed/ 0
Se cuida professor! Luxemburgo passará por cirurgia nesta quinta-feira, 25 https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tecnico-do-palmeiras-luxemburgo-passara-por-cirurgia-nesta-quinta-feira-25/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tecnico-do-palmeiras-luxemburgo-passara-por-cirurgia-nesta-quinta-feira-25/#respond Wed, 24 Jun 2020 23:49:42 +0000 https://nossopalestra.com.br/2020/06/24/tecnico-do-palmeiras-luxemburgo-passara-por-cirurgia-nesta-quinta-feira-25/

Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, passará por um procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira, 25, no Hospital São Luiz, Zona Sul de São Paulo. O comandante do Verdão anunciou nas suas redes sociais que terá que ser operado devido a uma crise na vesícula na última semana. RelacionadasDiego Souza […]

O post Se cuida professor! Luxemburgo passará por cirurgia nesta quinta-feira, 25 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, passará por um procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira, 25, no Hospital São Luiz, Zona Sul de São Paulo. O comandante do Verdão anunciou nas suas redes sociais que terá que ser operado devido a uma crise na vesícula na última semana.

Luxa está com 68 anos e comanda o Palmeiras pela quinta vez na história. Um dos maiores vencedores no banco de reservas do Verdão, Luxemburgo espera uma rápida recuperação, uma vez que o elenco alviverde deve voltar a treinar com bola a partir do dia 1 de julho.

Confira o recado de Luxemburgo para a torcida alviverde!

O post Se cuida professor! Luxemburgo passará por cirurgia nesta quinta-feira, 25 apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/tecnico-do-palmeiras-luxemburgo-passara-por-cirurgia-nesta-quinta-feira-25/feed/ 0
Luxa, o amor de vó e o livro repetido https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxa-o-amor-de-vo-e-o-livro-repetido/ https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxa-o-amor-de-vo-e-o-livro-repetido/#respond Sun, 22 Dec 2019 17:00:12 +0000 https://nossopalestra.com.br/2019/12/22/luxa-o-amor-de-vo-e-o-livro-repetido/

ESCREVE LEANDRO IAMIN "Foi. Nunca será de novo. Lembre". Esta frase, convicta sentença à favor do olhar para a frente e decidida a deixar as memórias no nobre lugar destinado a elas, conclui um dos livros de minha vida, A Invenção da Solidão, do Paul Auster. Foi uma leitura marcante, e será de novo, já […]

O post Luxa, o amor de vó e o livro repetido apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>

ESCREVE LEANDRO IAMIN

"Foi. Nunca será de novo. Lembre". Esta frase, convicta sentença à favor do olhar para a frente e decidida a deixar as memórias no nobre lugar destinado a elas, conclui um dos livros de minha vida, A Invenção da Solidão, do Paul Auster. Foi uma leitura marcante, e será de novo, já que escolhi para este verão revisitar a leitura de um livro de memórias de um filho que precisa lidar com as coisas e suas consequências, objetos e pendências de um pai que acaba de morrer. Esta frase, "foi, nunca será de novo, lembre", está, inclusive, tatuada em minha pele, pelo tanto que acredito que as delícias vividas devem ser delícias contadas, lembradas, mas não revividas.

Às vezes a gente nem tem a chance de reviver, e os campeonatos de futebol, embora tenham edições anuais, não se repetem à perfeição. O Palmeiras pode voltar a Tóquio, mas será sem o Evair. Um dia Ademir da Guia vai embora. A cerveja que eu não bebi nestas décadas de proibição nos estádios eu não beberei mais, e as bandeiras que não foram feitas já não tremularam, mesmo que amanhã sejam feitas e usadas. O estádio no qual me criei já foi, não será de novo, e me resta lembrar. Como lembro de uma noite misteriosa, na qual minha avó, senhora pacata, estava agitada demais para um acontecimento do qual tínhamos pouca informação. Só sabíamos, em casa, que o "Luxemburgo pode ser que esteja lá".

Até hoje a história tem pontos cegos. A certeza é que lá pelas dez da noite a vovó chegou em casa e gritou "ele é liiiindo!" batendo palma numa alegria de criança. estávamos no meio dos anos 90, a família, de maioria palmeirense, amava Luxemburgo por seus atributos como técnico e macumbeiro, mas era notório, a despeito de meu avô que tratava o tema com a correta distância, que vó Lucy desenvolveu um interesse pelo futebol que não era esportivo. Uma paixão platônica após os 60 anos existia ali, e ela deu um jeito de conhecer, em um jantar, o então técnico do Palmeiras em sua segunda passagem pelo clube.

Um ano depois, minha vó morreu. Como no livro A Invenção da Solidão, coube aos filhos de quem se foi a tarefa de mexer nas coisas íntimas e banais de quem não voltaria para desfazer o guarda-roupa. Em dado dia, o riso foi ganhando os cômodos da casa. Não teve quem não tenha se admirado com as duas bolsas cheias de recortes de jornal com fotos do Luxa. O vô comprava o jornal, lia o dito cujo (o neto mexia às vezes pra formar caráter), a vó pegava pra jogar fora mas dava um jeito, escondido, de recortar as aparições do Luxa para poupá-lo do xixi do cachorro ou do lixo. Era uma antologia acumulada de anos de fotos de Luxemburgo, curadoria sem critério de época ou estilo. Vovó teve, nos seus últimos anos de vida, paixão profunda pelo homem que nos tirou da fila de títulos.

De modo que é este o lugar que Luxa ocupa em minha memória. Não se trata, antes de qualquer coisa, de nada pessoal. Um exercício no baú da memória serve para que o personagem se torne palatável. As coisas, no entanto, acabam – e passam a viverem em nossa memória. Minha vó acabou. O Skank, única banda futeboleira desta país, que enfiou até nomes de torcidas organizadas em músicas dos anos 90, vi dia desses, também acabou. Eu tenho um livro na minha frente para ler pela segunda vez cujo caráter central da narrativa entra em dramático conflito com o que meu time de futebol acaba de fazer. O Palmeiras apostou no "Foi, e será de novo".

Que vovó nos abençoe.

ESCREVEU LEANDRO IAMIN

O post Luxa, o amor de vó e o livro repetido apareceu primeiro em Nosso Palestra.

]]>
https://nossopalestra.com.br/palmeiras/noticias/luxa-o-amor-de-vo-e-o-livro-repetido/feed/ 0